terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

[Resenha] M.E.D.O

|
Autor: Felipe Catusso
Páginas; 280
Editora: Llyr
Em um mundo onde os povos se submeteram completamente a um ente onipresente que dita as regras de uma vida próspera e harmoniosa,um subterráqueo ousa desobedecer aos desígnios do Poder e, com apoio inesperado de um mago contrário às crueldades do sistema, lidera um grupo de rebeldes até a superfície. Das terras-que-não-se-deve habitar, ao lado da bruxa de Gargalix surge uma improvável aliança com os povos que condenados às profundezas invisíveis e os selvagens ousarão, juntos, desafiar o implacável Poder - que será protegido com garras ferozes pelas astutas esfinges e pela força bestial dos centauros que defendem o MEDO.

Quando eu li a sinopse de M.E.D.O fiquei extremamente curiosa para conferir a história do Felipe Catusso, e não hesitei em solicitar à editora. Mesmo sabendo sobre a história, o autor me surpreendeu com sua narrativa e enredo, eu me vi presa em uma leitura incrível e bem construída. Porém, no início eu achei a trama um pouco amarrada e muito introdutória, deixando o leitor um pouco perdido no que realmente estava acontecendo, mas ainda bem conseguimos nos ambientar rapidamente conforme há mais explicações sobre esse mundo governado pelo Ministério Extraordinário da Defesa e da Ordem. 

O M.E.D.O é um governo autoritário e intransigente, onde no topo estão as Esfinges. Temos também os Duendes, responsáveis por organizar, os Centauros, responsáveis pela defesa e os Humanos e Subterráqueos (seres considerados inferiores) que servem para realizar os trabalhos na infraestrutura do local em que vivem. A vida para muitos é de constante exploração, mas como sempre, há aqueles que se opõem. Um subterráqueo lidera rebeldes para tomar o governo, porém, muitos são mortos, apenas um é mantido prisioneiro, e ele acaba tendo ajuda de uma pessoa que trabalha no M.E.D.O e que não concorda com tudo o que é feito.

Acha que a fome me enfraquece? Ou que a prisão me confina? As dores só me fazem lembrar do que me trouxe aqui. Fortalecem-me, afinal, pois sou um sobrevivente.

Eu não posso contar muito sobre a trama, mas algo que é nítido é a crítica sobre desigualdade social. Através de ficção o autor consegue propor ao leitor uma reflexão no que acontece na vida real. Além disso, é perceptível a crítica a alienação ao doutrinar algo. Muitas pessoas ficam tão acomodadas com o que o governo impõe que acabam concordando com tudo, e condenando os que são contra. Mas, vamos falar mais da ficção em si...

Eu adorei a história criada pelo autor, nunca li nenhum livro que tivesse esfinges, e eu simplesmente adorei essas criaturas, mesmo sendo más, é impossível não sentir o poder que elas emanam e toda sua majestade. M.E.D.O é uma fantasia diferente de tudo o que eu já li. O autor escreve muito bem, no entanto, não consegui me apegar muito aos personagens, não sei dizer se talvez eles não tenham sido bem desenvolvidos, ou se a trama em si que não me permitiu me agarrar a isso mesmo. Mas, mesmo assim foi uma leitura incrível!

Recomendo a obra, mesmo quem não gosta de leituras mais críticas, pode deixar isso de lado e conferir a trama em si, com toda a fantasia e opressão do governo, onde é possível conferir como surgiu. Eu achei a ideia de enredo do autor maravilhosa, eu espero que ele escreva mais livros deste tipo. 

9 comentários:

  1. Oi, flor!
    Gostei de conhecer a obra, mas confesso que não fez a minha cabeça. Talvez porque fantasias com personagens clássicos (como centauros) não me atraiam. Mas confesso que me senti interessada pela crítica social que o autor apresenta e, por isso, vou anotar a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii!!Tudo bem?
    É a primeira vez que ouço falar desse livro e confesso que me deixou curiosa para lê-lo. Adoro livros de fantasia que trazem seres mágicos de que se pouco fala. Me interessei ainda mais pela critica social que está nas entrelinha da história.
    Sem dúvidas uma recomendação anotadíssima.
    Um grande abraço e até a próxima.
    >>Dhessy

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas não sou muito fã de histórias com duendes e coisas do tipo, então eu, sinceramente, não sei se o leria. Mas a sua resenha conseguiu me deixar curiosa para ler, principalmente porque eu gosto bastante de histórias críticas.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando vi M.E.D.O achei que se tratasse de algo assustador. Felizmente, o significado da sigla na capa e sua resenha me ajudaram a entender que não é nada disso, e que o livro é a minha cara! Amo fantasia, e adorei o fato de ter esfinges no enredo. Quero ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Adoro esses livros que abordam criticas sociais, mesmo que inclusa de forma fantasiosa, eles nos põe para pensar e contestar a forma em que vivemos isso já é um poto para o autor.
    Achi a premissa do livro interessante e acho que só li um ou dois livros com esfinges, porém elas nem recebiam protagonismo então nem conta né? Mas assim como você acho esse ser mitológico muito interessante e merecedor de destaque!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!

    A todos os leitores e leitoras que quiserem acompanhar mais de perto a obra de Felipe Catusso (que terá, sim, continuação!), fica o convite para curtir a página no facebook: https://www.facebook.com/MEDOfelipecatusso

    saudações!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa! :)
    Não conhecia o livro e a história parece ser arrebatadora, além de muito original. Quando vc começou a falar que ficou presa à história eu já imaginava que vinha coisa boa por aí. É tão bom quando um livro se mostra ainda melhor do que o que imaginávamos, né?
    Achei que o autor foi bem criativo em juntar seres mitológicos em uma trama repleta de críticas sociais (confesso que foi o que mais me chamou atenção, nunca li nada parecido antes). Fiquei bem curiosa e vou procurar saber mais sobre o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olar!

    Moça, esses livros futurísticos me deixam animada demais. Nesse caso, por causa da crítica social mesmo. Na verdade, todos os livros com pegada distópica têm esse tipo de crítica. O que mais achei legal é que a hierarquia, dessa vez, não são com os humanos. Tanto que eles estão na "posição" mais baixa da pirâmide. Mesmo você falando que o início é um pouco confuso, daria uma chance de boa.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, Andressa!
    Eu amo fantasia, mas ainda não conhecia essa. É sério que tem esfinges? Caramba, elas devem ser fantásticas! Afinal, são seres incríveis e cheias de mistérios.
    Beijoos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir