domingo, 13 de novembro de 2016

[Resenha] Seeker

|
Autora: Arwen Elys Dayton
Páginas: 416
Editora: Fantástica Rocco
Série: Seeker, 1
Primeiro da trilogia de mesmo nome, que marca a estreia da autora Arwen Elys Dayton na literatura young adult, Seeker – A guerra dos clãs é uma fantasia épica com toques de ficção científica perfeita para fãs de séries como Jogos Vorazes, Divergente e Jovens de Elite. A história gira em torno da jovem Quin Kincaid, treinada para se tornar uma Seeker e lutar ao lado de seus companheiros para proteger os injustiçados, levando luz para um mundo mergulhado na escuridão. Na noite de seu juramento, porém, quando está prestes a honrar seu legado e iniciar sua missão, Quin descobre que ser uma Seeker não é bem o que ela havia imaginado. E mesmo sua família e seu grande amor não são exatamente como ela acreditava. A jornada de Quin Kincaid em busca de sua verdadeira identidade vai começar. Uma saga memorável, protagonizada por uma heroína inesquecível.

Seeker é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome, e apresenta um universo com elementos diversos, que fazem o leitor embarcar em uma aventura incrível e fascinante. Eu gostei bastante da premissa, adorei saber que tem ficção científica e fantasia no enredo, então eu fiquei realmente empolgada pela leitura. Antes de iniciar a obra, eu fui conferir algumas resenhas, e a maioria comentou sobre alguns pontos negativos, os quais eu concordo com a maior parte, mas que mesmo assim não foi uma leitura decepcionante, pelo contrário, para o livro de estreia da autora eu achei o enredo que ela criou fabuloso. Ela se perdeu em alguns momentos ao querer colocar muitas reviravoltas ao mesmo tempo? Com certeza, mas é possível deixar isso de lado e curtir a história.

Quin, John e Shinobu são treinados para se tornarem Seekers, em tudo o que é contado para eles, ser um Seeker é algo muito honroso, pois eles terão a possibilidade de ajudar as pessoas e transformar a escuridão em luz. Porém, no dia do Juramento, Quin e Shinobu, que são primos, acabam descobrindo da pior forma possível que não é nada do que seus pais lhe falaram. É horrível e desesperador. John, que mantinha um romance escondido com Quin, é deixado de fora do Juramento, o que só faz sua sede de vingança piorar. Ele prometeu para a mãe que iria vingar sua família e recuperar o que era seu de direito, e é o que ele pretende fazer. 

Os Seekers possuem um objeto que os faz ir de um local ao outro, é uma passagem por dentro do , e precisa ter foco para não ficar preso neste lugar. O athame, uma espécie de adaga, é o objeto mais desejado, e também o mais perigoso. Cada clã possui o seu, mas através dos anos, clãs foram traídos e mortos, tendo o athame roubado. 

O universo criado pela autora é bem extenso, há vários elementos, e a grande maioria não é explicada de forma clara. Por exemplo, Seeker é algo que eu não entendi perfeitamente o que é. Sei que eles deveriam servir para fazer o bem, e que um objeto permite que eles viagem de um lugar a outro em questão de segundos, porém, sinto que ainda há muito mais o que saber sobre eles. Há também vários segredos que não são revelados, o que faz o leitor ficar totalmente angustiado pela falta de respostas.

Após a primeira parte, são três ao todo, eu senti que a autora perdeu o foco. Ela quis explorar muita coisa ao mesmo tempo, o que acabou deixando a trama um pouco confusa, além de que alguns personagens perderam totalmente sua essência, me fazendo duvidar de quem estava certo ou errado. E talvez isso não seja algo ruim, pois me deixou muito curiosa para descobrir o que o próximo volume trará. Então, sim, a autora poderia ter dado mais explicações, não ter colocado tanta informação ao mesmo tempo e não ter corrido no final, mas eu acho que apesar de todo esses pontos a leitura conseguiu atingir minhas expectativas e se mostrou uma fantasia maravilhosa.

O enredo em si é muito interessante, e a narrativa é bastante agradável, pois há capítulos alternados entre os personagens em que alguns falam sobre o passado. Não é difícil se ambientar nestas partes, e é algo que deixou a leitura ainda mais empolgante. É triste saber sobre a família de John, e por isso fiquei na dúvida se ele não estava certo em querer recuperar o que era seu de direito.

