sexta-feira, 15 de agosto de 2014

[Resenha] Todos os meus amigos são super-heróis

|
Autor: Andrew Kaufman
Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver. É a partir de uma bela história de amor que Todos os Meus Amigos São Super-Heróis constrói um universo onde amizade, romance, profissões e cotidianos muito parecidos com os nossos ganham uma fina pátina de superpoder - ou mostra que superpoderes são apenas uma questão de ponto de vista. Tom está desesperado para que sua amada Perfeccionista volte a enxergá-lo e amá-lo. Como resolver isto sendo o único ser humano sem poderes nessa história?

Todos os meus amigos são super-heróis é um livro peculiar, eu fiquei bastante surpreendida com a trama e a narrativa. É diferente, meio maluco, mas encantador. Uma leitura leve e simples que nos passa algumas mensagens, é o tipo de livro que não dá para focar no contexto, no enredo do autor, tem que saber ler nas entrelinhas e deixar a imaginação à solta para absorver todos os detalhes singelos com que Andrew narra a história.

Tom não é um super-herói como seus amigos e sua namorada, Perfeccionista, ele é um cara comum que se torna especial perto de todos eles. Ele é o diferente. Além de não ter nenhum poder, no dia de seu casamento com Perfeccionista algo dá muito errado.. O ex dela aparece e a hipnotiza para ela achar que Tom é invisível. A partir daí todos enxergam ele, menos ela. E nem escuta.

- O que está acontecendo?
- Dor no peito.
- Aguda e persistente?
- É.
- Vai e volta?
- Sim!
- Cada vez com frequência maior?
- Agora demora menos de dez minutos para voltar.
- Eu vou mandar um médico.
- Médico de quê?
- Ele é o melhor que há.
- Me diz que médico!
- Seu coração está se partindo. - disse o Anfíbio.

Imagina ficar perto de quem se ama e ela te ignorar? Agora imagina isso literalmente, já que você realmente está invisível para a pessoa... Mas ele não desiste! Mesmo com o coração partido ele resolve seguir ela em uma viagem para tentar fazê-la enxergá-lo novamente.

A peculiaridade do livro está no fato que os poderes são muitas vezes qualidades ou defeitos de uma pessoa, algo que a tome por completo a ponto de interferir na vida e no relacionamento com os demais. Então, quando vamos descobrindo os nomes dos super-heróis, conseguimos imaginar o motivo de seu codinome. O que encanta também é a narrativa da história, ela é diferente e direta, tanto que logo acaba. A leitura é muito rápida, ainda mais que o autor nos mostra o antes e o depois do dia do casamento, além de uma descrição breve de outros super-heróis.

SR. OPORTUNIDADE
Ele bate nas portas e fica lá parado. Você ficaria surpreso se soubesse quão poucas portas são atendidas.

Todos os meus amigos são super-heróis é divertido, e apesar de terminar rápido, não tem como não amar as peculiaridades que eu citei. É um livro que faz você pensar em que tipo de super-herói é... Isso se você for algum, afinal, Tom é normal! Recomendo a leitura.

28 comentários:

  1. OOOOOOOOOOOOOOOOOIÊ, Dessaaaaaaa *-* Tuuuuuuuuuuuuuuuuudo bem, amorzinho? Primeiramente: quero te agradecer pela linda oportunidade daquele sorteio do O Jogo Perfeito, viu? Cara, aquele livro mudou minha vida. Simples assim. Uaushuashuhauhas! ♥ Obrigada, de coração. *0* E awnnnn, que livro mais lindinho! Gostei foi do nome, haha! Sabe, geralmente livros com nomes infames e gigantes são mais interessantes e diferentes '-' Hahaha, maluco? Já gostei! *-* Hum, eu tenho uma imaginação muuuuuito fértil, então acho que irei amar esse livro, uhasuhsahuasu! Aaah, sabe o que essa narrativa me lembrou? Já assistiu Sky High - Super Escola de Heróis? Então, o Will é bem diferente dos outros, não tem poder e talz. Só isso mesmo. Uaushasuhsahuhaus, achei igual, por isto que adorei! ♥ Pois amo esse filme, hahaha! E noooossa, que ex mais imbecil esse! Hahaha! Awn, achei ele adorável, por não desistir do seu amor mesmo estando invisível, uahhuas! Haha, e que legal essa de pensarmos que super heróis somos! Adooooorei esse livro, hahahahha! *-*

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOI
      own, que bom que você gostou dele. ♥
      Você irá amar mesmo, é muito divertido!
      Não lembro se já assisti esse filme, vou procurar depois *-*

      Excluir
  2. Lendo a sinopse e sua resenha,compreendi que o livro tem uma história muito diferente.
    Não tem como saber se faz meu gênero ou não...
    Se surgir uma oportunidade ,vou ler sim! :)
    Ê muito bom experimentar uma leitura diferente,do que habitualmente lemos.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, que premissa interessante do livro! Me apaixonei pela ideia central dele.
    Não conhecia o dito cujo, e estou morta justamente por isso. Como assim eu não sabia que esse livro existia? Eu quero para ontem!
    Essas pequenas particularidades dele foi justamente o que chamou minha atenção.
    Oh, droga, acrescentando outro livro na lista de desejados. rsrs

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lançamento, acho que não foi tão divulgado. :/
      Mas leia mesmo, leitura divertida e leve.

      Excluir
  4. Que livro mais fofo, nunca tinha ouvido falar dele. Óyimo, mais um pra lista.
    Me animou com a sua resenha viu?

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amo vir aqui e conhecer livros super diferente que nunca nem sequer houvi falar,
    adoro seu estilo diferenciado de leitura.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada! Tento ler de tudo, rsrs, mas só do que gosto, sabe? *O*
      beijos

      Excluir
  6. Oi, Dessa! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas já adorei de cara o título <3 haha Curti o enredo e, assim como você disse, ele parece ser bem peculiar... Ainda não sei muito bem o que esperar da história, mas caso seja algo que estou imaginando, acredito que a leitura será bem interessante para mim! Fiquei curiosa (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem bonita <3 *--*
      Se tiver oportunidade, leia! :D

      Excluir
  7. Gostei da premissa do livro, ele parece ser bem diferente e os amigos super-heróis são o tipo diferente de heróis, ele deve passar boas lições sobre a vida de uma maneira leve e divertida. Mais um livro para minha lista de desejados <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Agosto e concorra ao Livro Rose na tempestade do autor Jon Katz

    ResponderExcluir
  8. Cara, os personagens desse livro parecem ser tão cativantes! Amei! Ficou doida de vontade de ler agora. E não sei se é por se passar na cidade de Toronto, mas senti uma vibe de "Scott Pilgrin contra o mundo" nesse roteiro.
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. E acho que o que mais me chamou atenção foi o fato de ser um livro completamente diferente. Não é um clichê, nem por perto. Fiquei curiosa para saber como o Tom resolve o probleminha com a Perfeccionista.
    Beijos e palavras.
    http://smaadelino.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ter aquela pegada mais infantil e delicada que deixa a gente emotivo e com vontade de continuar lendo mais e mais. Curto muito Super-Heróis e quando eu li o titulo me chamou a atenção, li sua resenha e parece realmente o tipo de livro que gosto: divertido, leve e de certa profundidade. Vou procurar ler e descobrir qual tipo de herói eu iria ser :)

    Melhores Livros !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, ele é divertido e como você disse, profundo. *-*

      Excluir
  11. Não curti muito a sinopse, mas a resenha dá uma animadinha.
    Mas não sei se leria.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. O livro parece muito interessante e divertido, fiquei com bastante vontade de ler!

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro, e fico cada vez mais com vontade de lê-lo! Acho a trama intrigante e deliciosa! Já se vê a gama de metáforas esse livro. Estou louca para conhecer os "poderes" de cada um, e me encantar com a luta de Tom para reconquistar a namorada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Sempre curto histórias de super heróis seja em filmes, séries e etc.. Achei bem legal a resenha, acho que deve ser um livro bem divertido de ler.

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro bom, eu gostaria de ler, confesso que não gostei dessa capa, mas sei lá parece combinar tão perfeitamente com a história que acabei por gostar "/

    ResponderExcluir
  16. Fiquei em dúvida se quero ler ou não... Parece ser uma história bem interessante, mas acho que não faz bem o meu estilo. Parece ser uma história bem divertida, mas mais apropriada para adolescentes. Mas se tiver oportunidade lerei com certeza.
    Beijos!

    ResponderExcluir