quinta-feira, 3 de novembro de 2016

[Resenha] Eu estou aqui

|
Autora: Clélie Avit
Páginas: 288
Editora: Fábrica231
No cenário frio e asséptico de um hospital surge a paixão entre Elsa, uma montanhista em coma há cinco meses depois de cair durante uma escalada, e Thibault, que se refugia no quarto da moça, por não querer visitar o irmão, o motorista bêbado que causou a morte de duas adolescentes num acidente automobilístico.Delicadamente composto, o romance mostra o envolvimento gradual entre dois personagens cuja comunicação se dá instintivamente. Enquanto Thibault pode conversar e incentivar Elsa a retomar o domínio de suas ações, a jovem ouve, percebe e sente toques em seu corpo, mas não tem como comunicar seus desejos e anseios. Os dois passam a se conhecer tanto pelo que transmitem um ao outro – Thibault em suas confidências, Elsa tentando demonstrar que corresponde a seus estímulos – quanto pelo que os amigos da montanhista comentam a respeito do rapaz ou falam a ele sobre Elsa. Junto da moça em coma, Thibault sente-se tranquilo e protegido da revolta contra o irmão, internado em estado grave no mesmo hospital. Elsa, embora cercada pela família e por amigos, se entusiasma com a ousadia de Thibault, que não se acanha em beijá-la. E quando os parentes discutem a possibilidade de desligar os aparelhos que a mantêm viva, é com ele que Elsa conta para lutar por sua própria sobrevivência.

Eu estou aqui foi um livro que me conquistou primeiramente pela capa, eu a achei muito bonita, e esse olhar intenso me deixou extremamente curiosa para saber sobre a história. E então, após conferir a sinopse, percebi que eu precisava muito ler esta obra. Eu achei a trama delicada, envolvente e curiosa. Pode parecer macabro o cenário e a situação que a autora usou para contar sobre uma história de amor, porém, sua escrita é tão leve e única que é impossível não amar o começo de tudo. É uma leitura emocionante!

Elsa é uma montanhista, e encontra-se em coma há cinco meses após sofrer um acidente em uma geleira. Sua situação é complicada, pois não há nenhuma esperança que ela saia do coma. O mais desesperador é que ela não consegue se mover, mas sua mente está ativa. Ela escuta tudo o que falam em seu quarto: as constantes conversas de sua irmã sobre os namorados, a difícil decisão de seus pais sobre desligar ou não seus aparelhos e até mesmo quando um homem entra em seu quarto por engano.

Essa pessoa é Thibault. Após seu irmão dirigir embriagado e matar duas adolescentes, ele encontra-se em uma batalha interna sobre odiá-lo e, ao mesmo tempo, indeciso quando leva sua mãe para visitá-lo se ele também o quer ver. É brutal a raiva que ele sente do irmão, apesar de compreensível, o mais triste é ver uma mãe presenciar esse ódio, e saber que não tem escolha, ela é a mãe, precisa estar presente para o filho. Thibault então, resolve se refugiar no quarto de Elsa, mesmo que tenha entrado por engano, pois percebe que lá dentro é tudo calmo.

E ele acaba voltando sempre. É um vício poder falar com Elsa, confidenciar suas emoções, e pensar em como ela seria antes. É inebriante acompanhar esses momentos, pois é um romance que surge aos poucos, praticamente sem contato físico, apenas emoções. É algo lindo, mesmo que possa parecer estranho. 

A narrativa é intercalada entre os dois personagens, e por isso conseguimos sentir que Elsa também fica extasiada com as visitas de Thibault, suas sensações vão surgindo a cada dia, apenas com sua presença e conversas. Ambas as narrativas são cheias de sentimentos, e apesar de a trama não ter um ponto alto, ou uma grande ação, o que torna a leitura magnífica é a expectativa. O desejo de que Elsa acorde.

A leitura é extremamente fluída, os capítulos são curtos, e a narrativa é envolvente e fácil. Está não é uma história de amor arrebatadora ou algo do tipo. É uma história que fala sobre decisões, eutanásia, esperança e amor. Eu amei cada palavra da autora, e fiquei com muita vontade de ler mais obras suas. Minha única frustração com a leitura foi o final, eu odeio finais que deixam o leitor imaginando o que aconteceu depois, odeio! Mesmo sentindo que foi a melhor forma de acabar, eu fiquei com um sentimento de vazio. Foi um livro que me deixou por horas pensando em tudo o que eu li.

A edição da Rocco está linda, a fonte tem um tamanho agradável para ler. Eu estou aqui faz parte da coleção <3 Curti. Recomendo a leitura para quem gosta de histórias dramáticas e sensíveis.

26 comentários:

  1. Olá
    Não sei muito bem o que pensar sobre esse enredo, mas imagino que traga muitas emoções nesse contexto. Eu realmente gostaria de poder fazer essa leitura também, porque esse cenário me fascina. Acho ótimo a narrativa ser intercalada, acredito que esse aspecto envolve mais. Amei essa capa e não tenho duvidas de que deve ser uma leitura fluída!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Acho o enredo bem emocionante e pela capa, caprichada, acho que o livro me deixaria empolgada. Gosto de narrativas intercaladas também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não consegui gostar dessa capa, rsrsrs.
    Mas gostei do enredo do livro, apesar de não ser um tema original e já ter visto alguns filmes parecidos, fiquei bem curiosa com a obra e para saber como a autora abordou um tema delicado e que deve ser difícil falar a respeito. Afinal, entrar na mente de uma pessoa em coma é, no mínimo, desafiador.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não gostei muito da capa desse livro para falar a verdade mas a história em si chama bastante minha atenção. A única coisa que me deixou chateada foi esse final entreaberto pois eu também sou muito curiosa.
    Mas mesmo assim vou deixar a dica anotadinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro recentemente e concordo exatamente com sua resenha! O final me decepcionou um pouco, o fato de Thib dormir demais tambem haha mas o drama é sensível demais, me senti agoniada junto com Elsa em diversos momentos e com certeza foi uma das melhores leituras do ano.

    ResponderExcluir
  6. Eu quase solicitei esse livro pra ler, mas aí minha amiga pegou no lugar e ela não tá gostando muito, e pelo que ela falou, os pontos negativos que apontou, eu não sei se vou gostar muito, apesar de você ter dito ser uma história bem dramática, bem emocionante, acho que vou passar sua dica.
    Mas sua resenha ficou incrível!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. ‘Está não é uma história de amor arrebatadora ou algo do tipo’, isso pra mim é algo positivo. Mas o livro, desde que vi os lançamentos da editora, não chamou minha atenção, por isso, não o solicitei. Essa já é a terceira resenha que comento entre ontem e hoje, e sempre elogiosas. Pena que o final foi detestável para você.

    ResponderExcluir
  8. Olá Andressa,
    Esse livro parece ser sensível ao extremo e gosto muito disso.
    Sempre me perguntei se uma pessoa em coma ouviria e gosto dessa sensação de ler em uma obra que ela ouve. Os personagens parecem se curar com a ajuda um do outro mesmo que não notem isso.
    Dica mais do que anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Essa capa é maravilhosa, eu nem li mas já imaginei esse livro virando filme, Elsa precisa ser tão expressiva mesmo com recursos tão mínimos para isso, e o cara se apaixonar apenas vendo-a dormindo, esse livro parece fantástico, lindo, leve, poético.

    leiturasdebrain.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu fiquei apaixonada por esse livro, ele realmente parece ser muito marcante e tocante, sem falar que essa capa é maravilhosa. Achei muito interessante que mostram também o ponto de vista da protagonista em coma, descrevendo apenas o que ela escuta. Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Eu tenho visto bastante resenhas sobre esse livro ultimamente, e isso tem me deixado morrendo de vontade de ler esse livro. Eu adoro livros com essa temática que tratam de temas maiores que o amor entre o casal, na verdade é um livro sobre sentimentos e auto conhecimento diante de tudo que esta acontecendo na vida do personagem.
    Espero poder ler o livro em breve. Eu amei a sua resenha, bem direta e divertida, e gostei de saber seus sentimentos quanto ao livro
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa que resenha linda é essa, menina!
    Eu fiquei curiosa com essa história. Não conhecia o livro, mas ele me passou a impressão de ser tão lindo, envolvente e encantador que me despertou e muito a atenção

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Eu também achei a capa muito bonito -inclusive fiquei com mais vontade de ver a sinopse por causa da capa- Esse historia não é muito original, mas a forma em que foi escrito pode mudar completamente a esse conceito. Bem, não sei se compraria, mas é bem curioso a sinopse. Gostei bastante.

    jamilsonoliveirablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Andressa.
    Gosto da narrativa ser alternada entre os personagens, porque assim podemos ter mais de uma visão da história. O leitor pode se envolver mais com a personagem desse modo.
    Fiquei curiosa para saber como acaba a relação da Elsa com o Thibault.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi Andressa, eu já tinha lido sobre esse livro e confesso que me perturba pensar na possibilidade da personagem estar em coma e ouvir tudo ao seu redor. Tenho certeza que deve ser uma excelente leitura, uma pena que o final ficou meio aberto. Gosto quando tudo fica explicadinho! Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu já li vários comentários sobre esse livro e estou bem curiosa com a história. Achei a premissa interessante e esse romance bem curioso e diferente, visto as circunstancias dele. Parece ser uma obra bem desenvolvida e que possui uma narrativa envolvente mesmo. Além disso, gostei de saber que a narração é intercalada entre os personagens;

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Olá!! :)

    Eu li uma resenha do livro há horas, e agora fiquei curioso!! :) Ainda bem que apreciaste ler o livro!! :)

    Bem, eu adoro as narrativas intercaladas e também quando os capítulos são curtos e a leitura fluida, para alem do facto de a premissa me chamar a a tenção e de gostar quando temos expectativa ate ao final (a espera que ela acorde, neste caso) :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  18. Olá! Esse livro parece ser interessante. É a segunda resenha que leio da obra e ambas foram positivas. Acho legal tratar assuntos delicados como eutanásia em uma história de amor. Acredito que a autora tratou o tema com muita sensibilidade.
    Apesar de achar que a leitura deva ser agregadora, vou deixar passar a dica. Acho que faltou alguma coisa para chamar a minha atenção.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas estou bem itneressada nessa história.
    Achei a trama bem diferente do que eu estou acostumada a ler, e só por isso já fiquei empolgada com a leitura. Uma ótima dica.
    Bjks
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Tenho lido muitas resenhas sobre esse livro. Eu não acho o enredo muito original, mas é algo que toca o leitor de qualquer maneira. Eu acho que ficaria muito agoniada, imaginando como seria estar na situação dela. Não sabia que o livro tratava da eutanásia, por exemplo. Essa é a primeira vez que vejo isso sendo mencionado. Adoro livro com capítulos curtos, e se eu tiver a oportunidade lerei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Esse livro esta sendo bastante divulgado mas ele não me atrai em nada, parece ser todo paradão e a personagem está em coma então fica meio dificil não ser paradão
    e eu gosto de aventura,soco,pula,pirueta então acho que ficaria extremamente entediada fazendo a leitura

    ResponderExcluir
  22. Olá!!!
    Fiquei conhecendo esse livro a pc tempo e fiquei bem interessada na leitura,essa já é a segunda resenha que leio e todas positivas (ainda bem =P) e gostei ainda mais por saber que a leitura é fluída e rapidinho da pra ler e sem ser cansativa. Louca de curiosidade pra saber o desenrolar dessa estória da Elsa e Thib :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/titulo-quando-o-amor-bater-sua-porta.html

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Além de Como eu era antes de você, não li nenhum outro que abordasse sobre eutanásia e achei a premissa bem interessante.
    Vi algumas resenhas dizendo que a leitura é um pouco arrastada e meio sufocante pelo fato a narrativa ser feita pela Elsa que está em coma.
    Adorei saber que para você a leitura foi rápida e fluida. Gosto quando a narrativa é intercalada, pois assim podemos saber melhor o que cada personagem sente.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii,
    Eu já estou convencido de comprar esse livro! Eu acho essa capa linda!!!! E eu quero muito saber como a autora desenvolveu a historia com a Elsa nessa situação, uma coisa completamente diferente do que eu estou acostumado e seria uma ótima leitura. Adorei sua resenha, foi uma das resenhas mais completa do livro que eu li :D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Olá Andressa!

    Já tinha lido a respeito desta obra e é realmente perturbador este quesito do coma.

    Este livro me lembrou muito "Se eu ficar" e por ter sido uma leitura que funcionou super bem para mim, creio que "Eu estou aqui" caminhará para o mesmo rumo.

    A capa também da uma certa aflição, mas nada que impeça a leitura!

    Parabéns pela resenha (:

    ResponderExcluir
  26. Olá, não conhecia essa obra, achei interessante a temática. A capa passa uma certa angústia, mas acho interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir