quarta-feira, 20 de agosto de 2014

[Resenha] O guardião

|
Autor: Daniel Polansky
Hoje, quando você sair à procura de Yancey, o Rimador, e tiver de abrir caminho em meio às prostitutas, aos valentões e aos viciados loucos por mais um dia de cheirada ou um trago, você irá se deparar com o corpo de uma criança. O cadáver exala um odor que não é dele, um cheiro que recende a magia e a um lugar, se Sakra quiser, para o qual você jamais irá querer voltar. Não fique tempo demais de bobeira perto do corpo; os gélidos vão querer saber o que você fez e o que há na sua bolsa. E quando eles te pegarem, é para a Casa Negra que você irá, onde o Comandante fará uma oferta que você não terá como recusar. Bem-vindo a um mundo como nenhum outro, com uma linguagem estranha e rica e uma violência tão sombria quanto o mais negro dos noites.


Já tinha visto a capa do livro por aí, mas nunca parei para ler a sinopse, só quando o segundo volume lançou é que realmente parei para saber do que se tratava a história, e na hora fiquei encantada e ansiosa para iniciar essa série. Uma fantasia gótica que mistura investigações, como se nós estivéssemos lendo um verdadeiro romance policial, mas com elementos de um mundo mágico e fantasioso. Tudo combinou muito bem, me arrependi de não ter lido antes. O autor nos apresenta um enredo complexo e com narrativa mais adulta, mas nada que seja difícil de entender. A trama é espetacular, entrei madrugada adentro de tão envolvente que é!

O Guardião, não sabemos o nome dele, é um ex-agente da Casa Negra que ultimamente sobrevive como traficante de drogas, e até mesmo utiliza delas. Marcado fisicamente e emocionalmente pela Guerra, ele é um sujeito misterioso, e que se precisar matar, irá fazer isso. Vive na Cidade Baixa, um lugar esquecido pela Guarda, onde os pobres convivem diariamente com as gangues e várias raças que ali habitam. A Cidade Baixa é um lugar sujo, com prostíbulos, drogas e tudo que a Coroa quer longe de sua nobreza. Um dia uma menina desaparece, e dias depois é encontrada morta. Para azar do Guardião, é ele quem encontra a menina, assim, precisa conversar com seu antigo parceiro, que não fica nada animado em vê-lo. Ele vira suspeito, mas logo deixa de ser, pois seu parceiro sabe que ele não seria idiota de fazer isso e ficar na cena do crime. Então, o Guardião resolve investigar o assassinato e evitar que mais outros aconteçam, mesmo ele não sendo mais um agente, tudo é feito por baixo dos panos.

Quando eu achar o filho da puta que fez aquilo com a menina, farei com que o que aconteceu com Lábio Leporino se pareça com a carícia de um novo amor. Por tudo o que é sagrado, ele terá uma morte lenta.

Os personagens da trama são cruéis, sem escrúpulos, e mesmo o Guardião que é o "herói", tem muito disso nele, é isso o que o torna anti-herói, pois se ele tiver que fazer algo ruim e matar, não irá pensar duas vezes. Percebemos que ele é atormentado pelo que passou na Guerra, mas quando uma criança é achada morta de forma tão cruel, ele relembra o que ele próprio passou quando criança, mas principalmente vê uma forma de voltar a fazer o que fazia antes, e quem sabe se redimir? Motivos egoístas, mas que mesmo assim mostram no decorrer da narrativa que ele tem algo bom dentro dele. 

O guardião nos apresenta a arte da magia, a nobreza, a pobreza e a podridão da alma humana. O assassinato acaba sendo parte de algo bem maior do que se achava, e esses elementos todos juntos nos dão uma trama incrível, cheia de suspense e fantasia. O final me chocou, pois nem imaginava que seria daquele jeito. Só me comprovou que realmente ninguém é confiável, seja rico ou pobre. A narrativa do autor nos faz explorar um mundo pobre, com doenças e drogas, e ainda nos apresenta uma investigação de tirar o fôlego! Estou ansiosa para começar A cilada, tudo terminou muito bem no livro, então não imagino o que pode ser abordado nesse segundo volume. Vou me segurar para não ler a sinopse de novo, e assim, me surpreender novamente com a narrativa do autor. Recomendo!

27 comentários:

  1. DESSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ♥ Oooooooooi, meu amor! Que saudade! Sentiu minha falta? É, sei que não, uashasuhahsu! Mas e aí, como você tá? *-* Gente, que capa e título mais lindoooooos! <3 INVESTIGAÇÕES? Ai, que tudoooooo, haha! Entrou madrugada adentro? Nossa! Hahaha *00* Hum, gostei desse Guardião Misterioso, uashuhahsahusauhas! Ainda mais por ser um assassino! Não que eu tenha uma queda por assassinos, mas você entendeu, né? Hahahaha! PERSONAGENS CRUÉIS? Gente :o Mas de qualquer forma, gostei muuuuito desse livro! ♥ Cara, também tô ansiosa para começar A Cilada, uhashuashuas! Quer dizer, ansiosa pela tua resenha, hahahahahah! <3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOI
      Entendi, sim, pode deixar. hahaha
      Logo sai resenha de A cilada! <3

      Excluir
  2. Oi Dessa. Não solicitei o livro para a editora porque pensei, nem sei o porquê, que não iria gostar, mas pela sua resenha parece ser um livro bem legal, sem falar nessa capa que ficou show, bem chamativa.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que você não solicitou! A trama é muito envolvente.

      Excluir
  3. Confesso que não leio com muita frequência livros desse gênero. Mas até que se surgir uma oportunidade vou ler com toda certeza!
    Achei que o livro é bem interessante e cheio de fortes aventuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo. A escrita do autor é muito envolvente. E a trama também chama bastante a atenção, principalmente se você gosta de investigação + fantasia

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, achei a premissa muito interessante, gostei muito da sua resenha, fiquei bem curiosa pela leitura. Adoro livros policial, e de muitos mistérios e essa pitada de mundo fantasioso deve ficar sensacional!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ficou muito bacana essa mistura. A trama é envolvente e flui num ritmo muito bom.

      Excluir
  5. Oi
    Eu não imaginava que esse livro era tudo isso! Ele parece incrível! Já amava a capa e a sinopse, mas nem sempre elas conseguem passar tudo de bom que a obra tem. Gostei bastante da trama, já estou hiper curiosa. E não consigo não associar essa trilogia a trilogia A mão esquerda de Deus, são semelhantes em vários sentidos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me falaram isso, mas sabe que nunca li essa outra trilogia? Vou dar uma pesquisada. rs

      Excluir
  6. Nossa ele livro parece ser bem intenso...
    Não curto muito fantasia, para ser sincera poucos foram os livros que li do gênero,
    esse acredito que não seria um dos que eu leria.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro, mas adorei!!!
    Vou anotar a dica para não esquecer

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Confesso que nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas agora fiquei mt curiosa!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  9. Pra quem curte esse tipo de livro ele deve ser maravilhoso!
    Eu já não consigo me sentir muito atraída, infelizmente =/

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, a capa sem dúvida é muito louca. Gostei da sua descrição do livro também.
    Parece ser bem intensa a história. Gostaria muito de ler.
    É a primeira resenha que vejo do livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. São bem intensas as leituras desses tipo de livros, não gosto muito de livros desse tipo. Gostei da sua resenha, parabéns!

    http://www.turmajovem.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito desse tipo de livros fantasiosos e com magia, se não fosse por esse detalhe até que me atrairia, gostei bastante da resenha. Leria se não fosse os detalhes da magia e fantasia.

    ResponderExcluir
  13. Dessa, adorei sua resenha. O livro vai entrar pra lista dos que preciso ler ainda esse ano.
    Adorei seu estilo de escrita. Muito bom e inteligente.

    Beijos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ter uma trama complexa, e eu adoro isso, tbm gosto de personagens que não são de todo bom ou mal, faz tempo que não leio livros assim, adorei e quero muito ler esse *--------*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo! Bem como você disse, é complexo e ótimo <3

      Excluir
  15. Fiquei encantada com esse livro, já tinha visto a capa por aí, mas nem imaginava do que se tratava. Ele parece ser uma mistura de tudo que eu gosto, tenho certeza que irei amar!! A narrativa do autor parece ser incrível, esse eu tenho que ler!!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo! A trama é muito envolvente, e tem vários elementos que é impossível não curtir. <3

      Excluir