quarta-feira, 9 de novembro de 2016

[Resenha] Silenciadas

|
Autora: Kristina Ohlsson
Páginas: 320
Editora: Vestígio
Série: Fredrika Bergman & Alex Recht, 2
Quinze anos atrás: uma adolescente é surpreendida enquanto colhia flores para a celebração do solstício de verão e brutalmente violentada. No presente, um homem é morto em um atropelamento. Ele não tem nenhuma identificação e não é reportado como desaparecido. Ao mesmo tempo, um sacerdote e sua esposa são encontrados mortos em um aparente duplo suicídio. Fredrika Bergman, juntamente com a equipe de investigação de Alex Recht, é encarregada de casos aparentemente desconexos. A investigação leva a uma rede de contrabando de pessoas: um novo agente a operar rotas de imigração ilegal a partir de Bangkok, Tailândia. À medida que a polícia desmantela o esquema, começa a se revelar uma trilha que remonta à década de 1980, a um crime não denunciado, mas cujas consequências irão muito além do que qualquer um poderia esperar.

1.
Indesejadas


Silenciadas é o segundo livro da série Fredrika Bergman & Alex Recht, da autora sueca Kristina Ohlsson. Indesejadas, o primeiro volume, foi resenhado aqui no blog, e eu lembro de ter gostado bastante da trama e personagens. Eu amei quando soube que a Vestígio já iria trazer a continuação, pois essa é uma série policial que tem um ritmo intenso, e pelo que percebi apenas lendo dois livros da autora, é que suas tramas não são iguais. Cada caso tem uma linha de raciocínio diferente, não caindo na mesmice que já vi em algumas séries policiais. E os personagens, apesar de serem os mesmos, neste segundo livro se mostram um pouco mais maduros, com propósitos na vida diferentes de antes. E é o que eu mais gosto em livros do gênero: se apegar à vida pessoal dos personagens, sofrer junto com eles, e ao mesmo tempo acompanhar junto as pistas que vão surgindo. Então, a obra não foca apenas nos crimes, é possível se aproximar bastante de alguns deles.

Eu não vou comentar muito sobre o enredo, pois ele é bastante intricado, e qualquer detalhe que eu dê a mais pode estragar a leitura de vocês. A história, ou melhor, o caso, não é uma continuação do anterior, mas é sempre bom poder acompanhar os personagens principais desde o início, pois suas histórias são contínuas. Três fatos marcam bastante a leitura: um estupro há quinze anos; um sacerdote, aparentemente, mata a esposa e se suicida; uma mulher está em Bangkok e tem a vida apagada: ninguém acha a passagem em seu nome, ela não consegue mais ter acesso aos seus e-mails e várias ameaças surgem. Além disso que eu citei, o enrendo abrange também imigração ilegal.

Todos os elementos criaram uma trama bastante envolvente, e a escrita da autora só contribui, pois aos poucos Ohlsson vai mostrando as ligações entre um e outro caso. É admirável como a autora consegue fazer situações tão adversas tomarem o mesmo caminho. E mais interessante ainda é não ter apenas um fato para investigar, são situações paralelas, e todas alucinantes. Eu amei a parte da garota que vai tendo sua vida apagada, é muito angustiante. Imagina voltar ao hotel e descobrir que ninguém nunca te viu lá? Eu fiquei bastante apreensiva nesses momentos.

Silenciadas tem um suspense enorme, pois não sabemos quem é inocente e quem é vítima. A autora vai brincando com o leitor, e eu confesso que em certo momento até desisti de tentar adivinhar. Eu gosto deste tipo de leitura, quando é tudo muito previsível não tem graça. A narrativa tem a perspectiva de vários personagens, sendo possível ao leitor ter uma visão ampla de tudo o que ocorre. Eu realmente não saberia dizer de qual obra eu gostei mais, pois ambas possuem um enredo ótimo. Mas, estou muito ansiosa para ler mais livros desta série.

A leitura não é muito fluída, e não digo isso de forma negativa, é que realmente há tanto acontecendo ao mesmo tempo que é necessário prestar mais atenção aos detalhes. A autora me prendeu do início ao fim, e por falar nisso, que final! Percebemos que vingança realmente é um prato que se come frio, e fiquei chocada por ser possível guardar rancor por tanto tempo assim. Enfim, Silenciadas é uma obra agradável de ler, achei menos repugnante que a anterior, então não precisam ter medo. Recomendo! 

17 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia o titulo, mas parece ser interessante. Na verdade, eu não conhecia a série, por isso nem li a primeira resenha. Max pelo que pude perceber nessa sequência deve ser complexa. Gosto bastante do gênero policial, então eu acho que iria gostar. Vou procurar mais informações a respeito.
    Beijos, Fer
    Www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a serie e fiquei um pouco perdida no enredo, mas achei a capa do livro maravilhosa. Fiquei curiosa quanto ao enredo cheio de detalhes e já quero or causa disso.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas gostei de conhecer. Acredito que seja um livro que eu iria curtir sim. Adoro essa coisa do mistério e de não saber quem é quem.
    Geralmente dou preferência para livros com narrativas mais ágeis, mas se o enredo é bom, não me importo de demorar um pouco mais para descobrir maiores detalhes e entender melhor a história.
    Um beijão
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia o livro, mas pela premissa não é uma coisa que eu leria nesse momento. Amo mistério, mas no momento estou procurando coisas mais fluidas e sem tantos detalhes assim, como você disse, é uma história ricas em detalhes que precisam ser apreciados. beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia, mas fiquei louca pra conhecer já anotei Indesejadas e já procurando pra ver se encontro na Amazom em E-book (isso pq tô evitando série, odeio serie) rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu ainda não conhecia a série e quando vi a capa imaginei algo totalmente nada a ver com o que a trama realmente é. Lógico que eu fiquei super interessada, tenho certeza de que a leitura pode me envolver por completo pois a premissa já me deixou muito interessada e curiosa. Eu gosto muito de livros assim e adorei essa dica.

    ResponderExcluir
  7. Me interessei por esse livro. Gosto muito de romances policiais, ainda mais quando eles não caem em uma mesmice. Anotei a dica. Vou procurar a série para adiquirir. Adorei sua dica!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! Já amei na sinopse do segundo livro, então lógico que já fui procurar pelo primeiro e adivinha? Amei também hahaha. Não conhecia a história, nem a autora, fiquei curiosa, amo livros policiais, principalmente séries. Já está na lista!
    Beijos,
    Nay

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Adoro esses livros que ficamos quebrando a cabeça para descobrir quem é o vilão e não conseguimos os diferenciar dos mocinhos pois o final sempre acaba sendo surpreende.
    Ainda não conhecia a série mas já fiquei bem interessada e com toda certeza pretendo ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que capa linda, heim?
    Apesar de ter me desanimado quando mencionou não ser uma leitura fluída, fiquei com bastante vontade de ler devido a todo esse suspense que envolve a obra! Adoro quando encontro livros em que a autora brinca com os personagens assim.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Apesar de ter gostado muito do enredo da obra, alguma coisa não me chamou a atenção e me desanimou muito ao saber que a leitura não é fluída, o que é uma pena, mesmo com tantos detalhes. Vou deixar essa dica de lado pois não faz muito o estilo de leitura que procuro no momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia os livros ou a autora ainda, adorei que ela seja sueca :o pode ser bobo, mas parece que tudo o que a gente lê vem do eua ou da inglaterra hahaha então adoro quando vem uma nacionalidade diferente por aí. Adoro romances policiais, já tô adicionando na listinha! Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  13. Ola, não conhecia a série porém adoro livros policiais e já me identifiquei com esse. Gosto muito do Harlan Coben e James Patterson, você conhece? Vou procurar a resenha do primeiro livro da autora aqui no seu blog e vou comprar. Um fato interessante também é que a autora é sueca e o livro não foi publicado por um editora "grande" (tipo arqueiro e intrínseca, entre outras que costumam importar livros estrangeiros) imagino que quando eu ler será um desafio. Após a leitura volto aqui pra dizer o que achei e pra conversarmos a respeito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia nem essa autora e nem a série, mas gostei de conhecer, pois policial é um dos meus gêneros favoritos.
    Que bom que os personagens amadureceram, gosto muito quando isso acontece. Gosto muito também quando os autores criam tantos labirintos que fica difícil da gente adivinhar quem é o culpado. Nem essa informação de que a leitura não é muito fluida me incomodou. Certamente leria a obra! \õ/

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Nunca ouvi falar dessa autora mas só de saber que é difícil identificar na trama quem é mocinho e quem é vilão e que, mesmo a leitura não sendo muito fluida, ainda é muito boa e envolvente. É bem curioso como algumas leituras precisam de menos fluidez para que não seja perdido nenhum detalhe, não é mesmo? Fiquei muito curiosa com a história, ainda mais por saber que a temática envolve vingança.
    Sugestão mais que anotada!

    Beijos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa,
    Esse gênero é meu favorito. Estou sempre em busca de novas dicas de livros para adicionar na lista. Claro que anotei a dica desse livro, aliás, da série.
    Muito legal os personagens estarem mais maduros e, apesar de os casos não serem os mesmos, termos o contexto dos personagens. Acho que a obra me deixaria sem dormir até ver a solução do caso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu li o livro anterior e gostei muito, mas já faz bastante tempo. Fiquei bem feliz em ver que você curtiu esse e recomenda, com toda certeza darei continuidade a série. Eu amo suspense policial, esse enredo é bem cativante mesmo.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir