segunda-feira, 20 de outubro de 2014

[Resenha] O monstrologista

|
Autor: Rick Yancey
Will Henry é assistente de um médico com uma especialidade incomum: a monstrologia, isto é, o estudo dos monstros. Ao receber em casa o cadáver de uma menina atrelado a um desses seres que se acreditava extinto, Will e o médico sairão à caça de outros antropófagos antes que seja tarde demais. O Monstrologista é o primeiro de uma eletrizante trilogia para aqueles com estômago forte!






Eu já tinha muita curiosidade de conhecer essa série do Rick, mas quando soube que iria sair uma adaptação, a curiosidade aumentou mais ainda, pois se vai ter um filme é porque os livros devem ser muito bons mesmo, não é? E bem, me surpreendi muito com a leitura, a trama é original e sombria. Me vi envolvida em uma história muito bem narrada, com personagens peculiares e um enredo de dar medo. 

Will perdeu os pais em um incêndio, e desde então mora com o Dr. Pellinore Warthrop, um cientista  com que o pai de Will trabalhava. Ele é na verdade um 'monstrologista', estuda monstros e os caça. Will tem 12 anos, mas mesmo assim já está muito acostumado com as esquisitices deste trabalho. A trama começa a engrenar mesmo quando certa noite um homem bate na porta do monstrologista com uma carga muito bizarra: O corpo de uma garota, e junta à ela, um monstro! Anthropophagi são monstros com quase ou mais de dois metros de altura, que não possuem cabeça, os olhos ficam nos ombros e a boca na barriga. Esses seres se alimentam de humanos, muito rápidos e com garras afiadas, eles conseguem pular vários metros para alcançar a presa, e também cavam muito bem. A trama se desenrola a partir do descobrimento de um destes seres morto junto ao corpo da garota. É a partir daí que Warthrop percebe que esses monstros talvez estejam em Nova Jerusalém, o que é muito estranho, pois eles são da África. Então como eles foram parar lá? E quantos existem? É assim que se inicia uma caça aos Anthropophagi para evitar mais mortes. 

O enredo é muito envolvente, toda essa coisa de monstros e a caça que fazem me prenderam de imediato. O livro inicia lentamente, mas conforme vamos descobrindo mais sobre esses seres que são predadores dos humanos a leitura começa a ficar ainda mais emocionante. Vamos tendo vestígios de como eles foram parar lá, e toda uma trama se desenrola a partir disto, algo que vai surpreender o próprio Dr. Warthrop. 

Ele estava certo, é claro, como já confessei: eu não o conhecia melhor do que ele havia conhecido seu próprio pai. Talvez esse seja nosso destino cruel, a maldição da humanidade: nunca nos conhecermos de verdade. Erguemos edifícios em nossas mentes sobre a frágil estrutura de nossas palavras e atos, meras representações da pessoa real que, assim como os deuses para quem se construíam templos, permanece escondida. 

Achei os personagens tão envolventes quanto a trama. Pellinore Warthrop é um cientista muito excêntrico, em vários momentos duvidei de sua capacidade mental e de sua inteligência. Os diálogos entre ele e seu assistente, Will, chegavam a ser cômicos às vezes. Me perguntava a mesma coisa que Will às vezes questionava a si próprio: Por que não fugir? A vida junto de um monstrologista não é nada fácil. É muito sangue, morte, monstros, tudo de ruim que você possa imaginar. Mas, aparentemente, Will se sente compelido a continuar junto desse estranho homem. 

A leitura de O monstrologista foi bastante fluída, pois como eu disse, quando começa a tal caçada, as coisas realmente ficam mais emocionantes e aí o leitor só quer descobrir como tudo vai se desenrolar. A escrita de Rick é fabulosa, ele detalha muito bem, chega até a dar medo, as cenas com os monstros. Ele não nos poupa nada, então não se surpreenda se você ler que tem um pé caído em um canto da sala ou que há fluídos e tripas espalhados pelo tapete. 

Achei interessante como o autor nos conta a história. No prólogo estamos em 2007, e Will, que dizia estar com mais de 130 anos, tem relatado em seus diários essa história tão estranha que aconteceu antes dos anos 1900. Will faleceu recentemente, e um homem, que não sabemos quem é, pega os diários para lê-los. Claro que ele acha que tudo não deve passar de ficção de um homem louco. Afinal, monstros não existem, certo? Nem alguém vive por 130 anos, não é?

Um livro espetacular que eu recomendo para todos! Principalmente se você gosta de histórias mais aterrorizantes e sangrentas. Não fiquei com aquela sensação de ser algo sobrenatural, realmente me vi dentro de uma história de monstros, e daqueles piores do que nas fantasias. Estou ansiosa para as continuações. Pelo que vi, o próximo será sobre Wendigos! Enfim, não deixem de conferir essa série!

24 comentários:

  1. Amiga eu achei que sua resenha ficou ESPETACULAR, mas sinceramente já não sou chegada em livros sangrentos não. Já gosto mais de coisa light sabe? Mas achei a história interessante e acho que pra quem gosta desse tipo de gênero vai curtir. Eu não pegaria pra ler não, até porque eu fico meia impressionada com esse tipo de coisa. Mas assim, depende da história também, porque tem alguns que não são tão exagerados quando pensamos que é.

    Mas legal vc ter gostado e saber que vc curte histórias desse gênero.
    Putzz...não sei como vc não tem medo hahahaha

    Enfim...Se cuida minha querida amiga
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, rsrs. Mas que pena, porque o livro é ótimo! *-*
      Esse são algumas partes sangrentas, não é o tempo todo não. rsrs
      Não tenho medo! Adoro histórias de terror. *-*

      Excluir
  2. Realmente sua resenha me fisgou.
    Quando nos contou que o livro nos causa medo de tão aterrorizante,fiquei super tentada a ler.
    Fiquei bem surpresa com a resenha,pois imaginei que o livro fosse voltado para o público infantil.
    ADOREI!

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem? Amei o post!
    Apaixonei pelo seu blog, já estou seguindo, viu? Beijos!
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde adorei a forma como você resenha, já gostei muito desses livros sangrentos mais hoje caminho em um novo horizonte puxado mais para o drama, mais sua resenha me deixou curiosa. rsrsrsrs
    Já estou seguindo

    ------------------>http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oii
    A sinopse confesso que não chama muita atenção, mas até daria uma chance ao livro.
    Pelos pontos positivos citados, não parece tão ruim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Fiquei curiosa com o livro.
    Ainda não o conhecia, mas se ele vai ser adaptado certamente é maravilhoso!
    O enredo parece ser muito envolvente e os personagens bem construidos.
    Adorei a resenha. Já anotei a dica do livro aqui.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou curiosa para a adaptação! *--*
      Que bom que gostou <3

      Excluir
  7. Eu já estou querendo esse livro não é de agora. Adoro livros com monstros, vampiros e etc. Depois dessa resenha e de saber que o livro será adaptado, aí que eu quero ler mesmo.
    Achei bem legal isso de a história ser um diário lido por outra pessoa. Acho que nunca li nada desta forma.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro <3
      Leia sim! *---* Acho que você vai curtir bastante!

      Excluir
  8. Dá pra ver que já começa incrível... e parece ser bem sinistro rs
    Enfim, fiquei empolgada com o livro e dá pra ver que não vou ficar arrependida.
    E essa capa <3

    ResponderExcluir
  9. Assim como você, eu tenho muita vontade de ler este livro, ainda mais depois de saber que vai virar filme.

    Não me lembro de ter lido algum livro de monstros antes. Porém, com certeza quero ler este. Não vou me esquecer dele!!

    Amei a resenha!! Como sempre perfeita ♥

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueça mesmo! Tente ler antes de o filme sair. rsrs *-*
      Obrigada! ♥

      Excluir
  10. Ola Dessa.
    Gostei da dica.
    Parece ser uma história cheia e ação e suspense.
    Muito bom...

    Obrigado pela dica

    soubibliofila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser bem legal Dessa, essa coisa de monstrologia me interessou bastante, nunca tinha visto um livro desse tipo, e não deve ser o melhor emprego do mundo né? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo! Vemos que é tarefa dificil e aterrorizadora! rsrs

      Excluir
  12. Eu adoro um livro do monstro, e este parece que te agradou bastante,
    eu ja tinha visto o livro e achei que era voltado para o publico juvenil dai acabei desistindo dele rs, mas agora vejo que me enganei.
    Pretendo ler, fora que a capa é linda..com cara de livro juvenil, mas lindo.
    não sabia que iriam fazer filme dele, fiquei curiosa,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradou mesmo! curti muito a leitura!
      Não é tão juvenil não, é bem mais adulto. rsrs
      Vão sim, muito legal né?

      Excluir
  13. Olá, Dessa.

    Olhando a capa achei que era um livro infantojuvenil, é isso mesmo?
    Achei a capa maravilhosa e não li a sinopse. Tenho um pouco de birra com elas. kkkkkk' Mas li toda a sua resenha e adorei o modo como você falou do livro. Então Will morreu e alguém começa a ler seus diários. Fiquei muito curiosa com isso tudo. Quando vão virar adaptações com certeza esses livros devem ter algo de bem interessante, irei ler em breve.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco sim! *-*
      Também não leio a sinopse às vezes rsrs Se a capa for bonita já quero ler. :P

      Excluir
  14. Oii
    Quanto mais sangue e tripas espalhadas pelo tapete, melhor! Adoro!! Kkk Essa capa é linda e a premissa instigante, mas não tanto até conhecer mais um pouco da trama do livro. Tô louca pra ler, amo monstros Esse livro parece bem escrito, de deixar a gente se roendo para saber do desenrolar do enredo. Vou ler sim, ainda mais tendo um filme pra sair!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, também adoro! Nem me importe nem sinto medo com isso. :P
      Leia mesmo! *-*

      Excluir