O romance entre Quin e John me pareceu bem superficial, já que eles se separam sem muitas dificuldades. E eu gostei disto, pois há um triângulo amoroso no livro, e eu totalmente fiquei torcendo pela outra opção. Pode ser que esta parte não agrade a todos, mas não é nada tão dramático e que toma boa parte do enredo, o foco não é o romance, então podem ficar tranquilos.

A leitura foi muito rápida, é difícil querer largar o livro, pois tem sempre algo acontecendo, e mesmo com os pontos negativos é impossível não ficar animada pelo desenvolvimento. Eu gostei bastante deste primeiro volume, e espero que o próximo tenha ainda mais revelações. 

A capa está muito linda, a diagramação está perfeita, e a fonte confortável para ler. A Rocco caprichou na edição. Recomendo esta fantasia muito bem escrita e fácil de se envolver!

11 comentários:

  1. Olá =)
    Adorei o subtitulo do nome do livro, "A Guerra dos Clãs", é bem fonte. Tem fantasia? Já me conquistou, é uma das coisas que mais gosto em um livro! Ainda não li um livro que tem capítulos alternados entre os personagens. Deve que assim podemos conhecer melhor de capa personagens. Triângulo amoroso em um livro costuma ser envolvente. Sua resenha ficou sensacional! Beijos'

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já li várias resenhas desse livro, mas a premissa não me atrai e não é só pelos pontos negativos é que não me chamou a atenção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O livro parece estar dentro do estilo que eu gosto, mas desanimei bastante qndo vc mencionou os pontos negativos, e mesmo dps vc falando que é uma leitura dificil de largar o fato de que a autora se perde fez com q eu fique com o pe atras, posso ler no futuro, mas agora não entrou p lista
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa,
    Acho que por ser o primeiro livro da autora, podemos aceitar esses erros dela e o excesso de reviravoltas e má trabalho nesse quesito. A premissa desse livro é bem interessante, pois é muito comum queremos algo e, ao alcançarmos vermos que não era nada do que imaginávamos.
    Mesmo com pontos negativos, vou anotar a dica, pois acho que vou gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Assim, não sei muito o que pensar dessa história, a sinopse não me chamou atenção, até fiquei um pouco curiosa durante a resenha, mas acho que esses pontos negativos da história, como a perda da essência dos personagens e o foco, eu ia acabar desistindo da leitura, ou não, sei lá, realmente estou bem na duvida sobre ler ou não esse livro. De qualquer forma, a dica está anotada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto outra resenha e o comentário foi o mesmo que o seu, não tenho vontade de ler este livro, mas a capa, a resenha e o que o livro promete trazer parecem bem legais!

    jamilsonoliveirablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem? Ultimamente tenho lido muuuitas resenhas sobre esse livro, e a curiosidade com a leitura só aumenta. Seeker parece bom, apesar dos pesares que andam comentando. O fato de possuir triângulo amoroso me desanima um pouco. Mas enfim, lerei.
    Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu simplesmente adoro fantasia e fiquei bem interessada nesse livro, apesar de autora perder o foco mais para o final. Espero que isso não atrapalhe a minha leitura e que tenha um fechamento bem legal da história para esse volume.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá ♥
    Bom a premissa é interessante,mas acho que ficaria meio perdida na narrativa. Creio que é um livro que precisa de bastante atenção ao ser lido e isso me agrada, pois são livros que nos prende. A capa é linda e fiquei curiosa para conhecer a história. Fiquei um pouco chateada por saber que a autora meio que se perdeu em algum momento do livro,mas creio que isso não atrapalhara a leitura. Dica anotada. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa,

    Eu tô bem curiosa pra ler esse livro, embora tenha ouvido falar dele só por agora, com as resenhas. Muita gente tem gostado, mas muita gente tá falando que ele é confuso, então pretendo ler e tirar as minhas conclusões.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  11. A sua resenha cativa mas o enredo não me atraiu e por conta do romance superficial. Um ponto que me chamou a atenção é essa alusão entre passado e presente que me fez ficar om uma pulga atrás da orelha. Darei uma chance apenas por isso!
    Beijos,

    Amanda Melo

    ResponderExcluir