segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

[Resenha] O diário de Bridget Jones

|
Autora: Helen Fielding
Páginas: 288
Editora: Paralela
Série: Bridget Jones, 1
Bridget Jones já é uma personagem querida por milhões de leitores. Seja pelas desventuras amorosas ou pelos problemas com os pais, é muito fácil se identificar (e se encantar) com a protagonista criada por Helen Fielding. Nesta nova edição comemorativa dos vintes anos de lançamento do primeiro livro os fãs antigos terão a chance de reencontra-lá, e os novos leitores descobrirão uma paixão por este clássico!




A Paralela relançou O diário de Bridget Jones em uma nova edição comemorativa, e agora que eu finalizei a leitura posso confessar: eu nunca havia lido a série ou assistido aos filmes, pronto falei! Então, não é que eu nunca tive vontade de fazer uma dessas coisas, mas realmente não surgiu a oportunidade. Aproveitando o lançamento, resolvi conhecer essa personagem que todos falam tanto. Sim, porque também não moro numa caverna, eu sabia um pouco sobre a trama e tal, e realmente já era uma leitura que eu queria fazer. O que eu posso dizer? É uma leitura extremamente divertida, mas senti raiva da personagem em vários momentos. Para começar: quem disse que 58 quilos é ser tão gorda assim? E porque ela fica se lamuriando tanto em um diário ao invés de fazer as coisas acontecerem?

Ok, ela bem que tenta, mas Bridget é bem desastrada de vez em quando, e um pouco sem noção. Em alguns momentos até senti pena dela por ter toda aquela pressão de ter mais de trinta anos e ser solteira. "E os namoradinhos como vão?", tipo isso. Mas, a maior parte do tempo queria entrar no livro e dar umas sacudidas nela. Nunca vi uma personagem com autoestima tão baixa, cruzes. O que compensa é que ela é divertida (sem noção, lembram?), então dei boas risadas com a narrativa.

A narrativa é em forma de diário, então foi muito bom conhecer Bridget tão profundamente, talvez até um pouco entediante, pois ela é extremamente preocupada com calorias, quilos, quantos cigarros fumar, quanto de alcool ingerir e etc. Eu queria que ela parasse de pensar e se preocupar tanto e simplesmente vivesse sua vida.

E quando ela tenta, bem, não começa muito bem. Ela está afim do seu chefe. Quem disse que isso funcionaria? Ainda mais quando o chefe em questão é muito charmoso e galinha. Bridget tenta se fazer de difícil, mas quando ele percebe que ela está se distanciando vai lá e larga alguma gracinha, o que a desarma completamente e faz ser um ciclo sem fim esse relacionamento dos dois.

Eu não sei o motivo, mas não consegui me apegar aos personagens masculinos. O tal chefe parece ser charmoso apenas na cabeça dela, pois eu não achei ele tão maravilhoso assim. E o filho dos amigos de seus pais não apareceu tanto para que eu pudesse me aproximar mais dele, então foi bem difícil torcer por um ou outro. 

É estranho ver a autora falar de um jeito ruim sobre a idade da personagem. Ok, não exatamente ela, mas tudo o que é retratado me fez achar um absurdo algumas situações. Não tem nada demais ter trinta anos, e eu entendo que em parte é por a personagem não estar feliz profissionalmente, estar solteira e sem filhos, mas achei a pressão meio exagerada. Ou será que eu que vivo num mundo de fadas e não percebo este tipo de coisa?

Enfim, eu achei a personagem um pouco fútil, mas ela é uma pessoa boa e divertida, então ficamos no meio termo entre amá-la e odiá-la. O diário de Bridget Jones é uma leitura leve e rápida, apesar de ter alguns pontos negativos, eu quero continuar a ler a série. E claro, ainda quero assistir aos filmes, que dizem ser bem engraçados também, talvez até mais, vamos ver!

8 comentários:

  1. Eu também nunca li Bridget Jones (mas pretendo, em breve), mas já assisti ao filme e achei ele legal. Nada de outro mundo, mas muito bom para passar uma tarde despretensiosa, estilo sessão da tarde, sabe? Espero que você assista ao filme em breve e goste dele ;)
    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. má-la e odiá-la? Gente, sempre leio livros que me deixam nessa confusão de sentimentos! haha Olha, fico feliz que apesar de você ter achado alguns prontos negativos queira continuar a leitura dos próximos livros, e confesso que não tinha o menor conhecimento dessa obra, mas a sinopse e sua resenha me deixou interessada.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Tenho que confessar que ainda não li a obra! rsrs
    A premissa é bem interessante, mas essa autoestima tão baixa acho que me incomodaria um pouco.
    O que me leva a querer ler é simplesmente o fato dela ser bem divertida (sem noção) e desastrada, me deixando curiosa.
    Adorei saber suas impressões.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já li o livro há muito tempo e assisti ao filme várias vezes. Devo confessar que me identifico muito com a personagem em alguns pontos, mas em outros tenho que concordar com você, ela poderia fazer muito mais do que só se lamentar em seu diário.
    Como eu assisti ao filme primeiro para depois ler, eu já estava apegada demais aos personagens, principalmente Mark Darcy, que é meu preferido. ♥ O chefe, apesar de ser charmoso, não me conquistou tanto assim.
    Lendo sua resenha fiquei com vontade de reler essa história que tanto adoro.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Sou completamente apaixonada pelos filmes, mas ainda não tive a oportunidade de ler os livros. Ela é tão engraçada que fico imaginando se no livro a autora consegue transmitir tudo o que a atriz passou.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu vi um pedaço de um dos filmes e não é lá essas coisas. O que salva é a atuação da Reneé, que é maravilhosa. Eu já não leria justamente pela futilidade nele inclusa, simplesmente não tenho paciência.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Miga, bate aqui pq eu ainda não conferi essa história. Ela tem cara mesmo de ser fútil, mas eu não tenho problemas com isso.

    Gostei MUITO dá sua resenha e espero que goste dos filmes.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Dessa! Tudo bem? Então, nunca li os diários e até pouco tempo atrás não tinha gostado muito do primeiro filme, mas acabei dando outra chance ao enredo. Sim,a Brigde é engraçada, sem noção, tem uma super baixa autoestima e é insegura. O que pensando agora, é um tanto estranho, pq ela cativa o telespectador e acho que tb leitor pelo bom humor e atrapalhadas, mas mesmo assim ela tem tantos problemas em si auto ver. Quero ver os próximos filmes, mas não sei se lerei aos livros. N gosto de ver primeiro o produto adaptado no cinema para depois ler o livro.
    Adorei a resenha!

    Beijos, Maria Clara Vieira.
    Retribuindo o comentário no Blogger Nas Nuvens! :)

    ResponderExcluir