sexta-feira, 29 de agosto de 2014

[Resenha] A vivência de Clarisse

|
Autora: Isabella Danesi 
Era para ser um simples intercâmbio na Inglaterra, se não fosse o fato de Clarisse ficar hospedada na casa de sua amiga Gio, uma garota que namora nada mais, nada menos do que um dos integrantes da banda Flight 08 , de quem é fã, assim como outras garotas também. Igual a um sonho maravilhoso, a brasileira conhece e acaba se envolvendo com Mark, um dos vocalistas da banda. Porém, como saber se realmente essa ficada é para valer ou não? Como é difícil o amor nessa fase da vida! Ainda mais quando o famoso vocalista é cobiçado pela maioria das meninas, que rejeitam e até invejam a estrangeira que, aparentemente, conquistou o coração... do líder do Flight 08. Mais do que uma viagem até outro continente e outra cultura, A vivência de Clarisse é uma jornada para dentro de si mesmo, em que os conflitos da personagem são postos à tona, de forma profunda, sensível e cativante.

Recebi A vivência de Clarisse em parceria com a autora, li várias resenhas positivas e estava curiosa para conhecer a trama. Que eu lembre, é a primeira vez que leio um livro com intercâmbio no enredo, e gostei bastante da experiência. Quem nunca sonhou em poder fazer um intercâmbio, né? Deve ser muito legal, e poder ler uma história, mesmo que seja ficção, sobre o tema me agradou muito. Adorei a trama, porém, tenho algumas ressalvas a fazer mais adiante...

Clarisse recebe em sua casa Giovanna, filha de um amigo de seu tio, que mora na Inglaterra e veio fazer um intercâmbio no Brasil. As duas ficam muito amigas, e para melhorar, quando Gio voltar para seu país, Clarisse irá junto, pois também vai fazer um intercâmbio, e ficará hospedada com a família da amiga. Clair é muito fã da banda Flight 08, e poderá conhecer os ídolos de perto, pois a amiga é namorada de Scott, integrante da banda. Sua experiência é incrível, ela conhece pontos turísticos, pessoas novas, aliás, faz novas amizades. Mas o melhor de tudo é chegar perto do grupo mais queridinho. O Flight 08 tem como integrantes: Scott, Mark, Brian e Anthony. Só que a imagem que ela tinha deles muda completamente, afinal, eles são apenas rapazes. E Mark acaba se mostrando um baita galinha.

Longe da família Clair precisa aprender aos novos costumes e cultura daquele país. Além de lidar com seus sentimentos por Mark, que aparentemente só usa as garotas. Insegurança e medo são os sentimentos mais comuns para ela. Mas, nem por isso deixa de se divertir. A banda e mais vários amigos estão sempre fazendo algo juntos, o que acaba a animando e a fazendo esquecer um pouco da saudade de casa.

Entretanto, mesmo quando nos apaixonamos, devemos curtir as sensações boas proporcionadas, mas sem nos esquecer de que são transitórias, porque podem sofrer transformações, ou até acabar: nada é para sempre, como nos filmes.

A história nos apresenta uma personagem que tem a oportunidade de conhecer outro país, e além de tudo, se apaixonar. Mas convenhamos, se apaixonar logo por alguém que continuará no mesmo país quando você voltar para o seu? É triste e tal... Eu gostei da trama, mas a personagem me irritou em diversos momentos. Ela mal chega no grupo de amigos de Giovanna e já fica se achando... É claro que os meninos vão querer dar em cima dela ou implicar, afinal, ela é nova e de outro país, o mínimo que ela podia fazer era ser simpática, brincar ou relevar. Mas não, ela fica toda brabinha e falando poucas e boas logo de cara. Tipo? Fora que a achei egoísta em um momento, mais para o meio do livro, que acho que se vocês lerem irão concordar comigo, mas enfim...

De modo geral, adorei A vivência de Clarisse, é uma leitura leve, com escrita singular e envolvente. Apesar de achar a protagonista mimizenta em vários momentos gostei de acompanhar sua experiência. A autora nos traz diversos locais da Inglaterra e costumes, achei tudo muito bem desenvolvido. Até a "frieza" deles deu para notar. Eu recomendo o livro, ele é divertido e nos faz refletir sobre inseguranças e sobre o certo e errado. Quem adora as boy band's tipo One direction, The wanted, e tal, vai se encantar com a Flight 08.

15 comentários:

  1. Bem interessante o livro, é legal livros mais realistas. Vou pesquisar um pouco mais sobre "A vivencia de Clarisse"! Gostei do post :)

    http://www.turmajovem.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eles livros já esteve entre meus desejados. Não que não esteja mais, mas o tempo passou e não vejo a sinopse e a capa como via á um ano atrás.
    Gostei do seu ponto de vista, entendo quando diz que a protagonista irrita um pouco senti isso ao ler um livro ultimamente também. Mas enfim, parece um bom livro. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, vários desejados meus foram esquecidos também. hahaha

      Excluir
  3. Essas protagonistas chatas e birrentas enchem a paciência mesmo.
    Mas tirando o mimimi da mocinha,gostei da proposta do livro!


    Fiquei com vontade de ler. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta é bem bacana mesmo, pena essa personagem chatinha rs

      Excluir
  4. Poxa, estou saturada de personagem mimizenta, não tenho mais paciência pra ler. Mas achei a trama interessante, adoro histórias de intercâmbio. A capa é legal também.

    http://espiraldossonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira história com intercâmbio que leio, agora quero mais! rs

      Excluir
  5. Não gosto de livros com personagens chatas "/
    Mas tirando isso o livro parece bem legal e fofo, e essa capa é muito, muito linda...

    ResponderExcluir
  6. Achei bem legal a idéia do livro, bem diferente de tudo que venho lendo. Mas desanimei quando vc mencionei q a personagem fica meio chatinha cheia de mimimi e essas coisas me desanimam na leitura. Quando o personagem fica chato a leitura me trava um pouco mesmo que a história seja boa. Achei a capa bem bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dá muita raiva da personagem, mas dá pra relevar e continuar lendo. rs

      Excluir
  7. Oi Dessa...
    Sempre tive vontade de ler este livro, apesar de ele não ser prioridade na minha lista.
    Gosto muito de histórias assim, ainda mais com essas descrições de locais da Inglaterra.
    Todo livro tem suas ressalvas mesmo, espero gostar da leitura também.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho que não vou gostar da personagem principal, que parece meio chatinha... mas no geral gostei muito da história. Também nunca li um livro que falasse sobre intercambio, então a história me atraiu. Adoraria ler esse.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. OOOOOOOOOOOOOOI, DESSAAAAA! Tuuuuudo bem?? *--* Aaaah, adooooorei esse livroooo! Ainda maos por envolver intercâmbio no meio, hahaha <3 Vish, não gostei da personagem se achar, haha :p Tipo, é chato personagem assim, né? Olha, gostei muuuuito da história, vou solicitar o livro com a autora! *--*

    BEIJOS INFINITOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOI
      É chato mesmo, mas às vezes os personagens não podem ser sempre legais né? :P

      Excluir