quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

[Resenha] Maria Degolada, santa assombrada

|
Autor: Caio Riter
Páginas: 48
Editora: Edelbra
Psiu. Silêncio. Muito silêncio. Está ouvindo? Oh, é ela, a Degolada. Ela vem chegando, a Maria Degolada vem bem devagarinho. Mal não causa, mas e o medo? E se você quer mesmo ouvir a história da jovem Maria Francelina, eu té conto. Temo de medo, mas conto. Tremo de medo, mas conto. Sinto arrepio, e conto. Eu conto, vou contar sim, mas, psiu, silêncio. Vou falar baixinho, vai que ela escuta. Vai. Nem quero ver.



Maria Degolada, santa assombrada é uma lenda urbana, recontada pelo autor Caio Riter, e eu acredito que a maioria deve conhecer essa personagem tão temida. Eu mesma quando criança sabia que para chamá-la tinha que ser à meia noite, de frente ao espelho do banheiro, e precisava falar o nome dela três vezes seguidas. Não entendia qual o propósito de fazê-la aparecer, mas era um desafio que toda criança fazia, pois era assustador pensar que uma mulher degolada apareceria no espelho. Nunca soube de sua verdadeira história, e através dessa obra, pude conhecer melhor quem foi Maria.

Maria sempre foi muito namoradeira, nunca pensou em casar, e causava inveja por onde passava. Nas mulheres, claro, porque os homens a desejavam. Quando Maria conhece o Cabo Bruno pensamos que ela irá mudar, mas não, ela continua jogando charme para qualquer homem que passa.


É uma obra curta, por isso não vou falar mais da história. O final não é nem um pouco surpreendente, é bastante previsível o que acontece, mas mesmo assim é uma história que todos que já ouviram falar de Maria Degolada precisam ler. É interessante saber melhor sobre essa jovem.

Eu fiquei com inveja do narrador, pois foi ele quem chamou Maria Degolada no espelho, e como pedido, a fez contar sua história. Quando eu era criança nunca tive essa coragem, imagina se a infeliz realmente aparecesse? Na época eu não sabia que tinha esse negócio de poder fazer um pedido, achei que ela te puxava para dentro do espelho ou coisa pior, rs.


Uma lenda urbana de terror, mas para quem já é grandinho não assusta nem um pouco, então podem ler sem medo. A obra tem várias ilustrações lindas para acompanhar a narrativa. Recomendo.

- Filha, filha, olha, olha. Olha que você mexe é com coração apaixonado. E homem apaixonado vira touro furioso, e escoiceia, e derruba quem ta em cima da doma. Cuidado, filha, cuidado.

23 comentários:

  1. Não conhecia essa história! Quando eu era mais nova meu medo era da Loira do banheiro! haha
    Gostei das ilustrações e mesmo não dando medo, gostaria de ler para conhecer um pouquinho dessa lenda.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa!
    Ainda não conhecia o livro, mas sou muito fã de lendas urbanas. Gostei das ilustrações, é um livro que gostaria de ler.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia essa lenda, me lembro apenas da loira do banheiro, mas dessa moça degolada realmente não consigo recordar. Essa releitura, me pareceu ser muito boa, principalmente por ser curta, e mesmo assim conseguimos interagir com a história.

    ResponderExcluir
  4. Andressa achei a ideia super fofa, aqui a gente chamava de loira do banheiro, mas seguia a mesma ideia desse livro, uma lenda urbana que metia medo em qualquer adolescente da época, mas que quando fui ficando mais velha deixei que passasse como mais uma história.. Gostei da capa, e achei bem legal a proposta

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa,
    gostei bastante da idéia e adorei as ilustrações. Como não ter medo da Loira do Banheiro ? Eu jamais teria essa coragem que ele teve, contar história nada, eu ia cair dura. Mas achei legal a proposta, porque pode tirar um pouco do medo dos que hoje são crianças.
    Meu filho mais velho tem 9 anos e outro dia veio perguntar sobre a loira rsrs. O tempo passa mas as lendas urbanas continuam.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee Andressa ^^
    Eu não conheço muitas lendas urbanas, mas esta me lembrou um pouco A loira do banheiro. É a mesma, né? kkkk' vendo o comentário da Gisele ali em cima, tive certeza disso *-* enfim. Eu não conhecia a história, só sabia a respeito do "ritual" para chamá-la. Acho que não é um livro que eu leria :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa!
    Já li o livro "As Luas de Vindor" do Caio Riter, não sabia que ele também havia escrito este, mas gostei bastante da premissa.
    Essas ilustrações são mesmo lindas, muito legal esta última.
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa lenda e apesar de eu ser uma pessoa das mais medrosas, leria o livro, pq apesar de ser o final esperado me pareceu muito bem escrito. Só as ilustrações que me assustaram um pouco

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Tamo junto no quesito medo! Cara, eu tenho medo de ir no banheiro de cinema sozinha até hoje hahahahaha. Gostei de saber que é um livro legal, eu não conhecia o enredo e mesmo com o final previsivel, leria sim!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  10. Sei não se pra quem não é grandinho não assusta nem um pouco, sou tão medrosa que acho que eu poderia ser uma exceção... Rs... Isso de chamar três vezes em frente ao espelho eu sabia referente a outro personagem, nunca tinha ouvido falar de Maria Degolada mas prefiro continuar sem saber detalhes da história dela.

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca ouvi falar dela, mas pra mim ela se parece muito com a Loira do banheiro, inclusive eu morria de medo hahaha, o livro parece ser bem legal, sou bem medrosa então acho que me assustaria sim kkkk porém fiquei curiosa pra saber a história de Maria Degolada.

    ResponderExcluir
  12. Pois eu nunca ouvi falar nessa Maria Degolada kkkk
    A única que conheço que é parecida com essa é a Comadre Fulozinha, que ia pra frente do espelho e chamava o nome dela três vezes também. Não precisa ser de noite. A garotada sempre morria de medo incluindo eu, haha, mas era realmente um desafio. Fiquei curiosa com a história dessa.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Que eu saiba, se eu chamar três vezes alguém no banheiro escuro, quem vai aparecer é a Loira do banheiro, mas ok, o que importa é que eu leria de boas, até porque nunca tive medo dessas lendas...

    ResponderExcluir
  14. Eu conhecia a lenda, mas não com esse nome, sim Loira do Banheiro ou Bloody Mary, mas também não sabia dos pedidos hahaha. Amei a sinopse e as ilustrações que acompanham. Gosto da ideia de releitura, acho que leria, mas não é prioridade. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Dessa, sua linda, tudo vem?
    Essas imagens já me deram medo, e eu nunca iria esperar o relógio bater meia-noite e chamá-la no espelho, risos....Eu não conhecia essa lenda urbana, quando criança eu não me ligava nessas coisas, nem sabia que existiam, brinquei muito de boneca, risos...Não faz meu estilo, mas vou anotar a dica para indicar!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Acho bem interessante esses livros com registros das lendo urbanas, ainda não conhecia essa, mas parece ser interessante mesmo com um final previsível, gostei muito das ilustrações que ajudam a dar um clima especial a historia narrada pelo autor !!

    ResponderExcluir
  17. Olá Andressa, tudo bem?

    Sabia que conhecia o título Maria Degolada, santa assombrada de algum lugar. Só não me recordava que era uma lenda urbana. Sei que isso pode ser que nem tenha existido, mas o cagaço bate forte, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu já ouvi falar da história da Maria Degolada.
    Não imaginava que iriam fazer um livro de literatura sobre essa história. Apesar de ser uma história conhecida mesmo por muitos acredito que é um boa leitura. Já admiro o autor por escrever esse tipo de estória e ainda chamar a Maria Degolada!

    ResponderExcluir
  19. Nossa! que incrível!!!
    Eu adoro terror! Lenda urbana então?!
    Nem se fala! Não conhecia essa e vou já ler Maria Degolada!!
    Obrigado pela dica incrível!

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?
    Confesso que não sabia essa lenda da Maria degolada, eu sabia uma outra, que disque aparecia uma bruxa, nem lembro muito bem agora hahaha gostei muito da dica, e apesar de ser medrosa, gostaria de conhecer a lenda.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  21. Oie, Andressa! Eu sou daquelas que não perde uma boa releitura ou reconto e esse parece ser bem bacana. Sou um ser muito medroso, mas acho que leria tranquilamente. Agora, eu também nunca teria coragem de chamar nada, meno ainda em um espelho.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  22. HUm, não gostei muito da capa mas eu gosto muito de história de terror. Mas, como você, disse, não dá susto pra gente grande, talvez eu compre e dê para o meu sobrinho! kkkkkkkkkkk! Sou má!!!!

    ResponderExcluir
  23. Andressa, estou lendo isso a noite e posso dizer que até lendas urbanas me assustam kk. A única que pensei que poderia ser chamada, era a loira do banheiro, não havia conhecimento da Maria Degolada.

    ResponderExcluir