domingo, 21 de fevereiro de 2016

[Resenha] Pele de asno

|
Autora: Rosana Rios
Páginas: 55
Editora: Edelbra
Como se sentia a princesa diante de seu destino infeliz? O que pensava ela sobre os tempos em que a mãe vivia? E o asno, o que pensará sobre as atitudes dos humanos?Uma mesma história pode ser contada de muitas formas. Depende de quem conta o conto...







Pele de asno
 é um conto de fadas reescrito pela autora Rosana Rios, e ilustrado por Mateus Rios. Eu fiquei surpresa  ao descobrir que era um conto, pois nunca conheci essa história. Foi uma grata surpresa a leitura, pois além de ler algo novo, a autora traz para o leitor a visão da história por outros personagens.


Rosana explica que o narrador-observador conta o que viu ou ouviu, mas que não consegue mostrar como os personagens realmente se sentiram. Por isso achei muito bacana a autora ter criado uma visão de alguns dos personagens. Muito criativo! E ela propõe ao leitor inventar nossa própria história - dentro do contexto - sobre os outros personagens.

A trama  nos apresenta uma princesa que após perder a mãe, se vê obrigada a casar com o pai, que prometeu a falecida esposa que só casaria com outra mulher mais bonita e inteligente que ela. Ele acabou descobrindo não existir ninguém assim, além da própria filha, e faz de tudo para casar com ela. A princesa fica desolada, mas recebe dicas de uma senhora, dizendo para ela pedir alguns tipos de vestidos nunca vistos. O rei, no entanto, tem muito dinheiro e consegue fazer todos os vestidos.


A senhora então diz para a princesa pedir a pele do asno, pois ele fornece ouro, e claro que o pedido vai ser negado. Mas, incrivelmente, o rei aceita e dá a pele de presente para a filha. A princesa não tendo escolha, coloca a pele de asno e vai embora. Ninguém vai procurar uma mendiga, todos estão atrás de uma princesa.

Quando no dia seguinte, o rei procurou pela filha, ela já estava longe. E não adiantou que ele enviasse seus soldados à procura dela, pois em todas as estradas que percorriam e em todas as cidades a que chegavam, eles buscavam uma princesa fugitiva; nunca lhes ocorreu procurar uma mendiga envolta numa suja pele de animal.

A história é interessante, e chocante na parte de o rei querer casar com a própria filha, eu gostei bastante desse conto. A obra possui diversas ilustrações que ajudam na narrativa. Esperem por um final feliz, pois sempre há um!


A edição é em capa dura e está muito linda. A autora no final nos conta um pouco mais sobre o conto, de onde surgiu e as variações da história no decorrer dos anos. Recomendo a leitura!

5 comentários:

  1. Oi Andressa. Tudo bem?

    O livro é bem caprichado pelas fotos que você postou e eu também não conhecia ele. Achei interessante e deixarei a dica anotada para ler futuramente.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse conto também, é meio nojento o pai querer casar com a filha, mas existe de tudo no mundo ne?
    Adorei as ilustrações, estão lindas!
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  3. Olá, Andressa.
    Adoro contos de fadas. E que ilustrações são essa, amei! Se me apaixonei só por essas imagine se ver todas hehe. Não conhecia esse conto ainda e fiquei curiosa para saber o final hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa!
    Sou apaixonada por contos de fada desde que sou criança e esse eu não conhecia. A história é meio diferente, né? Isso do rei querer casar com a própria filha é realmente meio estranho. Mas que bom que curtiu a história, eu fiquei bem curiosa pra conhecer.
    Achei as ilustrações lindas, fico fascinada por livros repletos de imagens tão bonitas. <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa!
    Que livro mais interessante! Amo contos de fadas e suas adaptações, então gostei bastante de ler sua resenha e conhecer mais esse que sai um pouco daqueles mesmos que conhecemos.
    Vou adicionar este livro na minha lista de desejados.
    Beijinhos

    ResponderExcluir