quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

[Resenha] Aaron Fischer e a prova dos elementos

|
Autor: Carlos Melo
Páginas: 352
Editora: Talentos da literatura brasileira
"O Império de Taurestá prestes a presenciar o recomeço da guerra civil, que chegou a dizimar um terço da população, quinze anos antes. Em um mundo onde elementais – humanos com poderes e habilidades fantásticos – vivem como deuses, apoiados pela Igreja e pelo Exército, os homens comuns, nascidos sem poderes, são escravizados e obrigados a ter uma vida miserável do lado de fora das muralhas das grandiosas Cidades Elementais. Entre esses comuns vive Aaron Fischer, um garoto de quinze anos, inconformado com a vida imposta pelo Exército Imperial. Quando Jonas, seu pai, é assassinado pela Marinha Imperial, poderes desconhecidos despertam no garoto, e ele descobre que é, na verdade, o filho perdido do ex-general Logan Grun, um dos mais cruéis genocidas da história e um dos mais poderosos elementais. Perante as últimas palavras do homem a quem ele chamava de pai, Aaron promete encontrar o nefasto grupo revolucionário conhecido como Exército Negro, libertando os comuns e revelando a verdade por trás do que aconteceu no passado."

Aaron Fischer e a prova dos elementos é uma obra que assim que eu li a sinopse, fiquei interessada em conferir a trama. Adoro livros de fantasia, ainda mais quando tem esse lance de poderes no meio, fico ainda mais enlouquecida para querer ler. O autor conseguiu explorar o universo que criou de forma a dar algumas explicações neste primeiro volume, mas também deixar vários outros questionamentos para um próximo. Com reviravoltas, ação e muitos perigos, algumas cenas lembram um pouco de Jogos Vorazes, e eu já vou explicar o motivo. 

Aaron é filho de pescador, e sua vontade sempre foi ser um elemental, porém, sua vida é traçada e ele irá ter o mesmo caminho do pai, Jonas. Quando os dois estão em alto mar para que o ofício seja ensinado, se deparam com a Marinha Imperial, esta desconfia de Jonas, e descobre que ele é procurado pelo Exército Imperial. O mesmo é assassinado, e é quando Aaron descobre que ele tem poderes, que nem um elemental, e acaba matando todos no barco. Sua raiva é enorme em não ter podido salvar Jonas, e logo descobre que ele não é seu pai de verdade, é seu tio.

Agora, a missão de Aaron é encontrar o Exército Negro, que tem o intuito de derrubar o Exército Imperial, para que aqueles que não são elementais não sofram mais nas mãos dos que são. O preconceito com as pessoas normais é enorme, e é visível o quanto elas sofrem de forma direta e indireta. Para aperfeiçoar seus poderes, Aaron precisa entrar para a Escola para Elementais de Lysmor. Só que, para isso, é preciso passar por uma prova, que selecionará os melhores.

É aí que eu lembrei um pouco de Jogos Vorazes. Só que nesta prova é proibido matar os outros, e eles são divididos em equipes. Mas, apesar disso, há muitos perigos, e pode ser que haja mortes acidentais (ou talvez nem tanto). Os que tiveram mais moedas passarão no teste, mas para isso, eles precisam roubar de outros competidores, e vale usar seus poderes. Eu achei esta parte fascinante e empolgante demais. Cada personagem possui poderes incríveis e os detalhes das lutas são muito bem escritos e fáceis de se envolver, como se realmente estivesse presenciando as cenas.

A trama criada pelo autor mostra bem a segregação de classes. Os que têm poder são tratados como deuses, e devem ser servidos pelos que não tem. Percebemos que nem todos elementais concordam com o que ocorre, e isto é algo que nos dá esperança. Quando Aaron descobre sobre seus pais, e um pouco do que aconteceu no passado é contado, é difícil acreditar se o Exército Negro está realmente agindo do jeito certo. Porém, como toda história tem dois lados, imagino que teremos um vislumbre melhor no próximo livro.

A leitura é bastante fluída, a escrita do autor consegue prender o leitor do início ao fim, e o final? Eu achei bem surpreendente, confesso que já estava esperando que terminasse do jeito mais óbvio, mas ainda bem isso não ocorreu e o autor conseguiu dar um ritmo diferente e com um belo gancho para a continuação. Todos os personagens da trama são incríveis, até mesmo os vilões, e há algumas cenas paralelas ao que acontece com Aaron com pessoas importantes e que dão uma visão da guerra que está por vir.

A capa é muito bonita e a fonte é agradável para ler. Estou empolgada pelo próximo volume, pelo menos eu imagino que vá ter, e espero que seja lançado logo. Eu realmente adorei esta fantasia, e recomendo bastante!

31 comentários:

  1. Oie Dessa ^^
    Diferente de você, eu não sou muito fã de fantasias, e menos ainda de histórias com poderes. Até gosto, mas é raro eu ler alguma *-*
    Mas eu gostei muito da premissa desse livro (ainda não o conhecia), principalmente por você ter gostado tanto dele...haha' uma opinião positiva sempre me deixa animada para ler alguma obra. Espero que a continuação saia logo, e que seja ainda melhor.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  2. É difícil um livro desse gênero me cativar, basicamente porque meu padrão é Harry Potter rsrsrs. Mas confesso que, quando me permito ler fantasia, fico maravilhada com a capacidade dos autores de imaginar um mundo ou universo com a sua própria lógica e dinâmica. Acho que só por isso eles já merecem elogios eternos.

    Além de ter essa pegada de fazer analogias com questões da nossa própria realidade social, econômica etc e usar o enredo como forma de crítica, coisa que acontece bastante nesse gênero.

    Gostei da sinopse e da resenha. O livro parece ser instigante.

    Aproveito para deixar meus parabéns pelo layout do blog - muito lindo mesmo - e para desejar ótimas leituras nesse ano que se inicia.

    Andressa Lima do Blog da Also

    ResponderExcluir
  3. Continuação..... isso desanima um pouco rsrs lendo a resenha imaginei algo entre O ultimo mestre do ar e x-men rsrs amo livro com personagens com poderes. Fiquei super curiosa por essa competição e quem mata acidentalmente. E o exercito negro é um extra pra eu querer ler essa história

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente estou optando por livros únicos, mas super me interessei por essa obra. Adoro fantasia e principalmente livros que deixam pontas soltas a serem resolvidas nos próximos volumes (para não se tornar uma continuação desnecessária). Também sou apaixonada por personagens com poderes especiais, especialmente quando lutam entre si. Espero que não se decepcione com os outros exemplares que virão...

    ResponderExcluir
  5. Sou bem exigente em questão de livros de fantasia tem de ser uma história muito boa, que me prenda a leitura. Vejo que autor conseguiu criar uma trama e tanta, com várias explicações, e também muitos assuntos em aberto para os próximos livros. Fiquei curiosa para saber mais sobre os poderes, e qual será o desenrolar dessa trama, quem sabe futuramente dou uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
  6. O estilo da história parece ser bem cativante, e nestas histórias de super humanos e poderes sempre podemos vislumbrar cenas intensas e com muitas emoções. A segregação amarra a trama com um paralelo vivido no mundo real e nos faz pensar naquilo que acontece com todos, todos os dias.
    Pela sinopse e resenha, parece ter um enredo fascinante, com muita emoção e relações com nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  7. Assim como você, eu simplesmente amo fantasia, ainda mais quando tem magia no meio. Aliás, por eu estar querendo mais livros com magia, fiquei bem interessada em conferir. Fiquei bem feliz em saber que o autor soube tratar a segregação de classes muito bem, além de trazer um final surpreendente. Amei conhecer o livro e saber a sua opinião.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Sou apaixonada por fantasia e desconhecia essa obra, mas com certeza já anotei a dica e pretendo o mais rápido possível conhecer a escrita do autor e os perigos pelos quais Aaron terá que passar após descobrir que tem poderes e que seu pai, na verdade era seu tio!!
    Quem será o pai dele e porque ele estava com o tio? Ansiosa por descobrir a resposta.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Também adoro fantasia e adoro essa coisa de poderes, que pra mim pareceu bastante magia, mas cada um escolhe dar um nome... Rs... Curti a premissa, só não entendi como o garoto conseguiu entrar nesse teste pra frequentar a escola, ele não tem que dizer quem é? Tive a impressão que essa coisa dos elementais vinha da família, mas devo estar errada então, porque pelo que entendi o plano não era encontrar o verdadeiro pai dele... Hehe... De qualquer jeito, me interessei pela leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa!

    Esse não é meu tipo preferido de história, mas acho muito legal quando o autor nos convence em sua narrativa que aquilo está mesmo acontecendo e praticamente nos sentimos dentro da cena. Que bom que o final te surpreendeu, tomara que o próximo volume te agrade igualmente.

    Beijos... Elis Culceag.​
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Aonde eu estava que nunca li nada sobre esse livro antes? Simplesmente amei!!! Mistura um pouquinho de Harry Potter também, por conta da magia e da escola. Mas o que fez meus olhos brilharem, não foi o teste, foi a suspeita de que talvez, o Exercito Negro não seja o lado bom da força, risos... Nada mais é do que o velho jogo de poder, ambição. E isso infelizmente leva o homem às maiores atrocidades. Estou louca para ler!!! Adorei sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    cantinhoparaleitura.blogspoat.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!! Ameii a sinopse e sua resenha!! Já está anotado como desejado no skoob! =)
    Muito obrigada pela dica e parabéns pela resenha maravilhosa!! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Sou totalmente desatualizada sobre livros de fantasia, até por que não sou muito de ler livros desse gênero. Mas esse até parece ser bem legal! Eu acho super criativo, mas o romance e o terror me prendem mais nas leituras.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Não gosto muito de livros do gênero, e essa comparação, ainda que pequena, com Jogos Vorazes me deixa um pouco receosa, como se parte da história estivesse se repetindo.
    Mas um ponto muito positivo que vi foi a questão da descrição das lutas, acho isso importantíssimo, porque são partes importantes de tramas do tipo.
    Sua resenha ficou ótima, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dessa!
    Interessante a proposta do livro, não o conhecia, mas fiquei curiosa também com essa questão dos poderes e da diferença entre os elementais e os normais. Eu bem que estou torcendo para ser volume único, meio que me interessei mas já estou com tantas séries fantásticas em andamento, haha. De qualquer forma, obrigada pela dica, vou procurar saber mais sobre o livro e pensar em fazer a leitura também!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  16. Resolvi ler mais fantasia esse ano, e esse livro parece ser bem interessante, e é sempre bom vê autores brasileiros em gêneros diversificados. O livro parece ter bastante descrições acho isso muito importante em livros desse gênero, me ajuda a imaginar aquilo que o outro quer nos passar. Talvez eu consiga encaixar esse em algum momentos nas minha leituras.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, amo livros de fantasia, e esse pelo visto tem tudo para me agradar, espero ter a oportunidade de ler, gostaria muito de saber sobre os elementares, e sem contar que quero muito conferir essa leitura fluida.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  18. Eu não costumo ler muita fantasia assim, então não sei se leria este. Mas parece que daria um bom filme que com certeza veria. E sim, lembrou Jogos Vorazes haha

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas esse é o tipo de leitura que eu mais gosto. Gosto de uma aventura, uma literatura fantástica... acho que eu gostaria de ler esse xD Vou procurar agora

    ResponderExcluir
  20. eu não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada, gosto bastante de fantasia e esse com certeza é um livro o qual eu conferiria, sobre a cena que você disse ai, realmente parece Jogos Vorazes e pra falar a verdade, eu adoraria ver a adaptação desse livro ahaha ! é um livro que quero muito conhecer, parece uma leitura gostosa e bem envolvente !!

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia esse livro mas comigo está acontecendo igual a você, logo quando li a sinopse já fiquei animada porque também sou fã de livros de fantasia que envolvem poderes. Parece uma história incrível!
    Realmente a capa está muito!
    Espero poder ler!

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito dessa historia, achei bem interessante esse mundo que o autor criou e parece que ele soube escrever bem, pois acaba me perdendo quando leio cenas de luta, também gostei muito dessa parte reflexiva que o livro trás e se tiver oportunidade quero muito ler essa serie !!

    ResponderExcluir
  23. É tão bom quando a gente pensa que o livro vai acabar de uma forma e ela acaba terminando de outra e surpreendendo a gente! Adoro esses ganchos que deixam para dar continuidade ao próximo livro.
    Estou muito animada para ler esse livro e poder conhecer um pouquinho mais sobre essas guerras.

    ResponderExcluir
  24. Oi Andressa, pode me julgar mas sempre fico com um pé atrás quando o assunto é literatura fantástica nacional, alias, acho que isso ocorre comigo com qualquer literatura fantástica independente da origem dela. O problema é que esse é meu gênero preferido e eu preciso me envolver com a obra, sem contar que a escrita do autor tem que ser muito boa. Tive a impressão que este romance se encaixa nestes requisitos, mas como disse, tenho aquela pulga atrás da orelha, vou procurar este livro na livraria por aqui pra ver se vai se encaixar nas minhas leituras

    ResponderExcluir
  25. Sinceramente, não parece livro nacional, gostei muito do estilo da capa, mas não é o tipo de leitura que me agrada. Acho que é uma òtima opção para quem curte.

    ResponderExcluir
  26. Sinceramente, não parece livro nacional, gostei muito do estilo da capa, mas não é o tipo de leitura que me agrada. Acho que é uma òtima opção para quem curte.

    ResponderExcluir
  27. Sinceramente, não parece livro nacional, gostei muito do estilo da capa, mas não é o tipo de leitura que me agrada. Acho que é uma òtima opção para quem curte.

    ResponderExcluir
  28. Mesmo não sendo meu tipo de livro, sua resenha me fez ficar balançada e querendo conhecer o livro - mais ainda pelo final fugir do óbvio, além de contar com personagens incríveis. Fiquei pensando que deve valer a pena dar uma chance e sair da minha zona de conforto - tenho a sensação de que irei encontrar uma ótima leitura :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  29. Andressa, pela sinopse parece uma história e tanto, mas eu não consigo me apegar em histórias de fantasias, sempre que chego no final me arrependo de ter começado a lê-la. Mas achei tudo tão interessante, a forma como a vida do Aaron muda completamente, é atrativo, e saber que isso já estava traçado, é ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha! O livro é muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  31. Resolvi ler mais fantasia esse ano, e esse livro parece ser bem interessante, e é sempre bom vê autores brasileiros em gêneros diversificados. O livro parece ter bastante descrições acho isso muito importante em livros desse gênero, me ajuda a imaginar aquilo que o outro quer nos passar. Talvez eu consiga encaixar esse em algum momentos nas minha leituras.
    Amei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir