sexta-feira, 25 de novembro de 2016

[Resenha] O feiticeiro de Terramar

|
Autora: Ursula K. Le Guin
Páginas: 176
Editora Arqueiro
Série: Ciclo Terramar
Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.
Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.


A lenda de um grande feiticeiro, exaltada em canções e transmitida por toda Terramar. Um feiticeiro por quem todos cantam. Ele começou sendo Duny, um menino órfão de mãe, criado pelo pai com vários irmãos em uma aldeia simples; depois virou Ged, seu verdadeiro nome, em sua transição que acontece aos 13 anos com os jovens que podem fazer magia; e por último Gavião, seu nome como uma lenda, arquimago e matador de dragões.

O Feiticeiro de Terramar, primeiro livro do Ciclo Terramar, da consagrada autora de fantasia e ficção científica, Ursula K. Le Guin, vencedora de renomados prêmios de literatura, construiu uma história de fantasia para adolescentes, depois que seu editor pediu que pensasse na possibilidade de escrever para os mais críticos leitores que geralmente se apegam a grandes histórias e gostam de acompanhar grandes aventuras.

Até então, Senhor dos Anéis era a única coisa sublime que saltava aos olhos do mundo na literatura fantástica da época (O feiticeiro de Terramar foi lançado em 1968, Senhor dos Anéis 1955), mas foi escrito para adultos - não que jovens não se dispusessem a ler, mas seu foco sempre foi para adultos - então um editor joga a ideia para uma grande autora e ela com seus elementos, talento, técnica e criatividade, criou um mundo em que não existe um vilão propriamente dito, mas a busca pelo autoconhecimento, na luta constante consigo mesmo. Ged busca sua sombra, mas uma sombra que ele mesmo despertou, e que só ele pode destruir e exterminar.

A violência e a escolha entre o vilão e o mocinho, nunca foi o foco da Ursula, pelo menos de acordo com suas palavras no posfácio (maravilhoso), então nessa história, você encontrará aventuras de um menino, que vira um jovem feiticeiro, que sente inveja, ódio e dúvidas, até se transformar na grande lenda disseminada por todos os mares. 

Uma história simples, com poucas páginas e que pra mim não teve uma profundidade marcante, não foi algo que me fez mergulhar de cabeça e sentir conexão com as questões do personagem. Ele parece vazio, um sopro de vontade em ser algo além do esperado. É uma boa história, mas apenas isso: boa. É como se eu estivesse flutuando e observando pessoas me contarem lendas e eu ouvia porque não tinha nada melhor pra fazer.

E tudo acontece rápido, não que a narrativa seja rápida, ela é normal, mas as situações na vida do Ged são transmitidas de forma superficial. O estudo na escola de magos que levam alguns anos, passam em poucas páginas. Talvez a intenção da autora fosse essa mesmo: apresentar quem foi o Gavião, de onde vem, como começou e pra onde vai. 

Considero pontos fortes algumas passagens com ensinamentos dos mestres feiticeiros da escola de magos, o encontro com um bichinho que vira seu companheiro e a amizade com Vetch. 

Tenho na minha memória as ótimas experiências que as leituras dos livros de Eragon e a série Harry Potter proporcionaram: aquele frenesi, aquela torcida e aquela vontade de entrar dentro das páginas. Sei da referência da Ursula para essas obras e tantas outras, mas a leve expectativa estava aqui, e não foi superada. Mas tudo bem, acontece. 

Se você busca conhecer o começo da fantasia para jovens, e pra quem nunca leu nada dos livros que citei anteriormente - como adolescentes que estão começando a gostar de ler - é uma boa forma de serem introduzidos pra depois buscarem navegar sozinhos por outros mares.

11 comentários:

  1. Oi Dandra!
    Eu me descobri gostando de fantasias e li Senhor dos Anéis, a saga HP e recentemente li Filhos da Lua que me arrebatou. Então, quando li a sinopse deste livro fiquei bem empolgada, mas minha animação diminuiu em saber que não supera os livros que citei. Uma pena. Talvez para quem nunca leu nada do gênero possa gostar exatamente como vc disse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu nao conhecia o titulo, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito. Eu gosto muito do gênero fantasia, então é claro que me interessei ainda mais. A sinopse ja revela que a trama tem tudo para ser bem instigante e sua resenha só reforça isso.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu achava que esse livro era bem grandao, e quando eu vi ele fiquei bem surpreso por ere ler relevantemente curto rsrs. Eu acabei dando o livro para o colunista do blog,;mas mesmo assim pretendo ler e começar essa série que é o primórdio da fantasia para Jovens rsrs. Adorei também o projeto gráfico da capa, está realmente um arraso. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas fiquei curioso com esse tua observação!! :) Isso do "inicio da fantasia para jovens"..

    Que pena que não superou as tuas expectativas.. A propósito, adoro HP e quero muito ler Eragon!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Curto bastante o gênero fantasia, mas admito que esse livro não me chamou muita atenção. Talvez pela falta de identificação com os personagens, não sei. A capa também não faz meu estilo, então são vários fatores. Ainda assim, curti bastante sua resenha, sua opinião foi muito bem exposta e você soube bem construir sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. ooi que pena que você não conseguiu se envolver tanto. eu imagnava que algumas coisas eram tratadas assim, meio superficiais devido ao tamanho do livro, e é uma pena mesmo quando um livro não nos envolve como deveria. Mas quem sabe os próximos livros se tornem melhores

    ResponderExcluir
  7. Poxa, que legal sua resenha, você transformou ela em algo que dá uma curiosidade em ler o livro pelo fato de que parece que a fantasia que está no livro não é aquela coisa que me faz correr por todos estes livros que tem agora, principalmente pelo seu segundo parágrafo. Eu só leio resenhas positivas a respeito deste livro e decidi que vou ler ele.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro e ao contrário de você tive minhas expectativas superadas! Realmente me envolvi com o enredo e consegui me sentir na pele do protagonista. Normalmente passagens rápidas de um tempo longo me incomodam, mas sabe que curti tanto a escrita da Ursula que nem senti nada estranho? Achei que tudo foi bem trabalhado e teve o tempo certo. Pena que você não curtiu tanto quanto eu, mas que bom que mesmo assim achou o livro bom.

    ResponderExcluir
  9. Olá ♥
    Tenho visto várias resenhas sobre esse livro, é confesso que estou com uma séria duvida se leio ou não. Não gosto quando o livro tem partes que passa rápido, pois as vezes o entendimento seria maior se aquela parte fosse explorada, mas em contrapartida o cenário parece ser fantástico e a leitura parece ser fluida. Eu podia jurar que esse livro era enorme, pois nunca parei para reparar a quantidade de páginas, mas ele é bem curtinho. Ainda estou no dilema de ler ou não ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler fantasias, não é um gênero que me atrai muito, sabe? Mas achei interessante esse livro, ele parece trazer uma boa história que apesar de ser transmitida superficialmente em algumas coisas, parece valer a pena e tender uma leitura agradável

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Que pena que a expectativa que você tinha com relação a essa obra não foi superada. Não tenho vontade de ler, pois não curto muito o gênero - quer dizer, não leio muito do gênero. A impressão que tive foi que a autora parece ter se perdido um pouco em alguns momentos mas que, se o leitor for sem expectativa, pode até gostar.
    Vou deixar essa dica passar, pois não é o tipo de livro que curto.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir