sábado, 10 de dezembro de 2016

[Resenha] Príncipe sombrio

|
Autora: Christine Feehan
Páginas: 486
Editora: Universo dos Livros
Série: Os Cárpatos, 1
Mikhail Dubrinksy é o Príncipe dos Cárpatos, o líder de uma sábia e secreta raça ancestral que vive na noite. Tomado pelo desespero, com medo de nunca encontrar a companheira que iria salvá-lo da escuridão, a alma de Dubrinksy gritava na solidão. Até o dia em que uma bela voz, cheia de luz e amor, chegou a ele, atenuando sua dor e seu anseio. Raven Whitney possui poderes telepáticos e os utiliza na captura dos mais depravados serial-killers. Desde o momento que se conheceram, Raven e Mikhail foram incapazes de resistir ao desejo que faiscava entre eles. Mas forças sombrias tentarão destruir esse frágil amor. E mesmo que sobrevivam, como poderão - cárpato e humano construir um futuro juntos?


Eu sempre quis muito ler a série Os Cárpatos, pois confesso que adoro séries longas (eu sei, sou louca!), e também por ter lido diversas opiniões sobre a trama que me deixaram curiosa para conferir qual seria a minha opinião. Outro ponto que me envolveu e aguçou minha curiosidade quanto a série foi a parte sobrenatural. Achei incrível isso de uma raça nova, os Cárpatos, que possuem poderes tirados da natureza, e que com o passar dos séculos e de suas atitudes podem virar vampiros, aqueles seres temidos da lendas. Eu, pessoalmente, achei a premissa original. E claro, minhas expectativas estavam lá em cima, e após terminar o livro caíram totalmente.

Príncipe sombrio não é uma obra ruim, a parte sobrenatural é realmente fascinante e envolvente, e tudo o que vamos descobrindo sobre essa raça só nos faz querer saber mais ainda. O que me desapontou, e que eu prezo muito em uma leitura, foi a narrativa. Eu acho que se a autora não se repetisse tanto a obra poderia ter umas trezentas páginas e cumpriria bem o seu papel. Acontece que há diversas cenas entre os personagens dizendo que se amam, e naquele impasse de "não posso ficar" e "você é minha" e coisas do tipo. D-i-v-e-r-s-a-s. E isso me irritou um pouco, eu já tinha entendido que Raven não queria ficar, mesmo sentindo uma atração enorme por esse cara misterioso, e que Mikhail ao encontrar a pessoa que o tirou da escuridão não iria nunca mais ficar longe dela.

Outro ponto que me incomodou um pouquinho: o relacionamento deles é instantâneo! É ele colocar os olhos nela e pronto, é sua alma gêmea. Ok, da parte dele eu até entendo, pois tem toda essa coisa de ser Cárpato, agora... uma humana simplesmente aceita tudo de boa, a aproximação fácil e o amor repentino? Mas tudo bem, relevei e continuei a leitura. E eu fiquei chateada de ter me decepcionado um pouco, pois a premissa é realmente interessante, e saber que cada livro fala de um Cárpato é muito empolgante, então eu só espero que os próximos volumes sejam melhores nesses pontos. Sim, eu não vou desistir da série, quero todos os livros logo!

Raven é uma personagem interessante, todo esse lance de poder telepático a torna única. E eu meio que entendo em ela se entregar tão fácil, pois por causa de seus poderes sempre foi uma tortura ficar muito próximo das pessoas e seus pensamentos/sentimentos. E relevando os pontos negativos, é envolvente o relacionamento dela com Mikhail, as cenas mais quentes são de tirar o fôlego. Mas, confesso que não gostei tanto assim do Cárpato, me interessei muito mais por Gregori, pois ele tem um ar mais misterioso e perigoso, então eu acho que o livro que tiver ele vai ser bem mais interessante.

Príncipe sombrio tem uma trama bastante promissora, pois a raça está sendo ameaçada por humanos e vampiros, e as mulheres Cárpatos não conseguem ter filhos. Isso tudo faz o leitor querer saber como será o futuro de uma humana e um Cárpato, e como eles poderão salvar sua raça dos perigos cada vez mais iminentes. No geral, a obra possui vários elementos atrativos, então apesar das considerações que eu fiz, eu espero que vocês deem uma chance a série, pois é bem diferente do que costumamos ler do gênero.

A leitura, obviamente, é mais lenta. Eu fiquei vários dias lendo, e tinha que parar de vez em quando, pois o ritmo não é daqueles que faz o leitor ansiar pelo próximo capítulo, por conta das repetições. A partir de tal momento, quase perto do final, as coisas esquentam mais e é possível ficar ansioso pelo desfecho. Há mais perigos e reviravoltas, ainda bem. Em suma, foi uma obra interessante, e que merece uma chance. Eu definitivamente irei ler os próximos volumes.

12 comentários:

  1. Olá
    Oi? Como assim você ama série longas? Isso com certeza não é de Deuxxx. Eu já fico louco quando a série é 4, e imagina essa daí? Kkk, eu não leria por diversos fatores, as sinopse não me prende, o número de livros e páginas também colabora bastante kkkj. E depois de ler essa série vejo que sem dúvidas eu ia nem chegar a acabar Kkk. Gostei de ver a sua resenha, e espero que continua a série, não desista rsrs. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Também não fiquei completamente satisfeita com a parte narrativa da obra. Me sentia em alguns momentos lendo a mesma coisa, sem nada a acrescentar. Em relação a leitura, não demorei como você, li normalmente. Ainda pretendo seguir com os outros volumes, mas não com tanta ânsia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oie
    poxa, livros com repetição é tenso mesmo, eu nao aguento e acabo abandonando, uma pena que a leitura foi assim, não é meu tipo de livro entao que bom que nao estou perdendo anda

    BEIJOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa,
    Sabe que eu também gosto de séries longas, mas prefiro quando ela já está completa hahaha.
    É uma pena que o relacionamento entre os protagonistas tenha acontecido instantaneamente, não gosto de livros assim. Entretanto, é legal a trama ser bastante promissora, apesar de lenta.
    Não consigo definir se tenho vontade ou não de ler essa obra, por isso, vou deixar a dica anotada.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Mulheeeer, faz uns cinco anos que eu quero ler esse livro, recomendação de uma amiga, mas até hoje, acredita?
    Eu amo séries longas também, pelo simples fato que tem série que vc não quer acabar.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Aparentemente mais um romance sobrenatural com premissa promissora, mas que falha na narrativa. É uma pena quando encontramos muita enrolação e esses amores instantâneos em livros como este. Quero muito ler algo sobrenatural que valha a pena, mas vou passar essa dica, pois não fiquei animada. Mesmo assim, obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Helloo, Dessa! Tudo numa nice?!
    Aahaha. Se eu visse essa capa já ia passar longe do livro. Sou bem avessa a obras de low fantasy por esse motivo, os romances são instantâneos e esse não se mostra diferente pelo que consta. Pelo menos a mitologia sobrenatural foi bem trabalhada. Esse com certeza não é um livro que eu leria por ter uma pegada mais NA e ter esse problema no "romance".
    Beijin...

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente amei esta sinopse, essa briga pela sobrevivência me deixa muito instigado por essa leitura.
    Algo tão sobrenatural, seres poderosos em busca de poder ou mesmo de sobreviver, deve deixar o enredo bem forte. Agora essa parte da repetição de cenas, acho algo desnecessário, até porque de nada acrescenta no enredo, ao não ser de deixar tudo arrastado.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa história e de inicio me peguei pensando em tentar ler. Mas foi só descobrir sobre a repetição e a conexão instantânea dos personagens que já desisti.
    Esses dois motivos são para mim a pior coisa que um autor pode fazer.
    Estou sendo maldosa demais? Talvez. Mas é que simplesmente não engulo mais isso, de tanto que já forçaram romances desse mesmo jeito. Então, dessa vez vou deixar passar a dica.
    Mas fico feliz que o livro tenha te conquistado a ponto de você querer continuar lendo os outros volumes.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo certo? Adorei sua resenha! Eu achei a premissa desse livro bem interessante, mas desanima saber que a leitura é tão lenta... bem, de qualquer forma acho que darei uma chance sim, pois gosto do gênero. Espero que os próximos livros te agradem mais :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, tudo bem?
    Não me interessei muito pelo livro, a começar por ser uma série grande, coisa que estou evitando no momento. Segundo, por que não estou a fim de ler esse tipo de romance no momento, fora que não tenho paciência para enrolação. Ainda assim, gostei muito da parte sobrenatural do livro, parece ser algo diferente.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa!
    Li esse livro faz um tempo e lembro que até gostei bastante tanto que comprei o segundo livro esperando gostar, mas a narrativa não prendeu a minha atenção e eu acabei abandonando a leitura. Não sei quando vou retomar ou se comprarei os outros livros da série.

    Beijos

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir