sábado, 4 de outubro de 2014

[Resenha] Garota, interrompida

|
Autora: Susanna Kaysen
Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.

Garota, interrompida é um livro autobiográfico, que rendeu uma adaptação em 1999, a qual infelizmente, nunca assisti. Quando iniciei a leitura e me deparei com uma história real, e da própria autora ainda por cima, foi um choque. Percebi que a trama era muito mais delicada e densa.

A autora nos narra seus quase dois anos em um hospício de uma forma singular. Não há uma linha do tempo definida. Susanna nos conta sua história do jeito que quer, e acha necessário, misturando presente e passado. É através de seu relato que percebemos como pessoas com certo tipo de doença eram tratadas na época (anos 60). Esquizofrênica? Sociopata? Com transtorno de personalidade? Bem, diagnósticos assim eram tratados sempre do mesmo jeito: Jogar em um hospício, drogar os "loucos", dar choque e banhos gelados... Essa era a forma de lidar. É impactante tudo que lemos. Fico feliz que esse campo evoluiu bastante hoje em dia.

Susanna tinha 18 anos quando foi diagnosticada com transtorno de personalidade. É então que seu terapeuta a aconselha a se internar, pois ela é um perigo para si mesma, mas o que eram para ser semanas, viram anos. Ela narra sua vida lá dentro, seu relacionamento com as outras internas, e também seus receios. Nos conta qual o sentimento de querer cometer suicídio, e como é ser alguém assim, explicando que o tempo não é o mesmo que para uma pessoa normal e que nem tudo que sobe, desce.

As colegas de Susanna são o que deixam o livro mais cativante, pois apesar de ser um relato chocante e triste, a leitura não é pesada, pois os diálogos entre elas são bem divertidos. Cada uma delas tenta viver mais um dia com sua loucura. Susanna parece a mais "normal" das internas, mas quando ela nos conta o que está em sua cabeça, vemos que só há tipos diferentes de loucura. Fiquei angustiada com as partes em que a autora conta como é a sensação de querer se matar e o que passa pela cabeça na hora. Ao mesmo tempo fiquei muito triste com sua situação. Garota, interrompida é aquele livro que vai desencadear um misto de emoções no leitor. Depois de terminar de ler, fiquei com uma vontade imensa de assistir o filme!

"Você passou quase dois anos em um hospício! Por que diabos foi parar lá? Não acredito!" Tradução: se você é louca, eu também sou; e como não sou, deve ter havido um equívoco.
"Você passou quase dois anos em um hospício? Qual era o seu problema?" Tradução: preciso saber dos detalhes da sua loucura para ter certeza de que não sou louco.
"Você passou quase dois anos em um hospício? Hummm. E quando foi isso?" Tradução: você ainda é contagiosa?
Parei de contar as pessoas. Não havia vantagem nenhuma em contar.

A trama é tocante, imagina perder dois anos de sua vida? Ainda mais em uma idade que seria para se divertir, namorar... E daí você simplesmente fica presa em um lugar, excluída da sociedade e rotulada de louca... Rótulo este que a segue por boa parte da vida. Enfim, leitura mais que recomendada, acho que todos deveriam conhecer a história dessa mulher que foi tão corajosa ao nos relatar algo tão pessoal e intenso.

30 comentários:

  1. Achei muito interessante saber que esse livro é autobiografico da propria autora ainda por cima, sempre que eu via a capa desse livro eu jurava que era alguma história ficcional e tal. Deve ser uma história chocante. Fiquei bem interessada em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu fiquei chocada! rsrs Achei a autora muito corajosa por contar uma história dessas.

      Excluir
  2. Já comigo foi o contrário: Vi o filme,mas não li o livro.
    Toda vez que leio sobre essa história lembro do personagem de Angelina Jolie.Não era a personagem principal,mas achei que a participação foi mais marcante.
    Bem,ainda vou ler o livro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? rsrs Então agora você precisa ler o livro! *-*
      Estou curiosa para assistir o filme, priincipalmente por saber que tem a Angelina Jolie. *O*

      Excluir
  3. Oii Dessa, tudo bem com você?
    Eu já ouvi falar do livro mas não do filme, também não li a sinopse do livro nem resenha alguma, e cara, adorei o que li, nem imaginava que era fatos reais, e isso que dá mais vontade de ler o livro, dá uma motivação ver como as pessoas conseguem vencer coisas como essas. Simplesmente adorei a resenha Danni. Beijos.
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OII tudo e você?
      Verdade, adoro histórias reais, realmente por mostrar como as pessoas passaram por tudo. *O*

      Excluir
  4. Oi Dessa..
    Já tinha visto muitas resenhas positivas sobre o livro, mas não sabia que tinha um filme.. Nossa e já é velhinho né..rs
    Gostaria muito de conhecer a história dela, adorei a resenha. O livro deve ser chocante.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa, tudo bom?
    Eu só fiquei sabendo do filme quando li o livro e ainda tenho vontade de assisti-lo. É um livro com uma história bem interessante, mas confesso que tive uma certa dificuldade com a narrativa dele. Achei um pouco cansativa em algumas partes. Realmente, alguns momentos retratados são divertidos.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OII
      Sério? Eu achei a narrativa super leve e rápida. rsrs

      Excluir
  6. Oi, Dessa.

    Sempre ouvi falar desse filme, mas menina, kkkkk' Eu não sabia que era adaptação de um livro. #lesada
    Mas como eu sempre prefiro as leituras aos filmes, irei procurar ele para ler em breve. Queria te perguntar se a leitura é muito pesada, estou dando um tempinho de livros muito dramáticos, depois de ler Proibido estou me sentindo um pouco depressiva e quero coisas mais leves. Vou parando por aqui.

    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-halloween-novo-layout.html
    O lado mais sombrio e Atrás do espelho, participem.

    Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI
      É sim, nem eu sabia que tinha o livro. rsrs
      Não é tão pesado não, os diálogos e as outras internas deixam a leitura bem cativante e divertida.

      Excluir
  7. Oi!
    Não me interesso por livros autobiografico, mas esse foi uma exceção.
    Fiquei curiosíssima para lê-lo, queria muito acompanhar esse relato, imaginar como pessoas com essestipos de doença eram tratadas antigamente.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito, mas sabe que esse é muito interessante?

      Excluir
  8. Não sabia que o filme foi baseado neste livro, já assisti e gostei muito. Assim que puder vou ler livro. Parabéns pela a resenha :)

    Bjos

    Beto
    www.blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Dessaaaaaaaa *uu* Tuuuudo bom, amooor? ♥ Ai, gente, eu sempre fui doida por esse livro, haha! Tô participando de um Top Comentarista, o qual o prêmio é este livro, mas quase não conhecia nada sobre ele, haha! Trouxe a resenha na hora certa, hein? <33 Sério que tem uma adaptação? Que incríveeeeeeeeeeel! Noossa, que legal, a história se passa num hospício... Achei fantástico o fato desse livro ser uma autobiografia da autora! Meu Deus, já li histórias que retratam perfeitamente o que acontecia naquela época, que como você disse, as pessoas esquizofrênicas e sociopatas eram sempre tratadas da mesma maneira e tal... Cara, que livro fantásticoooooooo!! Achei simplesmente incrível a história se passar dentro de um hospício, retratar as agonias da garota... :3

    Nossa, Dessa, agora é que eu vou comentar feito uma louca naquele blog, UEUHEUHEUHEUHE ♥ Incríveeeeeeeel esse livroooo!! <33

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIII
      Trouxe mesmo, hein? Boa sorte no top. hahaha *-*
      É triste, chocante, mas ao mesmo tempo tão bonito, porque a autora foi tão corajosa de trazer algo tão pessoal dela, sabe?

      Excluir
  10. Olá, Dessa. Tudo bem?
    A Naty resenhou esse livro na semana passada lá no blog, mas ela não gostou tanto quanto você.
    Por ser memórias verdadeiras e da autora, acredito que o livro seja realmente intenso. Não gosto muito de biografias, mas talvez abra uma exceção e leia essa obra. O que mais me anima para ler o livro são os colegas de Susanna.


    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Poxa, que pena! :/
      As colegas de Susanna são o máximo! *O*

      Excluir
  11. Oi Dessa!! Estou com este livro já algum tempo na minha estante e sempre acabei adiando ela, mas depois de conferir sua e resenha e dar uma espiadinha no trailer do filme fiquei interessada e curiosa...Pois achei bem diferente uma coisa da outra( o enredo do livro com o trailer)mas só lendo pra entender...Com certeza será uma das minhas próximas leituras! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente mesmo? Pois é, preciso assistir o filme logo! *-*
      Obrigada! :D

      Excluir
  12. Não sabia que esse livro era auto biográfico. Parece ser uma história bem forte, e sabendo que é real, deve ter um impacto maior ainda quando lemos, mas mesmo assim fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muita vontade de ler o livro, pois o filme eu ja vi a algum tempo atrás, mas não sabia que era autobiografico.
    Naquela época ter um transtorno desses não devia ser nada facil,
    fico pensando nessa idade e passar dois anos da vida presa e passando por tudo que ela passou...credo.
    Não sei se o filme foi fiel ao livro, mas eu gostei do filme,
    E quem sabe consiga ler,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devia mesmo, imagina? Ser taxada de louca e pronto, manicômio... :/
      Que bom saber que você gostou, estou ansiosa para assistir. :3

      Excluir
  14. Realmente ela precisou de mta coragem p nos contar essa história!
    Faz um tempo q estou de olho neste livro e pretendo adiquiri-lo em breve!
    Só n gosto mto dessa capa, acho q n tem mto a ver com o enredo...

    ResponderExcluir
  15. Nossa gente!
    Não sabia que era uma biografia e nem que tinha filme. O livro está a um tempinho na minha lista e pretendo lê-lo logo. Realmente ser internada aos 18 deve ser triste pq é uma das melhores épocas. E tbm fico feliz por terem evoluído nos diagnósticos e tratamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, imagina, em plena juventude ficar em um hospício? :/

      Excluir
  16. Oiii
    Nossa, eu não imaginava que era tão forte e autobiográfico, fiquei ainda mais curiosa! E jurava que era mais leve! Bem, acho tudo nele interessantíssimo, me lembra o livro sobre Cristine F, só que menos jornalístico. Vou ler, com certeza, já adicionei ao Skoob. A loucura sempre me fascinou, quero estudar um dia os traumas mentais.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ler esse livro, vejo várias pessoas falando que é bom, mas nunca tive oportunidade de ler.

      Excluir