terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

[Resenha] O garoto quase atropelado + Sorteio

|
Autor: Vinícius Grossos
Páginas: 272
Editora: Faro Editorial
Um garoto sofreu com um acontecimento terrível.
Para não enlouquecer, ele começa a escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo a cada dia.
O que não imaginou foi que agindo assim ele se abriria para conhecer pessoas muito diferentes: a cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo, e que sua vida mudaria para sempre!
Prepare-se para se sentir quase atropelado de uma forma intensa, seja pelas fortes emoções do primeiro amor, pelas alegrias de uma nova amizade ou pelas descobertas que só acontecem nos momentos-limite de nossas vidas.
Estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes!


O garoto quase atropelado é aquele tipo de livro que te quebra em mil pedacinhos e te faz não querer mais sair da cama de tão profundo e emocionante que é. É como se você próprio estivesse passando por tudo aquilo, ou tivesse que presenciar uma pessoa próxima passar. Me senti atropelada de todas as formas, foi uma leitura que me fez pensar muito. E eu espero que vocês tenham a oportunidade de conhecer essa obra incrível do Vinícius Grossos, o livro é sua estreia como escritor, e já quero muito outras obras dele. E também, é uma história bem complicada de explicar, pois um tanto a mais que eu fale pode estragar a leitura de quem ainda não leu, por isso, vou tentar ser sucinta no que o enredo aborda. 

Um garoto, que não sabemos o nome em nenhum momento, passou por uma situação dramática em sua vida. Algo que o mudou, fazendo sua mãe e irmão se preocuparem com seu estado emocional. Sendo obrigada a ir na psicóloga, esta lhe dá como tarefa escrever um diário. Muito relutante, ele passa meses sem escrever nele, até que no início de novembro começa a usá-lo, e lá coloca todas suas emoções e o que se passa no seu dia a dia. Certo dia, ele é quase atropelado por uma garota, a Cabelo de raposa, apelido que ele lhe dá por conta de seu cabelo vermelho, e assim, seu nome fica como Garoto quase atropelado. O que ele não esperava com isso, era ficar perdidamente apaixonado por ela, e ao mesmo tempo conhecer dois de seus amigos, que acabariam se tornando também os seus. Com esses novos relacionamentos em sua vida ele consegue sair um pouco daquele desânimo de viver, e acaba construindo novas experiências, que são compartilhadas em seu diário.

Ficamos boa parte da narrativa sem saber o que de horrível aconteceu com o garoto, e confesso que quando foi revelado não fiquei tão surpreendida, por isso, achei desnecessário essa demora em contar o que ocorreu. Enquanto ficamos nessa dúvida do que pode ter deixado ele tão depressivo, há o turbulento relacionamento com Cabelo de raposa. Ele gosta muito dela, mas a garota também tem sua parcela de dramas, que eu achei bem mais chocante - fiquei morrendo de pena dela -, e acaba tendo atitudes que deixam o Garoto quase atropelado chateado. É praticamente impossível algo de bom sair dali, pois os dois só brigam. Eu entendi todos os motivos dela, e acredito que qualquer pessoa que ler a obra também vai entender, mas foi angustiante ver duas pessoas que poderiam ser felizes juntas não conseguirem dar certo.

Aprendi que só é possível sofrer menos quando a gente aceita a dor, aceita falar sobre ela. Senão, é como se agente tentasse apagar uma morte matando uma pessoa duas vezes. E isso faz doer mais e para sempre. 

O garoto quase atropelado nos mostra que nem todo amor dá certo, você pode ter o coração partido, pode gostar de alguém que não está preparado para amar, mas o principal: você aprende que tem, sim, diferença entre estar vivo e viver. Com uma trama cheia de altos e baixos o autor narra de forma sincera, através do Garoto quase atropelado, situações reais, dramáticas e sensíveis. Uma obra jovem que faz o leitor se envolver e ver o mundo de outra forma. Eu adorei os personagens, todos eles, cada um com suas peculiaridades, que me fizeram rir de vez em quando, mesmo no meio de tanto drama. 

O final foi algo que me surpreendeu, e até certa hora senti muita raiva do autor, mas depois passou. Foi como um choque de realidade, quem disse que toda história precisa de final feliz? Ou que o que eu acharia um final feliz é o certo? Só sei que a obra toda ensina bastante sobre a vida e relações. Foi uma leitura fluída, cativante e maravilhosa. Eu espero muito poder ler outras obras do autor.

A edição da Faro Editorial está perfeita. Para começar tem essa capa linda, que mesmo sendo simples, combina perfeitamente com a história, e eu achei essas cores muito fofa juntas. As páginas são amareladas e tem a mesma qualidade dos outros livros da editora: a folha é bem mais grossinha que o normal. Enfim, recomendo a leitura! Não deixe de ser quase - ou totalmente - atropelado por essa história! Quem se interessou, é só participar do sorteio!


SORTEIO


a Rafflecopter giveaway


Informações:

- O período da promoção é de 02/02/16 até 29/02/16;
- O resultado será postado em até 72h;
- Terá apenas um ganhador
- O envio é feito em um prazo de 60 dias;
- Não nos responsabilizamos por extravios ou dados informados incorretamente;
- O ganhador terá um prazo de 48h para responder o e-mail com seus dados;
- É obrigatório residir em território brasileiro;
- Deixe seu e-mail nos comentários

24 comentários:

  1. Oi, Dessa
    Já ouvi que muitas pessoas se comoveram mesmo com o livro. O autor parece que acertou em cheio em sua estreia. Fiquei ainda mais curiosa com o livro. Quanto ao final, eu já curti livros sem finais felizes, as vezes é um choque de realidade mesmo. Gosto disso, às vezes rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa! Tudo bem?
    Pela sua resenha, este me pareceu ser um daqueles livros dramáticos e fofos. Me interessei e fiquei bastante curiosa para saber qual é o motivo pelo qual o garoto precisou começar a escrever o diário. Sua resenha ficou muito boa, parabéns! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Não conheço a narrativa do autor, mas sou um bicho mto curioso e quero conhecer, ainda mais se tratando-se de um autor nacional =D

    A história em si parece ter conteúdo suficiente para alimentar meu lado psicológico, sou psicóloga então já viu rs!

    Miquilis: Bruna Costenaro/ bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oieee
    Eu tenho curiosidade em conhecer essa história, após ler sereia negra que ele escreveu, simplesmente ele torna qualquer história cativante.
    Preciso saber o motivo dele escrever esse diário, já pensei em várias possibilidades, então mais um livro.para comprar em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia o livro, pois vi sobre ele na página da Faro, mas nunca fui me aprofundar mais na sinopse ou procurar uma resenha. Fico feliz que a sua tenha sido a primeira, pois deixou claro, nela todos os sentimentos que o livro deixou impressos em você. Não seria uma leitura que eu faria no momento, já li um livro com teor mais reflexivo atualmente, então não o leria nesse momento, mas a dica está pra lá de anotada.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Esse livro está em minha liste de desejados. Fico intrigada pelo garoto não ter nome, mas as temáticas são perfeitas demais. Gostei de quando você mencionou que é um livro que nos mostra a diferença de estar vivo e viver. Realmente é diferente! Sua resenha foi a mais positiva que li até agora!
    Quero ler sim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. quero mto ler este livro, torcendo!
    patricia queiroz
    patriiciia@outlook.com

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa deste livro simples, mas ainda assim, muito boa. Fiquei um pouco curiosa quanto ao final surpreendente e espero ler em breve pra saber se vou me surpreender mesmo. Gosto de livros com personagens mais novos, acho que a inocência deles nos faz melhor.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Nossa,amei! Sim, gosto de livros com uma carga emocional forte e partes psicológicas bem trabalhadas. Fiquei curiosa para saber o que deixou esse menino depressivo e mais ainda para saber os traumas da vida da mocinha de cabelo vermelho. Deve ser uma leitura ótima! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  10. Oieeee. Sabe que eu li outras resenhas e as pessoas tem a mesma opinião que você. Que este livro é muito bom e cheio de sentimentos. Não posso falar em relação ao que acontece com os personagens mas acredito que o que você cita sobre o que cada um passa só pode ser algo que faz doer o coração enquanto a gente l~e por ser um grande drama e que o personagem vai lidar com outras pessoas que também passam por diversos problemas!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, super me interessei no livro, acho que ele tem uma trama muito cativante e que chama a atenção com esse enredo que no final da para tirar umas boas lições, acho importante quando um livro fala sobre viver e estar vivo e a sua diferença. Com certeza entrou para a minha lista!

    Beijos

    www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  12. miga olha eu já vi muita gente comentando bem desse livro, mas eu ainda não tive a chance de fazer a leitura por falta de oportunidade.
    Colocarei ele na minha lista de desejados, porque eu adoro quando o livro nos trás ensinamentos e nos fazem pensar sabe?
    É algo que mexe bastante comigo e pela sua resenha percebi que tu ficou bem mexida em?
    Espero poder gostar e ler em breve, porque são tantos livros incriveis que sai que não dá para comprar todos
    e esse ano estou me controlando por causa da Bienal. Já estou juntando dinheiro e não quero gastar sabe?
    Mas mesmo assim não resisti e vou já colocar na minha lista, porque quero e tenho que conhecer essa estória linda.
    Parabéns miga, arrasou na resenha. Amei mesmo.


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-confucio-as-licoes-do-mestre.html

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Gostei bastante da premissa do livro e acho que o personagem n ter nome n vaibter problemas, estou me acostumando bastante com livros onde personagens não tem nomes. Achei os apelidos dos personagens bem legais e engraçados. E fiquei curiosa para saber o que foi que aconteceu com o Garoto para deixa-lo tão depre. Sinto que derrubarei muitas lagrimas. Me interessei bastante pelo livro e me inscrevia no sorteio, meu email é pamferrarez@hotmail.com .

    Beijinhos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Primeiro que essa capa é linda demais, segundo: que premissa. Eu adoro livros emocionantes e no qual a gente não sabe o nome do personagem. É uma questão poética de anonimidade. Eu adorei tudo nele e já vou participar do sorteio, porque com certeza é uma leitura que eu quero fazer em breve. <3

    ResponderExcluir
  15. Nem todo o amor dá certo, isso é uma grande verdade. É que às vezes as pessoas são diferentes, encontram-se em momentos tão diferentes, cada um com seus problemas e com os seus despreparos. Acho que nem todo o amor é feito para dar certo. E, claro, viver é muito mais do simplesmente respirar. Gostei da premissa e, sobretudo, gostei da sua resenha, tão reflexiva. Anotei a dica para fazer a leitura assim que possível.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  16. Oiie

    Só em ler a resenha meu coração despedaçou :/ Sabe é tão ruim quando os amores não dão certo, né? Mesmo a gente querendo, quando não é para ser não será. Mas acho que ele deve ser vivido imensamente o que durar, seja qualquer tipo de amor. Espero ler esse livro ganhando no sorteio HAHA Sorte pra mim.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    Tô louca pra ler esse livro desde que foi lançado,apesar de que não gosto muito de livros meio dramatico,mas a sinopse dele me ganhou,quero saber esse grande mistério que aconteceu com esse garoto e os outros personagens também!! Estou participando da promo..espero muito ganhar ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/02/resenha-um-beijo-inesquecivel-julia.html

    ResponderExcluir
  18. oi confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro e após ler sua resenha senti que está perdendo algo de bom, a premissa deste livro é muito interessante e parece ser um livro muito comovente fiquei curiosa para saber sobre este final que tanto te surpriendeu

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Já ouvi falar do autor, mas referente a outro livro... somente depois ouvi falar deste... confesso que a proposta do livro não me interessa muito... o enredo não me chamou atenção para a leitura... não curto muito essa temática, então o livro realmente tem que me cativar de alguma forma, que seja na capa, na sinopse ou no resumo pelas resenhas... infelizmente acredito que não seja uma leitura pra mim... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiii
    Meu Deus amei a capa, a sinopse, a resenha. Tudo perfeito.
    Fiquei muito curiosa, os pontos positivos do livro são vários.
    Gosto de livros que tocam o coração e nos trás ensinamentos para a avida.
    Obrigada pela sugestão e por me apresentar a obra. Quero sair do seu blog e correr para um site de compras, para garantir o meu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bom?
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, foi um sucesso na Bienal do RJ ano passado, mas não consegui comprá-lo porque estava caro ç___ç. Mal posso esperar para conhecer a escrita do Vinicius. Adorei sua resenha, fiquei com mais vontade de ler ainda depois dela. Parabéns!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  22. Olá. Achei a capa e a premissa muito amor mesmo. Não fiquei tão curiosa para ler, mas, com certeza darei uma oportunidade a ele. Parece ser realmente bem cativante mesmo eu achando estranho um pouco o desenrolar que você pôde contar. Mas, melhor eu tirar minhas próprias conclusões. Mas, espero gostar quando eu ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. oi...adorei a capa desse livro...sempre ouço criticas positivas acerca dessa obra...e estou ansiosa para adquiri-lo.

    ResponderExcluir