quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

[Novidades] DarkSide

|

Um fenômeno quase paranormal atingiu o mundo em 1973. Multidões sofreram de náuseas, desmaios, alucinações e calafrios, numa histeria coletiva sem precedentes. Todos aparentemente possuídos por um filme: o já clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin e adaptado do romance que o roteirista Willian Peter Blatty lançara dois anos antes e que completa 45 anos em 2016. Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade. 


A história real aconteceu em 1949, e você pode conhecê-la — se tiver coragem! — no livro Exorcismo, do jornalista Thomas B. Allen, lançamento da DarkSide Books em 2016. Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos. Robert gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos. Acredite você em coincidências ou não, a verdade é que fenômenos estranhos passaram a acontecer com frequência na casa da família. Como, por exemplo, ruídos de unhas arranhando paredes ou objetos que pareciam se mover sozinhos, inclusive uma Bíblia e um quadro com a imagem de Cristo. Em pouco tempo, o garoto passou a ser afetado pessoalmente. Mensagens surgiam misteriosamente arranhadas em seu corpo, entre elas a palavra “Hello/Hell” [“Olá/Inferno”]. Sua voz mudava de tom, ele gritava obscenidades enquanto dormia, e quando confrontado por um padre católico – o primeiro dos três exorcistas que o trataram – Robert vociferou em latim, língua que ele nunca havia estudado. A família se mudou de um subúrbio da capital Washington para o Missouri, e lá dois jesuítas da Universidade de Saint Louis, os padres William S. Bowdern e Walter Halloran passaram a realizar os rituais de exorcismo. Ao todo, Robert passou por cerca de trinta sessões para se ver livre de seu estado psicótico, ou, se você não for cético demais, de seu demônio.


Willian Peter Blatty conheceu a história numa matéria publicada em 20 de agosto de 1949 no Washington Post. Ele passaria as próximas duas décadas recolhendo informações do caso que transformaria num clássico do terror. Robert Mannheim daria lugar à menina Regan, vivida no cinema por Linda Blair. Já Thomas B. Allen contou com uma santa contribuição para a pesquisa do seu trabalho. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta que auxiliou o exorcista Bowdern. Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média. Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren definiram a obra de Thomas B. Allen como “um documento fascinante e imparcial sobre a luta diária entre o bem e o mal”. Exorcismo é um livro exclusivo da DarkSide Books, que vem em capa dura e o padrão de qualidade quase psicopata da editora. Ele ainda vem com uma surpresa para os leitores mais audaciosos: uma reprodução da tábua Ouija que pode ser jogada usando o marcador de página. Depois de conhecer a verdade, você terá sangue-frio para tentar se conectar com o outro lado?



Thomas B. Allen é jornalista desde os anos 1950. Na década seguinte, foi contratado e pela divisão editorial da National Geographic, onde contribui como freelancer até hoje. Tem mais de quarenta livros publicados sobre os mais diversos temas, como política internacional, história dos Estados Unidos, guerras, espionagem, romances, vida selvagem e fauna marinha, incluindo alguns títulos sobre tubarões. Exorcismo é seu primeiro lançamento pela DarkSide Books.

17 comentários:

  1. Olá Andressa!

    Já tem um tempo que vi sobre o lançamento dessa obra. O Exorcista é um clássico do cinema e a Darkside Books acertou em cheio, essa edição parece ser muito foda (desculpa a expressão), pretendo adquirir. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,

    Apesar de amar as edições que a DarkSide faz, eu não me atraio pelos livros de terror, prefiro mais quando eles lançam livros de fantasia, é mais do meu agrado, rs.
    Mas ficou em uma bela edição O Exorcismo.
    Bjs,

    Juliana
    claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu pirei quando vi esse lançamento, e não quero nem saber, nem que eu passe o mês todo sem comprar mais nada, eu vou adquirir um pra mim logo kkkkkkkkkkkkkk
    eu amo O exorcista, tenho uma edição, além de ser fã do filme, e por isso me interessei por essa versão a respeito da história :D

    ResponderExcluir
  4. Oiii, entrei em desespero quando vi que a editora iria realizar o lançamento deste livro, eu já o adoro. E vindo dessa editora? O que pensar não é?
    Beijão hahahaha

    ResponderExcluir
  5. oi Andressa!!
    Que lançamento, né? As artes da Darkside Books me deixam babando, estou lendo o livro agora, mas minha versão é mais modesta, mas o consumismo quase implora por essa versão! (se eu gostar do livro de verdade, quem sabe?). Sempre quis uma tábua Ouija #prontofalei, só não sei se teria coragem de usá-la ahuahauhauhuahua
    um abraço!
    Pandora
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
  6. Oiiie
    fiquei sabendo da novidade e espero adquirir o livro em breve, gosto bastante do filme e acho mega obrigatório para fãs ahha que está linda por sinal, a edição

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Confesso que desisti do filme Exorcista muitas vezes e até penso em comprar o livro para saber sobre os fatos, mas tenho um medo horrendo de livros e filmes com fundo de terror.

    Beijos!
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Menina do céu! não quero esse livro nem para decoração, de tanto medo que tenho. hahaha
    Acho que vai ser um dos poucos da Darkside que não vou comprar! mas a edição deve estar muito caprichada e bonita, como sempre!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andressa. Quase uma resenha seu post. Adorei a premissa do livro, ao livros de terror, só não sei se tenho coragem de usar o tabuleiro. É melhor não brincar com isso. E a qualidade do livro? Preciso nem falar, não é?

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  10. Eu ia comprar dois livros da DarkSide esta semana, mas desisti depois de ler Onde Cantam os pássaros, que custou caro para pouco enredo, apesar da capa fabulosa. Mas ainda não desisti da editora, só dei um tempo.

    ResponderExcluir
  11. Hello!

    Nunca fui fã de terror e ja levei um susto com esse post.
    Nao pretendo nem chegar perto desse livro da DarkSide.
    A editora sempre fazendo um trabalho lindo, mas pra mim nao da.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu realmente não leria esse livro... credo, ia me deixar aterrorizada... rs... e não curti essa coisa de ter uma reprodução de tábua Ouija não... considero isso coisa séria e "brincar" com uma coisa dessas não traz nada de bom.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá, como fã do gênero é claro que eu já estou morrendo por essa edição maravilhosa da DarkSide, que convenhamos vem se mostrado uma das melhores editoras para lançar obras dos clássicos do terror <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  14. Cree em Deus pai Amanda que livro é esse!! kkkkkkkk
    Morroooo de medo de coisas de terror, então euzinha aqui vou passar bem longe desse livro kkkk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Oie,

    Que baita lançamento, a edição está maravilhosa como todos da Dark, porém o gênero não é o meu favorito, e eu sei que para mim não seria uma leitura muito agradável!

    Mayla

    ResponderExcluir
  16. Oie.
    A Darkside sempre arrasa nas edições né? Cara, eu acho essas histórias fascinantes, mas não tenho um pingo de coragem de conferir essa história.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Andressa do céu. Porque tu não avisou que tinha essa capirota no início do post? Eu tenho pesadelo com essa bicha desde meus 12 anos, quando assisti ao filme em uma aula de espanhol. Que cagaço da porra IUDHASUHUDHASUIHDUIASHD. Desculpa os palavrões, mas sério. Eu morro de medo. Acho que não consegui ler O Demonologista ainda por causa disso, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir