quarta-feira, 29 de outubro de 2014

[Resenha] Muncle Trogg - O menor gigante do mundo

|
Autora: Janet Foxley
Os gigantes vivem no topo do Monte das Lamentações, escondidos dos humanos que estão lá embaixo. Mas nem todos são realmente grandes. Muncle Trogg, por exemplo, é tão pequeno que acaba virando alvo da zombaria dos outros. Chateado, ele decide descer a montanha e dar uma olhada nos tais Pequenotes, com quem dizem que se parece. E o que Muncle descobre é de fato surpreendente. Um meigo e encantador conto de fadas às avessas, Muncle Trogg: O menor gigante do mundo é o primeiro volume da série protagonizada por Muncle, Emily e o dragão Snarg, que irá arrancar gargalhadas dos jovens leitores.





Estava desde o lançamento louca para ler essa série, adoro literatura infantojuvenil, e pela capa me lembrou bastante outra série conhecida: Como treinar o seu dragão. Mais um motivo para eu querer ler! O livro estava há meses na minha estante, então resolvi furar a fila de leitura, ainda mais que ele é tão curtinho. E realmente, lembra um pouco Como treinar o seu dragão: tem dragões e desenhos bem hilários dos personagens também... Mas achei a trama de Muncle Trogg mais bobinha. Eu gostei, mas acho que não tem como fazer tantas comparações entre essas duas séries, tirando os detalhes parecidos, elas são completamente diferentes uma da outra. 

Muncle Trogg é o menor gigante de todos. Até seu irmão que é três anos mais novo é maior que ele. O pior de tudo é ainda ser alvo de brincadeiras e gozação. É como se ninguém o levasse a sério por não ter o tamanho normal e esperado. Esses gigantes vivem na Cratera, longe dos Pequenotes (humanos), que antigamente usavam suas varinhas e 'magia' para matá-los, mas tudo porque os gigantes os faziam de escravos e os comiam. 

Um dia, Muncle, resolve visitar os Pequenotes e ver como eles realmente são. Lá ele acaba descobrindo que estavam um pouco enganados sobre os humanos e sua 'magia'. Tudo piora quando outros gigantes sequestram um dos Pequenotes e levam para a Cratera. Depois de anos sem contato entre eles, pode ser que uma nova batalha ocorra... Será?

As crianças riram contidamente. Elas sempre se divertiam quando os professores caçoavam de Muncle, e isso acontecia sempre que ele ia para a escola. Era por essa razão que a Srta. Bumfit não o via com frequência.

A trama é bem leve e divertida. Muncle sofre bastante por ser diferente dos outros, e os problemas parece que o seguem, o que torna a leitura mais fluída, pois tem sempre algo acontecendo na vida dos gigantes. Eles são seres um pouco burros e teimosos, além de serem muito feios... É interessante a história entre gigantes e humanos, mas acho que deveria ter sido mais explorado como era antigamente, seria legal. Sabemos o básico, e claro que isso não é ruim, mas queria mais algumas informações.

Muncle Trogg é um livro que nos mostra que independente de sermos diferentes, ou não termos o padrão que os outros impõem, podemos realizar feitos heroicos. Não podemos menosprezar quem é diferente. Uma leitura encantadora, muito boa para passar o tempo, e intercalar com leituras mais 'pesadas'. A diagramação do livro está perfeita, vários detalhes e desenhos lindos! Recomendo!

17 comentários:

  1. Acho que o livro passa uma lição muito boa, fala de aparencia e ele como é voltado para o publico mais jovem é ótimo,
    eu achei a capa bem chamativa o que é ´toimo, pois o publico alvo gosta disso rs, eu não acredito que va ler, pois infanto juvenis não me agradam,
    mas para quem curte o genero ele parece ser fofo e com uma lição linda,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo o tema que ele trata mesmo, que não podemos julgar pelas aparências e tal.

      Excluir
  2. Oi Dessa!
    Não conhecia esse livro ainda, mas como adoro livros infanto já vou colocar na minha lista de desejados.
    Adorei a tua resenha e uma pena que tu não encontrou tudo aquilo que esperava, mas como é uma série talvez eles explorem mais a questão da vida deles antigamente nos próximos livros.

    Bjs!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, achei bem fraquinho, mas acho que atinge o público infantil e jovem. Igual quero ler os outros livros. *O*

      Excluir
  3. Oi Dessa...
    Achei que os livro eram individuais..tenho outro desse.
    Imaginei que seria bobinho, mas acho que a história parece ser bacana.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que as histórias sejam individuais, mas são da mesma série.

      Excluir
  4. Também gosto de livros voltados para o público infantil.
    Mas se o adquirir,será para presentear meu filho.
    Acho que ele vai curtir muito! ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro em casa, mas ainda não tive tempo de lê-lo. Mas, pela sua resenha, tenho certeza que gostarei bastante.
    Já dei uma conferida no livro aqui em casa e as ilustrações são mesmo ótimas. Muito legais mesmo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia assim que der, é uma leitura muito rápida! *-*

      Excluir
  6. Comecei a ler e logo parei pq não gostei muito e agora sabendo um pouco mais vou retomar a leitura pq parece bastante interessante. Gostei!

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro bem legal Dessa, mesmo sendo mais vontade pras crianças. Tem uma boa lição que pode ser aprendida em qualquer idade.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de gostar de livros infantojuveni, no momento eu estou interessados em livros mais "fortes".
    Achei a trama bem infantil.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dessa;

    Eu sempre vejo esse livro bem baratinho no Submarino e coloco no carrinho e depois tiro. A capa dele é super fofa. Eu nunca tinha lido a sinopse dele e curti saber mais a respeito através da sua resenha. Muncle Trogg entrara na minha lista de compras e vou dar pro meu sobrinho. Já dei Como treinar seu dragão e agora esse, ele irá saber um pouco a respeito dos gigantes, coitado dele o menor entre todos os outro.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fofa mesmo! Quero o segundo logo! *-* Mas também sempre coloco no carrinho e acabo não comprando. rs

      Excluir
  10. Oii
    Pensei que era a única em achar a capa parecida com Como treinar o seu dragão! Kkk A história parece muito fofa e bobinha, mas dá pra deixar passar, né? Como não me canso desse gênero, quero ler, ainda mais por ter ilustrações. Um infantojuvenil com desenhos são demais *---*
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim! Eu curti a leitura, mas acho que não se compara com a outra série, sabe? rsrs

      Excluir