sexta-feira, 3 de outubro de 2014

[Resenha] Duna

|
Autor: Frank Herbert
A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o 'Planeta Deserto'. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?




Desde que eu fiquei órfã da série do John Carter - só tem até o terceiro volume no Brasil por enquanto! :( - eu precisava de uma nova de ficção científica para ler, foi então que escolhi Duna! Eu sempre tive vontade de ler essa série, mas acontece que era muito difícil de achar para comprar, felizmente, a Aleph relançou o primeiro livro e está trazendo o resto dela. Me surpreendi quando recebi Duna, pois o livro é enorme! São mais de 500 páginas. Eu jurava que ia passar algumas semanas lendo, mas no fim demorei cinco dias, até eu me surpreendi.

Duna é um livro denso, a trama aborda bastante da religião, classe social e cultura que o autor criou para a história. São aspectos que deixam a narrativa bastante detalhada, fazendo com que seja uma leitura mais lenta. Apesar de ser uma ficção científica futurística, vemos alguns elementos medievais inseridos na história, como por exemplo, o uso de espadas. O livro lembra um pouco Guerra dos Tronos, onde há guerra entre casas, e tal, mas as comparações param por aí. A trama de Frank é totalmente original, cheio de novas palavras e significados. E aliás, há um glossário no final do livro explicando cada termo, vale a pena dar uma olhada. 

Arrakis (Duna) é um planeta desértico, onde há escassez de água, quase inabitável. Porém, há algo de especial lá, uma especiaria que vicia e que gera muitas disputas entre os Fremen, um povo que vive no deserto, e a Casa Harkonnen. O poder dos Harkonnen em Duna é colocado de lado quando o Imperador resolver fazer de Duque Leto, da Casa Atreides, o novo governador do planeta. É assim que conhecemos Paul, herdeiro de Leto, e sua mãe, Lady Jéssica. É uma mudança brusca de cultura e vida, pois eles vieram de Caladan, um planeta cheio de vida e água. Duque Leto pensa em se unir aos Fremen contra os Harkonnen, porém, percebemos que há muitas conspirações no ar e até mesmo traições. É assim que a trama se desenrola, com a apresentação deste planeta tão estranho, com o povo Fremen e sua estranha cultura e toda a política e economia entre Casas.

Não terei medo. O medo mata a mente. O medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e através de mim. E, mais, nada haverá. Somente eu restarei.

Um livro surpreendente, sem dúvida nenhuma. O autor explora de forma brilhante o planeta Arrakis. Há até mesmo vermes do deserto que passam de mais de 100 metros, o que só fortalece o quanto é quase impossível de viver lá. Mas os Fremen são um povo forte, e vocês vão perceber que apesar da opressão do antigo poder, conseguem se virar muito bem. Eles acreditam que há uma forma de mudar a situação do planeta e fazer crescer vida lá.

Com uma trama intensa e complexa não sei se seria o tipo de história que agradaria a todos. Quem gosta de ficção científica certamente vai se encantar com a ambientação que o autor criou para a história, e todos os aspectos culturais e políticos. Porém, é uma leitura mais arrastada, por isso penso que alguns não gostariam tanto. A leitura só é arrastada por conta dos detalhes da narrativa que precisamos absorver, no entanto, a história em si é muito bem construída e com bastante ação. Se você se interessou pelo enredo, mas a parte de "leitura arrastada" o incomodou, não desista de ler, sério. Duna é um livro genial. Recomendo!

33 comentários:

  1. Legal que você tenha gostado bastante do livro . É muito bom quando curtimos tanto o gênero,quanto a trama.
    Confesso que ficção científica , não está entre meus favoritos,mas quem sabe eu ainda leia esse e mude de ideia?! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante mesmo! Pois é, tente ler mesmo. Acho que é capaz de você gostar. :D

      Excluir
  2. Parece ser aquele tipo de livro que se você não ler com atenção você não entende a história e eu até gosto disso. Achei uma ficção bem interessante, bem original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é bem isso! Tem que prestar bastante atenção. :3

      Excluir
  3. Oi, Dessa!
    Não costumo ler ficção científica. O livro parece ser interessante, mas acho que não o leria, como não estou muito acotumada a esse gênero, eu poderia não gostar dele.
    Mas, adorei sua resenha, quem sabe quando estiver mais familiarizada com o gênero, eu leia-o.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena. Às vezes é bom ler algo fora da nossa zona de conforto.

      Excluir
  4. Gostei da resenha, parece ser um livro bem legal!
    Beijos www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dessa.

    Depois de tu falar de John Carter tive que pesquisar pra saber do que se tratava e me senti interessada em ler os livros. Mas, voltando ao livro Duna, depois de ler a sua resenha não me identifiquei com a leitura, ando um pouco com preguiça pra esse gênero literário. >.<

    paradisebooksbr.blogspot.com.br

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John Carter é muiiiiito legal! Eu adoro os livros. ♥
      Que pena... :/

      Excluir
  6. Oláa!!
    Não conhecia o livro, mas me senti interessada pela história.
    Para mim é um ar diferente, sabe? Nunca li algo do tipo, por isso que tal eu experimentar?
    Parece ser bem legal o livro!!
    Bela resenha *-*
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente mesmo. É uma leitura mais cansativa, por conta dos termos e tal, mas vale a pena!

      Excluir
  7. Não conhecia este livro e pareceu ótimo. Fiquei curiosa para conhecer melhor este mundo criado pela autora. Muito bom saber que a estória surpreendeu. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha ouvido falar do livro, parece ser muito bom *-* gostei bastante da sua resenha haha >3<

    Abraços, Crazy Things

    ResponderExcluir
  9. ótima resenha, curiosa para ler RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amiga linda, tudo bem?
    Espero que sim, pois eu ando desanimada pra karamba com as coisas viu?!
    Espero que isso passe logo, pois ando meia morocoxó com as coisas.
    Mas tipo, estava lendo a sua resenha sobre o livro e gostei bastante da história. Achei interessante sabe, mas não me chamou tanta atenção como do outro livro que vc disse que ia me dar hahahahaha...Mas mesmo assim pelo que vc contou, espero ainda poder dar uma chance para leitura, porque quando se trata de mistério...mocinha misteriosa e tals, eu gosto demais. Vamos ver né?
    Enfim...Desculpa se meu comentário hoje tá mais omenos, mas é por conta do meu animo mesmo.
    Estou vindo aqui pra vc ver que nunca me esqueço do seu cantinho, porque eu realmente gosto de passar aqui =] Se cuida lindaa



    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii tudo e você?
      Sériow Poxa amiga... :/
      Pois é, se tu gosta de ficção tente ler! E mesmo se não é tão afim, dê uma chance. rsrs

      Excluir
  11. OOOOOOOOOOOI, DESSAAAA! Tuuuudo bem, amorzinhoooo? *--* Huuuum, a capa não me atraiu muito e nem a sinopse... Mas como suas resenhas seeeeeempre me encantam, talvez eu me surpreenda, haha <33 Noooooossa, 5 dias pra ler um livro de mais de 500 páginas?? Parabéns, UHEUHEUHEUHEUHEU :3 Aaah, novad palavras e significados!? Incrível, amoooo livros autênticos e que misturam o passado com o futuro, embora seja difícil encontrar livros assim, hahaha :o Nooossa, que legal, cara!! Um planeta *-* Tá vendo? Gostei do livro, haha :3 E siiiim, eu gosto de ficção científica, então irei gostar desse livro!! <33

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOI
      Tudo e você? :D
      Sério? Eu achei que a capa combinou mt bem com o livro, acho que nenhuma outra ficaria melhor! rsrs

      Excluir
  12. Nossa é um relançamento, mas não tinha conhecimento do livro ainda rs, que vergonha.
    Eu amo um livro de ficção cientifica,
    mas o fato da narrativa ser mais arrastada, me desanima um pouco. Eu fiquei interessada, vou dar uma olhada no preço dele, quem sabe eu acabe trazendo para casa, pois livros com este tema e que sejam bem escritos...são poucos.
    Mas a capa deixou muito a desejar, a editora podia ter caprichado mais,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você ama não pode deixar de ler esse então! *-*
      Não desanima, porque é arrastada por conta de conseguir entender a trama, e não por ser realmente uma leitura cansativa.
      Eu achei que a capa combinou com o livro, qualquer outro tipo não teria ficado legal... :/

      Excluir
  13. Eu adoro ficção científica e, principalmente, adoro os livros da Aleph. Se eu fosse enumerar todos os livros que eu gostaria de ler da editora, ficaria aqui o dia todo.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e não sabia a fundo do que se tratava, mas gostei infinitamente. Acho que é meu tipo de livro e vou querer ler em breve.
    A resenha ficou ótima, Dessa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro os livros da editora <3
      Você vai adorar Duna, tente solicitar e ler. *-*
      Obrigada!

      Excluir
  14. Oi Dessa..
    Eu não conhecia o livro, mas adorei a resenha e a história. Ainda mais sabendo que lembra A guerra dos tronos.
    Eu gosto de ficção científica e acho que iria gostar dele.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Como fã de ficção cientifica adorei a resenha, não conhecia a história do livro, só tinha visto por aqui no blog mesmo. Apesar da história ser muito detalhada tornando a leitura arrastada como vc mencionou,eu não deixaria de ler por isso, amo esse tipo de história de vida em outros planetas. Daria uma chance com certeza, ainda mais sabendo que é uma série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler mesmo, apesar de ser muito detalhado, é uma leitura ótimo. Você se entrega na trama. rsrs *-*

      Excluir
  16. Amei o enredo!
    E acapa tbm!
    Fiquei mega curiosa!
    Acho q essa sensação de leitura arrastada é normal p o q o autor nos apresenta neah..
    Gosto de FC e tenho certeza q vou adorar esta história!

    ResponderExcluir
  17. Não é meu gênero de livros então tenho plena certeza de que não me agradaria e também não gosto de leitura arrastada. Porém parece ser uma boa leitura pra quem curte esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  18. Oiii
    Amei a resenha, estou ainda mais certa de que devo ler Duna, amo ficção científica e o filme é muito bom. Acho que fizeram bem real ao livro, mesmo não tendo o lido ainda, tenho essa impressão. Fiquei fascinada pelo universo que foi criado, é muito concreto. Me lembrou Stars Wars também! Kkk Ser grosso, não me assusta, não me importo com narrativas arrastadas quando o livro é bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver o filme, que bom saber que é bom! *-* assim que tiver tempo vou assistir, rs.
      Verdade, quando o livro é bom, a leitura fluída ou arrastada nem importa.

      Excluir
  19. Como você disse, é uma leitura bem densa, eu conseguia ler um ou dois capítulos por dia. Não sei bem o que torna o livro assim, penso eu que pode ser as informações de outro mundo que tem ali e não são exatamente explicadas. O autor nos joga numa trama um pouco complexa e que já está ocorrendo e nos poupa de informações, acho que é isso. Daí fui deixando ele mais afastado um pouco e acabei lendo outros livros e ele está lá, coitado, me esperando. To com medo de voltar e largar ele pela segunda vez :\

    http://hookedblan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir