sexta-feira, 24 de outubro de 2014

[Resenha] Coração de pedra

|
Autor: Charlie Fletcher
O romance ''Coração de Pedra'', do inglês Charlie Fletcher, publicado pela Geração-Ediouro, conta a fascinante história de uma guerra entre estátuas mitológicas e estátuas de seres humanos em Londres. O início de tudo foi um soco de um adolescente, George Chapman, decepando a cabeça de um dragão de pedra do pórtico do Museu de História Natural. Ele é perseguido por um Pterodáctilo, réptil de dentes afiados e pontudos, que se soltou da fachada do museu e o olhava fixamente com ódio e fome. George é salvo pela estátua do Artilheiro do Memorial de Guerra. Somente o jovem enxerga as estátuas em movimento. Para reparar o estrago que aprontou, ele tem de colocar a cabeça do dragão no Coração de Pedra, mas George não sabe onde encontrá-la. Na busca, conta com a ajuda de Edie, uma menina bem decidida. Com linguagem ágil e fácil, a história tem ritmo eletrizante, mas ao mesmo tempo diverte.

Sempre tive vontade de ler essa série, mas nem lembrava mais que a continuação ainda não tinha sido lançada, então me surpreendi quando a editora mostrou a capa do segundo livro (Mão de Ferro), e claro que, eu precisava aproveitar e ler! Satisfiz minha vontade, e preciso dizer que até que foi bom não ter lido Coração de pedra antes, pois ia ficar louca pela continuação e não ia ter. Ainda bem que finalmente a Geração trouxe ela para nós, e em breve vou fazer a leitura de Mão de Ferro, afinal, eu adorei a trama!

O enredo é ambientado em Londres (♥), um lugar aparentemente normal, se não fosse por um castigo que George levou do professor que o fez quebrar uma estátua e fazer desenrolar toda uma Londres nova aos seus olhos. Acontece que as estátuas que antes ficavam lá quietinhas agora se movem. E como é comum, há as boas e as más. Logo após o incidente, George é perseguido por dragões, gárgulas e tudo mais que se possa imaginar. Seu desespero é grande quando ele percebe que apenas ele as enxerga. Porém, uma ajuda logo chega em seu auxílio, e o Artilheiro, uma estátua, o salva várias vezes e tenta lhe ajudar a descobrir o motivo de tudo isso.

- Certo. Então vou voltar para o meu pedestal e vou ficar olhando o que a coisa que está a caminho vai fazer com você, porque se você é tão idiota a ponto de não querer se salvar, então não vale a pena eu perder meu tempo.

Outra personagem que acaba cruzando o caminho de George é Edie. Ela é uma garota muito solitária, conforme vamos sabendo mais sobre sua vida, vemos que toda sua coragem e determinação é por ter se acostumado as coisas ruins que acontecerem com ela. O Artilheiro diz que ela é uma "fagulha", alguém que consegue ver o passado das estátuas. Acontece que ela sempre viu essas estátuas se movimentando, então quando viu George correndo junto com o Artilheiro ela precisou segui-los. 

George é solitário também, sua vida não é a mais fácil de todas, apesar de a de Edie ser pior, mas percebi que ele é muito imaturo, com o tempo é que ele vai amadurecendo e eu realmente comecei a gostar dele. Esse trio está em busca de pistas para descobrir como reverter a situação de George. E ainda há algo mais a se preocupar: uma guerra entre cuspidos (os bonzinhos, que são humanos criados ou que já existiram) e estigmas (os malvados, que são as gárgulas, dragões e outros monstros). 

A narrativa do autor é bem detalhada, mas muito gostosinha de acompanhar. A trama em si é muito envolvente, toda essa coisa de estátuas se mexendo e só algumas pessoas conseguirem ver dá todo um charme ao livro. Coração de pedra é um livro juvenil daqueles que te prendem do início ao fim. O autor deixou várias questões em aberto, então estou esperando que a continuação venha para nos revelar vários assuntos e segredos. Recomendado!

20 comentários:

  1. Desde que vi a capa desse livro,há um tempinho atrás,fiquei super curiosa,e fui procurar a sinopse.
    E desde então fiquei com vontade de ler.
    E agora então,lendo sua resenha,meu desejo só aumentou.
    Achei a trama bem diferente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trama é bem diferente mesmo, muito legal!
      Eu adorei tudo. *-*
      Se tiver chance leia!

      Excluir
  2. Amiga fiquei curiosa de ler o livro, principalmente depois de sua resenha.
    Mas me fala uma coisa, ele é composto de uma série então? Depois me passa os nomes para que eu possa saber a ordem, pois adoraria ler depois.
    Mas esses livros são de que gênero? Fantasia?
    Porque eu simplesmente adoro e acho que vou me dar muito bem com a leitura assim como vc.
    Me deixou bastante curiosa a história e espero gostar também =]

    Se cuida minha amiga querida
    Se cuida e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Esse é o primeiro, o segundo Mão de ferro. :D
      O terceiro ainda não saiu aqui.
      Sim, é fantasia! *-*
      Se cuida!!

      Excluir
  3. Oi Dessa, tudo bom?
    Uma trama diferente com seres fantásticos e me deixou um pouco curiosa para conhecer a história. Achei a narrativa criativa e quero dar uma oportunidade para essa leitura. O bom é que os dois livros já foram lançados.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda bem que já tem os dois aqui! *-* Quero tentar ler logo a continuação!

      Excluir
  4. Acredita que eu tinha o livro e acabei não lendo e dei ele rs, nem lembrava mais eu achei que a editora tinha desistido..pois faz um tempinho ja que saiu o primeiro.
    Um livro diferente dos que tem por ai, eu adoro uma fantasia, e o livro ser bem detalhista, depende do autor, pode ser bom ou muito chato rs, vou aguardar resenhas do segundo e quem sabe eu o compre novamente rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Puts rsrs
      Pois é, esse saiu faz tempinho né? Lançaram o segundo a pouco tempo. :/

      Excluir
  5. Tenho vontade de ler essa série. E eles lançaram o segundo bem rápido, pelo menos eu acho.
    Esses pontos soltos até que são bons, pois dá vontade de ler a continuação.
    Não está na minha lista de prioridades, mas um dia ainda pretendo ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorou uns 2/3 anos, acho que não foi muito rápido não. rsrs ;/

      Excluir
  6. A Naty está com esse livro em casa e vai ler para resenhá-lo no blog.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, mas gostei bastante. Achei bem original isso de as estátuas ganharem vida.
    Vou querer ler, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei bem original também, pelo menos nunca li outra trama desse tipo. rsrs

      Excluir
  7. Essa capa me chama a atenção sempre que vou a livraria. Eu preciso ler logo kkkk
    Adorei a resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Dessa.

    Não conhecia o livro nem o autor, mas pela sua resenha não fiquei muito interessada pelo livro. Essa coisa de estátuas se movendo não me chamou muito a atenção, não. Talvez depois de ler mais sobre o livro surja algum interesse.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Até mais.

    ResponderExcluir
  9. As estátuas ganham vida *u*
    Sério, nunca vi nada assim em um livro e a estória parece ser bem envolvente. Gostei!

    ResponderExcluir
  10. Gente que coisa louca essa ideia do autor de fazer estátuas e gárgulas se mexendo... ADOREI. É bem inovadora essa história, eu pelo menos nunca vi nada parecido.

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Desde que estudei a arte gótica, as gárgulas viraram meus amorzinhos! Kkk Já conhecia o livro, mas não tanto quanto pude conhecer lendo a resenha. Parece bem mais divertido do que imaginei, tendo personagens jovens. Quero muito ler, vamos ver se arrumo tempo! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Já li algumas resenhas desse livro que me deixou bastante curiosa, inclusive ele está na minha lista de desejados.
    O enredo dele é bem interessante e o fato da narrativa ser bem detalhada e gostosa de acompanhar foi o que mais me conquistou.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  13. HÁ SECULOS OS GÁRGULAS ENCANTAM POR SUA HISTORIA DE MISTICISMO E MAGIA.HÁ QUEM DIGA QUE CRIAM VIDA A NOITE E QUE NA~REALIDADE SÃO GUARDIÕES.ESTÃO ALI PARA PROTEGER ALGO.O FATO DA DEPREDAÇÃO DEVE SER CORRIGIDO SENÃO O CAOS SERÁ EVIDENTE..MAS TA AI UM LIVRO QUE GOSTARIA DE LER.COM CERTEZA UMA BELA LEITURA ,REPLETA DE SURPRESAS E EMOÇÕES.O CICLO FOI QUEBRADO AGORA SÓ A CABEÇA DO DRAGÃO PODE RESTAURAR TUDO..CORRA GEORGE ,EDIE E O ARTILHEIRO.

    ResponderExcluir