segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

[Resenha] Os três

|
Autora: Sarah Lotz
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo.
Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação.
A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular:
Eles estão aqui.
O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele...
Essa mensagem irá mudar completamente o mundo.

Eu ainda não sei dizer se estou decepcionada com Os três ou não, eu estava muito empolgada para ler essa obra, pois a sinopse tinha me interessado bastante, e mesmo algumas resenhas negativas que eu li não me fizeram diminuir minhas expectativas, o que foi meu erro ao não ter dado atenção a elas, pois realmente a história é um pouco decepcionante. Eu gostei da premissa, da forma que foi narrado, mas, o desenvolvimento foi falho ao meu ver, muitas coisas sem explicação, e sinceramente, acho que foi o que a autora realmente quis, deixar a leitura daquele tipo de "descubra e imagine", o que nos leva a um final em aberto que permite ao leitor imaginar o que quiser. Eu gosto deste tipo de final, mas para a obra não foi bacana, já que antes de chegar nele já temos mil dúvidas não explicadas. Entendam que o livro não é ruim, mas sabe quando você espera muito mais? A forma que Sarah narra é bem interessante e empolgante, faz a leitura ser bem dinâmica, e dá um toque de genialidade ao enredo todo, mas alguns aspectos fizeram a obra não ser inteiramente incrível. Uma pena. 

Quatro acidentes de avião, milhares de mortos, mas quatro pessoas sobrevivem. Uma delas vive o suficiente para deixar uma mensagem perturbadora, que irá mexer com o mundo, criando milhares de teorias e atiçando os mais religiosos. Os três sobreviventes são crianças de continentes diferentes. Ninguém tem uma explicação plausível sobre o motivo de quatro aviões caírem ao mesmo tempo, nem de como essas crianças sobreviveram. As teorias vão de alienígenas até a chegada dos quatro cavaleiros e do arrebatamento citados na bíblia. Enquanto as pessoas enlouquecem, essas crianças estão com suas famílias, porém, tem algo de diferente nelas. Não parecem mais as mesmas...

Parece amargo, eu sei, mas a gente descobre quem são os amigos de verdade quando a vida desmorona.

Essa história é um pouco complexa de explicar, mas a ideia é essa. Elspeth Martins é uma jornalista, e é através dela que a história será narrada, com entrevistas, relatos, e-mails e tudo mais, ela cria o livro Da queda à conspiração que permite as pessoas saber a verdade sobre Os três. É um livro polêmico e perturbador. Eu adorei essa forma de narrativa que a Sarah colocou no livro, pois deixa o leitor a par de tudo que ocorreu com as três crianças, e também o que pessoas próximas achavam do comportamento delas.

Os três consegue envolver o leitor, no fim não foi uma leitura totalmente perdida por eu não ter gostado de alguns detalhes. A obra tenta puxar para o terror, mas é algo bem fraco. Os personagens são bastante marcantes, o que já é um ponto positivo na leitura. Agora, a edição que a Arqueiro fez está divina! As bordas das páginas são pretas, então dá um efeito bem sombrio junto à capa. Eu amei! Enfim, recomendo a leitura para aquelas pessoas que gostam de documentários, histórias perturbadoras e que fazem o leitor ter que imaginar qual é a verdade. 

13 comentários:

  1. Olá, bom dia!
    Pois é, eu vi tanta gente comentando que este livro decepciona que nem peguei para ler... Mas também já vi algumas pessoas dizendo que é bom sim, daí a gente fica bem na dúvida mesmo. A premissa é ótima, pena que foi mal desenvolvido, não curto livro em que o autor deixa coisas no ar, a não ser quando todo o enredo nos leva a imaginar o final certo.
    Já vi este livro pessoalmente e ele é mesmo lindo (a diagramação).

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu não li muitas coisas sobre esse livro, mas acho que entendi o seu descontentamento. Obras com esse plot tão polêmico e cheio de mistérios ou dão SUPER certo ou são um desastre absurdo. Não existe meio termo. Hahahaha
    Eu já tô com o pé atrás, mas assim como vc, fiquei curiosa e acho que vou dar uma chance para a trama. Afinal, eu já amei livros que o mundo odeia kkkkk
    Gostei da sinceridade. Queria ler mais resenhas assim.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, pois é, a sinopse nos levar a pensar que é um excelente, mais só quando lemos, vemos que não é tudo isso ou é um erro nosso, que esperamos muita coisa quando lemos a sinopse. Mas para falar a verdade, não cheguei a terminar o livro, mais o que li me decepcionou bastante, qualquer hora tenho que terminar o resto do livro.
    https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/blog/

    ResponderExcluir
  4. Oi!!

    Estou muito interessada em ler esse livro e creio que meu estado de espirito esta igual ao seu: só lendo para crer. O suspense me atraí, quero saber se são E.T, apocalipse, enfim o que leva essas crianças a ficarem vivas e ilesas e o que a mensagem deixada significa... Ufa! Muita coisa mesmo!!!!
    De qualquer forma, muito bom sua resenha, mas ainda tentarei ler rsrs


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ai Andressa, você me ajudou a decidir se leio ou não. Odeio finais em aberto quando é livro único. É decepcionante!
    Parabéns pela sinceridade.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa!
    A premissa do livro dá bem a entender que será uma história muito intensa com mistérios a serem desvendados, mas uma pena saber que o final é tão aberto, deixando, consequentemente, tantas pontas soltas. Até não é de um capítulo para o outro, também, que o contexto geral dos acidentes e das crianças vai ser resolvido e explicado, e parece que a autora falhou nesse sentido. Ainda assim, que bom que você gostou da leitura de alguma forma, pela narrativa de Sarah.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  7. Vou dizer que é um tanto difícil opinião nesta resenha rs, pois sou tão suspeita quando a esse livro, que ainda fico surpresa quando vejo que alguém não curtiu, rs. Mas compreendo, afinal, cada leitura traz um sentimento diferente ao leitor, no caso eu amei Os Três, é um dos meus livros favoritos, adorei o desenvolvimento e essa jogada que a autora fez, do leitor imaginar e ficar na dúvida, pois acho que foi essa a intenção dela, no entanto, compreendo suas ressalvas, realmente é uma pena que o livro não tenha te conquistado. A edição a Arqueiro ficou linda, adorei as folhas com bordas em preto!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  8. Oii!!!

    EU tô com esse livro aqui mais ainda não consegui ler. Mesmo com algumas cenas não te agradando 100% acredito que seja uma leitura válida. Tão legal ver a forma como a leitura age diferente com as pessoas né? Muita gente disse que o livro era assustador e pelo o que você disse, não é nada USHAUHSAU. Ponto para mim que sou medrosa :p

    Ótima resenha e parabéns pela sinceridade. Vou tentar ler em breve :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Já vi várias resenhas negativas que citavam essa falha no desenvolvimento e coisas sem explicação e, principalmente, o final aberto, que é uma coisa que eu abomino. Acabei perdendo toda a vontade de ler o livro. Mesmo que você tenha achado a narrativa interessante e empolgante mesmo com as falhas, realmente não pretendo conhecer a história.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Logo que a editora lançou esse livro eu li a sinopse e desejei ler ele de cara, mas esperei para ler algumas resenhas e conforme o povo foi dizendo que o livro não era tudo que se imaginava eu acabei deixando a leitura de lado.
    Queda de aviões, muitos mortos e um mistério, esses são ingredientes que fazem a leitura se tornar atraente é exatamente isso que me atrai no livro até porque adoro assistir documentários, mas o que faz eu me afastar é justamente a gente ter que tipo adivinhar imaginar o que explica isso.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu acho essa capa linda, e pensava que a obra era muito mais aterrorizante do que você falou pela resenha, e confesso que fiquei um cadinho triste.
    Como você também gosto de finais abertos, mas acho que há casos e casos, e em muitos nãõ é bacana aplicar um final assim, essa de descubra e imagine no caso dessas crianças acho que não condiz e pdoe estragar muito a leitura.
    Mas mesmo assim ainda é um livro interessante, que se eu tivesse queria ler e tirar minhas conclusões.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa, ao contrário de você não achei tanta coisa inexplicável no livro, a meu ver o problema foi que tudo que era narrado era para convergir em algo que ficou no vácuo, acho que por isso a sensação de que faltou coisas a serem explicadas. Eu queria jogar o livro pela janela quando li aquele final (alá Pat Solatano ) mas assim como você achei a leitura envolvente e satisfatória e não me arrependi, só esperava mais, muito mais!

    ResponderExcluir
  13. Que penaaaaa que a autora parece ter se focado em deixar o leitor curioso sem preencher lacunas importantes na história... Acho que me frustraria muito ao ler a obra. Eu ainda tenho a intenção de fazê-lo um dia, mas não é minha prioridade (e só o farei se pegar o livro numa troca, porque acho que não vale o investimento – me refiro ao enredo mal desenvolvido e não à edição, que é muito caprichada). Uma pena.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir