segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

[Resenha] O peão

|
Autor: Steven James
Páginas: 416
Editora: Companhia Editora Nacional
Série: Os arquivos Bowers, 1
As aventuras de Patrick Bowers ao longo de cinco livros nos levam por um mundo de violência psicopata. Com uma inteligência acima da média, o agente especial do FBI chega, nessa série, ao limite de suas capacidades, enfrentando criminosos cada vez mais habilidosos. Trazido da Carolina do Norte para ajudar no caso de um serial killer, o agente especial do FBI Patrick Bowers se vê no meio de um jogo de gato e rato. Astuto e letal, o assassino está sempre um passo à frente da lei e está prestes a marcar mais um ponto novamente. Bowers vai ter que usar todos os seus instintos, habilidades e suas modernas e controversas técnicas de criminologia ambiental para deter o homem que se autodenomina o Ilusionista.

O peão
 é o primeiro livro da série Os arquivos Bowers, do autor Steven James. Eu já li alguns livros únicos deste autor, e posso dizer que sua escrita é excelente. Apesar de as tramas terem aquela intensidade que o gênero policial possui, sua narrativa é sempre muito leve, envolvente e rápida de ler. E claro, os personagens são bastante marcantes, como no caso dessa série. Patrick Bowers não é o típico agente com o ego grande demais, ou um homem com problemas com mulheres, bebidas ou simplesmente depressivo, como normalmente encontramos em livros do gênero. Não, Patrick Bowers sabe que é bom no que faz, mas não é arrogante, e sua vida é marcada por uma grande perda: sua esposa. Não bastasse isso, ele precisa saber se aproximar da enteada de dezessete anos, o que implica uma grande responsabilidade, que ele não sabe se conseguirá ter.

É sempre fascinante conhecer a vida pessoal dos personagens, e neste livro não é diferente. Paralelo aos crimes, e na busca do assassino, é fascinante entender melhor quem é Patrick Bowers. O agente é formado em criminologia ambiental, algo que eu ainda não tinha presenciado em nenhum livro, e mostra que sua intenção é entender a mente do assassino, sabendo hora e lugares que ele foi. É extremamente alucinante acompanhar os passos que Patrick faz, ele é um homem muito inteligente.

O Ilusionista é um assassino que está sempre um passo à frente da polícia, prevendo tudo e fazendo com que seja difícil rastreá-lo. O interessante é que o autor também conta a história do assassino, o que em parte acaba nos comovendo. E o mesmo é muito inteligente também, o que acaba tornando o jogo entre ele e Patrick ainda mais fascinante.

A trama é repleta de detalhes, desde rastros que o Ilusionista vai deixando, até outra investigação paralela sobre um político bastante conhecido. O autor nos apresenta uma história em que o importante não é descobrir quem é o assassino, até porque isto logo é revelado, mas sim, quando que ele será pego. Então, nada de palpites errados dessa vez. Acompanhamos um crime repleto de pistas, que mesmo quando resolvidas, são inúteis por o assassino estar sempre um passo à frente.

A leitura foi extremamente fluída, eu não conseguia largar o livro. Eu gostei bastante dos personagens secundários também, todos apresentaram certa importância para a trama. E, em especial, fiquei muito interessada na parceira de Patrick, Jiang, a mesma aparenta ter sofrido algo terrível em sua vida, e eu estou curiosa para descobrir o que é. O peão é uma leitura excelente tanto para os apaixonados por romance policial quanto para os iniciantes no gênero. Recomendo!

25 comentários:

  1. Andressa, não conhecia o autor, mas gostei de poder ler sua opinião. Curto romances policiais, espero poder ter a oportunidade de ler esse livro em breve e desvendar misterios... bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, ainda não conhecia o livro e estou bem na vibe de ler algo assim, com suspense, assassinos e investigação. Interessante sdua observação sobre o criminoso estar um passo em frente da policia.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu não o conhecia, mas parece ser bem interessante e realmente chamou a minha atenção. Eu gosto desse estilo e fiquei intrigada sobre os elementos citados em seus comentários. Espero poder ler também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Que bom que esse livro tem uma narrativa fluída, mas mesmo assim eu não acho que gostaria de ler poque não é muito em minha zona de conforto. Quem sabe um dia eu não mude de opinião e vá conferir essa obra. Bela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu não conhecia nenhuma obra do autor, ,não que eu me lembre no momento rsrsrs. Achei a trama bem legal e fico contente que a escrita do autor é muito boa, afinal o livro é bem grossinho rsrsrs. Achei a capa bem maneira e espero ter a chance de ler alguma de suas obras. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie!!
    Nossa, romance policial é um dos meus favoritos sabe?
    Eu não conhecia esse autor e realmente não dava nada pela capa do livro, mas gostei demais da sua resenha.
    Fiquei curiosa quanto a esse assassino, como assim o importante não é descobrir quem é e sim como pegá-lo?
    Já quero! haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa,
    Esse é um dos meus gêneros favoritos da vida e tenho muita curiosidade de ler esse livro, que parece ser muuito bem construído. Adorei saber que o assassino está sempre um passo a frente da polícia, já consigo me imaginar devorando esse livro em poucas horas e adorando, como você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Gosto muito desses livros com suspense e um assassino muito esperto, é sem dúvidas alguma um prato cheio em investigações. Gostei muito também de todo o mistério que ronda o livro, com o investigador tentando entrar na mente do assassino, e esse tipo de psicologia criminal é inovadora e muito cativante. Acho que devoraria esse livro com poucas horas. Adorei a dica.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Achei a capa e a premissa intrigantes. Eu não conhecia a obra, mas fiquei interessada, justamente porque amo quando TODOS os personagens tem uma certa relevância para a história. acho isso muito importante. Adorei conhecer a obra e por ser fluida, com certez vou anotar para ler em breve.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  10. Oie
    muito legal sua resenha, eu lembro que fiquei curiosa quando vi os livros desse autor, espero mesmo poder ler qualquer dia pq achei muito foda o enredo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro ou o autor, mas sendo policial já caiu no meu interesse, ainda mais quando temos um assassino inteligente e que pelo visto dá muito trabalho para ser pego.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    A premissa desse livro me lembrou muito de um filme que eu vi que um detetive é paranormal e ele está lidando com um assassino Paranormal, mas com um nível mais avançado. A premissa desse livro realmente é muito instigante.Gosto de livro policial por que me sinto uma verdadeira detetive juntando pistas para achar uma saída. Creio que é leitura desse livro é bem fluida ainda mais para quem curte o gênero. Muito obrigada pela dica, pois não conhecia .Pretendo em breve fazer a leitura , beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Não conhecia o livro, mas gostei de poder conferir mais detalhes sobre o mesmo. Legal o diferencial do personagem do que costumamos ver e certamente os personagens são mesmo marcantes. Sua resenha me deixou interessada para ler!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito fã de policial, e não fiquei com vontade de ler. Mas acho que a parte mais interessante é mesmo acompanhar a vida pessoal dos personagens, e achei interessante nesse caso isso acontecer tanto com o mocinho tentando se relacionar bem com a enteada quanto com o assassino. Mas dificilmente me comoveria com a história do assassino, viu, acho que nenhum sofrimento é desculpa. Se todo mundo que sofresse muito se tornasse assassino não tinha mais ninguém vivo.

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu ainda não li o livro, nem nada do autor. Mas fiquei bem interessado nessa trama.
    Achei bem interessante esse primeiro volume, e fico a imaginar como serão os próximos volumes.
    Uma ótima dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Achei legal o autor inovar e já entregar o assassino, e ao invés de esperar que descubramos as pistas, fiquemos tentando descobrir como o criminoso será pego. Saber que este livor é apenas o inicio da série me fez querer descobrir o que o resto da série falará. Será que todo o restante vai envolver enredos parecidos? Preciso de um livor assim, com uma leitura tão fluida.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Não costumo ler muitas obras do gênero, mas conhecer um pouco mais sobre a personalidade de Patrick através de sua resenha me deixou bem intrigada.
    Achei bem inusitado o personagem ser formado em criminologia ambiental e quero muito saber como esse ramo irá ajudar o agente a descobrir quem é o serial killer. Adorei saber suas impressões e já anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiee Andressa ^^
    Eu fico toda agoniada quando leio algum livro (ou vejo algum filme/série), onde o criminoso está à frente da polícia...haha' e com raiva também *-* mas isso não acontece sempre, até porque eu não gosto muito do gênero, mas fiquei curiosa para ler esse livro, principalmente quando você disse que o autor conta também a história do assassino. Gostei :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  19. Olá =) Tramas com detalhes são muito boas, desde que não seja detalhes desnecessários. Legal o importante não ser descobrir quem é o assassino e sim quando vão pega-ló. Bom saber que os personagens secundários foram bons e teve sua importância. Que bom que gostou do livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não conhecia o autor e já curti bastante, faz muito tempo que não leio um romance policial e essa pode ser uma boa dica para voltar. Adorei isso do assassino estar sempre à frente da polícia e da oportunidade de conhecermos mais sobre ele. Vou anotar a dica!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Adoro esses livros com a trama intricada e cheia de mistério, com as narrativas em terceira pessoas e mostrando paralelamente a vida dos personagens <3 sou uma fã de romances policiais e thrillers, então já amei esse, finalizando com essa capa lacradora, não tem como não ler! Sua resenha ficou ótima!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia esse livro e que não sou muito fã de livros policiais, logo não fiquei muito animada, sabe? Mas parece ser uma boa obra, gostei de saber que os personagens são marcantes e o agente não é aquele típico desse gênero. Enfim, parece ser um livro que proporciona uma boa leitura mesmo, mas não lerei por enquanto.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros com essa temática e ao que parece, ele tem uma história bem carregada de suspense e tensão, coisa que preso muito nos livros desse tipo.
    Adorei conferir suas impressões sobre o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Tudo bem?
    Então não conheço a escrita do autor na verdade não o conhecia. Gosto de romances policiais sua resenha foi especifica mostrou o que tem de melhor misterio, ação, suspense o essencial em um romance policial pra mim.
    Obg pela resenha
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Confesso que a capa do livro não me chamou muito atenção e tive que ler a sinopse para saber que se tratava de um gênero policial. Creio que é um ponto falho a capa não nos deixar cientes do que se trata um livro, mas isto não posso julgar, pois não sei das reais intenções do autor com uma capa deste tipo.

    Gostei muito do enredo e anotei a dica por descobrir que existe uma mente psicopata na história!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir