sábado, 3 de dezembro de 2016

[Resenha] A verdade e outras mentiras

|
Autor: Sascha Arango
Páginas: 224
Editora: Suma de Letras
Henry Hayden parece um cara legal. Um autor famoso, mas humilde. Um marido devoto, embora pudesse ter a mulher que quisesse. Um amigo generoso. Alguém admirável. Mas Henry Hayden é uma mentira, uma máscara. Seu passado é um segredo, e seus planos mais ainda. Ninguém além dele e da esposa sabem que é ela quem escreve os livros que o deixaram famoso. Mas quando a amante aparece grávida, Hayden vê sua vida tão cuidadosamente construída em risco, e na tentativa de encontrar uma solução definitiva para o problema, comete um erro terrível. Agora, não só a polícia está atrás de Hayden, como seu passado também tenta alcançá-lo. Costurando mentiras, verdades e meias-verdades em uma tentativa de sobreviver, ele monta uma história complexa que talvez seja sua única chance de escapar da beira do abismo.

Imaginei assim que li a sinopse, que o livro fosse a luta de um cara que cometeu um erro feio e quer corrigir isso, e além disso esconde o segredo de não escrever nenhum livro, que na verdade é escrito pela esposa, mas mesmo assim ele e a esposa fossem felizes, tivessem uma família, e caso isso viesse à tona, seria um transtorno tremendo, pois ela não queria ter seu nome estampado nos livros, portanto escreve para que o marido seja o rosto e a assinatura das histórias. Só que eu meio que acertei, pois realmente isso acontece, mas vai um pouco além com algumas modificações, misturando com muitas mentiras. O resultado é uma história que me deu muita raiva e nojo do cara, pois ele é um psicopata, um folgado, preguiçoso, mesquinho e tudo o que se possa imaginar de um aproveitador descarado.

Meio complicado quando o personagem que estamos lendo no livro é um tipo difícil de aturar. Tentei ler sem criar conexão, porque conforme a leitura avança, as mentiras vão sendo entrelaçadas, e o cerco vai fechando, mas mesmo assim o cara continua sendo frio e age como se nada tivesse acontecendo.

O livro tem algumas referências a grandes obras literárias, é curto, rápido de ler, como se fosse um roteiro, e já informo que o autor alemão é roteirista, e por ser muito conhecido em seu país, parece-me que jogaram a ideia pra ele: "Ei, que tal você escrever um livro? É como se fosse um roteiro, só que com mais descrição." Mais ou menos é a impressão que me deu. O livro tem toda uma dinâmica boa, ágil, que prende, e nada é tão ofuscado pro leitor, e apenas fui acompanhando as peças sendo mexidas. Mas não teve profundidade. Tudo que o autor mostra como mistério, logo se esclarece e não fica um grande gancho pra fechar a história. Apenas é um jogo de quando vão conseguir pegar o cara ou por quanto tempo ele consegue enganar todo mundo. Meio, Prenda-me se for capaz, sabe?

Acredito que não daria pra ter tanta coisa pra acrescentar, pois a história se completa com o pouco que tem; ela é enxuta, dá seu recado, mas não foi nada demais pra mim. A forma como o autor fechou o livro foi aquém dos livros que o personagem diz escrever; e o autor já havia dito o que faria em algumas páginas anteriores.

Se a intenção do autor era fazer um personagem detestável, ele conseguiu, pois senti asco do Henry Hayden. O problema foi que um personagem que faria toda a trama correr para um lago investigativo interessante, acabou virando um pateta e a história correu como o psicopata realmente queria, e dessa forma, não me fisgou.

É um livro rápido, para distrair, e por ser suspense, sempre fisga a curiosidade, mas pra mim não foi tão notável, apenas bom, e até a metade, eu sem querer acabei levemente torcendo pelo cara, um ponto pro autor que conseguiu fazer isso, mas depois, quando mais mentiras aparecem, daí não tive como continuar fingindo. 

As mentiras, e as meias-verdades, foram uma sacada interessante do autor, pois quem não reconhece essas pequenas falhas que acometem tantas pessoas?

8 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu não conhecia mas ainda bem que gostaste da leitura!! :) Bem, a capa não me agrada muito mas adorei o resto! :)

    Mas gostei da premissa do livro e do suspense, que a curiosidade sempre me cativa e prende!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas não fiquei curiosa para ler. Não consigo me imaginar lendo um livro com um personagem tão odioso assim, sabe? Achei legal a obra ser enxuta, mas não vejo o livro funcionando para mim, infelizmente.
    Adorei sua resenha e a sinceridade, mas vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Pela resenha, realmente parece que esse jogo com as mentiras e as meias verdades são o ponto alto do enredo, pena que ele não segurou um pouco mais. Gosto de estórias enxutas, mas às vezes precisamos de algo mais para nos segurar. Adorei a resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sua resenha foi bem interessante, levantou pontos legais do livro. Não sei se esse jogo com mentiras e meias verdades me agrada, mas amo suspense então vou procurar saber mais sobre o livro para decidir definitivamente.
    Eu não conhecia a obra, então obrigada por me apresentá-la!

    Beijos,
    Tabatha Cuzziol
    Blog e Canal Floretizas - http://floretizas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eitah percebi o quanto você detestou esse personagem Henry, acho que ficaria da mesma forma se visse que ele seria como você contou. O suspense até que é legal, mas não achei um ponto forte para ler este livro, vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  6. Acho que é bem complicado ler um livro onde a gente não curte o personagem. Quanto tudo fica meio superficial, sem profundidade ou parecendo faltar um pouco mais fica ainda pior. Não conhecia o livro e pela sua resenha, não sei se eu chegaria até o final se sentisse algumas das coisas que você comenta... Por esse motivo, esse eu passo.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha percebi que eu também não iria gostar do personagem principal... O.O É difícil concluir a leitura de um livro em que nós odiamos o personagem. :P Sei bem como é. Que pena que a história não foi mais bem desenvolvida, com um mistério mais bem construído. Isso podia ter salvo tudooo!

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    gostei da resenha, pena que não foi uma leitura que valeu tanto a pena. Não sabia que a editora tinha lançado o livro, mas gostei de saber. Espero ler outra resenha, já que foi a primeira vez que li algo do livro.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir