quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Uma série e vários filmes sobre escola, educação e professores

|

Olá, pessoas! Eu já estava com a ideia de fazer um post com indicações de vários filmes ambientados em escolas, retratando a realidade e a vida de um professor. Eu tenho licenciatura em Letras, e mesmo que eu não atue - por enquanto - sempre tive curiosidade e por isso sempre li e assisti muitos filmes com essa temática. E depois de assistir uma série recentemente, percebi que tinha uma lista considerável e que eu poderia indicar todos esses filmes e a tal série aqui, pois mesmo que você não seja professor, precisa entender essa profissão que eu considero a mais importante de todas, porque todo mundo precisa passar por um durante toda sua vida, e não existe formação sem professor, portanto nada melhor que conhecer os desafios e entender que não é fácil, e que só o amor transforma e faz essas pessoas tão guerreiras se desafiarem todos os dias.

Filmes 


Esse filme foi lançado na TV americana em 2011, e foi lançado no Brasil em Dvd com o título 'Além da Sala de Aula'. É baseado no livro de uma história real da educadora Stacey Bess em sua primeira experiência como professora. A atriz principal é a Emily VanCamp, e só posso dizer: que filme emocionante. Na verdade todos esses filmes que citarei são emocionantes, portanto se prepare :)
Sinopse: Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.



Esse filme, também de 2011, é bem forte, triste, e real. Uma história mais densa, retratando os valores que se perdem, onde um professor que não quer criar laços, acaba precisando se conectar para salvar uma vida.
Sinopse: Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vínculos com ninguém. Mas quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.

Um filme francês de 2008, que parece um documentário, pois são verdadeiros alunos da periferia de Paris, e o ator que interpreta o professor, é o escritor do livro no qual o filme foi baseado, então você sente fortemente todas as dúvidas, dificuldades, e a realidade de alunos africanos, asiáticos e franceses.
Sinopse: François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Acredito que o filme mais conhecido, e o mais antigo da lista, lançado em 2007. Esse é o meu favorito. Também baseado em uma história real, da professora Erin Gruwell, que escreveu o livro The Freedom Writers Diary. Um filme tão inspirador, que não tem como alguém não gostar. Um filme para a vida, que todos deveriam assistir, e que deveria ser passado em sala de aula, assim como todos que citei anteriormente.
Sinopse: Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.





Série


Agora para fechar, vou falar da série que me impulsionou a fazer esse post. Chama-se Rita, e está disponível na Netflix. Uma série dinamarquesa com 3 temporadas (entre 2012-2015) com um total de 24 episódios de 40 minutos cada. Assim que vi como nova série na plataforma, fui logo buscar saber mais. Não se deixem enganar pela sinopse, pois além da professora ser realmente um pouco louca, e não seguir muito regras, sua relação com os alunos é o que faz essa série ser maravilhosa. Em Rita, acompanhamos uma professora de 42 anos, que têm 3 filhos, um deles no início da série com 15 anos, que também estuda na escola pública onde ela leciona. Ela mora na casa perto da escola, que era do zelador, pois é mais em conta. Rita é meio louquinha, fuma muito, e tem relacionamentos vazios, mas mesmo com todos seus defeitos, seus alunos sempre foram parte fundamental na vida dela. Além dela, existem outros professores, como a Hjørdis, em sua primeira experiência como professora, e que vai te arrancar algumas risadas com seu jeito inseguro, e muitas vezes sincero. Queria poder falar mais, mas só posso dizer que mesmo não concordando com muitas atitudes que a Rita toma em sua vida pessoal, seu lado profissional é o que mais dá certo pra ela, pois seu jeito de quebrar regras, ouvir e fazer de tudo por um aluno, faz você gostar dela mesmo assim.

16 comentários:

  1. Oi Dandra,
    adorei a lista. Não cheguei a ver todos, mas fiquei bastante curiosa com a série Rita. O filme Escritores da Liberdade é um dos meus filmes favoritos. Ele é maravilhoso.


    Beijos,
    Jéssica Tolare
    https://snowhitejt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia a maioria dos filmes nem a série kkk entraram para a lista de leitura com certeza rs
    Sou professora então estou querendo bastante ver o primeiro filme,já que me formei agora rs

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ter estudado licenciatura em letras, porém infelizmente não tive oportunidade, em hoje sou graduanda em psicologia, e me interesso muito pela área da educação. Por isso quando vi sobre o que post já fiquei super interessada. Nunca tinha visto falar sobre esse filmes, ou séries, porém já anotei os nomes e pretendo assistir.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não conhecia nenhum desses filmes e muito menos a série! A verdade é que os livros dominaram a minha vida e não consigo arrumar tempo nem pra ligar a TV... Rs... Mas anotei as dicas de O substituto e Escritores da liberdade, que foram os que mais chamaram a minha atenção, para quando conseguir tempo.

    ResponderExcluir
  5. Poxa eu não conheço nenhum dessa lista mas assisti muitos filmes da década de 80 que retratavam as escolas de forma intensa e muito legal, entre esses filmes escabeça o Sociedade dos Poetas Mortos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dandra!
    Menina, valeu demais as indicações! Por muito tempo pensei que eu cursaria Letras na faculdade, mas mesmo tendo mudado de escolha, sempre tive um certo fascínio por histórias que se desenrolam na sala de aula, ainda mais quando são baseadas em fatos, por isso mesmo Além da Sala de Aula e Escritores da Liberdade estão entre meus queridinhos tem muito tempo! Este segundo, inclusive, eu já assisti tantas vezes que já perdi a conta, mas não me canso da história. Certamente irei procurar os demais para assistir depois, principalmente a série da Netflix, que realmente me repeliu pela imagem mais louca da professora, mas bom saber que vai além disso, principalmente no âmbito da sala de aula propriamente dito. Obrigada mesmo!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  7. OMG! Eu pensava que só eu assistia Rita kkkk
    Eu tava passeando pela NetFlix e vi essa série, e a sinopse não diz muito do que a gente vai ver na série. Eu estou adorando e vou pra segunda temporada depois daquela bomba do final da primeira que me deixou 10h boquiaberta!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, cliquei no post achando que conheceria vários, estava enganada. Só assisti Escritores da Liberdade e com certeza merece estar na lista, é um ótimo filme. O Substituto eu acho que já ouvi falar, mas só de nome. Assistirei todos, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Realmente o filme Escritores da Liberdade e um dos mais assistidos, de todas as indicações só assistir a esse filme, mas fiquei curiosa sobre os outros filme e sobre essa serie que ainda não conhecia, mas quero ver o trailer !!

    ResponderExcluir
  10. Oiii! eu adorei a ideia da sua postagem, pode ter certeza que vou dar uma olhada em todos esses filmes e na série tbm, eu sempre achei essa profissão uma das mais importantes tbm, pelo fato de que todo medico, arquiteto, advogado, ter tido que passar pela escola pra chegar onde esta hoje, e eu fico tao revoltada por ver que é uma das profissôes mais desvalorizadas no mundo, uma profissão onde há tanta violencia, cada vez mais vemos na televisão o tanto de professores que são mortos pelo simples fato de estarem fazendo o seu trabalho e alunos crueis irem e fazerem maldade, eu admiro muito o trabalho, pois sei que exige muita paciência e dedicação, e reconheço que não é um trabalho nada fácil.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Pensei que ia ver filmes "clássicos" desse estilo como Sociedade dos Poetas Mortos ou um com Michelle Pfeiffer que agora esqueci o nome hahah, mas me surpreendi com uma lista de filmes que ainda nem conhecia. Adorei sua lista!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Sou uma grande admiradora dos professores e eu mesma quero ser professora. Estou terminando um curso mas depois vou fazer pedagogia para dar aula <3
    Os filmes que já vi foi Escritores da Liberdade e Além da Sala de Aula, ambos filmes muito bons que sempre recomendo!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Curti o post, bem diferente, e legal, não assisti nenhuma das dicas, mas irei anotar, sempre é bom saber um pouco mais de como é a vida dos nossos queridos professores.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Dandra, dos filmes da lista conhecia nenhum, mas me interessei bastante por "O substituto", achei a premissa bem interessante, abordando os adolescentes negligente não apenas como adolescentes negligentes, mas sim ser humanos com falta de amor, atenção, carinho e cuidado.
    Eu havia visto "Rita" no catálogo da Netflix, mas não cheia a assistir, não sabia que ela era uma professora, e o fato dela ser totalmente fora dos padrões me deu vontade de assistir à série.

    ResponderExcluir
  15. Desses eu já assisti Além da Sala de Aula, Entre Os Muros da Escola e Escritores da Liberdade. Já vi o pôster da série Rita mas não sabia sobre o que se tratava.
    Adorei a sinopse do O Substituto, vou procurar pra assistir, nem tenho dúvidas de que vou me emocionar.
    Tem dois que eu gosto muito também, Adorável Professora e Ao Mestre, Com Carinho. São ótimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse 'Ao Mestre, com carinho'. Obrigada pela dica! Vou procurar pra assistir.

      Excluir