domingo, 17 de agosto de 2014

[Resenha] Estudo independente

|
Autora: Joelle Charbonneau
Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.



1. O teste

Eu estava roendo as unhas de ansiedade para essa continuação de O teste. Fiquei muito feliz que a Única não demorou para trazê-la, e logo que recebi Estudo independente já peguei para ler. Se você ainda não leu o primeiro livro, aconselho a ler a resenha de O teste e ficar longe desta, rsrs. Se você já leu, pode ler sem medo que os spoilers são apenas do primeiro mesmo, que foi impossível de escrever a resenha sem contar o que aconteceu no anterior. São coisas óbvias, mas mesmo assim melhor não estragar a leitura, certo?

Achei essa continuação melhor que o anterior, inacreditável, né? Pois é, realmente gostei muito, acho que pelo amadurecimento dos personagens depois de tudo que passaram, e que as reviravoltas continuam surpreendendo o leitor. A autora não para de nos jogar bomba e mais bomba, rsrs. Acompanhamos agora Cia na universidade. Ela passou no Teste, teve suas memórias apagadas, mas conseguiu um meio de ainda assim saber sobre o que aconteceu nele. O problema é que ela não sabe se as mensagens que deixou para si mesma realmente são verdadeiras. É assim que nos vemos em uma trama mais uma vez onde não sabemos em quem confiar. Cia não sabe em quem confiar. E mesmo o leitor sabendo sobre os que passaram, o que eles fizeram, há novos alunos na Universidade que vieram da própria Tosu City que não fizeram o Teste, por isso mais uma vez há desconfiança e competição.

E se vocês acham que o Teste foi aquilo e deu, na Universidade há mais testes para ver em que caminho o aluno vai seguir. E não nos decepcionamos com eles, que também são cruéis e instigam os alunos a competirem. Nesse volume encontramos também rebeldes, pessoas que são contra o Teste, assim acompanhamos uma reviravolta extraordinária na trama, em que nossa protagonista acaba envolvida. 

O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade.

Cia continua corajosa, e mesmo não confiando nas pessoas, não consegue deixar ninguém para trás. Ela e Tomas agora estão namorado, mas ela sabe que nem nele pode confiar segundo a mensagem que deixou para si. Os dois seguem caminhos diferentes dentro da Universidade, mas continuam contando um com o outro, afinal, ele é a única pessoa mais próxima de família que tem, já que se conhecem há anos. 

É difícil falar de uma continuação, é muita coisa acontecendo, algumas nos surpreendem e nos chocam. Porém, é notável que a autora continua mantendo o ritmo de acontecimentos, o que nunca deixa a leitura cair. Em nenhum momento pensei "nossa que cansativo" ou "que chatice...", não conseguia largar o livro. A narrativa nos envolve, e ter uma personagem tão marcante quanto Cia ajuda mais ainda. Adorei a continuação de O teste, como eu disse, gostei mais de Estudo independente do que do anterior. Só quero reclamar do final... Enquanto no primeiro temos uma conclusão, que é o fim do Teste, nesse livro o fim acaba com a trama abruptamente. Estou louca para saber o que vai acontecer agora.

A capa é linda, a trama viciante, e os personagens são marcantes. Bem que podia ter filme, né? Eu ia enlouquecer se tivesse! Pois é o tipo de trama que prende o leitor, e tem sempre ação e reviravoltas. Mas vou sonhar menos, e por ora prefiro que a editora traga logo o terceiro livro. Leiam!

24 comentários:

  1. Poxa vida!
    Ainda não li O Teste. Acredita?
    Não me lembro de ter lido nenhuma distopia,aliás tenho certeza!
    O Teste está entre os que mais desejo adquirir.
    Depois sim,vou para o Estudo Independente. :)

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muito da maneira que a autora conduz a história.
    Eu tenho curiosidade em ler os livros, mas acho que mais para frente e não agora.
    Mas gostei da sua resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ainda não conhecia a história, mas me interessei bastante. Vou procurar saber sobre o primeiro volume, principalmente porque a continuação é melhor (é dificil disso acontecer!) <3

    Beijinhos

    Bia - www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  4. Dessa confesso pra ti de verdade que li a resenha picadinha ^^ pois ainda não li O Teste. Bem, eu AMO distopias então tenho certeza que vou amar, e já me animo mais ainda em saber que o segundo volume esta disponível =D

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e o terceiro já está saindo também! Então corre começar a ler. haha

      Excluir
  5. Gostei muito do primeiro livro O Teste, estou super ansiosa pra ler essa continuação Estudo independente, parece ser ótimo também!

    ResponderExcluir
  6. Menina você lê na velocidade da luz não é hehehe
    Adoro chegar aqui e encontrar uma resenha nova todo dia ;)
    Esse livro tem uma capa linda mas a premissa apesar de me chamar a atenção, não
    faz parte dos meus gênero favoritos, apesar da curiosidade sutil acredito que não o lerei.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena que não te chama atenção! ):
      A trama é tããão ♥ hahaha Virou uma das minhas distopias favoritas

      Excluir
  7. Amiga eu comprei o primeiro livro e ainda não li =x Como a maioria que eu compro acredita? -.-
    Mas agora que vou começar o negócio do THE BOOK JAR, com certeza terei mais chance ainda de ler o meu livro ,porque se eu sortear ele, vou ter que ler os dois da série (risos)
    E o segundo PRETENDO comprar lá na BIENAL DE SP, porque eu ainda não o tenho.
    Mas espero poder gostar bastante da história como você, porque pela sua resenha, eu vi que vc curtiu muito. Agora me fala uma coisa, será que vai ter mais continuação? Uma trilogia ou não? Qualquer coisa se vc souber vc me fala.

    E amiga posso ser sincera numa coisa?
    Eu estou triste de não poder te conhecer na BIENAL DE SP =[
    BUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Mas espero que um dia a gente possa se encontrar e trocar umas ideias de livros o/
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é, estou com vários na estante que comprei e ainda não li. hahaha
      É trilogia, tem mais um saindo. *----*

      Excluir
  8. Aina não li o primeiro livro, mas ele já esta na minha listinha de desejados e saber que a continuação não só mantem o ritmo de acontecimentos como é a té melhor já me deixa com mais vontade de lê-los <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Agosto e concorra ao Livro Rose na tempestade do autor Jon Katz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo quando é desse jeito, né? Odeio ler continuações que decaem... >-<

      Excluir
  9. Oii
    A Única editora arrasou com a rapidez do lançamento da sequência e com as capas, claro! Como louca por distopias, não via a hora de sair Estudo Independente, essa trilogia tem tudo pra virar um vício. Estou curiosa com os acontecimentos desse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li O Teste, quer dizer ainda não comprei. Mas está na minha lista pra próximas compras, não vi nenhuma resenha negativa sobre ele. Fiquei super feliz com o lançamento da continuação, assim já comprarei os dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre mesmo! Os livros são ótimos, estou ansiosa para o terceiro.

      Excluir
  11. OOOOOOOOOOOOOOI, DESSAAAAAAA <3 Que sauuuuudade, meu amooooor! E aí, tuuuuudo bom? *--* Gente, eu mal li O Teste, mas já quero esse livro, hahaha! Confesso que não curto muito distopias, mas esta é muuuuito interessante, hahahaha! <3 AAAAAAAAH, DESSAAAAAAAA, NÃO GOSTO DE SPOOOOOOOILERS :C Vou ler só metade da sua resenha, tá? Desculpa, é que pretendo ler O Teste em breve, aushuahaus :3 Huuuuuuum, fico feliz em saber que a Cia continua corajosa, hahahahha! E genteeeeee, acho que o fato de ela não confiar em ninguém, nem mesmo em seu namorado, fez com que a história ficasse mais... Verídica, digamos, pois fica muito mais bacana desconfiarmos de todos, hahahhaha! E siiiiim, bem que podia ter filmeeeee! Eu ia pirar, hahaha! *--* <3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIII JUU
      Como assim você não curte distopias? Posso te bater? u.u hahaha

      Excluir
  12. Ainda não li o teste e já lançaram o segundo livro? Preciso de O Teste imediatamente, gostei bastante dessa capa, mas ainda prefiro a do primeiro volume!

    ResponderExcluir
  13. Estou doida pra ler O Teste e a sua continuação. Como vc mesma avisou eu não vou ler essa resenha, pois não quero ler nenhum spoiler... rsrs Mas vou correndo ler a resenha de O Teste.
    Beijos!!

    ResponderExcluir