terça-feira, 19 de abril de 2016

[Resenha] Sejamos todos feministas

|
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Páginas: 64
Editora: Companhia das Letras
Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para oshomens”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

Quando a Andressa me propôs resenhar esse livro, não tinha ideia que era tão pequeno, nem sabia bem do que se tratava, mas o título me chamou a atenção de cara e quando recebi o livro fiquei muito feliz de ter aceitado, adoro questões humanitárias e tudo que se refere a discussões pela igualdade, seja social, de gênero, etc.

Esse pequeno livro de apenas 64 páginas se trata de uma adaptação de um discurso da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie à respeito do feminismo em uma conferência chamada TEDxEuston - que acontece em Londres e é dedicado a celebrar a diversidade, vitalidade e potencial da África. Apesar de ter nascido na Nigéria, a autora se mudou para os Estados Unidos aos 19 anos para fazer faculdade, então sua percepção à respeito dos direitos sociais e políticos das mulheres não se aplica exclusivamente ao seu país de origem, e isso traz muito esclarecimento para o seu texto.

Se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal. (...) Se só os homens ocupam cargos de chefia nas empresas, começamos a achar "normal" que esses cargos de chefia só sejam ocupados por homens.

Estamos tão acostumados com determinadas atitudes, que muitas das questões de gênero citadas por ela me deixaram constrangida, pelo simples fato de que determinadas situações que deveriam nos causar revolta, são comuns no meu dia a dia e passam despercebidas por mim. E quando digo 'nós', é essa a proposta da autora, não são só as mulheres que devem lutar por respeito, mas todos nós como seres sociais. E o problema está justamente na citação acima, estamos tão habituados que muitas vezes é difícil perceber com clareza essas situações, que são culturalmente premeditadas .

Um conhecido disse que havia muita raiva no meu texto. Mas eu não via razão para me desculpar. É claro que eu estava com raiva. A questão de gênero, como está estabelecida hoje em dia é uma grande injustiça. Estou com raiva. Devemos estar com raiva. Ao longo da história, muitas mudanças positivas só aconteceram por causa da raiva.

Esse é um daqueles livros em que é simplesmente difícil escolher apenas um ou dois trechos para reproduzir na resenha, pois todo o texto é muito coerente e vale muito a pena ser lido. Além disso, o preço não passa de 15 reais na internet, ou seja, não há desculpa para não adquirir Sejamos todos feministas e ler todo ele em uma viagem de ônibus, por exemplo. Eu recomendo.

10 comentários:

  1. Oi Ana,
    Infelizmente como você citou um trecho do livro estamos tão habituados a conviver com preconceito de gêneros que nem percebemos a situação. Todas as pessoas deviam lutar por igualdade, por uma sociedade mais justa seja qual for o gênero. Com certeza irei ler esse livro!
    Abraços,
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  2. Olá! Realmente esse é um livro que creio ser impactante, principalmente porque nos força a pensar se estamos contribuindo, mesmo que com pequenas atitudes, para que o feminismo não vá pra frente. Amei os quotes escolhidos e, assim como você, já fiquei pensando envergonhada em várias situações em que eu poderia ter agido diferente e assumir essa luta também para mim, tendo em vista que "se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal".
    Vou comprar para ler, com certeza! Espero devora-lo e gostar muito, assim como você gostou!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou louca para ler esse livro e como ele é curtinho, dá para ler bem rapido e por se tratar do feminismo, movimento que apoio, acho que é um tipo de livro que todas as mulheres deveriam ler. Ótima resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei bem legal a editora colocar o discurso em um livro. Eu não conheço a autora e não tive a oportunidade de ver seu discurso mas fiquei curiosa sobre ele.
    Realmente tem situações que são tão corriqueiras que acabamos não percebendo o quanto elas são graves. Por isso que tantas mulheres ainda aceitam certas coisas; O bom é que isso esta mudando. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Imagino que este seja um daqueles 'pequenos grandes livros'. Pequeno em tamanho e enorme em conteúdo. Acertei? Adoraria ler. Eu gosto de obras que são bem mais do que uma capa e um título bonito. Vai pra fila!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Gente estou completamente louca para ler esse livro desde o lançamento, acredito que realmente irei me encantar e refletir sobre o assunto <3 achei incrível essa obra e sua resenha.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Desde que foi lançado fiquei com uma curiosidade enorme e ler esse livro, afinal esse discurso vai falar de algo que está presente em nosso cotidiano. Acho que deveria ser leitura obrigatória para todos.
    Infelizmente as pessoas estão tão acostumadas a ter determinados tipos de atitudes e pensamentos que acabam por achar tudo muito normal, quando na verdade deveriam estar lutando para que as coisas fossem diferentes. Vejo várias mulheres com uma forma de pensar que me assusta, achando-se inferiores ou incapazes de fazer determinada coisa só pelo fato de ser mulher.
    Fico feliz que tenha curtido a leitura. Espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a Ngozi Adichie, mas fiquei interessada na leitura e acredito que vou adorar a leitura, pois também gosto de leituras sobre a igualdade.
    E acredito também que é um livro para ser lido por todos e eu já anotei ele aqui, pois é bom saber que ele tá em um preço bom e vou comprar sim.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Eu vi o discuso dela e fiquei impressionada, confesso que não esperava. E recentemente li a notícia de que esse livro seria publicado. Essa é uma obra única, que todos deveriam ler, sua mensagem é enriquecedora, vale muito a pena ser compartilhada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana!
    Apesar de curto, o livro possui todo um tema realmente importante de ser lido à respeito e discutido; é um fato mesmo que, por muitas vezes, deixamos certas situações absurdas passarem em branco simplesmente pelo comodismo, pelo costume já inerente à cultura regente, e precisamos rever muitas delas para construir uma igualdade realmente verdadeira. Parabéns pela resenha sucinta mas direta e com sua opinião tão bem colocada. Quando a pilha de leitura acalmar um pouco, quem sabe eu não procure para ler depois? Valeu mesmo a indicação.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir