sexta-feira, 4 de novembro de 2016

[Resenha] Boa noite

|
Autora: Pam Gonçalves
Páginas: 240
Editora: Galera Record
Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Boa noite foi um livro que me surpreendeu de diversas formas, tanto pela trama que trata sobre assuntos muito sérios na atualidade, quanto por ser muito bem escrito. Não que eu esperasse o contrário, mas por ser o primeiro livro solo da Pam eu realmente achei ele muito bem desenvolvido. Eu havia lido a sinopse, mas confesso que não esperava que a leitura fosse me sensibilizar tanto. É uma história cheia de significados e reflexões. A Pam tratou sobre feminismo, estupro e machismo de forma delicada. São situações chocantes, que sabemos que estão no nosso dia a dia, mas que ainda são tabu na nossa sociedade. Esta é uma obra que todo jovem, ou até mesmo adulto, precisa ler.

Alina sempre foi meio nerd, nunca teve muitos amigos. Todos esses motivos a levaram a querer entrar em uma faculdade longe de casa, onde ela pudesse recomeçar sua vida, ser uma pessoa sem rótulos. Parte disso ela consegue resolver, pois ao morar em uma república, faz os amigos mais divertidos. Porém, ela é uma das quatro garotas do curso de Engenharia da computação, e os rótulos são mais pesados e ofensivos. Alguns garotos são extremamente machistas. As festas de faculdade mostram que não é diferente no campus todo, é quando surge o boato que algumas meninas são dopadas e abusadas. 

A trama pode não ter nada de original, e nem precisaria, pois o assunto tratado é de extrema importância, e merece ser visualizado de forma crua e impactante. É revoltante presenciar as cenas de machismo e abusos, pois sabemos que isso ocorre, todo dia. Essa é uma história que poderia ser real. O que acaba fazendo o leitor se envolver ainda mais com Alina.

Eu gostei da forma como a autora desenvolveu a personagem. Eu esperava que por estar na faculdade ela mudaria completamente sua personalidade do nada, mas não foi o que ocorreu, ainda bem. Alina mantém sua essência, mas percebemos que as situações que ele presencia a acaba modificando aos poucos. Todos os personagens têm sua parcela de importância na história.

Boa noite tem uma leitura fluída e significativa. Eu gostei bastante da trama, consegui me envolver do início ao fim. Apesar de ser um livro curto, ele foi desenvolvido muito bem e consegue passar sua mensagem ao leitor.

A capa está muito bonita, foi essa que eu votei quando teve a enquete, mas minha única ressalva é quanto ao tamanho da fonte. É muito pequena, foi sofrível de ler, ainda bem que a obra é curta, rs. Fora isso, recomendo, é uma leitura essencial! 

10 comentários:

  1. Oi, Andressa!
    Estou com Boa Noite na fila para leitura desse mês, mas estou esperando um pouco para ler justamente por causa do tema - machismo e abuso na universidade é um ponto muito delicado para mim no momento por eu estar na faculdade e conhecer várias meninas que sofrem/sofreram situaçãoes assim.
    Entretanto, fico muito feliz que a história da Pam está redondinha e consistente! Pela sua resenha, acho que vou gostar bastante da leitura! Parabéns pela ótima resenha! :)
    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Estou com esse livro na minha estante esperando pra ser lido mas confesso que não tinha lido nem a sinopse ainda e portanto não sabia do que o livro se tratava. Fique curiosa com a trama e contente pela autora ter decidido tratar de assuntos tão relevantes logo em seu primeiro livro solo. Também gostei de saber que ela se saiu bem na parte técnica, criando uma boa protagonista, uma boa trama e uma boa narrativa e conseguiu passar a sua mensagem ao leitor. Agora estou animada pra realizar essa leitura que parece ser muito boa.
    Bela resenha!
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, tudo bem?
    Achei bem interessante o livro levantar questões tão importantes, por mais que insistam em dizer que não existe machismo por mulheres fazerem cursos das áreas de tecnologia ou de algumas engenharias, existe sim! Desde quando começamos tais cursos a todo momento vemos até mesmo professores torcendo o nariz porque algumas dúvidas partiram de mulheres (que no caso são minoria). Eu estou bem curiosa para saber mais sobre esse livro e irei adicioná-lo a minha lista de leituras futuras.
    Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu tinha vontade de ler esse livro para conhecer a escrita da Pam, mas agora ao saber do que se trata o livro, não tenho só vontade. Tenho necessidade. Acho de extrema importância esses assuntos serem abordados nos livros.
    Machismo e feminismo estão sempre presentes no que escrevo e quando leio um livro que fala sobre o tema, já adiciono alguns pontos extras ao autor :)
    Mas ao contrário de você, confesso que detesto essa capa :P Acho ela muito, muito feia e amadora :(
    Mas não é isso que me fará desistir de ler a obra hhehhe
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Puxa, por que será que usaram um fonte tão pequena? A Galera não costuma fazer isso, e como o livro é pequeno o ideal era estender um pouco e tornar a leitura mais confortável, né? Sinceramente, acho que o livro trata sim de temas essenciais, mas fiquei com receio de ler por você ter dito que os assuntos mereciam ser visualizados de forma crua e impactante, não curto leituras assim, me deixam destruída. Gosto da capa, mas acho difícil que eu decida ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa, tudo bem?
    Conheci esses dias o livro da Pam em um blog. Mesmo o livro tratando de temas essenciais não me interessei muito. Talvez eu leia no futuro. Sua resenha ficou muito boa, está de parabéns!
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não conhecia o livro e já fiquei fascinada pelo tema. Adoro livros com temas polêmicos como o estupro, ainda mais quando se traz a discussão de machismo e feminismo. Que bom que a personagem não muda de personalidade ao entrar na faculdade, que a leitura é fluida e que a mensagem trazida é interessante. Vou ler com certeza! Valeu a dica!

    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pela capa, pensei que o enredo fosse diferente, até pensei que fosse mais voltado ao YA, ou que os personagens fossem mais jovens, não esperava uma trama mais adulta, e realmente o enredo em si, soa bem clichê e sinceramente, não me atraiu, apesar dos temas fortes e que são atuais, além de ótimos para trabalhar em um livro, a trama em si, achei um pouco sem brilho sabe? Por mais que a escrita da autora e desenvolvimento tenham sido pontos bons e fortes na resenha, eu não leria mesmo, por conta que não me senti atraída pelo enredo, mas ainda sim, matou minha curiosidade, ainda não tinha lido nenhuma resenha de Boa Noite.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não tinha lido nenhuma resenha até então desse livro, assim que saiu não senti vontade de conferir, mas lendo a sua resenha fiquei com vontade de conferir, a Pam, assim como no canal, fala desses temas muito importantes, e fiquei curiosa para conferir a sua escrita. Mas não sei se leria por agora, talvez no próximo ano. A capa é linda, e não imagina que seria uma história assim com assuntos tão sérios, o título não passa isso. rsrs..

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Já ouvi falar muito bem da obra e todas as resenhas que vi até agora são bem positivas.
    Achei bem interessante o livro abordar de forma aparentemente leve o problema do machismo em relação ao curso superior. Muitas pessoas ainda conservam a ideia de que cursos de exatas como as engenharias devem ser cursados por homens.
    Estou bem curiosa para conferir a escrita da Pam.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir