terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

[Resenha] Alien

|
Autor: Alan Dean Foster
Páginas: 328
Editora: Aleph
A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.







Alien é um livro que foi escrito a partir do roteiro do filme, de mesmo nome, e que infelizmente, eu nunca assisti. De todos os livros, novelização ou não, que têm sido lançados de filmes clássicos, poucos eu ainda não assisti. Mas, mesmo assim, fiquei muito curiosa quando soube do lançamento da obra Alien, pois adoro tramas com alienígenas. A Aleph lançou uma ficção incrível, que tanto os fãs do filme quanto os que vão conhecer a trama pela primeira vez irão adorar a leitura. Eu não sabia o que esperar da história, pois não tinha conhecimento de nenhum detalhe, só conhecia o alien mesmo, então, cada página foi uma surpresa.

A trama nos apresenta sete tripulantes, e um gato, que estão em uma missão para trazer petróleo à Terra. Eles fazem a viagem em estado de hibernação, para poupar suprimentos e oxigênio, no entanto, a nave os tira da hibernação próximo de um planeta desconhecido, o que é muito estranho, pois era para eles irem direto para a Terra. Desse planeta aparece um pedido de socorro, e como consta no regulamento, eles precisam averiguar. Os sete tripulantes aterrissam neste planeta inóspito, prontos para procurar o sinal de socorro. Apenas três pessoas podem sair da nave, e esses três são Dallas, Kane e Lambert. 

O que eles descobrem é inacreditável, o sinal vem de uma nave alienígena com formato e material nunca vistos antes. Com cautela, eles entram na nave para achar quem pediu o socorro, não que eles esperem que esta pessoa ainda esteja lá. Kane, o mais impulsivo e que adora se jogar em novas experiências – além de pensar nos tesouros que pode encontrar -, resolve se candidatar a descer no poço que há dentro da nave para investigar. Lá dentro, descobre vários ovos, com algo esquisito dentro. Ao passar a mão em um deles, o ovo acaba eclodindo e de lá sai algo sem explicação, como se fosse uma mão, mas com cauda e olhos, que pula em cima dele o deixando inconsciente. Dallas, o capitão, e Lambert levam Kane com esse alien grudado em seu rosto de volta a nave. Eles tentam tirar o alien de Kane, mas sem sucesso, pois percebem que essa coisa enfiou uma tromba pela garganta dele, mas, felizmente, não há nenhuma mudança em seu estado.

O próximo som na sala abarrotada foi íntimo e ofensivo: o som de tecido se rasgando. A camisa se esfrangalhou como a casca de um melão, arregaçando-se nos dois lados, enquanto uma cabeça pequena, do tamanho de um punho humano, surgia pela brecha. A cabeça contorcia-se como a de uma cobra. O minúsculo crânio consistia primordialmente em dentes afiados, riscados de vermelho. A pele, de um branco pálido, doentio, agora se escurecia por um muco carmesim. 

A obra tem grandes reviravoltas, e todo esse clima de suspense com um alien na nave e eles não terem para onde ir é angustiante. Não é nada aterrorizante, mas é fácil se envolver neste estado de ansiedade e espera. Os tripulantes estão rumo à Terra e precisam dar um jeito de se livrar do alien, que parece crescer e ficar mais pavoroso a cada instante. Foi uma leitura extremamente empolgante, eu adoro ficção científica, e quando ela é bem escrita como nesse caso, é melhor ainda. 

Sobre os personagens, como são muitos, é difícil se apegar a algum deles, todos têm personalidades diferentes, e alguns são mais marcantes que os outros. Porém, mesmo sendo muitos personagens, todos são bem desenvolvidos e tem sua importância na trama. A narrativa do autor é bem simples, mesmo sendo um livro antigo tem uma linguagem de fácil acesso.

Infelizmente, não vou poder fazer uma comparação filme x livro, mas só de ler a obra posso dizer que é uma trama excelente, e que mesmo assim foi fácil imaginar todas as cenas e a perseguição ao alien. 

A edição que a Aleph fez está lindíssima, ainda mais com essa capa. As folhas são amareladas e com um bom tamanho de fonte. É uma leitura rápida, que eu recomendo para todos os fãs de ficção científica. Alien é um daqueles clássicos que fazem jus ao termo, e que sempre será lembrado como tal. Não deixem de conferir!

17 comentários:

  1. Não conhecia nenhuma das
    obras mais através de sua resenha pude notar que provavelmente não iria gostar do livro o gênero não faz muito meu estilo,mais creio que para quem curte seria uma ótima leitura. Infelizmente deixarei a dica passar
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa! Eu não fazia a mínima ideia do que se tratava o livro, nem nunca assisti ao filme. Fiquei super curiosa para ler depois de conferir sua resenha! Parece ser uma obra de grande tensão, e ter uma narrativa super envolvente. Agora quero muito saber o que acontece e como eles vão se livrar do alien haha Que bom que gostou da leitura! Eu adorei a sua resenha e com certeza vou dar uma chance pro livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa eu já assisti o filme e fiquei super curiosa com esse livro, não sabia sobre ele ainda e pela resenha parece ser bom. Esse gênero me agrada muito e em filmes é minha primeira opção sempre. Vou ter que ler, pois quando é ao contrário, quando os filmes se inspiram em livros é geralmente decepcionante, mas nunca vi um livro inspirado em um filme e com certeza deva ser muito melhor rsrs

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro a pouco tempo e particularmente adorei. Bateu até saudades do filme. Excelente resenha! Um grande abraço!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não conheci ao livro e nem sabia que existia um filme, fiquei curiosa, pois gosto muito de filmes de alienígenas hehehe, mas nunca li um livro com esse tema.
    Ah, realmente eu ficaria agoniada durante a leitura, imagina vc presa em uma nave com um alien aaaaaaaaaaaaaiiiii kkkkkkkkkk.
    Eu gostei da premissa e fiquei curiosa, acho que esse vai ser o primeiro livro de alienígenas que vou ler heim. E tem um gato na estória ainda. ♥ lkkkkkkkk
    Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Assisti ao Alien tem muito tempo e não lembro quase nada da história. Não sabia que tinham escrito um livro dele e fiquei curiosa, embora eu ache que estes enredos de ficção cientifique funcione melhor nas telas. Quero conferir em breve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa!
    Eu também nunca assisti nenhum dos filmes, sempre ficava impressionada com as poucas cenas que via, então nunca me empolguei para assistir. Quanto ao livro, acredito que vou deixar em uma outra oportunidade, não é um livro que me chame a atenção no momento.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que tinha livro. Bom saber! ainda não assisti ao filme e nem sabia nada a respeito mas sua resenha me deixou com vontade de ver e ler. Gosto histórias que se passam no espaço e esse parece ser incrível!
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu tenho que admita que nunca vi o filme também. Mas acho que preciso ver agora,rsrs. A Aleph está mandando ver em seus lançamentos cheios de produções e capas dignas de Hollywood kkkk. Espero ter a chance de ler esse livro, já que ele pega bem no estilo de livro que gosto de ler
    Abçs

    ResponderExcluir
  10. O livro possui até alguns elementos que me agradam em um livro,
    mas em um contexto geral, não me chama a atenção e infelizmente não faz meu gênero, não conheço o filme pelo mesmo motivo, acredito que por não me interessar pela ideia principal nem sequer lembraria se por acaso já o houvesse visto por ai.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  11. Costumo não gosta de roteiro que são adaptados para livros. E acredito que de Alien prefiro passar longe, pois não gostei de nenhum dos filmes que fizeram.
    Acredito que seja um livro para que nunca viu o filme ou para os que viram e gostaram.


    Abç,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  12. Nossa nem sabia que esse filme tinha livro, Não é muito meu estilo ( nem de leitura e nem de filmes) mas achei esse fato interessante.
    Quem sabe eu não me arrisco... rsrs

    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olha eu nem sabia que tinha o livro sobre Alien, mas eu vi alguns dos filmes e sinceramente gostei muito. Principalmente de AlienVsPredador que é Show! Mas acho que eu não leria livro não, acho mais legal as adaptações, porque tem mais acontecimentos e tudo mais. Até porque o livro apesar de ter mais detalhes, não é a mesma coisa. Mas não sei...Quem sabe eu venha a ler futuramente, mas gostei muito da trama do livro e me parece ser bom. Quem for fan do filme acho que vai gostar.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-memorias-de-uma-gueixa.html

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu adoro os livros da Aleph, ele sempre capricham nas edições! Assim como você eu também não vi o filme, e só estou sabendo da historia por causa da sua resenha rsrs, e confesso que me deixou bem curiosa, a historia parece ser emocionante.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu ainda não li nem assisti, não é bem estilo preferido... Até fiquei curiosa sobre o que vai acontecer com Kane e com o alien, mas acho que por enquanto não vou ler.
    Beijos
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-orgulho-e-preconceito.html

    ResponderExcluir
  16. Ultimamente venho encontrando muitas referências ao filme Alien em séries que acompanho e entendo vários nada e com sua resenha percebi que não é bem meu gênero nem para o filme, nem para o livro, mas que bom que a leitura cumpre seu valor como um clássico.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que diferente que o livro foi escrito a partir do roteiro do filme, não é comum isso acontecer. Você não achou aterrorizante, mas eu com certeza acharia com essa situação de um alien que não para de crescer e fica mais pavoroso a cada instante, isso ia me dar pesadelos, principalmente por ser fácil visualizar as cenas. Realmente, não é livro para mim, passo a dica.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir