sábado, 5 de novembro de 2016

[Resenha] Placebo junkies

|
Autora: J. C. Carleson
Páginas: 304
Editora: Fábrica231
Audie é uma jovem como qualquer outra, mas encontrou uma forma incomum de descolar uns trocados: ela serve de cobaia para a indústria farmacêutica. Neste irreverente romance, J.C. Carleson, ex-agente da CIA, mergulha no universo pouco conhecido, mas muito impressionante, dos voluntários em série de testes farmacológicos. Na tradição de Trainspotting e Drugstore Cowboy, doses cavalares de humor negro disputam espaço na trama com o drama de jovens que vivem no limite. No caso de Audie, ela precisa juntar dinheiro para oferecer a Dylan, seu namorado que tem uma doença terminal, uma festa de aniversário de 18 anos inesquecível. “Não há ganho sem dor”, ela repete, em meio aos efeitos colaterais das substâncias e procedimentos a que está sujeita e aos esquemas para lidar com eles. Mostrando as entranhas de um mundo desconhecido da maioria das pessoas, Placebo junkies arrancou elogios da crítica com sua narrativa original e completamente viciante.


Placebo Junkies foi um livro que me deixou muito curiosa para conferir a trama por conta do título e sinopse. Eu realmente não imaginava que existia este tipo de "trabalho", onde as pessoas vendiam seus corpos para a indústria farmacêutica em troca de dinheiro e alguns confortos. É um tema que em nenhum livro eu havia visto, e por isso fiquei muito interessada em ler, por ser algo diferente e, aparentemente, bastante real. As situações tratadas na obra são extremamente chocantes, pois não se trata apenas de sangue, ou testar alguns remédios, há todo o descaso com este tipo de pessoas da parte médica, e até mesmo da parte dos "pacientes" que vão vendendo seu corpo como se tivesse se tornado um vício, sem se importar com a saúde.

Audie, a protagonista do livro e também narradora, é menor de idade e orfã. Mora com outros adolescentes em um apartamento, e todos também são voluntários e conseguem sobreviver graças aos testes que a indústria farmacêutica precisa realizar para conseguir colocar os medicamentos no mercado. Ela tem um namorado, Dylan, que com câncer acaba em alguns momentos fazendo Audie ter vergonha de passar por procedimentos dolorosos de propósito, enquanto que ele passa por causa da doença. Audie e sua amiga Charlotte querem muito juntar uma grana, a intenção de Audie é viajar com o namorado, e por isso, as duas se enfiam em tudo que é tipo de teste. Desde ser examinada por residentes de um hospital até tomar remédios que as deixam com alucinações.

Esta é uma trama realmente original, que me chocou e me envolveu ao mesmo tempo, mas que em certo momento da narrativa se perdeu. Ok, o que é revelado ao leitor é bastante surpreendente, eu mesma nunca imaginaria algo do tipo, mas eu senti que a autora tomou um rumo que acabou deixando confuso qual mensagem queria passar. Eu fiquei tentando entender sua linha de raciocínio, mas me pareceu que várias coisas ficaram sem explicação.

Não foi uma leitura que eu desgostei, pelo contrário, eu até que acabei gostando do enredo, já que este é um assunto que eu não vejo ser discutido por aí. Porém, não gostei de como do nada a autora jogou uma bomba daquelas. Ao mesmo tempo, ficamos muito presos ao mesmo assunto, e parece que foi difícil desenvolver algo além daquilo, talvez por isso ela deu aquela reviravolta na história.

A leitura é envolvente, não vou negar, e é bastante fluída. A personagem principal tem um humor negro que irrita às vezes, mas é compreensível. Sua amiga Charlotte é muito divertida e louca, eu gostei bastante dela. Mesmo com alguns pontos negativos este foi um livro que me dividiu bastante entre gostar ou não. A história é boa, mas faltou um drama a mais, pois em certo momento enjoamos de acompanhar os procedimentos, testes de droga e urina que os personagens se submetem.

Placebo junkies foi uma leitura desafiadora, e eu recomendo para pessoas que não se importam de talvez se decepcionar com o que encontrar no livro. 

10 comentários:

  1. Oi! Assim que vi o título do livro ele me chamou muita atenção, adoro temáticas voltadas para a medicina e testes feitos com humanos. Principalmente, quando consideramos o tanto que esse assunto de testes de medicamentos em humanos é pouco comentado, eu por exemplo não sei nada acerca disso. Então, é um livro que eu gostaria de ler, apesar de saber que em algum ponto deve se tornar chatinho ler sobre todos os testes feitos, como você disse. Mas é um assunto que devíamos pensar mais, pois existem taaaaantos tipos de medicamentos atualmente que nem imaginamos... Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee Andressa ^^
    O livro é chocante, né? Eu nunca tinha lido nada parecido, e, apesar de ter me sentido um tanto perdida em alguns momentos, adorei a forma como a autora tratou o psicológico da protagonista, e achei a obra em si muito original. Eu também não imaginava que a história ia tomar aqueeele caminho, mas fazer o quê, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa,
    Tenho curiosidade de ler esse livro pela temática ser tão interessante. Que pena que a autora se perdeu em determinado ponto e jogou uma bomba no colo do leitor deixando a mensagem confusa.
    Essa informação já me deixou um pouco com o pé atrás. Adoro humor negro e acho que, provavelmente, não me incomodarei com isso.
    Vou deixar a dica em stand by um pouco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Confesso que não gosto de finais decepcionantes, porém, acredito muito que cada pessoa tem um olhar diferente sobre uma mesma coisa, tendo isso em mente ainda tenho o desejo de fazer essa leitura. Pois, como você disse, não há muitos livros falando do assunto, na verdade eu nem sabia que isso existia. Enfim, estou curiosa para saber mais sobre a história e principalmente sobre essa reviravolta que você falou na resenha. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Conheci o livro por conta de uma outra resenha que li. Apesar de bem feita e esclarecedora, não me empolguei com o enredo ainda mais se tenho chances concretas de me decepcionar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. ele deve ter uma abordagem densa, né? nunca tinha visto um livro com tal proposta...e confesso estar curiosa pra fazer a leitura... vi algumas pessoas comentando sobre o desenrolar da história,que não é tão satisfatório pela premissa que carrega,mas ainda assim pretendo fazer a leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Assim que o livro saiu eu já estava de olho querendo ler. Gostei bastante da premissa, a história em si me surpreendeu. Como você disse, a gente não costuma ler nada sobre o tema, o que me chocou desde o início.
    Estou bastante curiosa para ler, mas confesso que fiquei um pouco desanimada sobre o fim não ser tão desenvolvido.
    Mesmo assim, acho que vou ler sim.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. GENTE, eu preciso tão seriamente ler esse livro. Ele tá na minha lista há tempos, essa black friday ele não me escapará!!!! Acho a premissa genial e fora da caixinha, sempre que leio uma resenha sobre fico tão excitada em conferir a obra. Mesmo com o fim não sendo tão elaborado assim, já li algumas vezes a mesma crítica, mas todos o recomendam mesmo assim. Quero pra ontem.
    Beijos.

    www.euvoceeoslivros.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa,
    A capa é um tanto sutil diante do conteúdo que é trabalhado. Eu sabia que há uso de corpos humanos, vivos, e de pacientes que os vendem não por dinheiro mas pelo vicio. Aqui na minha cidade houve um caso parecido, e é bem chocante os testes feitos e como a negligência médica é grande. Eles acreditam que tudo é "em prol da ciência". Só não gostei de saber que a autora n soube dissertar o assunto, no mais eu leria.

    ResponderExcluir
  10. Eu já conhecia esse universo de pessoas que ganhavam dinheiro sendo cobaias de testes farmacêuticos. Creio eu que vi a algum documentário a respeito.
    Gostei de ver o tema sendo abordado em um livro e de uma forma romântica, até. Afinal, Audie entra nessa por amor.
    Fiquei bem curiosa com o enredo da obra e espero poder conhecê-la.

    ResponderExcluir