sábado, 2 de agosto de 2014

[Novidades] Andross, Belas-Letras, Callis e Gaivota

|

Olá! Confiram as últimas novidades das editoras parceiras do blog. \o/


ANDROSS

EVENTO GRATUITO UNE LITERATURA E QUADRINHOS EM SÃO PAULO

Quarta edição do Livros em Pauta acontece no dia 9 de agosto, com atividades voltadas para leitores e escritores,

Palestras, debates, mesas redondas e lançamentos estão na programação de mais uma edição do evento Livros em Pauta, que neste ano acontece no dia 9 de agosto (sábado) em novo local: na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana - São Paulo). Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Entre os temas, a maioria voltada para autores iniciantes, estão a preparação e apresentação de originais, técnicas para escrever para o público juvenil e fanfics e até regras de etiqueta para escritores nas redes sociais. O destaque fica por conta do debate de um assunto que causou polêmica no início deste ano: a simplificação de clássicos da literatura brasileira (veja programação abaixo).
Fãs de quadrinhos e literatura fantástica também têm espaço garantido em atividades criadas especialmente para eles, como adaptações de obras e personagens da literatura para HQs, narrativas de horror em várias mídias e dicas para artistas trabalharem nas grandes editoras norte-americanas de quadrinhos.

Fotos da 3ª edição


Durante o Livros em Pauta, acontece mais um encontro do Clube do Livro, com bate-papo sobre a obra O Alienista, de Machado de Assis, e o lançamento das antologias Amor nas Entrelinhas, Aquarela, Fractais da Alma, Horas Sombrias, Ponto Reverso, Utopia e Xeque-Mate, com a presença de cerca de 500 autores.

 
PROGRAMAÇÃO

11:00 até 12:30
Debate "Do original à versão final – Como funciona o trabalho de revisores, tradutores e preparadores de originais
COM Alexandre Callari e Roberto Causo. MEDIAÇÃO: Eduardo Marchiori

Palestra “Da palavra ao desenho – Como adaptar contos para histórias em quadrinhos”
COM Alex Mir

Palestra “Nem criança nem adulto – Como escrever para o público juvenil
COM Helena Gomes

Palestra "Leitura 100% – Como ler, extraindo o máximo de aproveitamento"
COM Alfer MedeiroS

Mesa-redonda "Narrativas de horror – O medo presente na literatura, games e cinema
COM Oscar Nestarez e Vicente Martin. MEDIAÇÃO: Maurício Muniz

13:00 até 14:30
Encontro de escritores das coletâneas da Andross Editora e com seus respectivos organizadores
MEDIAÇÃO: Edson Rossatto

Clube do livro: bate-papo sobre o livro "O Alienista", de Machado de Assis
MEDIAÇÃO: Grupo Traçando Livros

Mesa-redonda "Personagens da literatura ganhando vida nos quadrinhos  estudo de caso de A Liga Extraordinária e outras HQs"
COM Maurício Muniz e André Morelli. MEDIAÇÃO: Jota Silvestre

Palestra “Editoração: princípios e conceitos básicos para se tornar um editor de livros”
COM Claudiano Avelino dos Santos e Claudenir Módolo Alves

15:00 até 17:00
Lançamento das antologias literárias da Andross Editora
COM Autores da casa

Debate "Simplificação dos clássicos: democratização da leitura ou desrespeito aos originais?"
COM Guaraciaba Micheletti e Helena Gomes. MEDIAÇÃO: Bruno Anselmi Matangrano

Palestra "O segundo passo  Como apresentar seu original para uma editora"
COM Walter Tierno

Palestra “Etiqueta do blogueiro  como realizar um trabalho eficiente sem manchar sua imagemCOM Milena Cherubim e Danilo Leonardi

Mesa-redonda "De fã a escritor - O mundo das fanfics de personagens literários"
COM Rachel Escobar, Alice Reis e Carol Policarpo. MEDIAÇÃO: Petra Leão  

17:30 até 19:00
Sessão de autógrafos
COM Vários autores

Palestra "Mercado internacional  Como se profissionalizar em quadrinhos e trabalhar para Marvel e DC"
COM Klebs Júnior

Palestra “Gestão de carreira literária
COM Sandra Schamas

Palestra "Fontes da ficção  Como compor narrativas fictícias a partir de fatos reais"
COM J. Modesto

Palestra "Etiqueta do escritor  Como se comportar em eventos e em redes sociais"
COM Leandro Schulai

Mesa-redonda "Literatura Nerd  O que foi, o que é e o que será
COM Claudia Oliveira e Alexandre Callari. MEDIAÇÃO: Eduardo Marchiori


SERVIÇO:
Livros em Pauta – Encontro de leitores com escritores e outros profissionais do livro
Data: 9 de agosto
Horário: das 11h às 19h
Local: FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Rua Major Maragliano, 191 – São Paulo, próximo à estação Vila Mariana do metrô)
ENTRADA GRATUITA


BELAS-LETRAS

Os poemas de Noite Ilustrada, livro de Thedy Corrêa que a Belas-Letras lança em agosto, poderiam ser canções, cada uma com uma história para contar. Em suas noites de insônia, quando fala com ele mesmo, o vocalista da banda Nenhum de Nós está falando com o leitor. Ou, talvez, cantando para o leitor. Um convite para sentar, ler e, sobretudo, ouvir o que cada verso rabiscado numa noite de insônia tem a nos contar."Talvez tenhamos realmente perdido a dimensão do diálogo. E, com ela, a do diálogo interior. Não conversamos mais uns com os outros e não conversamos com nós mesmos. E, no entanto, a gente fala e fala muito. Mas quem se pergunta se há realmente algo a se dizer? Parece que não temos nada a dizer. Talvez, ao contrário, haja muito a se dizer", questiona a escritora e filósofa Marcia Tiburi, na apresentação do livro. Como atesta Márcia, as poesias do livro são uma conversa de Thedy. É solitário e interior o bate-papo, mas ainda assim o conteúdo é pauta para as conversas consigo mesmo de quem lê os versos do autor. "A poesia deste livro é quase uma prosa. Na verdade, é uma prosa. É uma poesia despreocupada em ser bonita ou em ser especializada, ou em fazer a frase de efeito que, infelizmente, torna o ato radical de dizer um jogo nem sempre sincero. Noite Ilustrada tem um desencantamento que se propõe desencantado mesmo. Uma sinceridade, uma confissão que, ao mesmo tempo, busca honestamente se inventar. Inventar sua expressão pelas impressões, esse brinquedo construído entre afetos e palavras, que a noite produz", acrescenta Marcia.
Noite Ilustrada ainda conta com as ilustrações feitas por 14 dos maiores quadrinistas do Brasil, que dão uma nova estética aos sons da noite aos delírios da insônia de Thedy.


CALLIS

Andy Warhol, Jorge Amado e Aleijadinho fazem aniversário no mês de agosto e são homenageados da Callis

Grandes nomes da arte e literatura têm suas vidas e obras contadas em títulos da editora

O que Andy Warhol, Jorge Amado e Aleijadinho têm em comum? Todos nasceram no mês de agosto e vão completar mais um ano de história. Em homenagem as datas comemorativas, a editora Callis preparou uma seleção de títulos que contam curiosidades sobre a vida e a obra desses grandes nomes da arte e literatura. Você não pode perder!
Confira, a seguir, as indicações de leitura:


6 de agosto: Aniversário de Andy Warhol










10 de agosto: Aniversário de Jorge Amado










29 de agosto: Aniversário de Aleijadinho











GAIVOTA

Cantos para os meus netos reúne oito poemas do escritor francês retratando o universo infantil. No primeiro deles, o leitor poderá acompanhar um diálogo de três crianças, de 5, 6 e 7 anos, discutindo sobre os animais de um zoológico. Em outro, acompanhará a relação entre um neto e um avô, transmitindo a infância com a imagem da felicidade.
Tratando de aspectos comuns ao universo infantil da época, os poemas advêm da convivência de Victor Hugo com seus dois netos. Mas, ao contrário do que se pode pensar, as crianças dos dias de hoje conseguem se identificar com o texto, pois tratam de temas frequentes, como as dúvidas frente às pequenas coisas da vida. Um exemplo disso é o poema “Deus faz as perguntas e as crianças respondem”.





Sobre o autor 
Victor Hugo (1802-1885, França) é um dos maiores poetas e escritores da literatura universal de todos os tempos. Sua obra mais famosa se chama Os Miseráveis e foi adaptada diversas vezes para o cinema e teatro. Victor Hugo foi eleito para a Academia Francesa de Letras em 1841. Foi ele quem liderou o Cénacle, reunião de artistas e jovens escritores românticos da época.

Sobre a organizadora e tradutora
Marie-Hélène Catherine Torres é professora de Literatura Francesa e de Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina e tem publicado artigos sobre tradução literária em várias revistas na França, no Canadá, na Bélgica e no Brasil. Já traduziu inúmeras obras do francês para o português.

Sobre o ilustrador
Laurent Cardon nasceu na França e radicou-se em São Paulo em 1995. Já ilustrou diversos livros para crianças e adolescentes. Além dos livros, dá aulas de cinema e dedica-se à criação de desenhos animados, comerciais, séries e longas-metragens. Para conhecer seu estúdio, entre no site: www.citronvache.com.br

Sobre a Editora Gaivota
A Gaivota, selo da Editora Biruta criado em 2011, prima pela qualidade literária, projetos gráficos ousados, instigantes, e ilustrações que encantam. Mas o desafio vai além: abordar de maneira lúdica temas muitas vezes considerados complexos ou desinteressantes, com o intuito de aproximar crianças e jovens de assuntos que parecem distantes de seu cotidiano. Esse foco não exclui obras que estimulem a fantasia e inspirem a aventura – por isso apresentamos aos jovens leitores aquilo que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira, com obras e autores premiados nacional e internacionalmente. 

19 comentários:

  1. quanta coisa boa! to de olho arregalado com o evento e os lançamentos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal o Evento Livros em Pauta, uma pena eu não poder ir.
    Gostei também do lançamento Cantos para os netos, parece ser bom e diferente.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dessa! Tudo bem? Achei super bacana esse evento, pena que não posso ir :/ De qualquer forma, adoro programas assim com bate-papos, palestras, sessões de autógrafo... E que ainda junte quadrinhos e livros, realmente adorei! E sobre os livros, fiquei super curiosa para conferir o "No Tempo de Warhol"! (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal o evento mesmo, fiquei afim de ir, mas né, moro muiiito longe. :/

      Excluir
  4. Oi
    Fiquei sabendo sobre o evento e fiquei morrendo de vontade de ir, pena que não vou. :( E eu tô louca pra ler os poemas de Victor Hugo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. OOOOOOOOOOOOOOI, Dessaaaaaa! Amorzinho, bom dia! ♥ *-* Tudo bem? Primeiramente, quero dizer mais uma vez que estou suuuuuuper feliz por ter ganho dois sorteios aqui! Hahaha, cara, é até difícil de acreditar, pois eu sempre fui azarada nessas coisas, sabe? Hahahahaha! E segundo: aah, você também á parceira da Andross, né? Hahaha! Eu queria taaanto comparecer neste evento! Sério! Mas infelizmente já gastarei um bocado de dinheiro na Bienal, hahahahaha! Aparenta ser muito legal este evento, afinal, mistura quadrinhos e literatura! Omg, que soooonho, hahahahaha! *-* E agora, esse lançamento da Belas Letras, hein? Gostei bastante do livro, ainda mais por conter poemas! Hahaha, legal, bem bacana! E que legaaaaal esses dois autores prestigiados e queridos ganharem títulos na Callis! Parabéns pra eles, que venham muitos anos de vida, hahahahaha! E caraaaaa, que livro massa esse do Cantos para os Meus Netos! Tipo, eu amo quando meus avós contam ou cantam alguma coisa, hahaha! E gostei ainda mais desse primeiro capítulo, que é a discussão de três crianças a respeito dos animais do zoológico, hahahaha! Amo contos infantis! Fiquei completamente APAIXONADA, hahahahaha! Um lançamento e tanto! *-* ♥ Ameeeeei, Dessa!

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Awn, parabéns, mesmo! Você merece. haha *-*
      Beijos

      Excluir
  6. OOOOlá :D
    Adooorei a ideia do evento \o/
    Ainda mais por ser gratuito hehehehe
    Maaas não posso ir porque não moro em SP :'(
    Esse ano estou especialmente triste por não morar em São Paulo. Primeiro porque eu estava louca para ir a Bienal. Tantos autores que eu queria pegar um autógrafo e conhecer :/ E segundo, eventos maravilhosos que eu não vou poder participar :/
    Maaas deixando isso pra lá hehehe Também amei os lançamentos das editoras!!! Tanto livro bom e pouca grana :/

    Beijos e adorei o post :)
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana mesmo, né? *-*
      Que pena não poder ir. :/
      Nem fala, fiquei triste de não poder ir na bienal! ):
      bjs

      Excluir
  7. Excelente eventos, sem dúvida.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  8. Achei bem legal o Evento, mas Pq tem que ser tão longe de onde eu moro? T.T

    ResponderExcluir
  9. Adoro estes eventos, sempre fico babando neles, mas é uma pena nunca ter onde moro ou ser pelo menos perto..quem sabe um dia dou sorte o/
    de olho nos lançamentos, meu sonho é a Bienal..um dia eu vou. beijos.

    ResponderExcluir
  10. To pensando em ir nesse evento *--* Dos lançamentos das outras editoras nenhum me chamou a atenção =/

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Agosto

    ResponderExcluir
  11. Uma das partes chatas de morar no interior é não poder participar de tantos eventos legais. Por aqui, nunca acontece nada. =(

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Infelismente na minha cidade não tem eventos desse tipo. E fica inviável que eu participe desses,por morar longe. :-\
    Gostei do livro Noite Ilustrada. :-)

    ResponderExcluir
  13. Sempre fico com raiva kkkk... Moro no interior então sempre fica difícil para mim de participar de algum evento :'( adorei a ideia geral do evento e gostaria bastante de ter ido ver a palestra "Literatura Nerd – O que foi, o que é e o que será” uma geek como eu tem ver coisas deste gênero né? hahahaha...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Também nunca tenho oportunidade de participar desse tipo de eventos. Moro em cidade pequena e a chance de acontecer esse tipo de evento por aqui é 0. :(

    ResponderExcluir
  15. Excelentes eventos! Pena que nunca posso ir em nenhum... isso que dá morar no fim do mundo... rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir