quinta-feira, 21 de abril de 2016

[Resenha] A protegida

|
Autora: Lisa Kleypas
Páginas: 288
Editora: Gutenberg
Série: The Travis family, 1
Liberty Jones é uma garota determinada, mas em sua vida pobre e difícil não há espaço para que ela consiga vislumbrar seus sonhos sendo realizados. Seu único consolo é a amizade e o amor que nutre por Hardy Cates, um jovem que possui ambições grandiosas demais para ficarem enterradas na pequena cidade de Welcome. Apesar da atração irresistível que pulsa entre os dois, tudo o que Hardy não precisa é de alguém para atrapalhar seus planos de sucesso, e ele a abandona no momento mais difícil de sua vida: quando a mãe de Liberty morre tragicamente em um acidente; deixando um bebê para ela criar. Mas a vida traz grandes surpresas e Liberty se vê sob a tutela de um magnata bilionário, que irá oferecer muito mais do que proteção à irmã e a ela, mas também revelará uma forte ligação com o passado obscuro da família de Liberty. O que Liberty não espera é ter de lidar com Gage Travis, o filho mais velho do magnata; o rapaz não aprova a presença dela em sua casa e fará de tudo para afastá-la de sua família... Gage apenas esquece de também mantê-la longe de seu coração.

Quando eu recebi a proposta da Gutenberg de resenhar o lançamento A protegida, da Lisa Kleypas, não pensei duas vezes ao aceitar. Primeiro porque nunca havia lido nenhum romance contemporâneo da autora, apesar de a conhecer pelos seus famosos romances de época, segundo porque é impossível não se surpreender com tantos elogios às obras dela. A protegida é um livro carregado de sentimentos, a autora narra tudo detalhadamente, o que parece deixar a história mais longa, e ainda mais envolvente. Essa foi minha segunda experiência com a Lisa, e já quero muito conhecer mais livros dela. 

Liberty perdeu o pai quando ainda era muito pequena. Precisou morar com a mãe em um trailer, e ver a cada ano ela se relacionar com homens de qualquer tipo, sem nunca amar nenhum. Já no início percebemos que é uma vida difícil, mas neste acampamento de trailers, Liberty acaba descobrindo amizades e um amor maior do que tudo o que já sentiu na vida: Hardy é mais velho que ela, mas isso não a impede de sentir o que sente por ele. Hardy é alguém que se pode contar para qualquer coisa, e antes de tudo, há uma grande amizade entre os dois.

Enquanto tenta aceitar que o garoto que ela ama tem ambições maiores, como sair da cidade e ficar bem de vida, e que não a incluem, Liberty descobre que sua mãe está grávida, ela vai ganhar uma irmãzinha. Sua felicidade é imensa, e quando enfim a garotinha nasce, seu amor por ela é maior que tudo. O relacionamento dela com a irmã é quase maternal, o que parece deixar sua mãe um pouco chateada, mas, é impossível não se alegrar com todo o carinho e dedicação que Liberty dispensa à irmã. Como se a vida já não fosse difícil, a mãe de Liberty morre em um trágico acidente de carro, a deixando sozinha com uma criança para cuidar. É então que ela precisa mudar sua vida e dar um jeito de trabalhar para sustentar e proteger a irmã. 

É muito linda essa parte, vemos todo o sacrifício que Liberty precisa fazer para poder criar uma irmã que é quase sua filha, apesar de ela também ainda ser uma criança. Acompanhamos seu amadurecimento, tanto como mulher quanto como pessoa. A vida foi dura com ela, mas não a impediu de seguir em frente e tentar dar o melhor para ambas as garotas. Liberty tem garra, e a admirei muito por isso.

Às vezes a vida tem um senso de humor cruel, entregando-lhe aquilo que você sempre quis no pior momento possível.

A segunda parte do livro tem a família Travis, que dá nome a série The Travis Family, onde Liberty acaba se aproximando do milionário Churchill Travis, nada romanticamente, percebemos o carinho que um nutre pelo o outro e a confiança. E é este senhor que irá mudar sua vida para melhor. Essa nova mudança a deixa perto de Gage, filho mais velho de Churchill, que faz de tudo para mostrar o desagrado de sua presença. É óbvio que tanto ódio só poderia virar em algo a mais...

A protegida pode não ter uma leitura tão fluída, mas é impossível não querer descobrir o que mais vai ocorrer na vida de Liberty. Cada momento é uma surpresa, alguns nos deixam tristes, outros nos fazem ficar alegres. A autora escreveu uma história bastante sensível e dramática. Me senti lendo a história real de alguém. Porém, assim como na vida de Liberty nem tudo são flores, não gostei da forma que Lisa retratou um certo personagem no final. Eu achei desnecessária a mudança de caráter de alguém que me pareceu sempre muito bom. Não concordei, e foi a única parte que me decepcionei. Fora isso, foi uma leitura maravilhosa, mal posso esperar pela continuação!

A capa está muito bonita, combina bastante com a trama, e a edição impecável também. Agradeço à editora pela oportunidade de ler um romance tão envolvente e bem escrito. Recomendo!

18 comentários:

  1. Oiê, tudo bem com você?
    Acredite ou não, mas eu nunca li nenhum romance de a época e olha que me colega insiste muito para eu ler a outra série da Lisa, Que também parece se muito boa, sem falar que essa capa émuito lInda . Espero ter a chance de ler em breve. Adorie a sua resenha. Até masi vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada pela escrita de Lisa Kleypas e é claro que esse título já está na minha lista de desejados. Também acho que essa capa é linda, sem contar que amo o gênero que ela desenvolve em seus textos. Fiquei bem curiosa sobre a trajetória de Liberty e espero conferir em breve.
    Boas leituras sempre!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oiie,

    Que bacana esse livro, fiquei com muita pena da protagonista, ter que encarar a vida e cuidar de sua irmã, isso é muito triste, a vida nunca é como esperamos, mas fazer o que né? rs Espero ler essa obra pois fiquei muito interessada,♥

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, esse livro parece ótimo e recentemente comprei o ebook para ler. Assim como você também só tenho experiência com os romances de época da autora. Parece uma história linda e a Liberty parece ter uma carga de sofrimento grande e acho que eu vou também ser cativada por essa proteção que ela dedica para a irmãzinha. Já quero os próximos volumes, mesmo sem ter lido esse. E sobre o personagem que você disse que mudou no final, imagino que seja o Hardy, só opinião. Ee

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu gosto da narrativa da Lisa Kleypas ,mas ainda não tive a oportunidade de ler o romance contemporâneo dela. Espero ter a oportunidade de ler o livro, e tenho certeza que vou gostar desse romance. Uma ótima indicação!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa,
    Não sabia que a Lisa tinha romances contemporâneos e fiquei bastante interessada na leitura.
    Acho que a relação da Liberty com a irmã é muito bonita e quero saber como funcionará a relação dela com a família Travis. É uma pena que a leitura não seja tão fluída, pois eu fiquei bem ansiosa para saber o que ia acontecer :o
    Fiquei muito curiosa com a leitura e, principalmente, para saber que mudança é essa do final que te desagradou.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi, a sinopse e sua resenha me pegaram de surpresa, já que geralmente não leio esse tipo de livro, mas esse, eu leria, pois sua resenha passou paixão e emoção ao ler o livro, e quero muito saber qual será o destino de Liberty, mesmo já desconfiando qual será o final. Acho que é um tipo de livro leve e gostoso de ler, para intercalar com leituras mais densas.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse lançamento da Lisa ainda, que legal você ter tido oportunidade de realizar essa leitura.
    Achei a premissa dessa história bem interessante! Acredito que a Liberty passe por poucas e boas durante toda a história, mas deve ser muito legal acompanhar a trajetória dela na busca de ter uma futuro melhor para ela e para sua irmãzinha.
    Fiquei muito curiosa e espero ter oportunidade de realizar essa leitura em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu só li dois livros da Lisa mas me encantei com a escrita dela, mas esse parece ser bem diferente dos que eu li. O enredo me chamou atenção e acho que eu gostaria muito dessa leitura. Achei a capa simples, mas muito bonita mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não ter gostado da capa, adorei a premissa e suas considerações. Que pena que não é uma leitura fluida, mas mesmo assim, pelo que você, vale a pena conferir a trama pra saber que surpresas são essas e fiquei curiosa pra saber que personagem é esse que teve o final que você não gostou!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Eu só conheço a Lisa pelo seus romances de época. Mas esse livro parece ser muito bom, Como tudo que ela escreve. Aparenta ser um livro cheio de conflitos, drama e enredo suficiente para um bom livro. Parabéns pela resenha, Vou com certeza ler esse livro.
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu só tive oportunidade de ler apenas um livro da autora e foi os romance de época e gostei na sua narrativa. Já tinha visto esse livro e lido algumas resenhas, mas não tinha sentido aquela vontade de conferir história, mas a sua resenha me deixou bem curiosa para saber como Lindsay irá se virar e cuidar da sua irmãzinha. adoro esses livros, com histórias emocionantes. Espero ler em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  13. OI!!

    Andressa a estória parece bem envolvente, entretanto só li dois romances da autora da série Os Hathaways e confesso que me apaixonei por um e decepcionei, com o outro, então no momento não me vejo lendo essa obra. Talvez mais pra a frente navego nessas páginas para ver se a última impressão da autora saí de mim. E, uma ressalva; se essa pessoa com bom carácter mostrou outra personalidade me decepcionei, odeio quando autores fazem isso. Sério! beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie.
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas adorei a premissa, é bem meu gênero mesmo, tenho certeza que vou amar, o fato de uma garota ter que criar uma irmã sozinha, que praticamente vai ser sua filha já é algo que me comove muito. E cara o livro ainda é dividido em duas partes que deixa tudo ainda mais interessante.
    Não li nada da autora ainda, mas saber que essa foi sua segunda experiencia positiva me motiva. Fiquei um pouquinho receosa quanto a autora ser bem detalhista, mas já que isso deixa o leitor mais envolvido vou deixar passar kkkkkk
    Espero poder ler o livro em breve. ♥
    Acho que um livro não ter uma leitura fluida as vezes é surpreendente. Li um livro que não fluia tão bem, mas é um livro que recomendo sempre, pois tem uma história maravilhoso. Leia Uma saga na toscana ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora e confesso que não sou muito fã de histórias muito detalhadas, sabe? Mas fiquei muito curiosa com essa, pois adoro drama e gente, fiquei tocada com a situação de Liberty, ela deve ser uma personagem extremamente cativante e admirável. Enfim, gostei muito da dica de leitura o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa, sabe que eu ouvi falar muito desse livro e fiquei bem curiosa com ele, agora a sua resenha me cativou bastante a ir atrás dele o quanto antes. Eu adoro esses livros que tem um quê mais familiar e esse além de tudo parece super emocionante. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa, tudo bem??
    Não tinha conhecimento da história... achei ela super bacana... e carregada de sentimentos... quero muito conhecer esse enredo e saber como a protagonista cria sua irmã mais nova como filha... acredito que a história da irmã será contada no outro livro, por que o primeiro é de Liberty... detesto quando o autor muda assim do nada a personalidade de um personagem... isso me deixa indignada, mas mesmo assim tenho a pretensão de ler o livro... Xero!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bom?
    Parabéns pela resenha, já li outro dessa autora e a escrita dela é cativante. Ainda não li esse livro, mas pretendo lê-lo em breve. Uma pena que a autora tenha mudado tanto a personalidade da protagonista assim. Mas acho que irei gostar da história!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir