sábado, 7 de janeiro de 2017

[Resenha] O rato de Wanchai

|
Autor: Ian Hamilton
Páginas: 424
Editora: Benvirá
Série: Ava Lee, 1
Ava Lee é uma jovem acima de qualquer suspeita. Seu passado em bons colégios, seu trabalho como contadora, seu grupo de amigos... Nada indica que ela tem outra identidade. Mas a verdade é que sua vida é muito mais emocionante do que aparenta. Ava Lee é especialista em recuperar grandes fortunas perdidas em transações comerciais, e de forma nada ortodoxa! Por baixo da aparência bela e frágil, esconde-se uma garota com inteligência aguçada e domínio das artes marciais, capaz de qualquer coisa para cumprir as missões para as quais é designada. Espécie de James Bond de saias, Ava Lee envolve-se em tramas arriscadas que deixariam qualquer um apavorado. Em "O rato de Wanchai", ela é contratada para resgatar cinco milhões de dólares que um bem-sucedido empresário perdeu ao fi nanciar uma empresa chinesa que desapareceu do mapa. O dono da companhia, Jackson Seto, nasceu em Wanchai, na China, e esse é o primeiro destino de Ava. No rastro do dinheiro, Ava sai pelo mundo, passando por Hong Kong, Bangkok e Guiana, onde conhece um suposto aliado: Capitão Robbins, chefe da máfia. Mas, em troca de ajuda, ele exige parte da fortuna, e fará o que for preciso para obter a sua parte. Será que Ava Lee será capaz de vencer a máfia, recuperar o dinheiro e voltar para casa sã e salva?


O rato de Wanchai é o primeiro volume da série Ava Lee, do autor Ian Hamilton, e publicado pela Benvirá. Este livro estava na minha estante desde 2014, mas graças ao book jar, consegui ler ele mês passado. E claro que me perguntei por que demorei tanto para iniciar a leitura, pois a história é incrível! A obra é um thriller investigativo, mas bem diferente do que eu estou acostumada, pois não é policial, e sim, contábil. Calma, já explico! E bem, eu adorei poder ler algo tão diferente assim, mas que ao mesmo tempo segue o ritmo frenético de um suspense policial, gênero que eu tenho paixão. ♥

Ava Lee não trabalha na polícia, nem é detetive ou coisa do tipo, ela é apenas uma contadora contábil. Ou seria 'apenas' se ela não fizesse além do que o nome sugere. Seus clientes são pessoas desesperadas, que foram roubadas e precisam recuperar o dinheiro. O trabalho de Ava é rastrear essas pessoas e convencê-las a entregar o dinheiro aos respectivos clientes. Ela pode fazer isso da maneira fácil ou difícil, depende deles. Como podem perceber, a personagem é badass! 

O caso que ela pegou a leva a vários lugares diferentes, é um verdadeiro turismo. O leitor fica por dentro de várias culturas, principalmente da chinesa, e acaba que sendo uma leitura muito mais proveitosa por conta disto. Ava precisa constantemente mudar de identidade, e saber lidar com pessoas de várias posições. Com muita lábia, ela consegue encontrar pistas fáceis que a levam a pessoa que roubou o dinheiro. Porém, nem tudo permanece simples, pois depois de rastrear, Ava precisa dar um jeito de que o homem entregue o dinheiro.

Há várias situações e reviravoltas que fazem o caso ficar complicado e perigoso. Ava também acaba não tendo muitos aliados em alguns países, e as pessoas que ela consegue uma pequena ajuda não são confiáveis, como no caso do Capitão Robbins. O homem não tem escrúpulos, ainda mais quando se trata de dinheiro. Ava tem que ter um jogo de cintura enorme com ele, e de certo modo, consegue contornar algumas situações, outras no entanto... 

Ava é uma personagem admirável. Seu físico magro e delicado esconde uma mulher corajosa, que sabe se defender, e também é muito inteligente. A trama não tem muita violência ou cenas cheias de ação, a personagem resolve a maioria dos problemas com conversas e ações pensadas, mas tenha certeza de que se precisasse agir de forma diferente, ela se sairia muito bem.

O rato de Wanchai tem uma leitura muito ágil, eu me surpreendi com a narrativa fluída do autor. A obra tem um pouco mais de 400 páginas, e eu realmente achei que ia demorar alguns dias para finalizar, porém, é uma leitura que pode ser feita em um dia. O enredo tem um ritmo lento em alguns momentos, mas nada que deixa a leitura chata, é que o autor precisa explicar melhor sobre o cliente e como ele entrou na situação em que está.

Eu simplesmente adorei a obra, foi uma leitura bem diferente, e que me conquistou logo nas primeiras páginas. Eu com certeza irei acompanhar a série! O bom é que a Benvirá já lançou o segundo volume! Recomendo!

28 comentários:

  1. Oi, Andressa! Tudo bom?
    Ai que mara essa capa, adorei tanto, não sei porque mais lembrei de uma integrante dos meus KPOPS, ASDUASHUDADIAHSUD, OLOKO! Esse livro me chamou bastante atenção e eu AMO AMO AMO suspense policial, é também um dos meus favoritos! E gostei de saber que a leitura dele foi bastante rápida, mas um ponto para eu querer adquiri-lo. Adorei a sua resenha, ficou bem bacana!

    Beijos,
    Lu | justificou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu ainda não conhecia essa série, mas achei a proposta do livro bem bacana. Sou muito fã do gênero e sempre estou aberto a novos títulos kkk. O fato do livro ser bem calhamaço e ter uma leitura ágil me conquistou bem depressa pois não tem nada mais chato que livro grande com escrita cansativa. Enfim, dica anotada e espero pode ler a obra em breve. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oie amore,
    Não conhecia esse livro e pra ser sincera não é algo que me chame muito a atenção não.
    Mesmo sua resenha tendo despertado uma pontinha de curiosidade em mim, não é um livro que eu leria nesse momento, passo a dica!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. OMG!! pela capa nunca diria que essa é a história. A Ava é fodona e já estou gostando dela rsrs Capitão Robbins me deixou curiosa e já estou imaginando um romance rsrs Fiquei bem curiosa e espero que os outros já tenham sido lançados

    ResponderExcluir
  5. Primeiro: o que seria uma book jar? Ou melhor: como funciona?
    Sobre o livro: achei interessante a personagem, bem diferente do que costumamos ver. Ava é bem mais do que mostra ser e tem um trabalho que parece ser bem divertido de ler a respeito. Gostei bastante da proposta da série.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Que bom que fez o Book Jar, eu já pensei fazer várias vezes e sempre vou deixando...O estilo do livro não me conquista muito, pois investigativo e tal não é algo que eu goste.
    MAs fico feliz que o livro tenha te conquistado, é muito bom quando supreende.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu também sou uma das que não conhecia esse livro, deve ser por ter sido publicado em 2014, e não ser tão famoso. Realmente por aborda o gênero suspense policial da para perceber que e diferente, apesar ser um gênero que nunca leio, ainda assim me despertou curiosidade. Quero ver como a personagem usa sua inteligencia para poder resgatar o dinheiro perdida, e como ela usa isso. Estou com altas expectativas em relação a esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, nem o autor. Como esse ano estou tentando conhecer novos gênero, vou dar uma chance ao livro. Se fosse ano passado, eu não leria. Vou anotar o nome e procurar por ele depois e tentar ler esse ano.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Andressa,
    Ainda não conhecia esse livro e achei ele bem interessante. Gostei de saber que a protagonista é forte e que a leitura é fluída. Acho isso tão importante e legal.
    É uma dica que vou anotar com plena certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Andressa, tudo bem?

    Não conhecia o livro, autor, nadica de nada. Mas como seu enredo envolve o mundo nipônico, provavelmente vou deixar passar dessa vez, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Eu não conhecia o livro ainda, mas pelo visto ele é muito bom, achei super diferente, pois é uma especie de policial contábil né, essa coisa de investigação sempre me atrai, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Oiee tudo bem? Ainda não conhecia o livro mas pela sua resenha parece ser uma ótima leitura, espero poder ler em breve!

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie
    muito legal sua resenha, apesar do ritmo lento, parece ser um livro interessante, eu não conhecia ainda mas curti bastante a dica e o enredo

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gente, que livro bacana! Nunca tinha ouvido falar, mas gostei muito do que li aqui. Super diferente a história! Uma contadora com uma "segunda vida" bem agitada, hein? Espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  15. OOi!
    Não conhecia o livro, mas me interessei pois parece diferente do que leio. Seria ótimo para sair da zona de conforto. Mesmo sem conhecer a Ava, já sei que gostaria dela, ela parece ter um personalidade forte e admirável. haha :)
    Ótima resenha!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  16. Que capa linda!

    Não conhecia o autor nem a obra do mesmo. Achei as cores maravilhosas!

    Gosto de história de mulheres protagonistas que saiam da linha de romance mamão com açúcar, pois provam que mulheres podem fazer qualquer coisa. Me lembrou um pouco da Lisbeth Salander, por conta da sua resenha.

    Ótima dica!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Andressa esse com certeza eu quero ler, adoro trilhers, e como você bem descreveu esse você ainda não sabe porque não leu antes, poxa isso fez a diferença no meu estímulo para a leitura, gosto quando o livro nos surpreende com reviravoltas e coisas que nos fazem dizer: oxeeeee, e que criam um ar de mistério.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro, mas já o fato de ser do gênero policial, sim, vou deixar como policial, apesar dela ser uma contadora. Fiquei imaginando as reviravoltas e perigos que ela corre, pois sem dúvida quando se envolve dinheiro tudo fica mais tenso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Com tudo que acontece no enredo, com essas reviravoltas, acredito que realmente o livor é daqueles que terminamos em um dia só. Gostei de ver suas impressões sobre e como a escrita apesar de em alguns momentos lenta, não é chata.

    ResponderExcluir
  20. Sei bem como é ter um livro parado na estante há muitos anos. Esse ano pretendo dar um movimentada por aqui também.
    Que diferente, nunca tinha visto um trhiller que fosse desse jeito.
    Incrível você ter lido esse livro inteiro em um dia!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Oii ! Eu nunca tinha ouvido falar do livro, mas parece ser muito bom, eu jamais li um livro desse gênero, ou policial e etc, nada que envolva essas coisas, porque nunca me interessei, mas confesso que esse me chamou bastante atenção pelo fato da protagonista ser uma mulher e possuir um trabalho tão... forte, porque ela corre bastante riscos. Mas o livro parece ser ótimo, parece ser um daqueles livros que nos prendem do começo ao fim e que eu adoro !! Quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
  22. Olá, esse livro é novo pra mim, nunca tinha ouvido falar
    Mas o.book jar tambem me ajuda muito a desencalhar meus livros porque se eu ficar escolhendo não da nada certo kkk
    Achei diferente e interessante a premissa dele, se tivesse mais ação aposto que ia ser melhor ainda

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro, mas eu gosto muito de histórias envolventes e essas de ação. Parece uma história que prende o leitor do começo ao fim. Fiquei curiosa pra saber como a Ava faz para conseguir recuperar o dinheiro das pessoas que a contratam.

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Faz um tempo que vi um dos livros dessa serie sendo vendido e ela logo me chamou atenção, gostei muito de poder conhecer melhor a historia dessa serie, com certeza é um thriller investigativo bem diferente do que estou acostumada a ler e gostei muito da Ava que parece o tipo de personagem determinada e que nos surpreende, quero muito ler essa serie !!

    ResponderExcluir
  25. Eu pensei que o livro fosse mais ação do que tudo. Pensei que a Ava utilizada uns métodos mais ''fortes'' pra conseguir fazer com que as pessoas devolvessem o dinheiro. Não digo que gostaria que fosse sanguinário mas que pensei que fosse mais ação. Se fosse mais ação eu ficaria com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  26. Caramba, que livro! Gosto muito de livros de ação, quero muito ler a série. Parece ser de tirar o folego. Curti bastante.

    ResponderExcluir
  27. Andressa, ainda não conhecia o livro, acho que é pelo fato dele não fazer meu gênero. Porém, eu me encantei pela Ava, ela parece ser uma personagem tão forte, audaciosa, que eu leria o livro apenas por ela. Além de que a capa é um espetáculo .

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que sua resenha me animou muito, ainda mais que o livro tem essa carga de suspense. Fiquei bem curiosa para conhecer mais dos personagens e da trama, estou precisando de um livro que traga essas propostas no momento e acredito que ele seria uma boa pedida. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir