segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

[Resenha] A caçada

|
Autor: Andrew Fukuda
Páginas: 287
Editora: Intrínseca
Série: Caçada, 1
Gene é diferente dos outros. Ele não tem a força e agilidade de seus colegas da escola, é imune à luz do sol e não sente uma sede insaciável por sangue. Gene é um "eper", um dos últimos humanos do planeta, e vive disfarçado no meio das pessoas normais. Ele usa presas falsas, raspa todos os pelos do corpo, faz o possível para esconder seu cheiro e jamais abandona sua máscara. Sabe que não deve chamar a atenção em um mundo em que um pequeno deslize pode ser fatal. Mesmo vivendo sozinho há anos, Gene ainda escuta as palavras de advertência de seu pai - Não faça amigos; não pegue no sono durante a aula; não pigarreie; não gabarite as provas, embora sejam um insulto à sua inteligência. Não durma na casa de colegas; não cantarole nem assobie. E ainda; Nunca esqueça quem você é. Ele leva sua vida de acordo com essas regras, determinado a sobreviver. Mas a frágil segurança de Gene é ameaçada por uma terrível surpresa; a Caçada Eper.
Gene precisa escolher entre ser o caçador ou a caça. Não há escapatória - e qualquer erro significa a morte certa.

Comprei A caçada por causa de uma promoção no submarino, algo impulsivo, mas a sinopse realmente despertou minha curiosidade. Claro que, quando o livro chegou, eu não li imediatamente, ficou lá parado na estante por longos meses. Aproveitando o ritmo de leitura das férias, resolvi desenterrar a obra, e me surpreendi com tudo o que eu encontrei. Eu lembrava vagamente que a trama tinha vampiros, mas era só. Sabe aquele livro que você não consegue desgrudar? Tem que ler até a última página e só assim pode retornar a vida normal? É esse. Andrew Fukuda criou uma trama que pode ser batida, aposto que vocês leram vampiros e pensaram 'chega, né?' ou 'outro Crepúsculo da vida?', mas aí que vocês estão enganados. A trama não é igual a qualquer outra, ela é diferente, pois o autor inovou no quesito 'vampiros', e criou um enredo onde eles são os que predominam.

O mundo tem agora humanos evoluídos, que podem ser descritos como vampiros, e eles são a maioria. Os humanos "normais", chamados epers, estão entrando em extinção, já que eles são a principal fonte de alimento para essa nova sociedade. Gene é um garoto normal, mas que desde criança aprendeu com o pai a fingir ser um deles. Sua rotina é raspar todos os pelos do corpo, aparar as unhas, limpar as presas falsas e lembrar que ele não pode demonstrar nenhuma emoção, nada! Mesmo depois de ele perder o pai, Gene consegue manter essa farsa. Mas, não é algo fácil, pois qualquer deslize pode ser fatal. Tudo ia bem até o dia que é anunciada uma nova caçada, a Caçada Eper, que é feita raramente e permite que poucas pessoas possam ter o prazer de caçar os humanos. Para o azar de Gene, ele é um dos escolhidos, e precisa continuar fingindo não ser um eper. Porém, sem seus pertences, e perto de um monte de vampiros, é cada vez mais difícil fingir algo que ele não é. 

É uma leitura eletrizante do início ao fim. O que mais me surpreendeu é que o epers que estão em cativeiro, e que servirão para a caçada, são jovens, e o governo forneceu armas para treiná-los e assim deixar a caçada mais emocionante. Fiquei chocada com essa brutalidade toda, mas esses vampiros não são bonzinhos. Eles não possuem nenhum tipo de sentimento, além de sede de sangue. E quando conseguem chegar perto de um humano os estraçalham sem dó nenhuma. Não chega a ser uma leitura assustadora, então não precisam já pensar em nem ler a obra, mas claro que tem sangue e é um pouco mais forte que um romance de vampiros. 

Antigamente estávamos em maior número. Tenho certeza. Não chegaríamos a lotar um estádio de futebol, nem mesmo uma sala de cinema, mas certamente havia mais do que hoje. A verdade é que acho que não sobrou ninguém. Só eu. É o que acontece quando você é uma iguaria. Quando é desejado. A extinção.

Teve algo que me incomodou na leitura: como Gene conseguiu ficar perto de vampiros que poderiam sentir seu cheiro? A explicação do autor é sempre estar limpo e não fazer exercícios que suem, mas mesmo assim... Essa parte meio que ficou sem nexo para mim, sabe? No entanto, não quis ser estraga prazeres e preferi relevar isso, afinal, também estamos falando de vampiros (que não existem). No geral, essa série é incrível, há muitas reviravoltas e é difícil tentar parar de ler. 

Gostei de conhecer Julia Brasa, uma colega de classe de Gene que também foi escolhida para a caçada, ela tem um papel fundamental na história. E também conhecemos melhor os epers que estarão na caçada. Achei incrível o desenvolvimento que o autor dá no relacionamento de Gene com outros epers e vampiros. Percebemos que ele para de ser aquele garoto bobo que só segue as regras que seu pai deixou e começa a tomar suas próprias decisões. Há algumas revelações no decorrer da trama, e uma delas eu já desconfiava, mas mesmo assim foi interessante quando aconteceu. 

A caçada é uma série que tem tudo para ser um sucesso, tem uma leitura fluída - li em um dia, falei sério sobre não largar até terminar -, e que faz o leitor ficar angustiado, receoso, e muitas outras emoções ao mesmo tempo. Eu estou louca para ler o segundo livro, porque depois daquele final, fiquei chocada. Eu espero que a continuação siga no mesmo ritmo intenso que esse primeiro foi. Recomendo a leitura, é uma série de vampiros diferente, mas é empolgante e prende o leitor.

18 comentários:

  1. Resenha incrível e apaixonante. Amei a idéia do livro e começarei minha leitura sem demora! Um grande abraço!
    http:// www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa!
    Não conhecia o livro, mas de relance pegaria ele na mão, porém por tratar de vampiros não sei se ia gostar tanto, não faz muito meu estilo.
    Que bom que gostou, espero que goste do segundo.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi Andressa, menina já aconteceu comigo muitas vezes de comprar um livro em promoção, sem saber muita coisa sobre ele e a leitura se mostrar maravilhosa. Eu não conhecia o livro mas com toda a sua empolgação eu fiquei curiosa. Fiquei intrigada com o fato de Gene ficar perto dos vampiros mesmo que eles sentissem seu cheiro, a explicação parece mesmo sem sentido, então os vampiros só sentem cheiro de pessoas sujas e suadas? kkkkkk enfim, fiquei interessada pelo livro

    ResponderExcluir
  4. Para ser honesta não curto histórias de vampiros mais achei a premissa deste livro muito interessante , a trama parece ser eletrizante e muito envolvente, e até mesmo eu que não curto livros deste gênero me vi muito envolvida mal posso esperar para poder lê-lo

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e adorei a capa. leria só por causa da arte dele. Que bom que foi uma boa surpresa pra ti, comprar "no escuro" e ainda assim, apreciar a leitura.
    Só estou um pouco cansada de série no momento, mas ainda assim, fiquei bem curiosa.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha eu sinceramente amiga nao tenho lido nada sobre vampiros não.
    Eu acho que não estou naquele meu momento para ler esse tipo de gênero, mas a estória em si me parece ser muito boa e com uma trama bastante envolvente. Acho que leitores que curtem vão gostar sem dúvida, mas já faz tempo mesmo que não leio nada assim. Mas quem sabe um dia eu ainda o pegue para ler, mas num futuro quem sabe bem distante, porque agora estou mais focada em Romance/Fantasia/Ação/Aventura. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-cla-dos-4-guerreiros-3-fotos.html

    ResponderExcluir
  7. Minha nossa, que livro eletrizante hein, fui lendo a sinopse e resenha sem respirar e imagino que a leitura do livro seja assim também, é sem dúvida uma ótima dica!!!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa...
    Que maravilha, amo livros que nos envolve dessa forma e desperta tantos sentimentos e emoções. Não conhecia o livro e infelizmente estou sem tempo para acrescentar outras leituras a minha lista gigantesca, ainda mais um que possui continuação, mas quando aliviar por aqui vou tentar da uma olhada nele, que apesar de não fazer meu gênero parece ser um bom livro.

    Bejos
    E até mais!

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de histórias de vampiros, e mesmo essa sendo diferente, com humanos que evoluíram e podem ser considerados vampiros predominando, não me interessei. O que mais me incomoda é o sangue, e com vampiros nada bonzinhos que estraçalham os humanos comuns que cruzam seu caminho com certeza isso não deve faltar... Mas que bom que gostou!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi! Tudo bem?

    Realmente, quando leio a palavra "vampiros" já penso em algo não original. Mas que bom que o autor teve uma tacada brilhante e inovou! Fiquei curiosa... Gosto de livros que nos prendem do início ao fim e esse parece ser um deles.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  11. Eu sou fascinada por vampiros e nunca me canso deles e esse como você citou me pareceu uma história diferente das que estamos acostumadas...
    Só não gostei dessa capa aí. Mas a premissa me atraiu bastante e já entrou para a minha lista de desejados.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  12. Oieee
    Gente... Que livro é esse?
    Nunca tinha ouvido falar e agora sinto que preciso comprá-lo assim que terminar de escrever esse comentário.
    Não me canso de vampiros, sim, sei que tem muitooooo deles por aí, mas eu gosto, fazer o que?
    Agora que foco diferente esse autor deu heim... gostei muito e achei muito criativo.
    Certeza que irei adquirir esse livro e logoooo.
    bjs
    http://diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não conhecia o livro e nem o autor, me pareceu uma estória meio distópica por se tratar de uma humanidade no futuro em que parte dela evoluiu e se tornou vampiro.
    Achei interessante o fato de o garoto se fingir de vampiro para sobreviver e muito inteligente. Gostaria de saber mais sobre essa colega de classe dele que também esta na caçada. É só amiga mesmo? Com certeza vou ficar antenada nessa obra, pois me chamou a atenção.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  14. Essa coisa de comprar um livro sem nenhuma expectativa e ele te surpreender, arrebatar, é boa demais, não é? Já aconteceu comigo algumas vezes, como quando li Arsen: A Broken Love Story.
    O meu grande problema é que não sou fã de vampiros e é muito, muito difícil eu gostar de uma obra do gênero. Então, no final, provavelmente eu vou pular essa.

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Eu também sempre vejo esse livro em promoção, e tenho muita curiosidade de ler, mas por motivos que nem eu sei, ainda não o li. Parece mesmo ser muito incrível! Acho que nunca li um livro onde os humanos estivessem extintos, com a maior parte sendo vampiro! Estou bastante curiosa para ler esse livro, e espero poder lê-lo logo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Nossa... bem diferente de crepúsculo kkkkkk não que eu tenha algo contra crepúsculo, mas esse, A Caçada, parece ser bem melhor e trazer muito mais aentura e diversão que crepúsculo :D Tenho dó do protagonista, imagine se ele dá uma vacilada gigante... e agora ter que escolher entre matar e ser morto, praticamente é isso, é uma escolha bem dificil... Nem eu saberia o que escolher... Beijos, eu amei a resenha, até a próxima...
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Seguidamente compro livros que ficam parados na estante por meses. E como é bom quando descobrimos um livro desses que acaba se tornando uma grata surpresa! Não sei como nunca tinha me deparado com esse livro antes, pois acho que é perfeito para mim. Adorei a premissa, sou apaixonada por histórias de vampiros. Embora a minha lista para 2016 já esteja imensa, e eu tema nem dar conta dela, vou me arriscar a acrescentar mais esse título a ela. :)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Olá Andressa!
    Adorei a resenha desse livro! Muito boa mesmo!
    Eu gosto muito da temática de vampiros, mas estou cansada daquelas que só os envolvem em namoros, ou em algum relacionamento proibido com humanos, com outros do submundo. Esse parece ser bem interessante exatamente por ter gene, um garoto humano, no meio deles, que corre o risco de morrer a qualquer segundo. Quanto à Julia Brasa, bem, ela também parece ser uma humana, embora tenha sido convidada para a caça dos humanos kkk
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir