segunda-feira, 25 de agosto de 2014

[Resenha] Amor até debaixo d'água

|
Autora: Torre DeRoche
O amor pode nos levar a cometer loucuras... Torre DeRoche é uma mulher urbana e independente e está muito bem sozinha. Mas, quando conhece um belo argentino em um bar em San Francisco, se sente imediatamente atraída e acaba se apaixonando. Só há um problema: em breve ele vai partir numa viagem de barco ao redor do mundo, e Torre tem pavor do mar. Agora ela precisa tomar uma difícil decisão: ver o amor de sua vida ir embora sozinho para sempre ou se juntar a ele nessa jornada emocionante. Determinada a ficar com o homem dos seus sonhos, ela abre mão de sua agitada vida na cidade, encara o medo da água e embarca com ele em uma viagem de um ano pelo mar. E, no meio do oceano Pacífico, ela terá de lutar para salvar um barco velho, esse novo amor e a própria sanidade. Tendo como cenário algumas das ilhas mais remotas e belas do planeta, Amor até debaixo d'água é ao mesmo tempo um livro de memórias, um diário de viagem e uma história de amor. Divertida, emocionante e corajosa, esta obra vai provar que existem riscos que vale a pena correr.

Me apaixonei pela trama de Amor até debaixo d'água, da Torre DeRoche, desde quando li a sinopse, e juro que não tinha percebido que era uma história real. Só fui me dar conta disto quando iniciei a leitura e li a nota da autora. Eu tive péssimas experiências com livros de histórias reais. A maioria das leituras foram maçantes, tanto que desisti de todas, mas nessa obra não teve nada que me desmotivasse a continuar. Torre consegue criar uma narrativa leve, divertida e encantadora. A sua história é espetacular, e sua forma de escrever é direta, sem rodeios, tanto que ela mesmo explica que deu uma encurtada em algumas partes e deu um jeitinho nos diálogos. Tudo facilitou, mas confesso que a cereja do bolo foi a própria Torre. Ela é uma mulher que consegue tirar sarro da própria desgraça, é impossível não se comover com ela e sua experiência absurda no Oceano Pacífico.

Torre conhece Ivan em um bar de São Francisco, e o que era para ser algo casual acaba durando mais do que o esperado. Tanto que, ela acaba aceitando velejar com esse argentino carismático e charmoso. É assim que os dois partem em uma aventura cheia de paisagens lindas, tempestades de dar medo e um amor e cumplicidade que acaba crescendo a cada dia mais. O livro narra essa viagem, de como foi para Torre enfrentar seu pior medo: O mar. Além de tudo, ela nos apresenta lugares que na nossa imaginação não deve ser nem metade tão lindo quanto na realidade. Fiquei louca de vontade de passar por todos os lugares que ela descreve.

Confesso que eu não teria um pingo de coragem de fazer uma viagem de barco, enfrentar tempestades, enjoos e tudo mais. E é isso que o livro mostra... Que devemos às vezes deixar nossos medos de lado e curtir a vida. Pode ser uma frase batida, mas é verdade: A vida é curta, simples assim. Podemos morrer de velhice, de alguma doença, não importa. É claro que não vamos nos jogar na frente de um trem. Mas deixar essa oportunidade passar seria tolice. Muitas pessoas já fizeram isso e deu tudo certo, então, Torre aproveitou a chance, e ainda do lado de alguém maravilhoso.

- ... Sabe o que mais minha mãe me disse? "Você não pode ir, porque não tem experiência de navegação numa tempestade." Quer dizer o quê? Perguntei se ela queria que eu caçasse o próximo furação e apontasse meu barco pra ele.  É como dizer a alguém que não deve fazer uma viagem de carro até que tenha alguma experiência com batidas. Ah, sim, bati o carro numa parede de tijolos em velocidade máxima, agora tenho uma certificação em batidas.

Seus relatos são angustiantes nas partes que ela sente medo e pensa que vai morrer. Acompanhamos constantemente suas dúvidas, e quase desistência, de seguir em frente. Torre é corajosa, acho que é normal sentir medo e ter receio. Ela passou, pelo menos, mais de dois anos no mar. Algo surpreendente para alguém que não pensava em entrar e velejar em um barco.

Amor até debaixo d'água é um livro que vai te cativar da primeira até a última página. Gostei muito de Torre e seu jeito descontraído e leve de viver a vida. E Ivan, dei muitas risadas com ele, achei incrível a quantidade de vezes em que ele se machucou. Os dois combinam perfeitamente, não há como negar. A leitura é rápida, me vi envolvida em uma trama tão surpreendente que nem parece que é real mesmo. Após ler esse livro, encaramos diferente a nossa própria vida... Será que devíamos nos arriscar mais? Buscar experiências novas? É impossível não pensar em tudo isso após terminar a leitura. Recomendo!

23 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha! É difícil historias reais que são boas!

    http://www.turmajovem.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ler esse livro! :)
    Sempre tive muito medo de correr riscos .O que me atrapalhou e atrapalha demais minha vida.
    Quero conhecer a história dos dois.Os medos e dúvidas da Torre.

    Enfim,gostei demais da resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom fazer algo que a gente não faria normalmente né? As melhores coisas da vida são essas!

      Excluir
  3. Adorei seu ponto de vista sobre a história. Confesso que o título e a capa não me chamou muito atenção, mas achei bacana a ideia que passou sobre a obra.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que se interessou. A obra além de ser de algo real é muito bem desenvolvida *-*

      Excluir
  4. E pensar que esse tipo de capa e titulo mais cliche me fazem querer ler o livro, acho que sou meio do contra

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia "Amor até debaixo d'água", mas acabei me encantando pelo livro lendo sua resenha. Além de eu achar a capa muito bonita.

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    não conhecia o livro e não curti a capa, mas gostei bastante da resenha :D

    bjos

    http://blog.vanessauseroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Own Dessa... Quero muito ler esse livro,
    houve um problema com minha solicitação do mês passado e acabei não recebendo,
    depois solicitei outros no lugar, mas assim que terminar a leituras desses solicitarei ele de novo...
    Desde que li a sinopse desejei loucamente esse livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solicite mesmo, a leitura é ótima, você vai adorar. *--*
      Me conta daí o que achou rsrs

      Excluir
  8. Ainda não li o livro e confesso que não é exatamente o gênero que leio constantemente, mas a sua resenha me deixou curioso. Quem sabe eu não dê uma oportunidade futuramente?

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  9. Eu já tive ótimas leituras com história reais.
    Gostei de saber um pouquinho mais sobre o livro, ainda não o conhecia.
    Leria com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Essa capa é muito diva, simplesmente amei *---------------*

    Eu tbm não sabia que Earth uma história real, e por mais que a sinopse já mostre isso, eu não havia me ligado, e eu geralmente não gosto muito de livros com histórias reais, mas se vc diz que é bom né, acho que vou dar uma chance!

    ResponderExcluir
  11. Também não fazia idéia quando li a sinopse que se tratava de uma história real. Gostei bastante da capa. Não que eu faria isso de abandonar tudo e viver no mar por alguém, mas achei legal a coragem dela ter feito e acho q nos faz refletir q as vezes devemos nos arriscar mais em algumas coisas como vc mesma falou pra ser feliz. Parece valer a pena a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita coragem mesmo. Mas também não faria uma coisa dessas. hahaha

      Excluir
  12. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Dessaaaaaaaaaa ♥ Tuuuuuuuudo bem, anjinhoooo? Espero que siiiim, hahaha! *-* Ai, gente! Esse livro me parece maravilhosa, uma pena que não comprei ele na Bienal ontem! :c Mas tudo bem, hahahaha! Ah, sabe que comigo foi ao contrário? Não gostei da história quando li a sinopse, mas recebi muitas críticas positivas deste livro, então resolvi dar uma chance, hahaha! <3 História real? Que interessante! *0* Nossa, você teve péssimas experiências com histórias reais? Que pena! Eu só tive boas, hahaha! ♥ Hehehe, conseguir tirar sarro da sua própria desgraça é foda, né? Hahahaha! Gente, adoooooro histórias que se passam em barcos, um exemplo disso é As Aventuras de Pi, hahaha! Ah, que legal essa lição que o livro nos ensina, de que devemos deixar nossos medos de lado e curtir a vida! Já fiz e faço isso, hahahah! Por isso vivo bem e intensamente! <3 Nossa, mais de dois anos no mar? o.O Ai, Dessa, você me fez ficar arrependida de não ter levado esse livroooooooooooo! :'( Hahahaha, diva sua resenha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OII JUU
      Dá uma chance mesmo, você vai amar. ♥
      Sim, todos livros reais que li me entediaram! A narrativa arrastada em todos me fez desistir. :/
      Mas esse é beeem diferente. *-*

      Excluir
  13. Não conhecia o livro, mas gostei muito da sinopse. Achei a capa bem fofinha e o fato de ser uma história real me deixou muito curiosa para saber mais sobre o livro. Realmente é difícil um livro baseado em uma história real não se tornar massante, então fiquei com vontade de ler.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a autora narrou de um jeito que nos faz amar ler! <3

      Excluir