sábado, 23 de abril de 2016

[Resenha] A garota sem passado

|
Autor: Michael Kardos
Páginas: 304
Editora: Arqueiro
Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.
Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.
Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.

Quando eu solicitei A garota sem passado estava ansiosa para que o lançamento chegasse, pois fiquei encantada com a premissa, porém, após a leitura percebi que o livro não é um daqueles thrillers de tirar o fôlego, o que me decepcionou um pouco, mas mesmo assim o autor conseguiu me deixar curiosa pelo desdobramento da trama. Eu senti falta de ação, mas no fim, Michael conseguiu cumprir bem o enredo proposto e surpreender com aquele final. Fazia algum tempo que eu não lia um suspense, então de certa forma, a leitura me agradou mesmo assim.

Melanie é criada pelos tios depois que o pai matou sua mãe friamente. Os três estão no programa de proteção à testemunha, pois Ramsey nunca foi preso. Com medo de que ele volte para terminar o "serviço", os três se escondem com outros nomes em uma cidade pequena e pouco conhecida. Percebemos que a vida de Melanie é bem medíocre, ela não pode sair, nem se divertir, nem chamar muito a atenção. Com muito custo consegue convencer os tios a fazer faculdade. No entanto, chega uma hora que isso não basta, e ao descobrir que está grávida, Melanie resolve não fazer seu filho precisar se esconder e viver com medo também, assim, parte em busca de respostas para o fatídico dia e tenta achar seu pai primeiro.

É angustiante essa prisão que a garota acaba sendo imposta, e quando ela então resolve se rebelar mais, eu só consegui pensar: finalmente! Gente, viver com medo não dá. E muito menos sem saber direito os motivos que levaram seu pai a matar a mãe. Melanie é corajosa, apesar de aparentar ser frágil com todo os cuidados dos tios, a admirei por pensar em seu filho e sair dessa vida fingida que ela acabou tendo. 

Certas pessoas simplesmente não prestam, e você não pode deixar que elas atrapalhem a sua vida.

O autor narra a história com várias passagens do passado e do presente, e apesar de ser fora de ordem cronológica, é bem fácil de se ambientar. Eu gosto deste tipo de narrativa, pois me permitiu entender como era o relacionamento dos pais de Melanie antes do assassinato. Foi interessante e muito impactante no enredo todo. E apesar de achar a obra com pouca ação, daquelas que te faz ler enlouquecidamente, o autor consegue fazer o leitor embarcar em um crime bastante latente. É o tipo de suspense que te deixa com diversas dúvidas, mas ao mesmo tempo te faz ter certeza que foi aquilo, e que não tem como ser diferente.

A garota sem passado tem uma leitura um pouco lenta, mas nem por isso, monótona. O enredo é bastante intenso, envolvente e dramático. A história é bem construída, o  autor consegue amarrar as pontas soltas perfeitamente até o final. Mesmo tendo alguns pontos que eu desgostei, ou que me decepcionaram, não senti que a leitura foi um tempo perdido. Eu gostei da obra. 

A capa está muito bonita e tem um ar de mistério. As folhas são amareladas, a fonte está em um tamanho bom, como sempre nas obras da Arqueiro. 

Se você está procurando um suspense mais leve e que te faça querer montar o quebra cabeça, esta obra é recomendada. Mas, já aviso: nada é o que parece, bancar o detetive não é nada fácil, viu... ;)

4 comentários:

  1. Olá,
    Eu estava muito curiosa para ler esse livro quando vi nos lançamentos da Arqueiro. Assumo que ainda estou. Mesmo quando você disse que não tinha muita ação, eu continuei curiosa, até porque amo suspense e quando tem questionamentos eu me prendo ao livro até descobrir. Espero ler em breve.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  2. Ooi
    E história me chamou atenção, que pena que não tem ação o suficiente pois tinha tudo para ter.
    Mas mesmo sendo leve ler os pois parece bem interessante.
    Anotado!
    Beijoos
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mas gente que livro legal!!! Amei a premissa da história, mas que pena que é uma leitura um pouco parada, confesso que não estou em momentos para esse tipo de leitura, então ficará para a próxima!!!

    Amei a resenha, http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, já vi esse livro em outros blogs e todos só elogiam a obra e eu fiquei bem curiosa para ler, já que tem misterio e suspense, algo que adoro em livros, e com certeza está na minha lista de desejados. Amei a resenha e quero muito saber o que acontece e o que levou o seu pai a matar a sua mãe e tentar matá-la.
    bjus

    ResponderExcluir