segunda-feira, 28 de novembro de 2016

[Resenha] Juntando os pedaços

|
Autora: Jennifer Niven
Páginas: 392
Editora: Seguinte
Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.

Quando a Seguinte ofereceu a prova antecipada de Juntando os pedaços, e eu li a sinopse, não pensei duas vezes ao querer fazer a leitura. Eu nunca li nada da autora, mas conferi vários elogios sobre seu livro Por lugares incríveis, então eu tive certeza de que essa seria uma leitura igualmente marcante e emocionante, e não me enganei em nenhum momento. A história é daquelas que te deixa com o coração apertado, mas que ao mesmo tempo te faz explodir de felicidade por encontrar uma personagem tão corajosa e fulgurante. Libby é aquela personagem que você se identifica por conta de algumas situações, e que ao mesmo tempo queria ser como ela. 

Escola não é um lugar fácil, crianças são malvadas, muitas vezes praticam bullying para tentar fazer parte da "galera bacana". E é um pouco disto que a obra retrata. Libby foi conhecida como a garota mais gorda dos Estados Unidos, e mesmo após perder 140 quilos, ela ainda presencia comentários maldosos e piadas sobre seu peso. E é por isso que eu digo que ela é uma personagem que podemos nos identificar, talvez não pela mesma situação, mas por sempre ter alguém que irá tentar lhe colocar para baixo por algo que você não tem ou não é. Eu admirei muito Libby por toda sua confiança e autoestima alta, mesmo por tudo o que passou. Ela é aquela pessoa que está sempre com a cabeça erguida e te faz sentir confiante consigo mesma. Te faz querer ser igual a ela.

As pessoas fazem merdas por vários motivos. Às vezes, são simplesmente pessoas escrotas. Às vezes, outras pessoas fizeram merda com elas e, apesar de não perceberem, tratam os outros como foram tratadas. Às vezes fazem merdas porque estão com medo. Às vezes escolhem fazer merdas com os outros antes que façam merdas com elas.

Libby após passar anos estudando em casa, e após perder vários quilos, resolve reingressar na escola, no ensino médio, onde por incrível que pareça é ainda pior. Adolescentes, pelo menos alguns, são fúteis e se deixam levar mais ainda pela galera. Que é o que ocorre entre ela e Jack, um dos garotos populares, que para continuar fazendo parte da turma, acaba sendo bem babaca. Porém, ele tem um motivo para isso, não é plausível e não justifica, mas mesmo assim nos faz ter pena dele. Jack tem uma doença que não o deixa identificar rostos. Ele vê uma boca, um nariz, olhos... no entanto, não consegue montar a imagem para saber quem é aquele pessoa. De ninguém, nem de sua família.

Jack sabe que se alguém descobrisse isso o faria ser uma das escórias da escola, é por isso que ele criou algo para reconhecer as pessoas, marcas que cada um possui: voz, altura, cabelo, etc... Mas, nem sempre isso dá certo, e muitas vezes ele passa como arrogante por não reconhecer uma pessoa, o que só faz seu status de popular crescer.

O caminho de Jack e Libby se cruzam quando criam um jogo chamado de rodeio das gordas, Jack prefere ele mesmo fazer a menina passar por essa humilhação, pois tem medo do que os amigos possam fazer. E sim, é realmente humilhante, mas como estamos falando de Libby, ela não vai para o cantinho chorar ou volta correndo para casa, não. Ela dá um soco, muito bem dado, em Jack. É a partir daí que a vida dos dois acabam se cruzando, e aos poucos surge uma cumplicidade entre eles.

A história de Libby é muito triste, ela perdeu a mãe com dez anos, e como modo de afastar a dor, encontrou a comida como salvação. Chegando quase aos trezentos quilos, ela precisou ser resgatada por um guindaste para conseguir ajuda médica. Sua pior dor é ver as pessoas colocando a culpa em seu pai. Mesmo em meio a tanto sofrimento, Libby é uma pessoa extremamente confiante, e prefere muitas vezes se humilhar antes que outras pessoas o façam.

Juntando os pedaços possui uma trama muito bonita, reflexiva e emocionante. Os dois personagens cativam o leitor aos poucos, e o envolvimento deles surge lentamente, nos fazendo amar cada situação. Eu amei a leitura do início ao fim. É uma história linda, que mesmo falando sobre uma doença e bullying, consegue encantar. A obra é narrada por ambos os personagens, o que nos faz ter uma proximidade maior com cada um deles. Os capítulos são bem curtos, então é uma leitura extremamente rápida. Eu gostei muito da trama, e quero conferir o outro livro da autora. Essa obra é daquelas que eu recomendo para todos.

14 comentários:

  1. Oi Andressa
    Que sinopse legal, confesso que pelo título e capa eu não leria!
    Mas lendo sua resenha fiquei mt curiosa pra descobrir o desenrolar da história!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa.
    Esse livro está na minha lista de desejos ainda para esse ano.
    Ainda mais por se tratar de um assunto que não é muito comentado.
    Um beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Não conhecia o livro, mas gostei do tema e da sua resenha tbm. Ou seja, vou tentar adicionar ele na lista tbm.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o Por Lugares Incríveis dela,mas ainda não li,vai ser minha ultima leitura do ano com certeza.
    Esse livro me chamou muito a atenção por ser bem diferente do outro e ter uma especie de quebra de tabus.Eu tô com muita vontade de ler,mas vamos esperar o preço baixar rsrsrs.
    Tu viu que o Por Lugares Incríveis começa a ser gravado ano que vem?

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha e fiquei curiosa pra saber o que vai acontecer entre Jack e Libby, será que continua só na amizade? Será que ele finalmente vai enfrentar a realidade e terminar com a namorada fútil? Só lendo mesmo pra saber! Parece ser o tipo de leitura leve, mas marcante e no momento tenho procurado muitos livros com esse tipo de leitura. Dica anotada.
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que não leio um YA e, por conta das últimas experiências que eu tive, confesso que estou com receio. Cheguei a ler o Por Lugares Incríveis e até gostei, mas achei mediano, sabe? E esperava bastante coisa dele, então me decepcionei um pouquinho. Por conta disso, fico com o pé atrás para ler Juntando os Pedaços, embora essa sinopse e sua resenha tenham me deixado muito curiosa. Acho que esperarei mais um pouquinho para ver se a curiosidade supera o medinho hahaha. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Andressa.
    Eu também ainda não li nada da autora, mas vontade é o que não falta.
    Realmente é muito bonito a forma como a Libby se defende e tem uma força de vontade impressionante.
    Já quero ler esse livro para ontem!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu também nunca li nada da autora, mas achei a premissa bem interessante e tenho curiosidade de ler "Por lugares incríveis". Achei bem interessante a forma como a autora retratou a protagonista, a forma como ela lida com todo o bullying que sofre. Fiquei bem curiosa para conferir essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quando eu vi a divulgação do livro, achei a capa bonitinha mas não dei muita bola e nem liguei o nome da autora com o outro livro já lançado por aqui.
    Sua resenha me deixou mais do que empolgada para ler o livro - muito por causa do que você comenta que existe entre os dois personagens e a identificação que podemos fazer com eles e também por ter ficado curiosa. Eu vi um personagem de uma série com a doença do Jack e acho que deve ser bem interessante isso em um livro - além claro do fato de ber como a Libby lidará com todas as coisas que tem que enfrentar ao ir para a escola logo no ensino médio...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Já li várias resenhas desse livro e preciso dele imediatamente! Eu queria o Por Lugares Incríveis, mas agora quero mais esse! A mensagem que ele transmite é muito mais forte que a do livro anterior. E essa capa, só suspiros...

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    300 kilos? Nossa... Eu conheço a autora, mas não li nada dela ainda... Gostei de ver mais obras dela por aqui.
    Esse tema é recorrente e acho que é sempre bom ter obras que falem dele pois é possível consciêntizar as pessoas com a literatura.

    Gostei da resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Não sabia sobre esse novo livro da autora. Achei a capa simples, mas tão bonita. E esse título??? É bem forte e já dá pista do sofrimento dos personagens. A vida dela não é nada fácil, não consigo nem me imaginar no lugar dela. E a doença dele? Será que existe na vida real? Nossa, acho que é muito para qualquer um aguentar, principalmente uma criança. Parece ser uma história triste, mas linda, já vi que irei chorar horrores, risos... Fiquei louca para ler!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, pude conferir esse livro no começo do ano quando peguei o ARC pela editora americana. E eu fiquei tão emocionada com o livro que eu só queria que a Seguinte publicasse logo ele porque eu queria que todo mundo lesse esse livro! A Libby é mesmo demais né? Me identifiquei muito com ela. Outro personagem muito amor é o Dusty, irmao do Jack, oh gente que criança incrível!
    bjoss!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Andressa!
    Já pela sinopse eu me apaixonei pelo livro e sua resenha só me fez ainda mais querer ler. Apenas com a apresentação dos espionagens fiquei intrigada em conhecer mais sobre essa estória, sem falar que ele aborda temas importantes principalmente para aqueles que são mais jovens e estão na escola. Amei a sua resenha, vou procurar esse livro logo.

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir