sábado, 26 de novembro de 2016

[Resenha] Boo

|
Autor: Neil Smith
Páginas: 336
Editora: Fábrica 231
Oliver Dalrymple é o típico “looser” americano: aos 13 anos, magro e pálido como um fantasma, está mais interessado em biologia e química do que em esportes e vida social. Um dia, enquanto se recupera de um dos frequentes episódios de bullying de que é vítima recitando a tabela periódica em frente a seu armário, ele desfalece para sempre. E é aí que sua verdadeira vida começa. O “céu” onde Oliver acorda depois do que acredita ter sido uma parada cardíaca em função de um problema congênito chama-se Cidade e é povoado por pessoas que morreram aos 13 anos, como ele e seu colega de escola Johnny Henzel, que chega dias depois de Boo à Cidade, trazendo notícias perturbadoras sobre a causa da morte deles. Notícias que mudam para sempre a percepção de Oliver Boo sobre sua personalidade e seu lugar no mundo. Elogiado pela crítica e adorado pelos leitores, Boo é um romance cativante sobre amizade, confiança, bullying e a difícil tarefa de ser adolescente.


Boo chamou a minha atenção pela capa e sinopse, sabe quando você já espera que o livro vai te envolver e fazer seu coração em mil pedacinhos? Eu imaginava que essa seria uma leitura do tipo, e realmente acertei em cheio, a obra é extremamente emocionante, mas ao mesmo tempo consegue ter uma leveza. O autor criou uma trama onde possui elementos que nos lembram o Céu, ou Paraíso, no entanto, não é conduzida totalmente para o lado religioso. Há assuntos mais importantes, e sérios, tratados, e que merecem destaque: bullying, amizade, vingança e adolescência.

Oliver, também conhecido como Boo, é o típico garoto desajustado: magro, muito pálido, muito inteligente (nerd para os outros, que usam essa palavra como ofensa), não consegue socializar como as outras crianças, e na verdade nem gosta de muito contato com outras pessoas. Tudo isso o faz sofrer bullying na escola, do pior tipo possível. Um dia, quando estava recitando a tabela periódica na frente de seu armário, ele simplesmente morre. Acorda em um lugar que parece o Céu, e que só vivem pessoas que morreram com treze anos também.

A Cidade é um local que fornece tudo: comida, roupas, dormitórios. E, de vez em quando, surgem objetos do mundo dos vivos que os deixam intrigados. Já surgiu até mesmo animais, o que faz as crianças ficarem eufóricas achando que existe algum portal para levá-las de volta, mesmo que como fantasmas, e rever as famílias, ou até mesmo assombrar alguém.

Boo não fica "sozinho" por muito tempo, pois alguns dias depois surge Johnny Henzel, um garoto de sua escola que também morreu, e que traz uma terrível notícia: eles foram assassinados. Um garoto levou uma arma para a escola e acabou matando Boo e Johnny, e depois se matou. Boo não lembra de nada, e Johnny não sabe quem é o atirador. Mas, ele acaba ficando extremamente obcecado em descobrir se ele pode estar na Cidade também.

Boo e Johnny nunca foram amigos, eram apenas conhecidos, e no decorrer do livro quando Boo relembra momentos que teve com o agora amigo, percebemos que a relação dos dois sempre foi muito peculiar, tanto por Boo ser incapaz de manter qualquer tipo de relacionamento ou conversa, quanto por Johnny se mostrar um garoto introspectivo, apesar de popular por ser atleta. Essa é uma fase que mostra que a adolescência nunca aparenta ser o que é. 

A leitura é extremamente envolvente e viciante. Acompanhamos duas crianças inseguras, com dúvidas do que aconteceram com elas e o lugar em que estão, mas que acabam encontrando uma amizade verdadeira. Boo deixa de ser aquela pessoa antissocial e passa a conviver mais com as pessoas. É muito emocionante ter relances da parte do tiroteio na escola, até mesmo angustiante. Boo tinha um problema no coração, e achou que havia morrido disto, mas quando descobriu o verdadeiro motivo, ficou muito chateado por ter estagnado nos treze anos e ter deixado os pais.

Boo é um livro rápido de ler, e que com certeza irá surpreender e emocionar qualquer pessoa. Apesar de ser juvenil, ele não é nem um pouco previsível, pelo contrário, fiquei bastante em dúvida de quem seria o atirador. A escrita do autor é muito delicada e fácil de se envolver. Eu recomendo demais a leitura, os personagens são apaixonantes e a trama extremamente intensa, fazendo o leitor derramar algumas lágrimas. 

11 comentários:

  1. Oi!
    A premissa desse livro é bastante interessante e mesmo sendo um juvenil parece ser uma história que agrada a todas as idades. Fiquei encantada com a capa e já queria ler esse livro mas a cada resenha dele que leio fico com ainda mais vontade pois a curiosidade de saber o que realmente aconteceu ao protagonista e ao outo menino só aumenta. Parece ser uma trama emocionante e não vejo a hora de o ler também.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Eu tô doida para ler esse livro! Também fiquei encantada com a sinopse dele, a premissa parece ser tão linda e tão encantadora ♥ espero ser surpreendida pela história também, e é muito bom saber que não é um livro previsível. Gostei ainda mais.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pela resenha parece ser um livro que mexe com pessoas emotivas. Boo me pareceu extremamente interessante por trazer uma trama envolvida por suspense. Não é o estilo de livro que tenho lido atualmente, mas quem sabe em um futuro próximo?

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa,
    Anotei essa dica assim que vi o lançamento e espero o que você encontrou na leitura. Adorei saber que a leitura é extremamente envolvente e viciante e gostei de saber que o protagonista é o típico garoto desajustado. A temática de o garoto ter morrido é muito interessante e me deixou mais animada ainda.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca dou muita bola para os livros da Rocco mas acho que tenho que começar a mudar isso. É que uns tempos atrás a editora tinha um catálogo que não era muito a minha praia mas ultimamente me vejo ficando encantada e curiosa como antes não ficava.
    Não imaginava que o livro tivesse essa premissa e que conseguisse ser interessante, envolvente e pouco previsível. Com tantos livros juvenis seguindo sempre a mesma base e deixando claro para o caminho que irá seguir é bom ver alguns sendo, pelo menos um pouco diferentes.
    Adorei sua resenha e com certeza anotei o livro por aqui. Quero ler e espero gostar tanto quanto gostei da sua resenha :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    To bem interessada nesse livro. Eu adoro quando o autor trabalha inseguranças nas pessoas. Me parece mesmo ser uma história viciante e envolvente, além de ter uma temática/premissa muito maravilhosa. Parabéns pela resenha!

    bj

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa!

    Parece ser um livro com tópicos bem emotivos. Geralmente tento fugir desses tópicos, mas esse livro me interessou. Toda história juvenil me trai, a sinopse também ajudou bastante nesse quesito. Dica anotada, espero me envolver bastante no decorrer da leitura!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Desconhecia a obra, mas assim que vi a capa e a sinopse tive a mesma certeza que você: que seria um livro extremamente emocionante e que com certeza irá me pegar de jeito quando fizer a leitura.
    Achei bem peculiar a forma do autor para tratar do bullying e também da amizada.
    Suas impressões me fizeram anotar a dica para futura leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. São assuntos bem presentes na adolescência, e acho legal um livro abordá-los. Não conhecia o livro e vou anotar a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olha, vou te falar que 99% das vezes eu passo a leitura de livros assim, cok tramas muito juvenis e personagens muito novos. Mas o enredo desse livro me encantou, achei muito interessante mesmo! Agora estou aqui curiosa para saber quem é o assassino! E adorei a capa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, e já quero ele! eu sou mega suspeita pois adoro livros juvenis e esse de cara me chamou atenção, gostei do enredo e da trama que parece muito envolvente. Com certeza entrou para a minha lista! ótima resenha.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir