quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

[Resenha] A dentadura do seu Mokó

|
Autor: Thiago Lopes
Páginas: 40
Editora: Callis
Seu Mokó levantou cedinho e foi ao banheiro, com bengala e dentadura na mão. Mas o que o velhinho não imaginava era o que viria depois , tudo por causa de um momento de distração! Xiii... O que será que aconteceu?




A dentadura do seu Mokó é uma daquelas leituras leves e divertidas que só um livro infantil proporciona. Eu realmente adoro este tipo de leitura, pois é muito bom ler algo que remete a infância, tempo em que os únicos problemas eram: se ia dar tempo de chegar da escola para assistir Disney Cruj ou então se ia ganhar aquela boneca que tanto desejava, rs. Então, mesmo sendo adulta, é um tipo de leitura que nunca vou cansar de ler. Fora que, é muito bom ler algo para “aliviar” de leituras mais pesadas.

O autor, e ilustrador, Thiago Lopes apresenta ao leitor um conto rápido sobre seu Mokó, um idoso atrapalhado, que deixa cair sua dentadura na privada. Muitas pessoas tentam achar um jeito de ajudá-lo.


O conto é narrado sempre com quatro estrofes por página, e todas possuem rimas. Além disso, a cada página há uma ilustração da cena, deixando a leitura bem dinâmica. É um livro que pode ser lido em poucos minutos, e tenho certeza que qualquer criança irá se encantar com esse idoso desajeitado.

Bem cedinho foi ao banheiro,

Com bengala e dentadura na mão,

Mas esse velhinho não contava

Com um momento de distração.

A trama não tem nada muito complexo, é bem infantil mesmo. Normalmente eu gosto de leituras mais infantojuvenis, mas as infantis também me conquistam, e eu gosto de ler de vez em quando. 


As ilustrações são lindas, e o curioso é que apenas algumas partes são pintadas (nas cenas com seu Mokó), e apenas de azul, o resto é todo preto e branco. Além dos desenhos que acompanham cada estrofe, há também as ilustrações de por onde a dentadura pode estar (ou vai saber se a dentadura não passou por todos estes lugares mesmo?), desde no fundo do mar até com os elefantes. 


Uma obra gracinha que eu recomendo para todos que possuem filhos, e também para aqueles que, como eu, gostam de voltar no tempo.

11 comentários:

  1. Oi, Andressa
    O trabalho gráfico do livro parece estar incrível, as ilustrações e tudo mais. Mas, confesso que, para intercalar entre leituras mais densas, eu prefiro pegar um infantojuvenil, que inclusive é o meu gênero preferido. Mas,'Dentadura do seu Mokó' parece perfeito para se ler com uma criança.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  2. Amo de paixão os livros infantis pois é como você mencionou, voltamos a tempos mais simples e divertidos. Achei super fofo esse livro e que velhinho divertido e atrapalhado, rs. Adorei também por ter rimas deixam a leitura mais gostosa e engraçada, sem contar as ilustrações que são um show! Enfim, gostei se conhecer a obra, uma leitura que vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Eu também gosto de livros infantis/infanto-juvenis... É sempre muito gostoso realizar uma leitura mais leve e simples. Faz bem, acaba tirando aquela 'tensão' que as demais leituras/rotina criaram...
    Eu não conhecia o livro em questão, mas achei super bacana a forma em que foi escrito (estrofes), e as ilustrações que você mostrou também são super fofas e fiquei imaginado onde a dentadura poderia estar - e se, no final, conseguiram resgata-la.

    Mil beijos e um maravilhoso fim de semana :*
    procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  4. Amei as ilustrações! Infelizmente o livro não faz muito meu gênero, mas deve ser uma leitura leve e descontraída, para quem gosta é ótimo! Muito boa a resenha.

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkk Li alto quando li o nome desse livro. Muito criativo e não sabia que ele era para crianças...e realmente você disse uma coisa que é verdade...antes só nos preocupavamos em chegar cedo para ver Disney Cruj (que saudades). Mas gostei d história.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Primeira coisa que posso dizer que título divertido. HAHAHA. Faz tempo que eu não leio livros para crianças, mas são ótimas para passar o tempo, fazer aquela leitura despretensiosa. Queria saber fazer rimas, nunca fui boa. É um ótimo livro para ler para crianças. E realmente hoje em dia as algumas crianças chegam da escola e vão direto para o computador. As vezes sinto saudades da minha infância. Foi maravilhosa. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu adoro livros infantis, sempre são uma delicia para se ler. E que graça as gravuras, já me apaixonei pelo livro, vou procurar ele só para ler para o meu irmão mais novo =D
    Parabéns pelo post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andressa!
    Realmente é preciso, às vezes, dar uma fugida dos dramas mais densos e complexos para dar uma chance a uma leitura mais leve, e assim como você, também gosto de pegar infanto-juvenis nesses momentos - ou qualquer enredo de temática clichê e despretensiosa, rs. Não sou muito de pegar livros infantis já que realmente não tive minha infância envolvida por muitos deles; por mais que gostasse de ler, só fui me dedicar mais a isso depois dos treze anos. Mas para quem tem criança em casa ou simplesmente quer dar uma espairecida, esse realmente parece ser uma leitura muito gostosinha e divertida. Uma dentadura viajante assim deve ter mesmo boas histórias para contar, hehe.
    Beijos!

    Sâmmy
    - SammySacional.blogspot.com.br -

    ResponderExcluir
  9. Livro muito legal, adorei as ilustrações. Acho esse universo do infanto-juvenil muito bom para espairecer, mas é o tipo de leitura que já não me prende mais.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse livrinho hahahaha!
    Adoro livros infantis também, principalmente por ser ilustrado e ter uma escrita leve e divertida!
    Adorei a indicação ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  11. Andressa, que livro mais divertido! Eu particularmente adorei o estilo das ilustrações, é bem no tipo que me agrada mesmo. E a sinopse é tão diferente, tão amorzinho! Vou conferir com certeza! :)
    Beijão!

    ResponderExcluir