terça-feira, 17 de janeiro de 2017

[Resenha] No coração da floresta

|
Autora: Emily Murdoch
Páginas: 272
Editora: Agir Now
E se tudo o que você soubesse fosse uma mentira? E se a pessoa que deveria te proteger não tivesse condições nem mesmo de cuidar de si mesma? Carey é uma jovem de 15 anos com uma história de vida difícil. Levada às escondidas pela mãe para um parque nacional quando ainda era uma criança, tudo o que ela e a irmã menor conhecem é a floresta. Elas só têm uma a outra, considerando que a mãe, viciada em drogas e mentalmente instável, muitas vezes desaparece por dias sem fim. É durante um desses sumiços que repentinamente as meninas se vêem diante de dois estranhos, que as tiram da floresta e as levam para um mundo novo e surpreendente de roupas, meninos e aulas. Agora Carey precisa enfrentar a verdade por trás do seu passado e decidir se vale a pena revelar um terrível segredo, que, caso descoberto, pode colocar em risco a segurança e a nova vida das duas irmãs. 

Consegui No coração da floresta em uma troca no Skoob em maio, mas o livro ficou parado até agora na minha estante, e me arrependo de não ter lido antes. Sabe aquela história que te emociona, te revolta, te deixa chocado e triste? No coração da floresta é umas dessas obras, que te faz ter mil emoções diferentes, que te quebra o coração aos pouquinhos, e faz pensar que o mundo é um lugar muito cruel de se viver, pois tudo o que é retratado no enredo são situações reais. Bem, o ano nem começou direito, mas já considero uma das melhores leituras!

Carey tem quinze anos, e sua irmã, Janessa, seis. Ambas vivem no meio da floresta, em um trailer, com a mãe que é viciada em metanfetamina. A mesma passa mais tempo na cidade do que cuidando das filhas. Carey tinha em torno de cinco anos quando a mãe a pegou um dia e a levou para a floresta, fugindo do marido violento. Janessa nasceu já nesse mundo, com pouca comida, condições precárias, e sem noção total da vida.

Em uma das saídas de sua mãe, Carey percebe que a demora é maior que o habitual. Alguma coisa está errada. Até que duas pessoas vão ao encontro das meninas: o pai de Carey e uma assistente social. A mãe deixou uma carta informando onde elas estavam e que não tinha mais condições de cuidar delas. O pai então, fica com a guarda exclusiva das duas e as leva para a fazenda, lugar que mora com a esposa e enteada.

O mundo vira do avesso, imagina você estar anos acostumada com o silêncio, a falta de pessoas ao seu redor, e também não ter acesso a nada de novo que aconteceu no mundo nos últimos dez anos? Para Carey isto é muito pior, pois ela já está mais velha, e ainda há algumas lembranças do antes. Janessa se adapta muito mais fácil nessa nova vida, pois é jovem, ainda está em fase de aprendizado.

Janessa é uma criança adorável, porém, ela não fala. Na verdade, ela fala, mas apenas com Carey. Algo, um segredo muito grave, aconteceu na floresta, fazendo com que a garotinha não quisesse mais falar. Esse segredo é muito mais de Carey, que se sente culpada pela irmã, é um peso que ela carrega consigo, e que tem muito medo de que vá mudar ainda mais sua vida caso seja revelado.

A trama vai sendo desenvolvida com a adaptação das duas crianças. São muitas novidades, elas vão para o colégio, e para Carey enfrentar outros adolescentes é ainda mais aterrorizante, mas por sorte, ela conquista duas amizades inesquecíveis. Percebemos que ela é muito madura para sua idade, ela que cuidou da irmã, desde bebê, então suas responsabilidades sempre foram maiores. Carey é um pouco inocente, mas muito corajosa em algumas situações. É tudo um choque de realidade para as irmãs, e é extremamente angustiante acompanhar esses momentos.

Sentimos muita raiva da mãe, muita mesmo! Ela levava alguns homens para o trailer, e em troca de dinheiro, deixava eles passarem a mão na filha mais velha. É repugnante demais. Essa é uma leitura que parece que essas duas crianças realmente existem (e realmente poderiam), e por isso ficamos muito tristes e angustiados por tudo o que elas passam. A obra é de uma sensibilidade marcante, fazendo o leitor ter uma empatia enorme pela situação toda.

A leitura é bastante fluída, dá para ler em algumas horas. Com uma narrativa em primeira pessoa, feita por Carey, o leitor embarca na mente traumatizada de uma criança que precisa ter responsabilidades e atitudes de um adulto. A trama é marcante, intensa e muito bem desenvolvida. Os personagens, todos eles, contribuem para deixar a leitura ainda mais emocionante. Eu amei demais a obra, certamente quero conferir mais da autora. Recomendo demais No coração da floresta, ela causa certo impacto no leitor, mas é algo necessário, nos faz abrir mais os olhos sobre a maldade que acontece por aí.

34 comentários:

  1. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima. Achei a capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. É um gênero que chama muito a minha atenção e pelo que pude compreender, os elementos são ótimos, e que bom saber que a leitura é fluída. Espero poder ler em breve!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Esperava um drama familiar bem fraquinho quando li que o pai consegue a guarda das meninas. Me surpreendi e já admiro e acho as irmãs de uma força incrível para superar os abusos que a mãe permitia e do nada encarar o mundo novamente

    ResponderExcluir
  3. Não me lembro de conhecer esse livro, no entanto achei a história muito boa, apesar de ser uma realidade triste, e que muitas crianças tem passado por isso hoje em dia. Imagino que durante a leitura passamos por muitos sentimentos, de triste, de raiva, vontade de fazer acontecer a mudança que deveria existir na vida dessas crianças. Esse e um livro que vai direto para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa!
    Já tinha visto esse livro por aí e nunca tinha parado para ler a sinopse ou uma resenha. A premissa é instigante e sua resenha me deixou com vontade de ler. Certeza que esse livro teve ter muita dor e angústia. Espero que as meninas, no fim possa ter dado um passo para a superação.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Então, não conhecia o livro, mas fiquei curiosa quanto a ele, uma das coisas que mais chamou a minha atenção na sua resenha é como foi que as duas meninas se adaptaram a nova vida depois que foram morar com o pai, já que tinha muitos traumas e o porque que a mais nova não fala com ninguém a não ser a sua irmã. Fiquei curiosa com a capa do livro também, ela tem alguma relação com o conteúdo do livro?

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Não conhecia este livro mas devo dizer que estou bastante curioso com a premissa do livro!! :) Talvez leia...

    Fico contente que tenhas gostado e que seja de leitura rápida! Assim como que a narrativa seja na primeira pessoa! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem? Amei a capa desse livro, mas não sei se o leria por agora, não é o tipo de leitura que estou procurando por enquanto, vou passar a dica ok? Quem sabe numa próxima eu me interesse pelo livro apresentado em uma resenha de vocês! =D
    BjSS

    ResponderExcluir
  8. Lembro de ter visto essa sinopse em algum lugar, mas na minha fraca memória achei que a capa era diferente, ou então sou louquinha mesmo! Achei a premissa mega interessante, adoro esses suspenses e trilhers, essa com certeza será uma leitura mega divertida pra mim, a capa desse setá perfeitamente linda espero que o final não seja decepiconante!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar em No coração da floresta e fiquei super curiosa a respeito da trama. Confesso que já estou com raiva da mãe das meninas só pela sua resenha! Imagina lendo o livro?! Enfim! Quero muito conferir a obra, descobrir o segredo que levou a menina a não falar mais e claro, ver se elas conseguem se adaptar a essa nova vida. Adorei a indicação.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  10. Oiee Andressa!!
    Adoro resenhas que me apresentam um livro novo com uma história cativante.
    Através da sua resenha pude perceber que, apesar de parecer tenso, o livro traz um enredo sensível, com dores e angústias a serem vividas, e mudanças a serem trabalhadas!
    Vou procurar ler também!!
    Um beijoo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia o livro mas a história parece mesmo que prende você do começo ao fim. Gosto de livros que envolvam mistérios e fiquei curiosa pra saber qual mistério é essa que ronda a trama e também para conhecer a vida dessas duas irmãs que deu pra perceber que passaram por poucas e boas.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    O livro me lembrou muito aquele filme Mama, de terror. Há lá as suas semelhanças: duas irmãs em uma floresta, uma mais velha que tem de cuidar da outra, as duas são inseridas no meio social e ficam deslocadas; e a mais nova que fala apenas com a mais velha. (risos) Desculpa, mas essa semelhança do livro com o filme me passou pela cabeça uma boa parte de sua resenha.
    O livro é bem interessante, e acredito que o sentimento seja palpável ao lê-lo e deparar-se com essa tristeza tão próxima e até presente em nossa realidade!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Fiquei empolgada com sua resenha, em saber que é uma história rápida e fluida e que é contada em primeira pessoa. Sinto na sua resenha que pelo livro é possível sentir a dor dessa menina por cada perrengue que ela já passou; adoro uma história de drama e com certeza vou colocar essa na minha lista de próximas leituras.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. ;com certeza deve dar muita raiva da mãe mesmo pelo que ela faz com as filhas. E ainda leva elas pra viver numa floresta?! As garotas devem ter passado por tanto sofrimento. Enredo maravilhoso. Com certeza vai me encantar!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai, mas nunca fiquei muito animada, sabe? Mas agora lendo sua resenha fiquei curiosa com o livro,o mesmo parece ser realmente bem bacana e adoro histórias que causam várias emoções na gente. Além disso, gosto de histórias que narram coisas reais e imagino que deve ser interessante acompanharas adaptações das irmãs. Enfim, gostei bastante da sua dica de hoje, vou marcar o nome do livro e espero ler em breve.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Adorei a capa e a premissa, mas ao ler a resenha não tive dúvidas, quero muito ler tb. A trama parece capturar o leitor logo nas primeiras páginas e esse mistério que cerca o enredo parece ser de tirar o fôlego. A trama parece cheia de temas fortes, visto a q citou em relação a mãe e a filha mais velha. Dica anotada.
    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  17. Parece uma leitura com carga psicológica pesada, me interessei muito pelo enredo, mas vou esperar um pouco para ler.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Gente, que história é essa? Até esse momento eu nunca tinha ouvido falar desse livro e me interessei bastante pelo fato de depois de tanto sofrimento ela ter que ainda se adaptar a tudo de novo quando a muito tempo desconhecia. Então achei bem legal o que ele mostra e o fato de que pior que seja as vezes existem realmente pessoas nessa situação. Tomara que tudo acabe bem no final, é uma leitura que gostaria de fazer em breve!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Primeira vez que vejo este livro, e adorei conferir suas impressões sobre ele. Ver como os personagens se desenvolvem durante a trama, e como a escrita ajuda a leitura a ficar rápida, me deixa com uma vontade enorme de acompanhar esta aventura, espero fazer isso em breve. Vou continuar acompanhado teu blog, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Andressa

    Eu conhecia o livro, inclusive tenho um livreto dele aqui que peguei na bienal de 2015, mas nunca li! Curiosamente essa é a primeira resenha que eu leio e ela me deixou interessadíssima! Tanto que acabei de colocá-lo no "quero ler" do meu Skoob!! Já sinto nojo dessa mãe, como assim ela deixava que passassem a mão na filha???? Sabe que em certos aspectos o enredo me lembrou o do filme Mama! Vou conferir com certeza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. oooi, tudo bem?
    Primeiro, que blog lindo! *-*
    Gostei de como descreve os personagens, foi extremamente bem, mas fala um pouco demais da história.
    Gostei do jeito que "vende" o livro e nos faz simpatizar com as personagens!
    Beijos ✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada! *--*
      Acredite, o que eu falo não é nem metade do que ainda tem para descobrir. :D

      Excluir
  22. Olá Andressa, tudo bem?

    Eu já vi inúmeras críticas deveras negativas sobre o livro, tanto que nem fui mais atrás de promoções dele. Mas vou aguardar mais algumas impressões para ver se vale realmente a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Andressa!
    Parece ser uma história muito envolvente e acredito que me agradaria bastante. A trama é um pouco diferente do estilo que leio, mas fiquei curiosa e com vontade de ler. Espero gostar!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  24. Nossa, não conhecia esse livro não, que capa linda!

    Fiquei muito interessada pela sinopse, mas a resneha deu ainda mais vontade de ler. gosto de livros assim, com uma leitura que te faz não querer largá-lo.

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Andressa nossa que livro é esse menina? Não conhecia, mas a história me pareceu bem intensa e talvez ate pesada. Sem a menor duvidas pude perceber que é um livro que mexe com o leitor. Mas por ser assim bem intenso, não acho que seja o tipo de leitura para o meu momento :/

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Gosto bastante de obras que nos fazem sentir esse turbilhão de emoções e que quebram nosso coração aos pouquinhos do decorrer da trama.
    A premissa é bem interessante e estou me perguntando como não conhecia a obra?!
    Com um enredo bem intenso e ainda real, impossível não anotar a dica e torcer para conseguirler o mais breve possível.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  27. Eu vi essa capa algum tempo atrás e juro que achei que a história fosse fantasia. Eu amei a premissa. Parece ser um drama bem forte. Amo drama!!! Tô querendo ler! Vou procurar saber mais e por na lista de leitura. Rs...

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Essa parece ser uma leitura bem densa, achei interessante o tema que a autora trata e principalmente o modo, trazendo as crianças para morar com o pai tendo uma vida completamente diferente, a mãe delas realmente revolta muito o leitor, trazendo uma historia com uma grande carga de emoção !!

    ResponderExcluir
  29. Oii ! adorei sua resenha, me deixou bastante interessada, os assuntos abordados no livro, e tudo mais. Não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, mas que me despertou muita vontade, é realmente horrivel ver como o mundo esta mais cruel hoje em dia né, fiquei com muita dó da Carey, pois mesmo nova, ela nunca soube o que era infancia, já que assim que a irma nasceu ela teve que tomar tal responsabilidade, já admiro muito ela, e só de você falar já estou morrendo de raiva da mãe dela, como ela pode fazer isso ?? deixar que alisem a filha por dinheiro, uma doente mesmo !!! Pelo que eu vi é um livro muito forte, com temas abordados que realmente acontecem hoje em dia. É uma leitura que eu investiria sim.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, amei a resenha, ainda não conhecia o livro, porém a premissa dele é muito boa, parece ser uma história muito emocionante, e tenho noção do quanto devemos ficar com raiva da mãe dessas meninas como ela pode deixar essas coisas acontecerem com as meninas, deixar homens passarem a mão, fiquei interessada em ler o livro, espero ter a oportunidade.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  31. Andressa, ainda não conhecia o livro, mas as suas resenhas sempre me fazer querer descobri-los cada vez mais. Achei toda essa história bastante interessante e bem sensível, por mais viciada que essa mãe tenha sido, ela poderia ter deixado as crianças com uma assistente social desde o início e ter evitado bastante sofrimento na vida dessas crianças, mas se acontecesse o livro não seria tão interessante quanto é. Espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  32. Oie!!!
    Ainda não conhecia essa obra e nossa que estória! Entebdi e compartilho sua indignação com essa mãe fictícia, mas infelizmente existem muitas assim por aí e por isso vemos tantas crianças adolescentes à margem da sociedade!
    Valeu a dica! É um livro pra nos fazer acordar!
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  33. Nossa, esse livro possui uma inversão de papeis bem forte. Nesse caso, o pai toma a guarda das meninas porque a mãe abusava delas? Nossa. E não é tão raro de se encontrar mães dessa forma.

    ResponderExcluir