quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

[Resenha] Garota desaparecida

|
Autora: Sophie McKenzie
Páginas: 238
Editora: Verus
Lauren mora na Inglaterra e sempre soube que é adotada. Mas, quando uma breve pesquisa sobre o seu passado revela a possibilidade de ela ter sido roubada de uma família americana ainda bebê, a vida de Lauren de repente parece uma fraude. O que ela pode fazer para tentar encontrar os pais biológicos? E seus pais adotivos terão sido os responsáveis por sequestrá-la? Lauren convence sua família a fazer uma viagem para o outro lado do Atlântico e, lá chegando, foge para tentar descobrir a verdade. Mas as circunstâncias de seu desaparecimento são sombrias, e os sequestradores de Lauren ainda estão à solta — e dispostos a qualquer coisa para mantê-la calada.


Quando eu li a sinopse de Garota desaparecida fiquei bastante interessada em fazer a leitura, pois me lembrou um pouco do seriado Finding Carter, em que a garota é sequestrada quando era criança, e anos depois ela descobre que a mulher que a sequestrou não é sua mãe biológica. No entanto, no livro, a garota sabe que é adotada, e sua história é bem mais complicada do que imagina. Então, por essas pequenas semelhanças realmente fiquei empolgada para conferir o livro. E a leitura iniciou muito boa, realmente, mas lá pela metade da narrativa a coisa desandou... e, bom, que decepção! Eu esperava tanto de Garota desaparecida e me deparei com uma história muito irreal, com situações absurdas e personagens irritantes.

Ela sempre soube que era adotada, mas seus pais adotivos nunca falaram muito de como ocorreu e de quem são seus pais biológicos. E, até então, ela realmente não se interessou muito por isso. Até o dia em que uma lição da escola faz a seguinte pergunta: "Quem sou eu?". Lauren quer muito saber quem ela é, e acaba vasculhando na internet e descobre que uma garota foi sequestrada quando criança. Apesar de a data de nascimento não bater, e muito menos o país, a foto da garota parece muito com ela.

Lauren faz de tudo, tudo mesmo, para tentar descobrir se ela realmente é a garota raptada do site. Para isso, ela precisa ir no local em que os pais a adotaram e descobrir mais sobre sua mãe biológica. Junto com Jam, seu melhor amigo, ela convence a mãe a viajar para os Estados Unidos. Lá, Lauren se separa da mãe e os dois vão descobrir mais sobre o passado dela.

Jam e Lauren são menores de idade, mas é muito fácil para eles pegar avião, ônibus, se hospedar em hotéis e tudo mais. O absurdo já começou aí. Eu realmente esperava um segredo enorme sobre a adoção de Lauren, mas eu achei que a autora ia focar mais na parte psicológica, não que iria tentar transformar a trama em um thriller cheio de suspense e perigos. E até ok partir para esse lado, mas várias situações que ela narra são muito absurdas, dá vontade de rir.

Lauren é muito chata, irritante, mimada e egoísta. Ela é aquela personagem que incomoda para ter algo, e quando tem, reclama do que conquistou. Deu muita vontade de entrar no livro e dar uma surra nela. Que menina insuportável! A narrativa da autora é muito fluída, então compensou um pouco tudo o que eu não curti no enredo todo. A proposta foi bacana, mas acho que a autora só não conseguiu desenvolver da maneira certa.

Não me arrependo de ter lido Garota desaparecida, até porque é uma leitura de poucas horas, mas eu realmente esperava mais da leitura. Pode ser que a leitura funcione melhor para a outra pessoa, então se você ficou curioso com o enredo, dê uma chance. ;)

21 comentários:

  1. E uma pena que a protagonista foi chata, e egoísta, quando não me apego aos personagens, para mim e como se a história não me cativasse, e isso faz com que eu não goste da leitura. Ainda bem que a autora optou por desenvolver a trama de forma envolvente, da para notar pela sua resenha que foi isso que salvou sua leitura. Pela sinopse também espera mais da história.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro um bom mistério como esse, uma busca pelo próprio passado parece ser bem interessante de acompanhar. Confesso que também pode me irritar algumas coisas que não fazem sentido, mas daí é ler para conferir. Não conhecia a editora e preciso dizer que acertaram na capa, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, fiquei triste porque o livro não é tão bom assim!
    Eu assisti Finding Carter até a segunda temporada. Eu amava aquela série quando estava na primeira temporada, depois fui perdendo o gosto, e pensar que poderia ser igual a minha expectativa até aumentou, mas que pena que não foi e que a protagonista não foi tão bem construída.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Já li algumas resenhas sobre a obra e tenho visto que ela divide opiniões.
    A premissa é bem interessante, mas as características que a personagem apresenta em nada me atraem e confesso que fiquei um pouco desmotivada de fazer a leitura após conhecê-las!
    Adorei sua sinceridade e por enquanto não pretendo realizar a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeira resenha que leio sobre a obra e confesso que a premissa não me chamou muito a atenção. Depois que li sobre ter lhe decepcionado por ser irreal e com situações absurdas, decidi que não é uma leitura que eu queira fazer, pelo menos não no momento. É uma pena que a autora tenha desandado tanto uma história que começou tão bem.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Que ruim que não foi tão boa quanto você esperava mas que você gostou mesmo assim. Eu não conheço a série Finding Carter então nem imagino quais sãos as semelhanças. Como que crianças podem pegar avião, ônibus, se hospedar em hotéis sozinhos?! Que mancada ein! kkk

    ResponderExcluir
  7. Que bad uma leitura assim.
    A história é realmente interessante, mas quando desanda assim, dá nem mais animo de continuar.
    Que om que mesmo assim você gostou de ler. Eu teria ficado revoltada... admito! uauauhauha

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa.
    Uma pena que o livro tenha te decepcionado. Mas tem coisa que me irrita também, como por exemplo acontecer coisas absurdas do tipo menores se locomovendo livremente, o leitor sabe que isso não acontece na vida real, acho que isso é subestimar a nossa inteligência.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  9. Oii!!

    Eu ainda não li esse livro:( Na realidade eu não tinha muita curiosidade não... Gostei de saber que há uma escrita fluida que consegui cobrir todos os erros da narrativa.. Não fiquei muito interessada na obra, mas gostei da sua analise.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Bom, essa sinopse logo de cara não me atraiu, e até agora só vi resenhas em que as pessoas se decepcionaram, então claro que meu interesse ficou abaixo de zero... Rs... Situações absurdas e personagens irritantes definitivamente não são pra mim. Isso de menores de idade conseguirem se virar tão facilmente sozinhos, pegando até avião, me deixa louca! Rs...

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu li e achei pesado. Adoro livros assim, então esse já está na minha lista! Só o que mata é essa capa bizarra, não gostei. Mas a história é de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, a sinopse tinha me chamado muito a atenção, mas não consigo lidar quando o personagem é insuportável. Dá uma pena quando uma ideia legal é desenvolvida de forma ruim né? Acho que não leria esse livro, mesmo com uma premissa tão bacana, uma pena :/

    ResponderExcluir
  13. Acho que o consolo mesmo foi o livro ser curto pq pela leitura deve ter sido decepcionante. O livro tem todo o enredo necessário para ser bom, mas a autora não consegue desenvolver a história

    ResponderExcluir
  14. Olá Andressa, tudo bem?

    Infelizmente a premissa não me chamou a atenção e, ao ler sua resenha, acabei perdendo ainda mais a vontade, rs. O fato de haver personagens irritantes não é tanto meu problema, mas sim a história em si. Já aguentei alguns protagonistas que dava vontade de meter a mão na cara, mas no final acabei até amando, pelo conjunto da obra. Mas se isso não acontece... Tô fora, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Sinceramente não fiquei interessada na leitura, me parece um enredo um pouco raso e sabendo que a personagem principal é mimada e irritante, isso só me dá menos vontade de ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa.

    Mesmo que você não tenha curtido o enredo e a narrativa da autora ter compensado, eu achei a proposta do livro bacana e fiquei com vontade de ler para tirar minhas próprias conclusões. Vou anotar a dica para adquirir o livro no momento que der,já sabendo que a personagem é um pouco irritante.

    Bjos
    historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  17. Ahim, sério que é ruim assim? Kkkk! Eu coloquei no kindle esses dias achando que o livro era foda! Já vou tirar assim que eu ligar. Odeio mimimi de personagem. Affe!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Quando você falou que lembrava a serie Finding Carter logo fiquei bem curiosa para poder conhecer essa historia, mas lendo a resenha vi que essa não é uma leitura que irei gostar, realmente e dificil gostar da historia quando a protagonista não nos conquista e também achei bem irreal toda essa jornada que ela consegue fazer !!

    ResponderExcluir
  19. Oii! posha vida, quando li a sinopse fiquei super interessada e fui toda empolgada ler a resenha, mas pelo que eu vi o livro não funcionou pra você, realmente foi boa a proposta da autora, mas pelo que eu vi ela não conseguiu passar a visão que gostaria de passar, apesar de tudo isso, o livro me desperta o interesse, mas realmente é ruim quando a protagonista não nos ganha, mas quem saiba eu leia um dia!

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Realmente li várias resenhas negativas sobre o livro, várias pessoas se decepcionaram com ele, que eu nem tenho vontade de ler. O livro parecia ter tudo para dar certo, mas situações irreais demais, não dá para engolir nesse tipo de livro né. Não pretendo dar uma chance ao livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  21. Andressa, também fiquei bem interessada pela sinopse, mas o livro realmente decepciona. No decorrer do livro apenas dá pra perceber que Lauren é uma adolescente chata e mimada. A capa foi tão bem desenvolvida, e junto com a sinopse a premissa ficou ainda mais interessante, mas a Sophie decepcionou na história em si.
    E até agora não achei alguém que gostasse realmente do livro kk

    ResponderExcluir