sábado, 6 de fevereiro de 2016

[Resenha] Amor amargo

|
Autora: Jennifer Brown
Páginas: 256
Editora: Gutenberg
Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.
Até Cole aparecer.
Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…

Amor amargo, da mesma autora de A Lista Negra, é um livro bastante expressivo. Jennifer Brown conseguiu mais uma vez tratar de um assunto real com bastante sensibilidade, mas ao mesmo tempo, sem amenizar nada. Nunca havia lido uma obra com este tema, por isso foi um choque, e confesso que em alguns momentos eu julguei. Me envergonho disto, mas eu nunca passei por uma situação parecida como a da personagem, e nem conheço ninguém próximo que passou, então foi difícil entender no início, mas a autora consegue fazer o leitor mudar sua visão sobre relacionamentos abusivos

Alex perdeu a mãe quando era criança, desde então o relacionamento com o pai é nulo, ele vive no próprio mundinho, sem dar nada de amor aos filhos. Suas irmãs não compartilham do mesmo desespero de saber por qual motivo a mãe pegou o carro e quis ir embora para o Colorado, se não fosse o acidente, que Alex. As únicas pessoas que ela pode contar são seus melhores amigos: Zach e Bethany. Os três são inseparáveis, e desde que se conheceram, programam uma viagem ao Colorado para tentar descobrir os motivos da mãe de Alex para querer largar a família. O que será que tem de tão importante lá?

Alex é uma jovem feliz, tem um emprego, tem amigos e a viagem está cada vez mais próxima. É então que surge Cole, um garoto que se mudou e foi transferido para a mesma escola. Alex acaba dando aulas de reforço ao garoto, e é a partir daí que sua vida muda. Ele é lindo, charmoso e divertido. Rapidamente os dois começam a namorar, e a felicidade de Alex agora é plena. Mas, Cole se mostra alguém muito ciumento e possessivo. Não gosta de ver ela conversando com Zach, e os abusos começam com palavras, tratar mal os amigos, ignorar ela... Porém, as coisas fogem do controle, o ciúme é cada vez mais intenso, mas ela ama muito Cole e tenta deixar de lado todas essas ações, mesmo quando ele bate nela pela primeira vez. Alex sempre arruma uma desculpa para o comportamento dele. E quando começa a ficar pior e mais perigoso, Alex pensa que a culpa é ela, e que não deve falar nada a ninguém. E afinal, ela o ama.

Eu acho que é comum pensar "por que ela deixa ele tratá-la desse jeito?" ou "como ela não viu que ele não prestava?", entre tantos outros pensamentos. Porém, a história nos mostra a dificuldade de se levantar, de tomar coragem, de não se ver como a culpada e dar um fim em tudo. No início senti muita muita, mas muita, raiva de Alex. Como ela larga os amigos por um garoto que ela recém conheceu? Como deixa ele tratar mal esses mesmos amigos, e até ela? Logo que o abuso começou, ainda verbal e emocional, eu já achei que ela deveria ter dado um basta. O que me irritou também foi ela ter o pensamento de que não tem ninguém que a ame e entenda como Cole. Como assim? Ela pode não ter a família como apoio, mas e os amigos?

E assim, sem mais nem menos, me dei conta de que, querendo ou não, o que tinha acontecido no dia anterior já tinha começado a me definir; eu estava inventando pretextos para justificar o que ele tinha feito comigo.


Quando a violência foi física, já não conseguia mais sentir raiva de Alex. Me bateu uma tristeza enorme, e uma angústia, que foi quando eu comecei a entender a falta de iniciativa da parte dela para sair desse relacionamento. Então, parei de ver ela como uma garota boba e burra, com autoestima baixa. Sim, a baixa autoestima ajudou, mas em nenhum momento ela foi a culpada. Ela era uma vítima, e só piorou a situação por acabar amando o garoto, que quando finalmente enxergou que o que estava acontecendo não era certo, percebeu ser tarde demais. Não queria ser julgada, não pediu ajuda.

Amor amargo foi uma leitura intensa, sensível e tocante. Me envolvi muito na narrativa da autora, e achei muito legal ela desenvolver a trama mostrando como começa um relacionamento abusivo de forma bastante real. Infelizmente este tipo de relação existe, onde as vítimas se sentem culpadas e não buscam ajuda. Eu acho que essa é uma leitura obrigatória para todos. Essa é uma história que não é real, mas poderia ser, pois pode acontecer com alguém próximo. 

Eu agradeço a Gutenberg pela oportunidade de poder ler esta obra incrível e tocante. Já virei fã da autora, e mal posso esperar para ler outras obras que toquem na ferida e nos façam refletir. A edição está linda, eu amei a capa. Recomendo!

20 comentários:

  1. Oi, Andressa! Tudo bem?

    Puxa, não sabia que este livro tratava desse assunto...uau!
    Sua resenha, muito bem elaborada, transmitiu o drama dos personagens!
    Quero ler para poder tirar minhas conclusões a respeito do assunto em questão.
    Valeu pela dica!

    Beijos!
    Participe do sorteio "Carnaval com livros" no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Andressa, primeiro vamos falar dessa capa, embora simples, é bem bonitinha até.
    Agora que sufoco a história dessa garota né.
    Quanto a julgar, acontece ás vezes rsrsr essa é a graça de ler... Afinal, quantos de nós já não falamos "o final poderia ter sido diferente"...
    Acho que faltam livros que abordem esses temas, recentemente li um que falava sobre agressão à mulher e gostei muito, pela maneira que a autora abordava e esse parece não ser diferente.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, este livro é a minha atual leitura e como você, vez ou outra, acabo julgando a Alex e gritando com ela: "larga esse BABACA"!!! Mas também conseguia entender o medo dela, o fato de que muitas vezes, se sentia sozinha com suas decisões... Enfim, adorei saber sua opinião, só me deixou com mais vontade ainda para concluir a leitura!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi
    que coincidência, acabei de comprar A Lista Negra, da mesma autora. Sempre vi a Pam, do Garota It, falando bem dela e fiquei com vontade de ler.
    Já sabia que a autora "cutucava na ferida", mas não fazia ideia do quanto. Vi a capa de Amor Amargo pela internet, mas não sabia do que se tratava. Pra mim era só mais um livro de romance. Mas, nossa, agora quero muito ler. Que história delicada e sensível.
    Acho que nesses tempos, onde estamos falando tanto de violência contra a mulher, é muito importante a leitura de livros com esse tema. Eu entendo o seu misto de emoções, a gente sente raiva mesmo, e se pergunta o pq de uma pessoa ficar num relacionamento assim. Mas no fundo, ngm tá nessa situação pq quer. A gente não pode julgar o outro pq não estamos na pele dele.
    Acho que esse livro pode até ajudar meninas que estão em uma situação parecida com a da Alex.
    Adorei sua resenha! acho difícil resenhar livros com temas tão tristes e delicados quanto esse.Fiquei com mta vontade de ler o livro.
    Beijos.
    http://www.notinhasderodape.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o livro e não li nenhuma obra da autora, mas sua resenha me deixou com muita vontade de ler.
    Gosto de livros que tratam de temas sérios como esse, e tenho certeza que é um grande aprendizado para quem lê.
    Adorei sua resenha! E vamos combinar que a capa expressa exatamente o que se passa no livro.
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uau, não conhecia esse livro e simplesmente preciso lê-lo. Essa temática da luta contra o abuso físico e psicológico é bastante interessante. Quem sabe a leitura desse livro não abra os olhos de muitas meninas e mulheres aí a fora... Tomara que ele sirva de alerta, antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Eu virei fã da autora,quando li A lista negra, a forma que a autora aborda um assunto polêmico e coloca o leitor pra refletir sobre aquilo é sensacional, acredito que esse livro é assim nesse quesito, por isso que fiquei muito feliz,quando soube que ia ser lançado no Brasil,infelizmente ainda não li,mas vou logo logo, sua resenha ficou muito boa.

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Eu definitivamente preciso conhecer o talento dessa autora. Quero ler A lista negra e, depois, essa obra. Parece que vale a pena conhecer Amor amargo simplesmente pelo modo como a autora conseguiu dar voz a quem nunca foi ouvido. Gosto quando um tema pesado é abordado dessa maneira, com sensibilidade e crueza.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia o livro, nunca tinha visto a capa por aí :(
    Mas falar sobre a luta pela abuso sexual sempre é difícil e marcante. O tema sempre é pesado, imagino como leitura é intensa, sensível e tocante.
    Quantas pessoas já passaram por isso!
    Eu li um livro nacional que também aborda esse tema e eu chorei demais.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  10. Uma das meninas que resenhou esse livro e sinceramente dizem que ele é muito bom. EU até leria, mas eu acho que não é o momento pra mim sabe? Me parece ser uma estória bastante intensa e forte, principalmente por conta do que o rapaz faz por ciúmes. Realmente é bem triste quando isso acontece.

    E sabe o que me lembrou isso amiga?
    Antes de ontem tinha um casal brigando na frente da minha casa com um bebê de dias no colo. O pai tava querendo levar a criança embora enquanto a mãe tentava pegar de volta e tipo, o cara machucava a menina e eu fiquei tipo que desesperada por ela. Queria até ligar pra policia, porque parecia que o cara ia sequestrar a criança. E tipo, pensa bem uma pessoa sem noção fazer isso? Não sei o motivo e tals, mas pode ter sido por ciumes tbm. Pode ter sido por outro problema, mas mesmo assim é algo que nos abala. Tentei chamar atençao do rapaz até e disse que ia chamar a policia, mas o cara nem deu trela. Mas teve uma pessoa que parou o carro no meio da rua e ligou avisando sobre o que estava ocorrendo. Foi muito triste ver isso na frente da minha casa. Nossa, é foda. Sei que não tem mto haver com a resenha, mas essas coisas acontecem em relação a ciumes e muda o comportamento das pessoas de uma maneira revoltante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/3-anos-de-muito-amor-e-dedicacao.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, eu acredito que dramas como esse aconteçam com frequência no apenas no Brasil mas por todo o mundo. Deve ser muito difícil criar coragem e dar um basta nessa situação, o novo, a mudança, sempre causam medo e ainda mais em casos como esses. Pessoas que sofrem com esses abusos geralmente não tem apoio mesmo e sofrem caladas. Apesar de não gostar de leituras que expressem essa realidade, eu fiquei curiosa com esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Achei tudo muito interessante e infelizmente acontece mesmo ao nosso redor. Está sempre acontecendo coisas assim. Conheço mulheres que passara por isso e sinceramente não consigo entender como as pessoas conseguem deixar chegar nesse ponto.
    Ama ele? Okay, mas um termino não é um fim do mundo e ainda mais quando se está sendo machucada!
    Não sei o que se passa na cabeça dessas pessoas quando são vítimas desses atos, não quero julgar ninguém, mas sim, acho burrice continuar em uma prisão desse tipo. Melhor sofrer pelo termino do que pelos hematomas e traumas psicológicos.
    Quero muito ler esse livro.
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Agora entendi realmente o nome do livro. Olha eu sou como você, fico com raiva quando certo personagem não age corretamente, mas acredite que existem pessoas que passam por muitas coisas e cada um tem uma forma de agir. Conheço pessoas em relacionamentos que são agredidas e nem por isso terminam e a questão é a baixo estima ou o medo de ficar sozinhas, ou seja, tudo sempre tem uma real razão, entende? Mas isso é bom ler em livros para aprender a não passar.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa, eu quero ler esse livro desde que soube sobre o lançamento, acho que ele possui uma trama cativante e que iria me prender na leitura, sem falar que todo mundo ama a autora, né? sua resenha me cativou a ir atrás dele o quanto antes!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oie.
    Eu sou louca para ler A Lista Negra e não sabia que Amor amargo também foi escrito pela mesma autora de lista negra.
    Eu amei a premissa, percebi já de primeira que esse é um livro que eu vou amar ler. Acho que vou entender melhor sim porque as vitimas se sentem culpada e pois tem coisas que me deixa com raiva da vitima e acho que o livro vai abrir melhor minha mente. Bom saber que o livro é tocante, acho que com uma premissa dessas ele tinha que ser mesmo.
    Adorei sua resenha e espero ler o livro em breve

    ResponderExcluir
  16. Oieeee
    A temática desse livro é bem forte e assim como você não entendo como uma pessoa aceita qualquer violência e ainda fica ao lado da pessoa

    O livro me parece ser bem interessante, mesmo sendo confuso no início.
    Adorei sua resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Logo de cara já me interessei porque aborda um assunto de peso, e também porque gosto desses enredos que mudam o leitor.
    Eu não sabia que o livro falava sobre relacionamento abusivos, já li outros sobre o tema que me levaram a fazer pré julgamentos também, mas com o desenvolvimento fui entendendo as dificuldades da personagem, acredito que o mesmo acontece em amor amargo.
    Com certeza o livro entrou pra lista de leituras necessárias.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Oi!!
    Nunca li nada da autora e tenho muita vontade de ler A Lista Negra,porém não curti muito a premissa de Amor Amargo.. Infelizmente isso é bem comum e com qualquer pessoa,e não consegui sentir nenhuma simpatia pela Alex. Então por enquanto deixarei essa leitura em suspenso e passei para uma outra leitura!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/02/resenha-caixa-de-passaros-josh-malerman.html

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Acho que vou terminar solicitando esse livro para leitura... achei bem interessante a premissa dele e não é a primeira resenha que eu leio... achei incrível a abordagem da autora neste assunto tão pouco explorado - na minha visão de leitora - porque temos abusos cruéis na vida e muitas mulheres amedrontadas gritando por socorro em silencio... sem quis entender porque muitas delas deixa isso se repetir e quando vão ver é tarde demais para tomar uma atitude... não sei se é fácil, mas nunca fui assim, a primeira vez que um namorado meu ameaçou a me bater em apenas levantar a mão pra mim... eu terminei e eu o amava... mas eu disse que não era saco de pancadas.... ele disse que foi instintivo, mas que não iria fazer... e eu disse começa assim... hoje dei graças a Deus por ser forte... sabe-se se lá... outra foi mais ingênua e acreditou nele... só espero que ele tenha mudado... homem não precisar dizer que é homem batendo.. isso pra mim é covardia... e a mulher que se deixa bater é covarde também... mas como eu disse é a minha linha de pensamento... infelizmente as pessoas tem pensamentos diferentes... adorei a sua resenha... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Estou louca para ler esse livro. Eu queria entender como funciona esses relacionamentos abusivos, porque eu tenho a mesma visão que você tinha antes de começar a ler o livro. Quero entender melhor os sentimentos da vítima. Além disso quero muito conhecer a escrita da Jennifer Brown.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir