segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

[Resenha] O exterminador do futuro

|
Autor: Randall Frakes
Páginas: 320
Editora: DarkSide
Prepare-se para viajar no tempo e reviver uma das maiores aventuras dos últimos 30 anos. Em 1984, um ciborgue chega em Los Angeles com uma missão: assassinar mulheres. Suas vítimas têm em comum apenas o nome: Sarah Connor. A última Sarah é resgatada por um soldado que alega vir do século XXI. Tem início uma perseguição que põe em risco o destino da humanidade.
O ciborgue é um T-800, máquina de matar perfeita, incapaz de sentir pena, medo ou dor. Nada o fará desistir enquanto não eliminar o líder da resistência humana antes mesmo do seu nascimento. Sem a existência de John Connor, estaremos completamente à mercê da tirania de máquinas inteligentes num futuro sombrio, e cada vez mais próximo. 2029, o Ano da Escuridão.
Bem que ele disse que voltaria. O EXTERMINADOR DO FUTURO está chegando aos leitores brasileiros, 30 anos após o lançamento do filme que projetou as carreiras de James Cameron e de Arnold Schwaznegger. O livro, versão em romance do roteiro original, é assinado pelo próprio Cameron, em parceria com o roteirista Bill Wisher e o escritor Randall Frakes.

*Livro cedido em parceria com a editora.

O exterminador do futuro é um clássico que eu acredito que a grande maioria aqui conheça. Eu mesma perdi a conta de quantas vezes eu assisti ao filme na famosa Sessão da Tarde. E mesmo sendo criança, e não entendendo muito bem o que estava acontecendo, eu adorava quando passava na TV. Usando o roteiro original de James Cameron, o escritor Randall Frakes fez um livro do filme. Não é algo incomum, mas confesso que estou acostumada com o contrário: adaptação do livro. Ambos, filme e livro, são maravilhosos. E, mesmo parecendo que depois de já conhecer a trama por conta do filme a narrativa não irá trazer nada de diferente, ela realmente não tem muita coisa que difere os dois - eu acho que é aí que as pessoas que gostam de adaptações fiéis comemoram! -, porém, assim como qualquer leitura, ela é muito mais descritiva, e consegue captar melhor os sentimentos de cada personagem. Não vou focar em um comparativo filme x livro, até porque eu não lembro tantos detalhes do filme, e como eu disse, não há muitas diferenças.



O ano é 1984, e após uma tempestade, um ciborgue surge - uma máquina mortífera que tem como missão matar Sarah Connor -, assim como um soldado, Kyle Reese, que tem a missão de salvar esta mesma mulher. Ambos vieram do futuro, 2029, onde as máquinas dominaram o mundo, e há guerras e destruição por toda parte. O motivo de matar Sarah Connor, é que ela terá um filho que irá ajudar a derrotar essas máquinas no futuro. É imprescindível que Kyle consiga salvar ela, o futuro de todos está em suas mãos. Porém, como percebemos, ele também é humano e vulnerável, mas precisa a todo custo tirar Sarah de perto do ciborgue.  

A trama é basicamente essa, mas há muita ação no decorrer da narrativa, e essa perseguição é muito empolgante de acompanhar. Foi uma leitura que eu fiz em um dia, pois a narrativa é fluída e fácil, acredito que mesmo quem não conhece o filme irá se ambientar bem em toda a história, pois é tudo bem explicado, seguindo os passos do roteiro original. Um dos motivos que eu indico muito O exterminador do futuro mesmo para quem já conhece o filme: Kyle tem várias lembranças da guerra que ocorreu no futuro, e isso é algo que nos faz ter uma visão mais ampla do enredo todo. Vejo esta obra como um complemento do filme, pois ela nos permite ver um desenvolvimento mais profundo dos personagens e suas ações. 

Eu não lembrava direito do final, porém, já esperava algo do tipo, mas mesmo assim a revelação me deixou muito empolgada. Foi uma leitura eletrizante, bem escrita e que me fez ter uma nostalgia enorme dos tempos de criança. E eu quase dei um pulinho de alegria quando li a famosa frase “I’ll be back”!! 



Eu li a edição em brochura da obra, mas ela também está linda por dentro, possui várias cenas do filme, e foi muito bom para relembrar. A DarkSide caprichou em tudo, e mais uma vez trouxe um clássico incrível. Mesmo se eu não tivesse assistido ao filme teria amado tudo o que eu li. A trama é bastante envolvente e dinâmica, acontece tudo rapidamente, mas não de uma forma ruim. Recomendo a leitura!

12 comentários:

  1. Oiee ^^
    Já ouvi falar do filme, mas não sabia que havia um livro, e nunca o assisti *-* Não tinha muita curiosidade de assistir antes, mas vendo que você achou a leitura eletrizante e vibrou com o final me deixou curiosa para conhecer. Afinal, não custa nada, né? Agora só não sei se leio o livro primeiro ou vejo o filme o.O
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!

    Moça, esses livros da DarkSide dão até um quentinho no coração de tão lindos que são. Não tem UM que seja feio, nossa! Eu também estou muito mais acostumada com adaptações cinematográficas dos livros, não o contrário... O problema de livros baseados em filmes é que acaba sendo o roteiro impresso. Sei lá, tenho essa impressão, principalmente depois de ler A Noite dos Mortos Vivos e Os Goonies.

    Morro de saudades de ver O Exterminador da Sessão da Tarde, viu. Acho que leria o livro só por causa das lembranças do Kyle, que é algo que não é muito bem ambientado no filme. Sem contar o prazer de ter mais um livro da DS na estante né.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    A Darkside sempre arrasando nas suas publicações, sempre trazendo livros lindos!
    Eu nunca assisti esse filme, acredita? Hahaha Preciso assistir, essas histórias de viagem no tempo sempre confundem um pouco minha cabeça.
    Livros sobre filmes são ainda melhores quando são sobre livros que gostamos, acho que dá um charme a mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa
    Confesso que babo na edição em capa dura desse livro, mas, por não gostar muito de 'Exterminador', acabei nem adquirindo - ainda. Mas, se é uma leitura boa, para fãs ou não, acho que vale a pena arriscar, até porque é um clássico da ficção científica, né?

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  5. O que mais me impressiona nas obras da Darkside é essa qualidade, tenho um livro deles e fiquei encantada, vontade de comprar todos os títulos deles, rs. Bem, eu assisti o filme, acredito que todos devem conhecer por conta da sessão da tarde, rs, mas achei bem bacana a editora trazer o livro, pois dá uma perspectiva maior para quem já é fã e aqueles que não conhecem, tem uma chance de ficar envolvido com o livro e procurar o filme. Quero ler O Exterminador do Futuro, afinal, a história é legal, viciante e envolvente, e só de ter essa edição na estante, compensa demais!

    Adorei a resenha e fiquei encantada com as fotos!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa!
    OMG eu adoro a franquia dos filmes e quero ler esse livro. O livro é igual ao filme <3, sempre o livro vai trazer mais detalhes né e eu já estou aqui imaginando quantos detalhes deve ter esse livro.
    Eu acho que o personagem que mais me fascina é o próprio Kyle e pelo visto o livro traz mais de sua personalidade, quem já é fã dos filmes vai poder conhecer ainda mais esse personagem e isso esta me deixando com mais vontade ainda de correr para a livraria.
    Darkside sempre com os lançamentos perfeitos para os leitores.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  7. Adoro este clássico. Infelizmente ainda não li ao livro mas quero bastante. Realmente não é viavel fazer comparações entre um e outro, pois cada um tem seu próprio mérito. Eu nunca li um livro que veio do filme e não sei como me sentiria com essa experiencia. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andressa!
    Acredita que nunca assisti a esse filme? E só agora fui descobrir sobre um livro baseado nele, rs. E mesmo sendo algo diferente do habitual - realmente estamos acostumados com livros que viram filmes e não o contrário, hehe -, parece interessante mesmo para quem curte o filme ou quer ler. Se o autor desenvolveu o enredo tão bem foi apresentado e explorado no filme, a leitura deve realmente ser muito boa, e o adicional de ser ainda mais aprofundada e detalhada deve fazer alguma diferença boa para quem viu o filme, rs. Que bom que você gostou tanto, e só de olhar de longe, essa edição parece mesmo estar linda, o que não é novidade vindo da editora que é muito caprichosa mesmo com seus livros, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Eu não sabia muito do livro, mas é impossivel dizer que não conhecia ao filme né? É praticamente um classico.
    Confesso que não tenho vontade de ler por não ser muito meu estilo favorito, sempre prefiro o filme #mejulgue.
    Mas gente, que edição do amor né? <3
    Adoro a darkside por esse capricho!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, porque apesar de ser uma história legal, "exterminador do futuro", nunca chamou minha atenção, então apesar de achar SENSACIONAL a versão do livro editada pela Darkside (que é fenomenal) e ler sua resenha, ainda não tive aquela vontade de ler, mas nada é impossível ne!

    Parabéns pelo blog
    Keyla - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Essa editora sempre arrasa né!!
    Não sabia que fizeram um livro do filme, é novidade para mim!! Mas vou ler porque quero lembrar do filme kkkk pois eu era pequena quando assistia!!
    Se o filme já era bem empolgante, imagina o livro né!!

    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa, assim como você já assisti muito esse filme na sessão da tarde, e acredito que lendo a obra iria me lembrar de certas coisas que hj eu já não me lembro mais. Assim como você eu estranho quando vejo um filme senda adaptado para livro, mas isso acontece porque estamos acostumados com o contrário né. Bom, não sabia que tinha o livro, mas agora estou curioso para ler

    ResponderExcluir