terça-feira, 8 de novembro de 2016

[Resenha] O livro de memórias

|
Autora: Lara Avery
Páginas: 392
Editora: Seguinte
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.


O livro de memórias é uma daquelas leituras que não é totalmente dramática do início ao fim, mas ao mesmo tempo é profunda e reflexiva, nos mostrando uma personagem forte e decidida. Eu gostei muito da sinopse quando li, e o que eu encontrei no livro foi muito mais do que eu esperava. Com uma narrativa simples, mas bastante íntima, conhecemos Sammie - a protagonista que descobre ter uma doença rara e degenerativa, e que mesmo assim não desiste de seu futuro. É uma história linda e rápida de ler, e já digo no início da resenha que quanto eu terminei a leitura senti um vazio enorme.

Sammie tem uma doença genética que com o tempo irá fazê-la perder a memória e seu corpo não será mais o mesmo. Enquanto que na maioria das obras desse estilo mostram personagens com medo de morrer, neste enredo a protagonista não possui esse medo, na verdade, ela se esforça para conseguir cumprir o que queria para seu futuro. E o angustiante é isso, vê-la com o tempo não conseguindo realizar seus desejos, pois a doença vai aos poucos se alastrando em sua mente e corpo.

É gratificante ver que mesmo com algumas perdas de memória temporárias e o cansaço físico Sammie não se abate. Ela luta para continuar sendo normal. Sua vida não é mais a mesma, e aquilo que a mais satisfazia - sua memória - não está mais ao seu lado. É então que ela se arrisca mais, tentando viver sua vida da melhor forma possível. 

A narrativa é feita em forma de diário, pois Sammie escreve para seu eu do futuro, aquela pessoa que ela será quando não lembrar de mais nada. Sua intenção é exatamente essa, lembrá-la dos momentos marcantes da sua vida, de sua família, seus amigos e como ela gostaria que a Sammie do futuro fosse. Eu achei essa forma de narrar bastante sensível e que nos aproximou da personagem e de seus sentimentos. Com o tempo percebemos que algumas passagens são sem sentido nenhum, mostrando que a doença já está fazendo sua parte.

Sammie é uma personagem muito admirável, seu livro de memórias emociona o leitor e faz imaginar que é uma história real. A escrita da autora é bastante sensível e crível, a história envolve o leitor de forma espantosa e triste. Porém, a obra em si não tem como foco dramatizar a doença, pelo contrário, tem o intuito de mostrar uma jovem que tem forças para continuar com seus sonhos.

Sabe quando o final é esperado? Mesmo imaginando como seria eu me vi chorando muito quando terminei a leitura. O livro de memórias é uma obra delicada, e eu amei muito cada momento. Eu acho que nunca vou esquecer Sammie. Recomendo a leitura, vocês irão se emocionar bastante.

6 comentários:

  1. Oi!
    Adoro a capa desse livro que pelo visto consegue arrancar lágrimas com muita facilidade. A premissa dele me pareceu bastante original ao mesmo tempo em que é um pouco clichê e estou bastante curiosa pra saber como a protagonista, Sammie, lida com todas as dificuldades que a doença traz. Parece ser um livro bastante tocante, daqueles que nos faz pensar e adoro livros assim.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele é totalmente meu tipo de livro. Adoro livro com abordagens diferentes sobre doenças que não são muito conhecidas, e essa ideia de diário parece muito interessante! Alpem do mais, quanta força de vontade dessa personagem, de escrever um caderno de memórias para seu eu do futuro né? Isso é que é não se entregar *.* já está na lista de desejados, mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei quando você disse que a personagem não tem medo da morte, vive com essa possibilidade. Não é fácil viver com problemas de memória, digo isso por experiência, uma doença como essa pode fragilizar bastante, mas a personagem luta, gostei.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adoro livros reflexivos e com personagens decididos que têm personalidade forte. Imagino a angústia de tentar realizar seus planos com o prazo se acabando! E que força tem essa personagem para não se deixar levar pelo medo em uma situação tão complicada!!! Adoro livros em forma de diário e, principalmente, que me emocionam desse jeito no final! Vou procurar para leitura com certeza!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, normalmente eu até gosto de livros dramáticos e reflexivos pois ele acabam justamente tocando em algum ponto da gente que parece adormecido, nos fazendo pensar mais sobre nossas próprias vidas. Mas ultimamente venho evitando ler muito esse tipo de livro, só não sei dizer pq, acho que não estou no clima de encarar certos sentimentos, mas quando estiver afim de algo assim já tenho uma dica perfeita. Jáestou sofrendo pelo fim da protagonista, parece angustiante

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não dei muita bola para o livro quando li a sinopse. Me pareceu uma leitura interessante, mas não a ponto de me dar vontade de ler.
    Isso dito, fiquei muito feliz em ler sua resenha e mudar de ideia quanto ao livro. Fiquei curiosa e interessada, ainda mais que você comenta que a personagem é marcante e que mesmo com um final esperado ele ainda emociona e deixa um vazio ao terminar a leitura.
    Acho que é uma leitura que estou precisando no momento. Dica mais do que anotada!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir