quinta-feira, 9 de outubro de 2014

[Resenha] Filhos da senzala

|
Autora: Silvânia Dias
Ele era branco, jovem e livre. Ela, uma belíssima parda, provocante e sedutora que nasceu escrava na Fazenda Cantareira, de propriedade do temido e impiedoso Capitão Bartolomeu Moutinho Esteves. Por intenso amor a ela, o ingênuo rapaz vendeu 12 anos de sua existência ao diabólico fazendeiro e mergulhou no abismo sombrio e brutal do cativeiro, tornando-se o principal personagem de um sórdido drama.








Filhos da senzala é um lançamento da Editora Schoba, e desde que eu o divulguei aqui no blog estava com muita vontade de ler. A sinopse me chamou a atenção, pois percebi que devia ser uma história linda e triste, daquelas que fazem o leitor sofrer junto com os personagens. E não, não gosto do sofrimento alheio, gente. Mas, como leitora, gosto de histórias reais e palpáveis de vez em quando. E a autora nos trouxe exatamente isso!

A trama se passa lá por 1800, um tempo onde a escravidão existia. A sinopse nos fala de um romance entre um homem branco e uma escrava, mas não é apenas isso. A autora explora muito bem o enredo, nos mostrando como era a vida de Francisco antes de se apaixonar pela escrava Eugênia, todos os anos que ele sofreu por conta desse amor, e também tem algumas cenas do passado de outros personagens da trama. Eu adoro essa forma de narrativa, pois não fica focado apenas nos dois personagens principais, assim temos uma visão ampla da história. 

Francisco saiu de sua casa depois que sua mãe faleceu, deixou para trás o pai e o irmão gêmeo, Cassiano. No caminho, encontra Augusto, alguém que se torna um grande amigo, ele o leva para a Fazenda Cantareira, do temido Capitão Bartolomeu Moutinho Esteves. Ele é um homem cruel e ambicioso. Francisco achou que ia conseguir se dar bem lá, mas estava enganado. Seu inferno começou quando se apaixonou pela escrava Eugênia. Depois de muito insistir ao Capitão, este enfim os deixa se casarem, mas com um acordo: Francisco precisa trabalhar 12 anos na fazenda, como se fosse um escravo qualquer, e só então os dois poderiam ser livres... Um acordo com o diabo seria mais interessante, pois a vida dos dois começa a desmoronar a partir daí...

Moderação era uma palavra que o Capitão não conhecia, e todos sabiam disso. Frio, avarento, rancoroso e vingativo, ele adquiriu fama, fortuna e respeito, impostos pelo império do medo. Os processos criminais a que ele respondia na justiça eram muitos,mas suas ferozes ameaças contra juízes, advogados e testemunhas acabavam por transformar as acusações em um amontoado de processos arquivados.

Como eu disse, não temos só essa história triste para acompanhar, há outras paralelas, como a da irmã do Capitão... Ou como foi o casamento dele, que desde sempre foi um homem frio... E é assim que a autora vai nos encantando com sua escrita. Mas, ao mesmo tempo, vamos sofrendo junto com Francisco nesse meio tempo. Ele fez algo tão bonito por amor, que foi sacrificar anos de sua liberdade, mas com as más intenções do Capitão, as coisas só pioraram. 

Escravidão é algo forte e triste, mas a autora mostra que mesmo naquela época havia pessoas que eram contra, ou que pelo menos tratavam bem seus escravos, diferente do Capitão Esteves, que matava os escravos que fugissem para dar de exemplo para os outros. Dá raiva dessa crueldade toda, mas é algo que vemos até hoje em dia, não é? Por isso, além de lermos algo marcante da História, que foi a escravidão, também notamos um pouco da atualidade: ambição, mesquinharia, violência, crueldade... Ou seja, não mudou muita coisa.

A leitura é tão fluída, e a trama tão cativante, que o livro dá para ser lido em um dia. A narrativa de Silvânia é espetacular, ela consegue prender e emocionar o leitor. Livro mais que recomendado! 

31 comentários:

  1. Oi Dessa, tudo bom?
    É a segunda resenha que leio desse livro e cada vez fico mais curiosa. Escravidão é um tema pesado, mas que precisa ser lido para que a gente nunca esqueça do que aconteceu. Achei esse personagem tão corajoso por ter feito tudo isso por amor. Uma história realmente feita para cativar.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Verdade, também acho que é algo para não ser esquecido. Você vai amar o livro, a história é triste, mas ainda sim, há momentos que te fazem abrir um sorriso.

      Excluir
  2. Oláaa!! Como vai?
    Primeira resenha que eu leio desse livro e fiquei curiosa. Nunca li algo desse tipo, e estou precisando. Urgentemente, haha
    Claro, o tema também se trata de amor... E para uma romântica em plantão aqui...
    Quando eu adquirir meu livro- futuramente, quem sabe- espero gostar da história assim como você!!
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então trate de ler! Você vai amar! A história é muito linda!

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro, gostei de ler a resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa!
    Confesso que não tinha conhecimento do livro, mas fiquei muito interessada. Até mesmo porque a temática me chama bastante atenção. Vou procurar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ouvir ou ler sobre um passado tão triste de nossa história é sempre muito triste e emocionante também.
    Se eu tiver uma oportunidade.,vou ler o livro,e me emocionar com a história de Francisco e Eugênia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga ler em breve! A história é muito linda.

      Excluir
  6. Sinceramente depois de ler escravas de coragem, não desejo ler nada do tipo
    por muito muito tempo, estou cansada de tanta dor, apesar disso fiquei curiosa para saber os caminhos que esse amor tão intenso trilhou.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, rsrs. Mas quando isso passar, tente ler o livro, vale a pena!

      Excluir
  7. Oi Dessa!
    Realmente parece ser um livro muitoo triste, mas eu gosto de ler e divulgar livros assim, p vê se toca o ser humano, essas maldades e atrocidades não podem ser esquecidas, já tinha ouvido falar do livro e cada vez que leio uma resenha fico mais encantada com a história!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste e belo, sabe? Eu achei tão lindo esse ato de amor. Uma pena ter pessoas tão maldosas que se aproveitam das pessoas... :/

      Excluir
  8. Olá, Dessa. Um super parabéns pela resenha! Você descreveu detalhes importantes, sem revelar as surpresas que o livro traz. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    A capa em sí, já é bastante expressiva.
    Somando-se ao título e a sinopse, notamos que é um livro que nos desperta sentimentos.
    E o tema abordado nele desperta bastante a nossa curiosidade.
    Fiquei ainda mais interessada em ler o livro, depois da sua resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook - Tem promoção lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o livro te interessou, Eliana! Te digo que você vai se emocionar com a leitura!

      Excluir
  10. Olá, Dessa.

    Esse deve ser um livro bem forte só pela sinopse. Eu já não curto muito o assunto de escravidão, fico imaginando o amor que Francisco não sentia pela garota pra aceitar passar 12 anos como escravo.
    Estou dando um tempinho de dramas e quem sabe depois não me aventuro nessa história.

    Sorteio: O lado mais sombrio e Atrás do espelho, participem.
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-halloween-novo-layout.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é sempre bom ler um drama de vez em quando, para nos relembrar da História, principalmente. :3

      Excluir
  11. Adoro livros que retratam o período escravocrata, então acho que amarei esse livro. Por ter uma narração fluída e uma leitura boa, tenho certeza que a leitura vai render bastante.
    Adorei, além do enredo, a capa; está belíssima.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai render mesmo! Quando você perceber o livro acabou! rsrs Adoro esse tipo de leitura!

      Excluir
  12. Oi Dessa, tudo bem?
    Minha amiga leu esse livro e ela simplesmente adorou. Ele não faz muito o meu gênero mas por ser um liro que aparentemente é muito bem escrito me deixa uma certa curiosidade.
    A sua resenha está impecável e só me deixou mais curioso sobre ele.

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou da resenha!
      Ah que pena que não faz teu gênero, mas quem sabe se um dia você tive oportunidade? ;D

      Excluir
  13. Eu não acho que va ler este livro, pois historias tristes ando correndo delas, eu leio muito pouco quando sei que vou sofrer junto rs.
    mas achei lindo ele aceitar isso, para poder ficar com o amor da vida dele..lindo. Eu ja imagino as cenas que deve ter no livro, essa época da nossa historia foi horrivel,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma época horrível mesmo. E com certeza aconteceram histórias piores e reais...:/

      Excluir
  14. Oi Dessa..
    Desde que vi este lançamento fiquei com vontade de ler.
    Gostei de saber que não é tão triste a história. Adorei a resenha. Quero muito ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Dessa, tudo bem?

    O livro tem um "Q" de épico. Eu fiquei ansioso para ler e, com certeza, vou gostar muito dele.

    Obrigado pela dica.

    Beijos....

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa!
    Livros que tem um teor histórico são muito legais. A escravidão foi um período terrível mas eu gosto ra caramba de ler sobre. Achei o gesto do rapas muitíssimo bonito, não é qualquer um que faria isso, nem por amor, espero que no final eles tenham ficado livres e bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li muitos livros sobre essa época, mas gosto bastante do tema. A leitura foi fabulosa, se você tiver oportunidade, leia! :D

      Excluir
  17. Confesso para você que não conhecia esse livro, mas achei a premissa interessante. Parece ser um livro incrível com uma historia linda. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  18. Oi
    O tema “Escravidão” sempre me interessou e foi uma das coisas que mais gostei de estudar em História, porque foi muito palpável e real. Fiquei tocada pelo ato de amor dele, muito lindo, e já me fez imaginar centenas de coisas terríveis para acontecer a eles. Já quero bater no Capitão Bartolomeu! Se eu tiver a oportunidade, vou amar lê-lo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha a oportunidade, você vai amar a história, e realmente dá vontade de bater no Capitão rsrs

      Excluir