segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

[Resenha] Diário de uma escrava

|
Autora: Rô Mierling
Páginas: 240
Editora: DarkSide
Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens, pois dentro de si uma voz afirma que é dele que elas precisam. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte.
Narrado em parte em forma de diário, o livro acompanha mais de quatro anos da vida de Laura em um buraco embaixo da terra, período em que algo dentro dela também se modifica de uma forma inimaginável em busca da única maneira para sobreviver. Publicado originalmente na plataforma digital Wattpad, onde já teve mais de um milhão e meio de leituras, DIÁRIO DE UMA ESCRAVA apresenta um retrato duro, cruel, abominável, mas infelizmente corriqueiro no Brasil e em todo o mundo.
Através de Laura, raptada ainda adolescente por um homem que ela chama de “Ogro”, a autora denuncia os diversos tipos de violência que muitas mulheres são obrigadas a suportar em silêncio e nas sombras da sociedade. O “Ogro”, um homem aparentemente comum, honesto e “acima de qualquer suspeita”, mantém Laura presa em uma casa afastada, onde abusa dela sexual e mentalmente, alegando ser ela o seu verdadeiro amor. Laura, compreensivelmente, só pensa em escapar dali. Mas agora ele parece estar mudando. Será que é o melhor momento mesmo para fugir?... Bem, isso você vai ter que ler para descobrir.

Diário de uma escrava é uma história crua, delicada e impactante sobre o que há de pior no ser humano. A obra é baseada em fatos reais, onde a autora faz um apanhado de histórias de várias meninas, e cria Laura, a personagem que dará voz a um tema muito importante: a exploração sexual. Essa é uma situação repugnante por si só, mas quando crianças fazem parte desta podridão toda fica ainda mais brutal e abominável. O sequestro de crianças e a escravidão sexual andam juntos neste enredo, o que pode ser um belo soco no estômago para os mais fracos, e por isso não recomendo a leitura para qualquer um. Esta foi uma leitura que eu não posso dizer que gostei, nada do que é retratado nos dá prazer em ler, no entanto, é uma leitura necessária.


Laura tinha quinze anos quando o Ogro, o apelido que dá ao seu sequestrador, a tirou de sua família e amigos. Ela passa quatro anos vivendo em um buraco, sem luz natural, em condições precárias e desumanas. Ela é estrupada todos os dias. Se o Ogro estiver de bom humor, ele é carinhoso. Se Laura for um pouco rebelde, os estupros são violentos, e ela ainda é espancada. O terror é muito mais psicológico também, pois Laura se vê dividida entre desistir de viver ou continuar lutando e buscar uma saída daquilo tudo. 

Sonhos e desejos foram retirados dela. O que sobrou foi uma casca vazia, onde o instinto humano acaba lutando pela sobrevivência, por mais que não tenha mais esperanças de voltar a ter uma vida normal. Este relato é brutal, e acompanhar os sentimentos e pensamentos de Laura faz o leitor querer fechar o livro na mesma hora. É tudo tão real, horroroso e repugnante. Como podem existir pessoas que fazem este tipo de coisa com outro ser humano? Com crianças? Um sentimento de desesperança nos acompanha durante toda a narrativa. 


Em certo momento parei de sentir raiva de Ogro, no fim, só queria entender como ele conseguia cometer essas atrocidades, e ainda assim ter uma esposa, um emprego, ir na igreja e agir como uma pessoa normal?! Diário de uma escrava é um livro que não tem final feliz, já aviso vocês, o que torna tudo mais desesperador ainda, pois nenhuma história deste tipo tem. Por mais que a pessoa fuja e sobreviva, as lembranças devem ser sufocantes.

Ogro está enjoado de Laura, ela já não é mais tão nova, e assim, resolve "caçar" outras meninas. Quando uma das crianças sobrevive, ele se vê acuado e resolve fugir com Laura. A garota vê a oportunidade de programar uma fuga. Finalmente ser livre. Porém, o terror psicológico que o homem joga em cima dela a deixa bastante em dúvida se não é melhor continuar do jeito que está.


A obra é narrada por Laura, mas há certos momentos que presenciamos as cenas em que Ogro sequestrou outras garotas. Nenhuma delas aguentou tanto quanto Laura. Os detalhes são dolorosos de acompanhar, senti uma tristeza profunda de tanto horror e falta de empatia. O livro também nos apresenta sobre a síndrome de Estocolmo, que é onde as vítimas acabam sentindo algum tipo de afeto pelo sequestrador.

Este é o tipo de leitura que não consegue ser fluída, pois o leitor tem que fazer algumas pausas, respirar, e então voltar para aquele buraco junto com Laura. Como eu disse, essa é uma obra necessária, e ela serve de aviso, principalmente para os pais, cuidarem de seus filhos. Muitas das vítimas de Ogro ele conseguiu na Internet, onde se fazia passar por um jovem, e as convidava para se encontrar com ele. Os perigos são reais, nada é embelezado, é tudo preto no branco. Diário de uma escrava é um livro que vai permanecer por um bom tempo na minha memória.


A edição da DarkSide está deslumbrante. Eles tiveram um carinho enorme com todos os detalhes deste livro. Eu gostei bastante de receber esta obra, eu esperava algo impactante, mas foi pior do que eu imaginava. A escrita da autora é bastante envolvente, significativa e real. 

36 comentários:

  1. Olá
    Como sempre a editora se destaca em suas obras e essa é claro que faz meu coração acelerar de ansiedade ♥ Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, desde que soube do seu lançamento, e depois porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem MARCANTE, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa!
    Repugnante esse tipo de situação. Não sei se eu teria estômago para ler, ainda assim você atiçou minha curiosidade. Como o autor não embelezou nada, isso é um ponto positivo, pois esse tipo de coisa não pode ser tratado de maneira leviana.
    Obrigada pela dica.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu acho a diagramação deste livro bem bonita, mas para por aí. É o tipo de livro que eu não leria, embora tenha lido resenhas falando muito bem sobre a evolução e firmeza do enredo.
    A Darkside normalmente capricha muito em suas edições, são em sua maioria, livros que se vendem pela capa, pelo menos para mim.
    No entanto, essa fórmula pesada não funciona comigo, talvez por ter vivido esse tipo de violência, enfim...
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai, Jesus... Estou criando coragem para ler esse livro. Comprei hoje aliás, estou esperando chegar. Preciso preparar meu psicológico e meu estômago para as cenas que estão por vir. Esse é um assunto muito pesado e, infelizmente, real :/

    ResponderExcluir
  5. Quero muito adquirir esse livro, porém quando li o título não imaginava que falaria sobre a exploração sexual, mas sim sobre a escravidão em si, porém isso me surpreendeu ainda mais. Por ser uma história crua, que conta em detalhes o que a garota viveu no cativeiro, imagino que essa leitura deve ser bem impactante e deve mexer e muito com os nossos sentimentos. Espero poder adquirir esse livro logo, pois quero muito conhecer a história dessa personagem.

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi o lançamento desse livro e li a sinopse eu sabia que viria ai um livro muito tenso. É uma temática difícil de se escrever com certeza e que bom que a autora desenvolveu bem. Eu tenho muita raiva de ver que histórias assim acontecem de verdade. Se com adultos já é repugnante imagina com crianças?! Eu não aguento uma coisa dessas não. Chega fico nervosa. Mas eu com certeza vou ter que ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    A diagramação desse livro ficou incrível, realmente é uma historia muito densa e forte, acho bem interessante que a autora escreve sobre esse tema, com certeza não é uma leitura fácil de se fazer, mas concordo com você acho que ela acaba sendo necessária e marca o leitor ao longo e final da leitura !!

    ResponderExcluir
  8. Oii ! eu adorei a diagramação do livro, é um livro bem forte realmente, deve ser bem aterrorizante ler tudo isso, e imaginar, pois é algo que realmente acontece nos dias de hoje, eu mesma não sei se teria estomago pra ler esse livro, é horrivel saber que tantas crianças hoje em dia passam pela mesma coisa que ela passa, ou pior, quando essa pessoa é de nossa familia, e concordo com vc quando você diz que essa é uma leitura necessária.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?
    Como comentei em um outro blog, estou muito feliz que livros dessa temática estejam ganhando força entre os leitores, é sempre bom falarmos sobre o assunto e expor ele, mas infelizmente não é uma leitura que eu consiga realizar por ser bem pesada!
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Tenho curiosidade demais com esse livro. Já li alguns pesados e parecidos mas nada tão pesado assim. Acho interessante mas uma resenha negativa me deixa com o pé atrás

    ResponderExcluir
  11. com certeza uma leitura assim não é fluida mesmo. Tem alguns tipos de livros que vem com temas que eu não me vejo tão forte o suficiente para conhecer. Imaginar uma drama desses na vida de uma garotinha não é nada fácil. Vou esperar o momento certo para ler.

    ResponderExcluir
  12. A história é forte pelo jeito, mas infelizmente isso acontece com muitas pessoas e muitos nem imaginam isso (eu era uma dessas pessoas), imaginam que alguém some e esta mantida presa por ANOS. Preciso ler esse livro para saber o desfecho, deduzo que a menina tenha conseguido escapar, mas o que houve com o Ogro ? Somente lendo para saber né. E é isso que farei, com toda certeza.

    ResponderExcluir
  13. Andressa, a Rô arrasou na escrita e a DarkSide no design gráfico.
    Achei a história tão tocante e real, fiquei imaginando quantas Laura's ainda existem por esse mundo, escondidas, abusadas, sem vida, e sem infância.
    Com certeza não é uma leitura leve, é um texto com uma interpretação bem forte. É uma história bastante delicada mas que a Rô soube ser bem sensível e impactante.

    ResponderExcluir
  14. Eu nem sei o que pensar sobre esse livro, como você disse é uma obra necessária, não sei se eu conseguiria ler um livro assim, eu precisaria estar num momento bom e sã, pois eu me conheço e sei que se eu ler esse livro não estando muito bem ele vai me deixar destruída demais, pois já sou naturalmente uma pessoa que questiona muito o mundo e as tantas coisas cruéis que acontecem diariamente.

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Gostei da resenha, já tinha ouvido falar do livro, a história é bem tensa, mas real né, fico imaginando quanta crueldade se aconteceu nessa época, espero ter a oportunidade de ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  16. oie, estou querendo ler esse livro, não por ele ser algo bom de se ler, mas porque eu gosto de conhecer essas histórias reais e muito tristes, e como você falou, elas servem de um grande alerta. Imagino o quanto somos afetados pela leitura, e já li alguns livros do gênero, com histórias reais.

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa! ^^
    Esse é um livro que eu sei que não terei estomago para realizar a leitura. Muito pesado e difícil esse tema. Uma realidade que por mais afastada que aparente está é muito presente no nosso dia a dia. É sufocante pensar que não conhecemos as pessoas de verdade e que qualquer uma pode ser um monstro como esse...

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Não tenho dúvidas que seja uma leitura nada agradável, é um tema muito triste abordado, porém infelizmente que se faz presente. Imagino que deve ser tenso acompanhar a narrativa e deve ser um livro um tanto pesado, não sei se conseguiria ler, não espero um final feliz porque realmente o trauma deve ficar para sempre ainda que a pessoa consiga fugir. A resenha ficou ótima!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :9 Estou com uma vontade enorme de ler!!

    Realmente, a parte gráfico e um ponto muito forte, adorei as fotos!! Que bom que para alem da narração principal vemos essas cenas também!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, acho que leituras que envolvem temas tão pesados quanto o retratado nessa obra são realmente os tipos mais densos e complicados. Você realmente não consegue ler direto, tem que parar, respirar e é o tipo de história que te acompanha pro resto da vida. Ninguém jamais será capaz de saber o quanto uma menina que passa por isso sofre, nem as consequências que trará para ela, e apesar de ser algo pesado é realmente necessário que se fale. Não sei se eu tenho estômago e psicológico para ler algo assim, mas tenho certeza que é uma leitura que a pessoa leva para sempre ao fazer. Parabéns pela resenha!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  21. Estou louco para ler este livro, justamente por ser tão forte e real. Traduz certamente toda a realidade que muitas sofrem na mão de maniacos como este, que vivem uma vida falsa. Gostei muito de conferir suas impressões e fiquei ainda mais curioso pela narrativa da autora. A diagramação como sempre, está linda, e Dark teve um cuidado bem especial. Mais do que nunca preciso deste livro em minhas mãos.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Andressa!
    Apesar de ser uma obra necessária, e que todos deviam dar mais atenção, não sei se leria, é tudo muito triste. Fico imaginando o tamanho do sofrimento que a Laura passou, com certeza é uma leitura bem lenta, pois é difícil de assimilar tanta atrocidade sofrida por esse garota. Acho que eu iria odiar esse Ogro com todas as minhas forças!
    Eu realmente não sei se leria o livro, parabéns pela sua resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu morro de vontade de ler esse livro, mas não sei se teria estômago. Acho que é muito importante para nos mostrar que os monstros que fazem isso podem ser qualquer um, simplesmente porque tem vontade. Acho uma obra super interessante e divisora de águas, de fato é um grande lançamento para a nossa literatura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Andressa!
    Ler sobre abuso, principalmente quando não tem embelezamento da situações é meio que tipo uma trava que eu tenho, por isso. eu não sei se eu teria estômago para ler. Em todo caso a edição está linda, então espero poder comprar um dia e ter coragem de ler.
    Obrigada pela dica.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  25. A DS arrasou novamente. Falar das edições deles é até redundante, né? Quero muito ler esse livro, eu ouço as pessoas falando sobre ele desde a época em que ele estava no Wattpad, mas não curto o site e por isso não li. Vou esperar e ver se encontro o livro em promoção.
    O tema é bem pesado e acredito que será uma leitura muito impactante.

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Oie,

    A Rô trouxe uma obra de "lascar" mesmo com o coração do leitor. Desculpa a palavra, mas vi um vídeo em que falava sobre o conteúdo do livro. Descrição do cativeiro, abuso ou mesmo as chances que a personagem teve para fugir e não o fez. Apesar de pesada, essa edição é maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem? Olha, desde que esse livro foi lançado que eu vivo dizendo que vou ler e nunca consigo. Eu sei o que é um livro que exige pausas e que você acaba descobrindo que estava prendendo a respiração já prestes a desmaiar kkkkkkk li inúmeras críticas positivas sobre a história e acho que a temática é tão interessante quanto enriquecedora para qualquer tipo de leitor. A darkside arrasa ne? Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oie
    Tudo bom?
    Em breve vou ler esse livro é imagino que a carga dramática seja bem forte, ainda mais envolvendo sequestro, estupro que só quem passou por isso sabe como deve ser.
    Li sua resenha me sentindo indignada com esse ogro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Dressa lindona as vezes ler como o ser humano pode ser uma das piores espécias em suas atitudes nos deixam enojadas e sem palavras, por se tratar de uma leitura densa e forte, no momento estou evitando, porém o livro já está em minha lista de leitura. As edições da editora são maravilhosa. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  30. Apesar de achar a edição linda, pois é da Darkside né...

    Este é um livro que não tenho vontade de ler. Sou muito impressionavel e li coisas muito boas da escrita da autora, então ficaria muito tocada com o assunto e decidi deixar esta obra passar... Não sou muito fã de "realidade nua e crua..."

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Acho que não tenho ~estabilidade emocional~ pra ler algo pesado assim, só de assistir O Quarto de Jack eu fiquei mal por semanas, é muito triste pensar em tantos casos assim acontecendo por aí. Apesar disso, a Darkside nunca decepciona né? Que edição maravilhosa!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  32. Se sua resenha já me fez parar para respirar em alguns momentos, fico pensando como teria que dar algumas pausas na leitura... Mesmo assim, é um livro que me desperta muita curiosidade - e embora seja bem difícil de ler, acho que será uma leitura mais do que interessante, válida e cheia de toques a se perceber antes de cair em alguma roubada (seja você mesma, ou seja para passar para alguém mais nova)...
    E que edição linda!!!! Nem dá para dizer que é um livro com um teor tão dramático e sofrido como parece ser...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  33. Oi Andressa ,tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas acompanhava a autora enquanto ela o lançava pelo o whattpad e ele fez muito sucesso e fiquei muito feliz quando vi ele sendo lançado por uma editora grande pois essa é uma história com uma carga bem pesada, mas que precisa ser chegada a vários leitores. Eu espero lê-lo o quanto antes.

    ResponderExcluir
  34. Oie!!
    Essa é a primeira resenha que eu leio sobre esse livro, conheço a autora e confesso que eu tenho curiosidade de ler a obra mesmo sabendo que ela não é o meu estilo e que provavelmente não é o livro que eu deva ler... minha sensibilidade muito excessiva me impede disso haha

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  35. Olá.
    Desde o lançamento que quero fazer a leitura da obra.
    Porém, não sei se teria estômago para acompanhar todas as atrocidades vivenciadas por Laura.
    Saber que não tem um final feliz me deixa angustiada porque depois de tanto sofrimento eu torço para que o desfecho seja pelo menos não tão ruim.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  36. Olá, já li sobre as obras da Ro Mierling e fiquei bem instigada. Eu sempre gostei de histórias que conseguem mexer com o psicológico e o Diário de uma Escrava promete ser isso e muito mais. Além disso, as edições da Darkside são um caso à parte! :)

    ResponderExcluir