quarta-feira, 16 de novembro de 2016

[Resenha] Ozma de Oz

|
Autor: L. Frank Baum
Páginas: 218
Editora: O melhor de cada tempo
Série: Mundo de Oz, 3
Algum tempo depois de voltar ao Kansas, Dorothy Gale embarca com seu tio em uma viagem para a Austrália. A menina, porém, não poderia imaginar que uma tempestade em alto-mar acabaria por levá-la à Terra de Ev, um lugar mágico próximo à Terra de Oz. Lá, Dorothy reencontra seus fiéis amigos Espantalho, Homem de Lata e Leão Covarde e conhece Billina, a esperta galinha amarela, Tik-Tok, o homem mecânico, e Ozma, a legítima herdeira do trono de Oz, que trouxe para Ev todo o seu exército. Juntos, os amigos pretendem devolver o Reino de Ev a seu rei de direito, aprisionado anos antes, junto com toda a sua família, pelo maligno Rei dos Nomos.


Ozma de Oz, terceiro volume da série Mundo de Oz, nos traz uma personagem muito querida de volta: Dorothy! ♥ Eu realmente estou adorando a série toda, e em nenhum momento parece que o autor está forçando a ter mais história, pelo contrário, eu acredito que esse mundo mágico tem muito a ser explorado ainda, e o melhor de tudo é que ele vai adicionando novos personagens ao enredo, o que torna a leitura ainda mais especial.

Dorothy, coitada, mais uma vez passa por poucas e boas. Uma tempestade em alto mar, quando ela estava com seu tio, a acaba levando para a Terra de Ev, um local bem próximo de Oz, e igualmente mágico. Ozma, a herdeira de Oz, acaba encontrando Dorothy por lá, em grandes apuros, para variar. A menina foi presa por uma mulher com muitas cabeças. Não, ela não tem várias cabeças ao mesmo tempo, mas ela pode muito bem escolher com qual vai querer passar o dia. E todas têm temperamentos e características diferentes.


Ozma precisa ir até o Rei do Nomos para salvar os filhos e esposa do antigo rei de Ev. Digo antigo, porque ele trocou a família por uma vida longa, mas se arrependeu e acabou se matando. Agora resta a Ozma e seus amigos recuperá-los. O Rei dos Nomos transformou eles em enfeites para o seu reino, e não pretende devolvê-los de bom grado, já que por direito eles são seus. É assim que Ozma, Dorothy e todos seus companheiros acabam entrando em um jogo muito perigoso com o rei. 

Esta é uma leitura que traz toda a inocência infantil em suas páginas. Os personagens cativam com suas personalidades marcantes. A trama é desenvolvida de forma que agradará até mesmo os adultos, pois como eu citei na resenha do livro anterior, não é nada muito bobo. Sim, é um livro para crianças, mas o autor usa da imaginação e cria momentos envolventes e bem descritos.

A ambientação é bastante lúdica, com muitas cores, personagens divertidos e ilustrações lindas a leitura se torna ainda mais empolgante e criativa. Essa é uma série que eu pretendo ler todos os livros. Recomendo!

7 comentários:

  1. Olá,
    Ainda não li nenhum dos volumes e estou curiosa para saber quantos ainda serão porque só início séries que já tiveram seus últimos volumes publicados por aqui. Sou muito ansiosa e odeio esperar por lançamentos.
    É muito bom saber que a obra tem personagens marcantes e muito cativantes, além da ambientação ser bem lúdica e apresentar ilustrações interessantes.
    Anotei a dica para o futuro.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Vou vergonhosamente confessar que conhecia o mundo de Oz somente dos filmes e não fazia ideia de que existiam tantas histórias que se passam nesse reino nem que existiam outros protagonistas além de Dorothy. Fiquei com muita vontade de conhecer a série, principalmente pelos personagens marcantes e pela ambientação única que o reino de Oz deve proporcionar. As edições estão lindas e fiquei encantada com as ilustrações das capas.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. OI!!

    Confesso que ainda não li nada do autor, mas gostei do lúdico e da infantilidade proposta nas obras. Acho que o autor tem um leque nas mãos pra propiciar mais enredos significativos e não apenas para crianças, mas para nós adultos. Obrigada pela dica e procurarei saber mais do mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Que linda essa série!!! Me lembrei agora de quando assisti ao filme O Mágico de Oz, ainda criança. Não sabia sobre esses livros e pela foto, as capas são lindas, a editora caprichou.Poder resgatar esse mundo e ainda conseguir se encantar com personagens novos, novas aventuras, deve ser uma experiência incrível!!!Adorei a resenha e a dica!!!! Estou louca para ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, nunca tinha ouvido falar dessa série, mas curti! Gosto de livros para crianças que trazem essa inocência infantil mas que não são nada bobos, que respeitam as crianças e as consideram seres pensantes que com certeza conseguem acompanhar tramas bem trabalhadas. Com certeza fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa! Tudo bem?

    Até esse momento eu nunca tinha ouvido falar dessa série e mesmo conhecendo pouco já quero na minha estante agora. Eu adoro livros que tem essa temática infantil, com personagens que são tão conhecidos e amados pelo público. Amei a sua resenha e já estou anotando a sua dica ;)

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Dressa!
    O livro parece ser uma fofura, principalmente na edição! Mas apesar dos seus elogios, dois fatores me fazem não querer lê-lo: o primeiro é que eu nunca gostei da história do Mágico de Oz nem nada relacionado, a segunda é que eu nao tenho tanta pacienciapara livros infantis mesmo que eles tenham histórias legais rs
    beijos

    ResponderExcluir