terça-feira, 10 de janeiro de 2017

[Resenha] Enclave

|
Autora: Ann Aguirre
Páginas: 232
Editora: Callis
Triologia: Enclave, 1
No enclave, apenas as pessoas que sobrevivem até os 15 anos ganham o direito de ter um nome. Nesse mundo subterrâneo, a corajosa Dois faz parte do grupo de Caçadores responsável por garantir a comida e a segurança de todos. Os túneis ao redor estão lotados de Aberrações – criaturas terríveis que devoram tudo que encontram pela frente –, e o mundo na superfície é inabitável. Será? Dois nunca questionou as leis do enclave, mas tudo está prestes a mudar agora que ela conheceu Vago, um Caçador misterioso, indisciplinado e letal. Esse encontro vai alterar o delicado equilíbrio que protege a sobrevivência do enclave, e o mundo que eles conhecem talvez esteja perdido para sempre.

Enclave é o primeiro volume da trilogia de mesmo nome, da autora Ann Aguirre, e publicado aqui no Brasil pela editora Callis. A trilogia possui uma trama pós-apocalíptica, com elementos de distopia, ou seja, nem amei! Eu vi que Enclave é bastante conhecida lá fora, mas aqui nem tanto, ainda, e sério... vocês não sabem o que estão perdendo. Se eu fosse vocês, depois de ler essa resenha ia correndo comprar o livro. A autora não faz uma introdução, daquelas chatas que encontramos em algumas séries, apesar de ser o primeiro livro temos bastante informações sobre como é o mundo atualmente, e alguns vestígios do que pode ter acontecido, então é uma trama que empolga o leitor desde o início.

Dois foi treinada por anos para ser Caçadora, uma posição perigosa, pois caçadores precisam proteger o Enclave das Aberrações - quase como zumbis - e ir em busca de comida. No Enclave em que Dois vive há muitas regras. E há os grupos: Caçadores, Construtores e Procriadores, cada um deles tem uma função que visa ajudar a sociedade em que se encontram atualmente. Vago é um caçador também, porém, ele não nasceu ali, ele passou anos nos túneis, sobrevivendo sozinho. O garoto sempre foi um incógnita para todo mundo, e Dois acaba virando a parceira logo dele.

Algo terrível aconteceu na superfície, fazendo com que não fosse mais habitável, sendo assim, as pessoas tiveram que ir para o subterrâneo. Mas será que realmente ainda está fora de cogitação ir até a superfície? Dois percebe que todas as regras que estava acostumada e tudo que foi contado sobre o mundo lá em cima eram mentiras. Ela precisa entender, junto com Vago, como tudo realmente começou.

Durante a leitura eu me senti como se estivesse em um local realmente abaixo da terra, sem luz, e com aquela angústia de que poderia ter uma Aberração por perto. A narrativa da autora é muito vívida, detalhada (mas não de forma cansativa), e consegue surpreender o leitor a cada momento. A Enclave tem regras bastante rígidas, e preza muito pela sobrevivência do mais forte, então algumas decisões que os anciãos tomam tiram o leitor do sério.

Por terem desobedecido ordens, Dois e Vago precisam ir até a Enclave mais próxima deles e descobrir por que as aberrações estão cada vez mais inteligentes. Mas, nada do que eles trazem é levado em consideração, é como se preferissem se fingir de cegos para os perigos iminentes.

Há um pequeno romance na trama, mas não é o foco, apenas dá um ânimo a mais no leitor, depois de tanta coisa ruim que acontece. Os personagens são marcantes e, por terem sido treinados como Caçadores, são bastante corajosos e fortes. A trama não fica parada no lugar, tem sempre uma reviravolta que faz o leitor se empolgar mais a cada página. Enclave possui uma leitura muito fluída, eu não consegui desgrudar da história.

O enredo é diferente de tudo o que eu já encontrei do gênero, Ann Aguirre realmente me conquistou. O mundo está devastado, e apesar do futuro incerto, ainda há esperanças e vontade de continuar lutando nesses dois jovens. Eu espero que a Callis lance logo os dois últimos volumes, pois essa série é realmente promissora, e já fico imaginando um filme! Recomendo a leitura!

32 comentários:

  1. Olá Andressa
    Adorei poder conferir as suas impressões sobre esse livro/série que eu desconhecia. A proposta parece ser bem interessante, e com certeza gostaria de poder conferir também! Essa questão de pós apocaliptica com elementos distópicos chama muito a minha atenção, entre outras características do enredo que você comentou.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Vejo muitos livros por aí que são realmente muito bons, porém não são conhecidos por aqui, e pela sua resenha, essa uma das obras que merecem ser lidas. São poucos os livros nesse estilo que me despertam interesse, porém por ser apocaliptístico com distopia logo quis lê-lo. Quero muito conhecer esse mundo subterrâneo e como as pessoas sobrevivendo vivendo dessa forma.

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem? Já adicionei esse livro na minha lista de desejados, não conhecia ele, mas pela sua resenha noto que é bem o tipo de livro que amo ler!
    BJss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa com você falar que o livro é diferente de tudo o que você leu do gênero, porque neste universos futuristas, é quase tudo do mesmo. Fiquei interessadíssima.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Este livro me lembrou um filme que não lembro o nome! Hahaha
    Onde as pessoas viviam no subterrâneo também.
    Gostei muito da premissa, apesar de não ser um dos meus gêneros favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa de alguma forma não me convenceu muito a ideia de que é realmente algo diferente de tudo o que você já leu, para mim ficou bem parecido com mais do mesmo, o negócio de não ter nomes e ser chamado por um número acho bem forçado, mas talvez seja porque fiquei meio sem vontade de ler a série divergente e meio que me condicionei ao mais do mesmo. Mas como você falou que é diferente vou sim dar uma chance

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Então, não conhecia a obra e de acordo com que fui lendo a sua resenha fui ficando muito curiosa para conhecer a obra. Fiquei me perguntando que tantas reviravoltas a autora poderia trazer e como é ser caçador nesse mundo tão desbastado que a obra apresenta. Dica anotada haha

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu nao conhecia este livro mas chamou a minha atençao, pois a premissa parece maravilhosa e adoro o genero literario! :)

    Bem, a capa esta maravilhosa!! Que bom que os personagens sao tao marcantes assim e que e diferente do que ja leste antes!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Andressa,
    Esse livro é, mesmo, diferente. Achei muito interessante conhecer suas impressões e fiquei bem curiosa para conhecer a obra. É legal o romance não ser o foco, pois estou um pouco cansada disso.
    Anotei a dica, obviamente.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Não conhecia esse livro, mas amei a premissa.
    Muito legal ver essa mistura de gêneros e um livro que não foca tanto em romance. Achei a capa maravilhosa. O que mais me despertou curiosidade foi você mencionar que o enredo é diferente de tudo que você viu!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar dessa série mesmo amando o gênero; adoro quando a autora deixa a história quase realista, onde o leitor se sente dentro da cena, e fiquei feliz que o romance é só para cativar e não como foco central. Vou procurar comprar e já começar a ler o quanto antes; adorei a dica.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Desconhecia a obra, mas já no início da resenha fiquei super curiosa para fazer a leitura. Gosto bastante de distopias e esse mundo pós apocalíptico criado pela autora me chamou muito a atenção.
    Quero conhecer mais desses dois caçadores e da parceria que formaram!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ter lido poucas dispotias é um gênero que me encanta muito.
    Preciso confessar que tenho a série em inglês no meu kindle mas não li kkk comprei pois estava na promoção e acabou ficando por lá kkk depois da resenha vou correndo ler kkk Viver no subterrâneo deve ser a sensação mais horrível

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Por ser uma distopia, parece bem legal. Quando comecei a ler sua resenha, imaginei que fosse um livro repleto de zumbis. =p
    Engano meu. Ainda bem.
    Irei procurar mais informações sobre o livro.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. lend a sua resenha eu tbm imaginei um filme hahaha, o livro parece ser muito bom, eu curto bastante esse gênero mas não leio muito por falta de oportunidade, o livro tem uma história bem interessante, e fiquei muito curiosa pra saber sobre o subterrâneo e commo eles vivem, por incrivel que pareça a história me lembrou bastante a série the 1OO, o que já me deixou mais animada um pouco, e se tem uma pitadinha que seja de romance eu to dentro, mundo pós-apocaliptico, pitadinha de romance, e ainda a história parece super realista, já quero, amo parecer que estou dentro da cena e sinto que não vou desgrudar desse livro.

    ResponderExcluir
  16. Realmente aqui eu nunca escutei falar da trilogia não. Primeira vez...
    Mas fiquei até curiosa pela história. Também gosto de distopias e fiquei ansiosa em ler por saber que você também gosta e se sentiu dentro da história ao ler, imaginando tudo sabe...
    Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  17. Wow, a capa e a sinopse já me capturaram de cara! Não conhecia esse livro nem a autora e queria já conhecê-lo!

    Amo distopias e por sua resenha, essa é tipo tenho que comprar já! Muito obrigada pela indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!
    Não conhecia essa trilogia. Gosto muito de distopias, e confesso que essa chamou a minha atenção. O que será que aconteceu com a terra nesse livro hein?
    Quero entender do que se trata o Enclave e também como surgiram essas aberrações. Essa história tem tudo o que me atrai. Vou ler com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oiee, nossa tem tanto livro pra ler, e a gente se depara com esses achados! ainda não conhecia o livro nem o autor, espero ler em breve!

    bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gosto muito das distopias e principalmente esse novos mundos que os autores conseguem criar, achei esse mundo de Enclave bem interessante e parece ser cheio de mistérios também, fiquei curiosa para poder conhecer mais e estou interessada nessa serie !!

    ResponderExcluir
  21. Eu amo livros do gênero,mas tenho fugido um pouco pois todos acabam descambando pro lado do romance e isso não me agrada. Mas aqui parece que isso não acontece. Apesar do tema ser comum, pelo que você fala tem algo novo, e isso me atrai demais nas leituras. Gosto de ser surpreendida. Adorei a dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  22. Adoro livros que nos fazem sentir dentro da história, e que a autora tenha conseguido fazer isso com você. Adorei a premissa da obra e fiquei curioso para ler de perto os acontecimentos, e não pretendo ficar apenas na sua resenha. Que bom que o romance foi pouco trabalhado, assim o lado sombrio fica melhor.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Que bom que autora conseguiu te levar para onde acontecia a história, e que a escrota dela é detalhada e surpreendente. Ainda não tive a oportunidade de ler nada dessa autora, mas me deixou curiosa. Bacana que o enredo do livro é diferente. Beijos'

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de ler livros desse estilo.
    Fiquei curiosa pra saber o que tem de misterioso no mundo lá em cima e o que aconteceu para as pessoas terem de se refugiar, e ainda com vontade de me sentir dentro da estória também, debaixo da terra.
    Essa trilogia deve ser maravilhosa!

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito de distopia, mas acho que saturei de tanto ler.:D
    Sua resenha está bem motivadora!! Está quase me fazendo voltar a ler distopia mesmo sabendo que não aguento mais hahuhuahhahuaa.
    Vou colocar Enclave na minha listinha futura de leitura.
    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, ainda não conhecia o livro e nem a autora, parece ser bom, confesso que só li um livro que fosse nesse estilo apocalíptico, e quero muito mergulhar mais nesse tipo de tema, espero ter a oportunidade de ler Enclave e espero gostar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  27. Sua resenha me conquistou. Cheguei a até a sentir o ambiente em que Dois e Vago caminham. Com a promessa de uma distopia diferente, vou ouvir o seu conselho e ir atrás do livro. Espero realmente me surpreender e me sentir envolvida com essa leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  28. Oi Andressa, tudo bem?
    Lendo sua resenha esse livro me lembrou vagamente a Silo.
    Você falou tão bem dele e parece ser uma leitura tão boa que me admiro não ser mais conhecido, mas vou procurar fazer a leitura e divulga-lo pois amo distopias!

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Quando eu estava lendo sua resenha, esse livro me pareceu uma mistura de Maze Runner, Divergente e Cidade das Sombras. Eu amo distopias, então tenho certeza que eu vou amar esse livro. Vou colocar na minha lista. Obrigada pela dica.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  30. Ham, não foi lançado o resto? Que triste. Fui olhar no goodreads e tem: 0.5, 1, 1.5, 2, 2.5 e e 4! Kkkkkkkkk! Geeeeeente!!! Eu gostei mto da premissa, fiquei querendo ler, mas cadê os outros livros? Rs... poxaaaa, assim fica difícil. Eu gostei mais da edição internacional. As capas são belíssimas. Será que a editora vai continuar a lançar?

    ResponderExcluir
  31. É um livro com uma història bem interessante, uma ficção diferente dos outros. Apesar de ficção não ser meu forte, eu gostei muito dessa resenha. Com certeza, se eu tiver a oportunidade, vou ler.

    ResponderExcluir
  32. Andressa, pelo o que percebi, esse livro parece uma misturas das melhores trilogias e distopias de ficção, achei que algumas partes bem parecidas com alguns livros que já li. Entretanto, gostei muito da sua resenha, ela me fez querer conhecer mais a fundo os Enclave, e esse mundo apocalíptico deles.

    ResponderExcluir