domingo, 20 de novembro de 2016

[Resenha] Romeu e Julieta e vampiros

|
Autora: Claudia Gabel
Páginas: 230
Editora: Pandorga
Os Capuleto e os Montéquio têm diferenças profundas e significativas. Diferenças de sangue. É claro que os Capuleto podem escapar de sua sina de vampiros, assim como os Montéquio podem tentar não matar seus inimigos mortos-vivos. Mas no fim das contas, não há como deter a rivalidade mortal que existe entre eles. Problemas sérios surgem quando Julieta, prestes a tornar-se vampira, e Romeu, o humano que deveria caçá-la, apaixonam-se desesperadamente. Não fazem idéia do perigo que esse amor representa ― ou do que acabará acontecendo com suas vidas... Essa guinada turbulenta na maior história de amor proibido de todos os tempos é de matar de emoção.

Romeu e Julieta e vampiros
 é uma releitura do clássico Romeu e Julieta, com um toque sobrenatural, e que ao mesmo tempo tem certa originalidade. A trama em si chega bem próxima da original, mas a autora consegue surpreender o leitor com uma escrita envolvente e uma narrativa ágil, e claro, algumas situações diferentes. Eu nunca li a obra original, mas claro que sei tudo sobre o enredo. Eu, particularmente, adoro releituras, então esta foi uma que me agradou muito, ainda mais por ter vampiros no meio.

Julieta é uma Capuleto, e ao completar dezesseis anos, irá se tornar uma vampira assim como todos de sua família. Porém, a jovem não concorda com os pais na questão de matar inocentes para se alimentar, é extremamente repulsivo e ela não faz questão nenhuma de completar sua transformação, ela prefere literalmente morrer, e de forma definitiva, do que se tornar uma assassina.

Romeu é um Montéquio, e tcharãm, sua família é composta por caçadores de vampiros. No entanto, Romeu também não concorda com nada do que é feito, por mais que os vampiros sejam seres cruéis, ele acredita que deve ser mantido o tratado de paz imposto. Ele é tão indiferente a tudo isso, que acaba se apaixonando por Rosalina, prima de Julieta. Então, junto com o primo e amigo, Romeu invade um dos bailes mais importantes.

O que ele encontra lá, é Julieta, uma moça que se mostra tão adorável quanto Rosalina, e que em poucos momentos de conversa, desperta sua paixão. Mais tarde ambos descobrem que são inimigos mortais, porém, para o amor nada é um obstáculo.

O desenvolvimento fica bem próximo do que já conhecemos, mas nem por isso deixa de ser uma leitura agradável e interessante. É bastante absurdo o amor instantâneo e intenso desses dois jovens, mas é possível de relevar. É uma leitura que não tem nada de muito surpreendente, já que boa parte da história é a mesma, mas ainda assim é empolgante acompanhar o toque sobrenatural inserido no enredo, e algumas situações diferentes que a autora criou, sendo uma delas o final.

Romeu e Julieta e vampiros é um livro rápido de ler, e eu gostei bastante. Eu ainda não tinha conferido nenhum mash up, mas fiquei bem satisfeita com minha primeira experiência. Recomendo!

9 comentários:

  1. Oiee Andressa ^^
    Eu só cheguei a ver os filmes de "Romeu e Julieta", e, apesar da melação toda, até que gostei. Ainda não conhecia esse livro, mas fico feliz em saber que você gostou. Estou em busca de histórias imprevisíveis no momento, então acho que não o leria por ora. Mas quem sabe um dia, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da história de Romeu e Julieta, se bem que antes eu achava tudo mais lindo e romantico, mas depois de ler algumas vezes e pegar os detalhes não tão aparentes não é um dos meus romances favoritos.
    Mesmo assim, de todos os mash ups que vi, esse é o que mais me chama a atenção e saber que ele tem um final diferente e uma narrativa interessante, mesmo não fugindo muito do texto original me deixa curiosa e empolgada para conhecer a história :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  3. Helloo, Dessa! Tudo numa nice?!
    Eu li a obra original do Shakespeare e gostei, mas é claro que prefiro Hamlet talvez por causa de alguns problemas que encontrei. Por exemplo, para mim, não fazia sentido a briga entre aquelas famílias, mas é o que vejo nos dias de hoje, antigamente era mais comum aqueles conflitos entre famílias de importância. De qualquer maneira a Julieta só tinha 12 anos - no texto original - e é entendível algumas de suas atitudes infantis por ainda ser criança. Eu só não sei se leria essa obra por não ser muito adepta de vampiros e por não morrer de amores de releituras. Mas parece ser criativa a obra apesar de acontecer alguma coisas que conhecemos.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei os detalhes dessa releitura, super interessantes mesmo! Se a escrita é envolvente, acredito que seja uma leitura deliciosa mesmo de se fazer. Apesar de não ser muito fã de reler livros e nem de livros de vampiros, imagino que essa seja especial e mereça realmente um esforço de minha parte, pois amo essa história, principalmente a parte dramática pela inimizade entre as famílias.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho muito corajoso quando autores fazem releituras de clássicos assim. Esse eu não conhecia e achei a história, no mínimo, curiosa hahaha. Antigamente eu gostava de romances sobrenaturais, acho que esse seria um prato cheio, mas, ultimamente, não tenho lido muitas coisas do gênero e acho que não mais me agrada :/ Mas valeu para conhecer o livro, sem dúvidas :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Apesar de amar releituras de clássicos, confesso que esse não me atraiu muito. No entanto, gostei de conhece-lo, já que não sabia de sua existência. haha

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    não conhecia esse livro e achei mega ousado rs' tipo Orgulho e Preconceito e Zumbis rsrs... dois clássicos que ainda não tive o prazer de conferir e já possuem releituras bem interessantes. Gostei de conhecer um pouco sobre a obra, mas não leria por agora, ão senti "Aquela" vontade rs' parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    Eu não gosto de vampirismo então essa obra não me chamou atenção, mas gostei de saber que foi bem escrita e prendeu tua atenção.
    Gostei bastante da resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Ah.... essas é uma das minha história preferidas, vide o layout do meu blog, risos... Achei super diferente a autora colocar os personagens principais no universo dos vampiros e ficou perfeito, pois como na história original as famílias são imigias, colcar vampiro e caçador de vampiro se encaixou direitinho. Parece um bom livro. Vou coloca rna minha lista com certeza. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir