sexta-feira, 22 de agosto de 2014

[Resenha] Da boca pra dentro

|
Autora: Yohana Sanfer
"Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(...) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor."(Trecho da crônica "Da boca pra dentro").Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.

Recebi Da boca para dentro em parceria com a autora, e confesso que não sou muito fã de crônicas, mas resolvi me aventurar mesmo assim. E bem, não tive como não me encantar com a delicadeza da autora com as palavras. É poético! Cada crônica me tocou de uma maneira diferente, afinal, são vários temas no livro: família, amizade, amor, saudade, lembranças... Sabe quando você lê algo e pensa "Nossa, isso é tão eu!"? Ou tem aquela sensação que foi escrita para você? Então, lendo as crônicas da Yohana senti tudo isso e mais um pouco.


Soube que me amava não pelo seu pedido, nem pelo seu retorno. Nem quando me chamou de linda ou me nomeou o grande amor da sua vida. Soube que me amava quando me chamou de chata e disse que nem assim deixava de sentir o que nasceu sem porquê mas para ser até o fim.

Os capítulos falam de assuntos diversos e não seguem uma ordem, é como se autora simplesmente escrevesse o que está em seu coração e colocasse no papel sem direção ou regra nenhuma. E o maravilhoso é que ficou perfeito! E olha, apesar de ele ser bem curtinho (157 páginas), sofri para escolher os quotes, pois a cada página tinha um ótimo para mostrar para vocês. ♥

Uma leitura deliciosa, dá para ler em uma tarde, mas já aviso que ele irá dar uma nostalgia desgraçada ao falar de lembranças, uma preguiça gigante quando ela mostra que Domingo é o dia para ficar de pijama em casa e dormir a qualquer hora e fazer sentir saudades do seu amor, tanto se você tem um ou teve. Além de tudo, vai fazer você ver a vida com outros olhos. Ao mesmo tempo que Yohana nos "impõe" que a vida é real, ela também nos mostra a simplicidade das coisas. Momentos são para ser vividos. Amores são para ser preservados. E da saudade e lembrança precisa-se tirar o melhor disso para ser alguém feliz.

Como quem debocha das diversidades do tempo ou da mesmice que ameaça os casais, traduzi teu efeito em mim, poesia. Decidi que a poesia é o que compõe meus sorrisos. Assim, defini: não me canso. Te escrevo, te dedico, te publico, te jogo em linhas, te desdobro em letras e te amo porque você me faz rir.

Recomendo o livro, principalmente se você não está em um dia bom, está de mal com a vida... Da boca para dentro realmente vai ter dar novas perspectivas e lhe cativar. ;)

20 comentários:

  1. Eu gosto de crônicas e creio que adoraria ler essas.
    Lendo sua resenha,percebi que é um livro muito sensível.Como mensagens para alegrar o coração.

    Adorei!!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ler algumas crônicas de vez em quando. Sempre me faz refletir bastante e pelo o que você falou do livro, ele tem disso de tocar as pessoas.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ler mesmo, agora passei a gostar mais *O*
      Pretendo ler outras. :D

      Excluir
  3. Adorei a capa, achei bem criativa e compraria só pela capa primeiramente kkk tb não sou fã de cronicas mas estou começando e me forçar a ler pq tem muita coisa boa
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem bonita e criativa mesmo! :D
      Leia essas, você vai amar!

      Excluir
  4. Não curti a capa, mas a premissa do livro é bem curiosa...
    Se algum dia tiver oportunidade lerei com certeza.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho que não leio um livro de crônica desde que era adolescente. Na época tinha tempo para ler tudo o que queria. Hoje existe a questão do "precisar", e me atolo em livros que as vezes são bem bobos, para falar a verdade.
    Você gostou tanto dele, que até me impulsionou para quebrar essa linha tediosa das minhas leituras. ahuahauha. Seria um marco histórico para mim voltar a ler crônicas. E olhe que nostalgia é algo do qual estou correndo no momento.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal. Então leia mesmo, você vai ver que a leitura não é nem um pouco tedioso e ainda nos dá uma sensação tão boa!

      Excluir
  6. Adoro livros de crônicas, sempre me identifico com alguma. Gostei muito da sua resenha, fiquei bastante curiosa pela leitura, já quero!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Também não sou fã de crônicas. Nunca me interessei em comprar nenhum livro assim, mas achei bem legal a resenha e a forma como vc se identificou. Quem sabe seria um bom livro pra primeira leitura.. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, às vezes é bom sair da zona de conforto e ler algo diferente, né? *-*

      Excluir
  8. OOOOOOOOOOOOOOOOI, DESSAAAAAA <3 Tuuuuuuudo bem? *--* Genteeeeee, muitos blogueiros falaram bem desse livro divooo, hahaha! Olha que capa mais perfeitaaaa, hahaha :3 Aaaah, Dessa! Você recebeu esse livro de graça por parceria? Vou firmar parceria com ela também, haahahaha! E siiiiim, eu sei o que você sentiu quando leu as crônicas! A maioria dos livros me causa esse efeito, hahahha <3 Huum, eu às vezes estou de mal com a vida, hahaha! Que resenha positiva, hein? Fiquei ainda mais apaixonaaaaada pelo livro!! *--*

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito de ler cronicas também, mas gostei de saber que é meio poético.
    Ainda não conhecia o livro e nem autora, mas diante da resenha fiquei curiosa.
    Leria com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse livro não chamou minha atenção e, pois primeiro, não gosto de crônicas e segundo, o tema não me cativou.

    ResponderExcluir
  11. Não gostei da capa... Também não curto muito crônicas, então esse livro não me despertou interesse.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Érika. Apesar de não curtir o gênero, sabe que a trama é bem interessante. Vale a pena ler mesmo.

      Excluir