sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

[Resenha] Os sete

|
Autor: André Vianco
Páginas: 432
Editora: Aleph
Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam. Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles.


Eu sempre tive vontade de ler os livros do Andre Vianco, quando a Aleph surgiu com a novidade de que iria relançar seus livros eu fiquei bastante empolgada, pois as edições da editora são lindas demais. Então, tive a oportunidade de ler Os sete, e confesso que minhas expectativas estavam bastante altas, talvez por isso tenha me desapontado um pouco. A trama em si é bastante interessante, é bom ler sobre vampiros de forma mais perigosa e sobrenatural, fugindo um pouco do que encontramos do tema ultimamente, porém, eu esperava uma narrativa mais ágil e não foi o que eu encontrei.

O universo criado pelo autor é explorado de forma lenta, com muitas descrições e cenas desnecessárias. As partes empolgantes, como a história de cada um dos vampiros e como eles se tornaram seres da noite, não são muito descritas, ficamos apenas na superfície da coisa toda. E eu me decepcionei bastante com isso, pois o enredo tem vários elementos para agradar o leitor. Eu, sinceramente, não consegui me apegar a nenhum personagem. Nenhum mesmo. Não senti empatia ou até mesmo ódio por ninguém da trama. E a obra possui mais de quatrocentos páginas, então não tem a desculpa de ser um livro curto.

É interessante a parte em que encontram a caravela no fundo do mar, a retirada da mesma, e a descoberta de uma caixa de prata e dos corpos dentro dela. Apesar dos avisos para que a mesma não seja aberta, ninguém segue o conselho, pois pensam que os portugueses se referiam na época sobre bruxaria, então não imaginam que irão encontrar sete vampiros adormecidos. Quando inicia essa parte, dá um empolgada, é fascinante acompanhar aquele desespero de todo mundo ao perceber que os corpos estão revivendo. Porém, essa sensação logo passa, pois a narrativa volta a ficar amarrada e muito descritiva.

O que empolga o leitor é que cada vampiro possui um poder, e ficamos naquela expectativa de descobrir qual é. O enredo é atrativo, mas poderia ter sido desenvolvido de forma mais ágil. Eu demorei vários dias na leitura, tanto pela falta de tempo quanto pela falta de rapidez da mesma. Os sete possui uma continuação, Sétimo, que vai explorar melhor (acredito eu) o vampiro mais temido de todos, e o último a despertar. Ele realmente parece bastante perigoso, e fiquei empolgada para dar uma chance ao livro.

A capa que a Aleph fez para Os sete é muito bonita, mostra um pouco de cada vampiro, permitindo ao leitor visualizá-los melhor na hora de ler. A edição está muito caprichada. 

17 comentários:

  1. Realmente a narrativa deve ser fluida quando se cria um enredo de ação e nesse estilo de vampiros, descrições desnecessárias tiram o foco e não cativam. As origens e motivações de cada personagem devem ser bem exploradas, assim trazem um propósito para os mesmo, o estilo empolga, mas talvez fosse excelente se melhor explorado!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que pena que o autor pecou em algumas partes da descrição! Acho tão chato e triste quando isso acontece, ainda mais um livro que estamos com expectativas. Depois de ler a sua opinião a minha com Os Sete abaixou drasticamente. Vou esperar pelas próximas resenhas para me decidir se compro ou não.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  3. Esse não e o tipo de livro que leria, são poucos os livros sobrenaturais, que me chamam a atenção, e pela sua resenha da para notar que apesar da trama em alguns momentos terem seu ponto alto com muita ação, da para notar que as muitas partes cheias de descrição torna a leitura cansativa e demorada, fazendo com demorasse um pouco para se envolver realmente com a história. Para quem gosta e uma boa indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Uma pena que você estava com expectativas tão altas e acabou se decepcionando um pouco. Ainda não tive nenhum contado com a escrita de Vianco, mas seus livros despertam grande curiosidade em mim e fico feliz pelo fato de a editora Aleph estar relançando seus livros fazendo esse trabalho maravilhoso de diagramação!!
    Adorei saber suas impressões e espero poder ler em breve.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Nossa que livro é esse? Como eu não conhecia? Agora preciso ler urgentemente. Acho legal que os autores nacionais investem na história do Brasil e ainda mesclam com alguns fatos fictícios. O livro me chamou muita atenção. Quero saber o que vai acontecer quando abrirem a caixa e como o caos vai se instalar. Sua resenha me convenceu a ler!
    beijinhos ♥

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa, tudo bem?

    Conheço boa parte das histórias únicas do autor, mas sei que as séries vampirescas são as melhores. Vou procurar alguma promoção boa, depois que todos os livros sejam relançados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Miguel se bem me lembro... ou não??? Li faz um cinco anos e não tive a continuação. Por ser fascinada por vampiros curti muito livro, mas realmente é um pouco lento. No geral acho que os vampiros compensam rsrs e amei essa nova capa

    ResponderExcluir
  8. Ola,
    Ainda não li nenhum livro do autor, já vi o nome dele por ai, mas nunca parei para ler nenhuma resenha de seus livros, que pena que acabou se decepcionando um pouco com o livro, não li muitos livros de vampiros, e confesso que não me dou muito bem, com livros que se desenvolvem mais lentamente e que possuem muita descrição.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Poxa, pena que o livro é meio lento... Não tenho muito interesse neste gênero, então creio que não leria.

    ResponderExcluir
  10. "talvez por isso tenha me desapontado um pouco", essa frase meio que me representa um pouco em relação aos liros dele, fica tanta gente falando que é bom e coisa e tal que quando temos nossas impressões a sensação é de ser meio raso. Acho que merecia mais densidade de personagem nessa história, tem uma boa proposta mas não é bem desenvolvida

    ResponderExcluir
  11. O livro não me chamou atenção, eu curto bastante história com vampiros mas esse não me interessou, o fato de você ter dito que se desapontou e que o livro é meio lento me desanimou bastante, ainda mais por conter cenas desnecessárias, então não pretendo ler, mas quem sabe algum dia eu leia, eu nunca li nenhum livro do autor e nem conhecia, e a capa esta realmente caprichada !

    ResponderExcluir
  12. Poxa, que pena que não foi um livro que funcionou com você.
    Eu não li ainda então nem posso dizer por mim. Mas eu gosto muito quando as histórias são bem desenvolvidas e as histórias e características são mais aprofundadas de cada personagem, justamente para me conectar com algum.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não li nada do Andre Vianco, mas acho interessante as formas diferentes que os autores usam para falar sobre vampiros, no qual cada um cria seu algo diferente, mas realmente quando lemos um livro e acabamos não nos apegando a nenhum livro personagem a leitura acaba ficando sem aquele envolvimento com o leitor !!

    ResponderExcluir
  14. Eu não gosto muito quando os autores escrevem certas coisas de forma superficial porque as vezes acontece de eu não me conectar tão bem com o livro. As vezes é cansativo, mas as vezes é necessário.
    Apesar de gostar de livros que envolvem vampiro e poderes esse não foi um livro que me deixou muito animada para lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. O autor tem vários livros nesse estilo e a forma que ele escreve me agrada muito. Leria esse livro mais por causa do André Vianco e por conheçer seus livros a algum tempo.

    ResponderExcluir
  16. Eu não gostei muito dessa capa não, mas não seria isso que me faria deixar o livro fora da lista...
    Acho que a premissa é interessante, e sempre ouço comentários positivos do Vianco, mas essa falta de agilidade e/ou rapidez na leitura me deixa um pouquinho preocupada e me pensando se no meio de tantos livros que quero ler, encaixo ou não esse na lista...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  17. Andressa, logo pelo título lembre de Noé, mas não sei porquê. Mas infelizmente esse seria um livro que eu deixaria pegando poeira na estante, não gosto de livros que contém vampiros, sempre acho que será uma decepção, com isso nem dou uma chance. Por mais encantadora que essa capa seja, e vários elogios são dados ao André, essa leitura eu passo.

    ResponderExcluir